Olá,
Quanto à tal mata que fala, queria apenas alertá-la que a mesma se encontra dentro de uma area protegida, sendo expressamente proíbida a circulação de cães sem trela ( por causa das especies cinegéticas locais). Por isso, se for 'apanhada' pelos guardas da natureza ou pelas autoridades florestais poderá ter problemas. ( aliás isto que eu estou a dizer está bem visível nas placas que lá se encontram junto às areas de lazer e a algumas das entradas principais da mata).
Caro Paulo, eu sou Vigilante da Natureza de profissão. A carreira de guarda da natureza está extinta desde 2000. Actualmente não existem "guardas da natureza".
Não sei concretamente o que se passa na "Arriba Fóssil", pois a minha actividade profissional é noutra área protegida.
No entanto, as áreas protegidas têm regulamentos ( planos de ordenamento ) que foram elaborados tendo em conta as prioridades da conservação da natureza. Se estão bem ou mal elaborados, não sei! No entanto confio nas equipas técnicas que os elaboraram, e o facto de estarem em vigor segundo a legislação é "sinal" de que são pelo menos credíveis.
Penso que os meus colegas apenas actuarão em conformidade com a legislação e as directivas superiores. No entanto quero ressalvar, que nestas "coisas" da conservação da natureza, o bom senso deverá imperar, e cada caso deverá ser analisado como tal.
Compreendo também que os meus colegas não dispõem de tempo suficiente para "controlar" todos os cães que por lá passeiam e por isso aplicam "chapa 4". A responsabilidade dos donos, imagino ser bastante heterogénia, por isso talvez "comam todos pela mesma medida". No entanto, o facto da Catarina passear o seu cão habitualmente nesse local sem ter sido abordada, leva-me a concluir que os meus colegas tem o mínimo de bom senso.
Estou completamente de acordo com o facto de haver poucas alternativas para passear os nossos cães. De facto tenho tido bastantes dificuldades em passear os meus cães em toda a costa oeste. Felizmente tenho a imensidão de toda a Serra de Montejunto para tal, "por enquanto". O facto da Serra de Montejunto ser tambem uma área protegida e a maior parte da zona estar sob regime cinegético municipal, também não é "pera doce". Só o facto dos Malamutes não serem considerados "raça de caça", tenho livre transito de andar com eles em liberdade, mas isto apenas pelo bom senso da administração e da fiscalização, não pela imposição legal.
Zonas para recreio de cães, claro que deveriam ser criadas e divulgadas, mas conhecendo eu a administração pública.... bem podemos esperar sentados.

..........epa......eu não disse isto!!!........

...ainda levo um processo disciplinar.

eheh....
Saudações caninas!!