Repartir a ração VS Dose unica - Cão adulto

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
JoansJojo
Membro Júnior
Registado: terça mar 11, 2014 12:14 pm

terça out 21, 2014 4:43 pm

Boa tarde,

A minha cadela vai fazer um ano no próximo mês e gostava de saber as Vossas opiniões e experiencias sobre a repartição da dose de ração diária.

Tenho repartido a dose de ração diária em duas tomas, uma de manhã e outra à noite, no entanto na generalidade das vezes a minha cadela não come a de manhã. Após sensivelmente 30 minutos retiro o prato e só volta a comer à noite.

Existem vários donos com quem me tenho cruzado e inquirido, que apenas alimentam os seus cães adultos numa única dose. Além do cuidado de o cão não poder fazer exercício após essa refeição maior devido ao perigo de torção gástrica, haverá algum inconveniente do cão apenas ser alimentado uma vez por dia? Haverá vantagens nesta prática?

Obrigada pela Vossa atenção.
KavakoSilva
Membro Veterano
Registado: quinta fev 17, 2011 10:02 am

terça out 21, 2014 4:50 pm

A cadela é de alguma raça específica? E qual o seu porte?
missgirl
Membro
Registado: quinta jul 05, 2007 6:34 pm

terça out 21, 2014 5:26 pm

KavakoSilva Escreveu:A cadela é de alguma raça específica? E qual o seu porte?
Também levaria estas variáveis em conta.

Na verdade se a sua cadela só come a toma da noite só a está a alimentar uma vez por dia. Com um ano eu não aplicaria já os sistemas alimentares de adulta (nem a ração) , a partir de 1 ano e meio sim, para já acho cedo.
A questão de colocar apenas 1 dose diária significa q ela estará muitas horas sem se alimentar uma vez q a sua cadela come "na hora" (segundo percebi). Não é problemático, mas eu não gosto de o fazer pessoalmente.

Quanto às torções gástricas o meu conselho é sempre, alimentar depois de passear. Tem todas as vantagens, evita as tais torções e é também uma forma de recompensar o passeio.

Espero ter ajudado!
JoansJojo
Membro Júnior

terça out 21, 2014 7:36 pm

A minha cadela é de raça indefinida (rafeira) e de porte médio. Tem 21 quilos.

Eu não lhe deixo a ração à disposição. Passados 30 minutos mais ou menos retiro o prato. Na toma do jantar isso não é problema mas de manhã é uma chatice para ela comer. Mesmo se deixar o prato mais tempo ela continua a não comer.

Obrigada pela Vossa atenção :)
Iniciante
Membro
Registado: quarta mai 16, 2012 12:19 pm

quarta out 22, 2014 9:52 am

JoansJojo,

à partida, a sua cadela não parece sofrer o risco de torção gástrica. É um problema que a afeta maioritariamente as raças grandes, sendo o Dogue Alemão o principal alvo deste problema. Contudo, não lhe fará mal nenhum se respeitar algumas regras para evitar o problema.

Como o meu dogue alemão corria esse risco, eu sempre tentei dar-lhe a comida por 2 vezes, de manhã e à noite, mas ele nunca quis. Era escusado tentar dar-lhe de manhã que ele recusava sempre, mesmo que a dose da noite fosse reduzida.

Assim, durante toda a sua vida, dei-lhe sempre uma dose diária de comida, à noite, antes de dormir. Foi ensinado que, depois de comer, era hora de dormir quietinho na cama. Felizmente, a torção não lhe bateu à porta e morreu de velhice.
JoansJojo
Membro Júnior

quarta out 22, 2014 10:00 am

Obrigada Iniciante :)
Manuescrito
Membro Veterano
Registado: segunda mai 11, 2009 10:43 pm

sexta out 31, 2014 1:36 am

Eu comecei por dar de manhã e à noite e o meu cão também raramente tocava na refeição da manhã...depois experimentei dar-lhe à hora do almoço e à hora do jantar (aqui em casa 14h e 22h) e nunca mais tive chatices, come sempre as duas refeições!
<p><strong>Benfica Sempre!</strong></p>
Manuescrito
Membro Veterano
Registado: segunda mai 11, 2009 10:43 pm

sexta out 31, 2014 1:38 am

Eu comecei por dar de manhã e à noite o meu cão também raramente tocava na refeição da manhã...depois experimentei dar-lhe à hora do almoço e à hora do jantar (aqui em casa 14h e 22h) e nunca mais tive chatices, como sempre as duas refeições!
<p><strong>Benfica Sempre!</strong></p>
Responder

Voltar para “Cães”