Legalizar um cao.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Gt09
Mensagens: 4
Registado: terça nov 18, 2014 12:57 am

terça nov 18, 2014 1:16 am

Boas noites,

Alguém ai sabe em media ou uma certeza quando custará colocar um rottweiler "legal"?

Cumprimentos,
MCsasodrac
Membro Veterano
Mensagens: 306
Registado: sexta jun 17, 2011 8:40 pm
Localização: 9 cães, 3 coelhos, 3 gatos

terça nov 18, 2014 3:00 am

O que é preciso para ter o meu cão PP legal em Portugal?

Disposições legais necessárias para ter um cão potencialmente perigoso em Portugal.

-Vacinação Anti-rábica (vacina tem de ser dada a partir dos 4 meses. Os veterinários dos canis municipais fazem geralmente preços mais acessíveis. )

-Microchip - O microchip é uma pequena cápsula que é introduzida sob a pele do animal. Cada microchip tem um número exclusivo que pode ser lido utilizando um aparelho especial. Associado a esse número estão os dados do cão e do dono. O veterinário preenche uma folha em triplicado com os danos do dono e do animal. O original fica com o veterinário, uma cópia é para o dono e a outra deve ser entregue na Junta de Freguesia para registar o cão na SICAFE. A implantação do microchip é obrigatória para todos os cães de qualquer raça nascidos a partir de 1 de Julho de 2008. Mas já obrigatório para cães potencialmente perigosos desde 2004.

-Registo e Licença - A obtenção da licença do cão faz-se na Junta de Freguesia.

Para registar o seu pitbull necessita de:

* Boletim de Vacinas actualizado, já com a vacina contra a raiva

* Ficha de registo do microchip (entregue pelo veterinário aquando da colocação do chip)

* Bilhete de Identidade do proprietário – é necessário ser maior de idade

Ao registar o seu cão, não faça confusão entre cães perigosos e cães potencialmente perigosos. Os cães perigosos são animais que já tenham atacado uma pessoa ou outro animal. Os cães potencialmente perigosos são animais que pertencem a uma das seguintes raças ou cruzados de:

+ Cão de Fila Brasileiro
+ Dogo Argentino
+ American Pitbull Terrier
+ Rottweiler
+ American Staffordshire Terrier
+ Staffordshire Bull Terrier
+ Tosa Inu

(NOTA: O (English) Bull Terrier NÃO consta desta lista.)

O cão fica registado na categoria G – potencialmente perigoso

Tem de apresentar também:

* Registo criminal do detentor do cão, livre de crimes contra a vida ou integridade física, contra a saúde pública ou contra a paz pública. Pode pedir o seu registo criminal na Loja do Cidadão. Para isso basta apresentar o Bilhete de Identidade.

* Termo de responsabilidade, no qual o dono deve declarar o tipo de condições do alojamento do animal; quais as medidas de segurança que estão implementadas; e o historial de agressividade do animal em causa

* Comprovativo (talão de pagamento) do seguro de responsabilidade civil para o cão - O contrato de seguro tem de possuir um capital mínimo de 50 mil euros.

-Os cães têm de ser obrigatoriamente esterilizados.

É de notar que toda e qualquer criação ou importação de cães destas raça é proibida.Apenas é permitida a criação de animais que possuam registo no LOP.

Fonte: https://www.facebook.com/notes/c%C3%A3e ... 2092213484


A vacina da raiva + chip, depende muito dos sítios, mas deve rondar os 40€ mais ou menos. Sobre seguros não faço a mínima.
Castração\esterilização também depende muito do sítio, mas em associações encontra preços bastante em conta.
"Saving just one dog won't change the world, but surely it will change the world for that one dog"
Gt09
Mensagens: 4
Registado: terça nov 18, 2014 12:57 am

terça nov 18, 2014 6:31 pm

Esta questão calhou a surgir pois eu tenho intenção de arranjar um rottweiler e numa conversa com uns colegas, eles disseram que existia uma licença que era á volta de 500 euros para cães desse grupo e decidi perguntar.
kitttten
Membro Veterano
Mensagens: 1434
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

terça nov 18, 2014 10:17 pm

AST88 Escreveu:Uns cem euros anuais, mais a castração/esterilização e o chip.
Isso se o cão não tiver LOP, se tiver não necessita de ser castrado
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Responder

Voltar para “Cães”