Esterilização

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

JessicaNova
Membro
Registado: domingo set 14, 2014 2:02 pm

terça nov 25, 2014 10:13 pm

Boa noite,

Venho pedir uma opinião de pessoas que já tenham experiencias com cadelas relacionado ao tema, dado que já falei com várias pessoas (incluindo veterinários) e fiz várias pesquisas, e ainda existem várias opiniões diferentes, queria agora saber testemunhos reais.

Tenho uma cachorra com quase 5 meses e 15/16 kg, quero esterilizá-la e em várias pesquisas que fiz verifiquei que se diz que é melhor esterilizar antes do 1º cio, que por norma é por volta dos 6 meses( dependendo de cadela para cadela) , porque a probabilidade de mais tarde contrair certos problemas é menor...

A veterinária onde a minha cachorra é acompanhada diz que não esterilizam as cachorras com menos de 7 meses , ou que ainda não tenha tido o primeiro cio...

Posteriormente contactei outros veterinários que recomendaram ser antes do primeiro cio..pouco antes de fazer os 6 meses.

Falei com várias pessoas que trabalham em instituições que também dizem esterilizar por volta dos 5 meses os seus animais...

Bem..se houver alguém que tenha cadelas esterilizadas antes/depois do primeiro cio, que me possa dizer como correu, se surgiram complicações depois que queira dar o seu testemunho...agradecia.

Tal como já me informei com outras pessoas, venho aqui SOMENTE pedir testemunhos, não querendo com isto dizer que vou fazer o que cada um fez com os seus..Posteriormente a isto a Nala irá ser avaliada pelo veterinário e veremos o melhor.

Obrigada! :)
vanerodrigues
Membro Veterano
Registado: sábado mai 28, 2005 11:39 am

terça nov 25, 2014 11:05 pm

A minha saphira foi antes do primeiro cio, tinha portanto uns 6 meses. correu tudo as mil maravilhas, o recobro foi muito rapido, no segundo dia ja era eu que a tinha que segurar para estar quieta. quando a sequelas a unica foi uma vagina mais infantil ou seja que pouco se nota e que nao cresceu como devia, isto apenas faz com que tenhamos que ficar um pouco mais atentos as infeccoes pelo acumular de residuos, tirando isso nunca fes nenhuma vaginite nem nada que se pareca.
JessicaNova
Membro

terça nov 25, 2014 11:14 pm

vanerodrigues Escreveu:A minha saphira foi antes do primeiro cio, tinha portanto uns 6 meses. correu tudo as mil maravilhas, o recobro foi muito rapido, no segundo dia ja era eu que a tinha que segurar para estar quieta. quando a sequelas a unica foi uma vagina mais infantil ou seja que pouco se nota e que nao cresceu como devia, isto apenas faz com que tenhamos que ficar um pouco mais atentos as infeccoes pelo acumular de residuos, tirando isso nunca fes nenhuma vaginite nem nada que se pareca.
Muito obrigada pelo testemunho vanerodrigues! :)
ZezinhoManel
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2012 8:03 pm

quarta nov 26, 2014 12:42 am

Vai ouvir sempre os dois lados da moeda, 50-50.

Eu sempre esterilizei as minhas antes do primeiro cio, mas porque elas não podiam mesmo ter esse cio, o único problema que encontro é a facilidade com que ganham peso. Tenho cadelas entre 1 a 6 anos no momento.
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quarta nov 26, 2014 1:26 pm

Olhe, vá pelo seu vet que ele (a) é que sabe.

Pessoalmente, já me decidi, como a minha vet não me garante que o nível de energia se mantêm, vou esteriliza-la dos 6 a 8 anos, idade da reforma.
Depende de como ela estiver na altura.

Não ligue às associações, eles querem é fazer controlo de população.

Não ligue aos vets, eles querem é ganhar dinheiro.

Cabe a si informar-se melhor e agir em prol do bem do seu canídeo, mas olhe que o seu vet não me parece nada mal.

Pesquise aqui, e encontrará o material necessário para auxiliar à sua decisão, não é fácil, é uma área muito cinzenta.
Pode trazer benefícios como pode estar a trocar maleitas. Tudo depende do timing e dos jogos de probabilidades.
Agora antes do 1ª cio, nunca.
ACRR
Membro Júnior
Registado: sexta fev 07, 2014 9:04 am

quarta nov 26, 2014 1:34 pm

Boa tarde,

a decisão vai ter de ser sua...

A minha vet dizia antes do 1º cio, o criador aconselhava depois do primeiro cio.

Acabei por optar por ela fazer o 1º cio e cerca de mês e pouco depois de acabar foi esterilizada.

São importantes as análises (apesar de não ser entendida) antes da operação, a minha lab por exemplo tinha as plaquetas ligeiramente baixas e teve de tomar um suplemento e repetir análises...

Devo dizer que a minha recuperou muito rápido e não engordou, mas a ração e petiscos são controlados e claro tem as suas saídas diárias.
Dogzilla
Membro Veterano
Registado: sábado jul 20, 2013 9:11 pm

quarta nov 26, 2014 1:52 pm

A minha cadela foi esterilizada a 7 de Setembro de 2014, antes do primeiro cio (tinha 10 meses).

Depois da parte mais complicada da recuperação, não se verificam alterações comportamentais. Continua com a mesma (muita) energia que tinha.

Como disseram, vão sempre haver defensores de uma e outra alternativa. Eu optei por esterilizar antes do primeiro cio porque tenho um cão em casa e por motivos óbvios a cadela não poderia ter o cio.
JoansJojo
Membro Júnior
Registado: terça mar 11, 2014 12:14 pm

quarta nov 26, 2014 2:45 pm

Boa tarde,

A minha cadela foi esterilizada à duas semanas após o primeiro cio. Esta semana já tirou os pontos e o "funil" e anda toda contente sem alterações comportamentais.

Tive exatamente o mesmo dilema.. esterilizar antes ou depois do primeiro cio... Enquanto ponderávamos a decisão, ela adiantou-se e teve o primeiro cio! --> Decisão tomada! :)

Acho importante o total desenvolvimento e maturação do sistema hormonal antes de esterilizar uma cadela (e consequentemente esperar o primeiro cio) mas também sei que se for realizada antes do primeiro cio a taxa de prevenção de tumores mamários (por exemplo) aumenta... Penso que há vantagens e desvantagens em ambas as decisões...
Aletheia
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2012 8:09 pm

quarta nov 26, 2014 3:06 pm

O vet dos meus, disse-me que se não pretendia que a minha cadela tivesse crias, deveria esterilizar antes do primeiro cio, reduzindo assim em 80% o risco de ter cancro da mama. Entre o segundo é terceiro cio, o risco de ter cancro da mama sobe para 60% e por aí fora.
A minha cadela é de porte pequeno e poderia ter cio a partir dos 5 meses.

Fui alertada para a possibilidade de incontinência, após esterilização, mas está situação corrige com tratamento.
A minha cadela foi esterelizada e não teve o problema de incontinência nem outro.
Depois de estar cansado de procurar
Aprendi a encontrar.
Depois de um vento me ter feito frente
Navego com todos os ventos.

Friedrich Nietzsche, in "A Gaia Ciência”
JessicaNova
Membro

quarta nov 26, 2014 4:47 pm

De facto é uma questão que ainda é muito debatida.

Iremos fazer as análises e então decidir qual a melhor opção.

MUITO OBRIGADA A TODOS PELAS RESPOSTAS! :)
Daddycool
Membro Veterano
Registado: domingo set 19, 2010 3:59 pm

quarta nov 26, 2014 9:37 pm

Ainda há pouco tempo abri um tópico aqui no fórum com as minhas dúvidas sobre a esterilização. Poderá ver aqui e talvez conseguir mais algumas informações:

http://www.arcadenoe.pt/forum/viewtopic.php?t=110061

Cada um é livre de optar pela esterilização ou não. Espero que esteja ciente de tudo o que isso acarreta. Digo isto porque só pesquisando bastante é que descobri que nem tudo é um mar de rosas quando se esteriliza uma cadela, contrariamente ao que me foi dito inicialmente pela veterinária e pela publicidade que estava espalhada pelo consultório.

A minha cadela neste momento tem 7 meses e achei por bem não esterilizá-la.
JessicaNova
Membro

quarta nov 26, 2014 10:25 pm

Daddycool Escreveu:Ainda há pouco tempo abri um tópico aqui no fórum com as minhas dúvidas sobre a esterilização. Poderá ver aqui e talvez conseguir mais algumas informações:

http://www.arcadenoe.pt/forum/viewtopic.php?t=110061

Cada um é livre de optar pela esterilização ou não. Espero que esteja ciente de tudo o que isso acarreta. Digo isto porque só pesquisando bastante é que descobri que nem tudo é um mar de rosas quando se esteriliza uma cadela, contrariamente ao que me foi dito inicialmente pela veterinária e pela publicidade que estava espalhada pelo consultório.

A minha cadela neste momento tem 7 meses e achei por bem não esterilizá-la.
Muito obrigada pela informação!! :)

A minha cachorra ou muito me engano ou está para ter o cio..tem agora 4 meses e meio mas tudo indica que sim.

Quais foram os sintomas que a sua teve antes do 1º cio?

obrigada!
Daddycool
Membro Veterano
Registado: domingo set 19, 2010 3:59 pm

quinta nov 27, 2014 1:49 am

A minha ainda não teve o primeiro cio.

Eu não sou nenhum expert mas parece-me que com 4 meses e meio é ainda cedo para ter o cio. Mas pode ser que alguém a esclareça melhor.

Em relação aos sintomas encontrei isto:

The first sign of a female (dam) coming "into season" is often swelling of the vulva. This swelling can occur a week before bleeding, or the day before. Other signs of heat are behavioral changes; your dam may start to hump other dams, or pups or even your leg. She may also begin to lick herself a lot.
JessicaNova
Membro

quinta nov 27, 2014 2:40 pm

Daddycool Escreveu:A minha ainda não teve o primeiro cio.

Eu não sou nenhum expert mas parece-me que com 4 meses e meio é ainda cedo para ter o cio. Mas pode ser que alguém a esclareça melhor.

Em relação aos sintomas encontrei isto:

The first sign of a female (dam) coming "into season" is often swelling of the vulva. This swelling can occur a week before bleeding, or the day before. Other signs of heat are behavioral changes; your dam may start to hump other dams, or pups or even your leg. She may also begin to lick herself a lot.
Tambem julguei que sim,mas ela está com esses sintomas...esperar para ver !:) obrigada
Specops
Membro Veterano
Registado: quinta jun 06, 2013 2:43 pm

quinta nov 27, 2014 3:34 pm

Boa tarde.

Eu esterilizei a minha cadela antes do primeiro cio, também.
Ou seja, tinha +/- 7 a 8 meses. Sei que vai de cadela para cadela, mas no caso da minha, foi por volta dessa idade.

Sintomas? Nenhuns.
Vida saudável? Muito bom.

É bastante energética. Não impediu crescimento de nada. Até é bem musculada e 'bem feita'.

Nunca teve nenhuma infecção nem nada do género.
Pelo menos, assim foi com a minha cadela.

Cumpts
Responder

Voltar para “Cães”