Pastor Alemão 3 meses - Coprofagia e Parasitas Intestinais

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
DeepDown
Membro
Registado: sábado abr 28, 2012 9:17 pm

quarta dez 10, 2014 11:30 am

Olá, bom dia a todos.

Estou a criar este tópico de modo a obter algumas informações acerca deste assunto e possíveis dicas que me possam ajudar a ultrapassar esta fase que nos afecta um pouco (bastante... desespera, até), apesar de sabermos que é comum.

Como vocês devem saber, durante umas semanas após a entrega do cachorrinho faz-se desparasitação. Tenho-a feito desde o momento em que tenho este pastor alemão. Neste momento encontra-se com 3 meses.

Durante as primeiras 3 semanas em que ele ficou cá em casa, reparámos que ele urinava durante a noite - como é normal - mas que curiosamente não fazia cocó. Algo que não nos fez confusão porque é sempre algo a menos para limpar, não é verdade?
Acontece que há cerca de 2 semanas ele começou a defecar também durante a noite. Nada estranho nisso, só que o que sucede é que ele come as fezes.

Ele sabe o local certo para fazer as suas necessidades (no jardim). Treinei-o a sempre fazer lá e quando ele fica lá fora, apenas faz lá. Sempre lhe dei a devida recompensa sendo essa a forma mais fácil de o ensinar.

Quando o tive com 2 meses, ele tinha por hábito ir cheirar as fezes e lamber. Provavelmente ainda tendo na mente o que a mãe fazia. Sempre o corrigi e passado 2 dias ele já não ligava às fezes ficando mais preocupado em receber a guloseima.
Acontece que agora nesta fase, ele faz questão de comer as fezes sempre que faz dentro de casa (à noite), o que me levou a considerar que ele faz isto porque quer esconder.
Decidi, então, fazer um teste: deixei-o sozinho no jardim e fiquei à espreita de modo a verificar se ele comia quando eu não estivesse por perto. E a verdade é que comeu... Repreendi-o e mostrei-lhe que aquilo era errado.

Será importante considerar ainda alguns pontos:
Ele come Purina ProPlan Athletic Puppy, o que elimina o facto de poder sentir falta de nutrientes (em principio);
Eu nunca limpo o cocó em frente dele, de modo a que não pense que ele também pode "limpar";
E o ponto mais importante: ele está a ser desparasitado e saem parasitas nas fezes dele...

É este último ponto que me está a deixar desesperado...
Durante o dia eu tenho forma de o controlar e evitar que ele coma cocó e, consequentemente, os vermes, mas durante a noite é impossível prever a altura em que ele sente vontade de defecar.
Ainda esta noite acordei às 3h da manhã e levei-o ao jardim, fez apenas xixi. Entretanto acordei às 4:30h e já tinha feito e comido...

Fui ao veterinário com ele. Encontra-se bem de saúde. Não parece desnutrido e continua "vivaço". Só que com este problema, continua a parasitar-se... O que vai prejudicar o seu saudável desenvolvimento...

A vet disse que não havia muito a fazer. Que existe um pó só que funciona apenas em alguns cães. Tornam as fezes ainda mais desagradáveis. Mas que no fundo não há nada a fazer..... mas tem de haver!

Peço desculpa pelo extenso tópico, mas gostava de explicar tudo de modo a que o caso seja bem esclarecido.

Obrigado a todos que têm intenção de me ajudar com este problema, porque estou de facto desesperado...
CARM
Registado: quarta abr 23, 2008 1:27 pm

quarta dez 10, 2014 11:57 am

Também já tive esse problema com o meu pastor, comia sempre as vezes cheguei a dar-lhe desse pó branco e realmente resultou deixou de comer mas passado um tempo voltou ao que era.
Agora só come quando faz dentro de casa, mas porque sabe que faz no sitio errado é como para esconder.
Por vezes pode ser da ração segundo o que a veterinária me disse, que deixa tipo "sabor" nas fezes.
PAULOF21
Registado: terça dez 28, 2004 3:54 pm

quarta dez 10, 2014 12:29 pm

Não sendo um expert na coisa, o meu também com 3 meses anda a comer o cócó, o veterinário aconselhou que se ele continuasse a comer para juntar à ração courgete, que aparentemente dá um mau sabor às fezes.
Quando experimentar digo se resulta. De qualquer modo o importante é ele não comer dos outros.
Mas há-de aparecer por aqui alguém, com mais conhecimentos que o vai ajudar.
Cbzinha
Membro Júnior
Registado: quarta nov 05, 2014 1:17 pm

quarta dez 10, 2014 5:32 pm

Como assim saem parasitas nas fezes dele?
Fez alguma analise as vezes para confirmar isso?
Um dos meus cães com 1 mês e pouco/ 2 meses fazia exactamente a mesma coisa, e estava a comer royal canin starter. Entretanto mudei-lhe a ração pois já estava na altura e ia-lhe dando banana (por conselho do veterinário) e resultou. Mas se diz que ele está com parasitas intestinais pode ser o motivo principal para ele comer as fezes, pois devido aos parasitas a nutrição pode ser deficiente.
Tente o produto que descreveram a cima, e essencialmente faça-lhe um desparasitante mais forte, que ajude na eliminação de parasitas, coccidios, oocistos, entre outro de forma a que ele fique realmente desparasitado pois o problema pode estar ai.
Controle as horas da comida e fique de olho nele durante os 30m/1h seguintes até ele defecar e quando isso acontecer corrija-o se ele se virar para ir até lá e apanhe imediatamente as fezes, pois fazer um desparasitante quando há a possibilidade de ele comer as fezes não há desparasitante que irá resultar.
DeepDown
Membro

quarta dez 10, 2014 6:39 pm

CARM Escreveu:Também já tive esse problema com o meu pastor, comia sempre as vezes cheguei a dar-lhe desse pó branco e realmente resultou deixou de comer mas passado um tempo voltou ao que era.
Agora só come quando faz dentro de casa, mas porque sabe que faz no sitio errado é como para esconder.
Por vezes pode ser da ração segundo o que a veterinária me disse, que deixa tipo "sabor" nas fezes.
Pois, realmente não sei se será por utilizar esta ração. De qualquer forma a minha intenção será alterar a actual pela ACANA.
PAULOF21 Escreveu:Não sendo um expert na coisa, o meu também com 3 meses anda a comer o cócó, o veterinário aconselhou que se ele continuasse a comer para juntar à ração courgete, que aparentemente dá um mau sabor às fezes.
Quando experimentar digo se resulta. De qualquer modo o importante é ele não comer dos outros.
Mas há-de aparecer por aqui alguém, com mais conhecimentos que o vai ajudar.
Courgette por acaso nunca tinha ouvido falar. Obrigado pela dica.
A veterinária disse que me ia arranjar o tal pó de modo a ver se realmente funciona com ele e se a solução é duradoura.
Cbzinha Escreveu:Como assim saem parasitas nas fezes dele?
Fez alguma analise as vezes para confirmar isso?
Um dos meus cães com 1 mês e pouco/ 2 meses fazia exactamente a mesma coisa, e estava a comer royal canin starter. Entretanto mudei-lhe a ração pois já estava na altura e ia-lhe dando banana (por conselho do veterinário) e resultou. Mas se diz que ele está com parasitas intestinais pode ser o motivo principal para ele comer as fezes, pois devido aos parasitas a nutrição pode ser deficiente.
Tente o produto que descreveram a cima, e essencialmente faça-lhe um desparasitante mais forte, que ajude na eliminação de parasitas, coccidios, oocistos, entre outro de forma a que ele fique realmente desparasitado pois o problema pode estar ai.
Controle as horas da comida e fique de olho nele durante os 30m/1h seguintes até ele defecar e quando isso acontecer corrija-o se ele se virar para ir até lá e apanhe imediatamente as fezes, pois fazer um desparasitante quando há a possibilidade de ele comer as fezes não há desparasitante que irá resultar.
Muito obrigado pela resposta.

Bom, eu quando me refiro aos parasitas que encontro nas fezes, é o vulgo verme tipo esparguete:
Imagem
É apenas esse que consigo detectar nas fezes.

O desparasitante que lhe dou é o que a veterinária me vende. Neste momento estou a dar-lhe semanalmente pela quantidade de vermes que encontrei nas fezes, porque antes estava a ser apenas de 2 em 2 semanas.

Em relação ao limpar as fezes para ele não as comer, é como disse no post inicial: ele não come quando está ao pé de mim, apenas quando eu não estou presente, o que me leva a crer que come não porque sabe que fez algo de errado, mas sim por outro motivo que não faço ideia qual seja.
Poderão haver dezenas de motivos, mas não sei qual será o indicado para ele. Talvez porque ele sinta que as fezes têm um bom cheiro, sei lá...

Muito obrigado mais uma vez.
Fico à espera de mais respostas.
lesleyanne
Membro
Registado: terça jul 01, 2014 11:00 am

quarta dez 10, 2014 7:04 pm

Tenho conhecimento de casos em que os cães não digerem totalmente a ração e voltam a come-la.

Nota alguma ração ou bocadinhos de comida nas fezes?

Cumps, Lesly
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

quarta dez 10, 2014 8:11 pm

A coprofagia é algo até relativamente comum em cachorros, mais nas femeas que machos, e que não implica necessáriamente algum problema de saude ou desnutrição. Normalmente esse "mau hábito" tende a desaparecer com a idade mas não é raro casos crónicos...

As minhas cadelas tiveram esse problema em cachorras e enquanto a SRD nunca mais se lembrou disso, a Dobermann volta e meia ainda lhe dá a maluqueira, principalmente em alturas de cio... Talvez algum instinto antepassado de protecção e eliminação de odores.

Se o seu companheiro está a ser seguido por um vet e teve o ok nos testes de saude só tem de resolver o problema de parasitas, que esse sim, não é normal a meu ver reaparecer com tanta insistência...

Pedro
DeepDown
Membro

quarta dez 10, 2014 8:20 pm

lesleyanne Escreveu:Tenho conhecimento de casos em que os cães não digerem totalmente a ração e voltam a come-la.

Nota alguma ração ou bocadinhos de comida nas fezes?

Cumps, Lesly
Obrigado pela resposta.

As fezes parecem estar bem digeridas. Não noto nenhum bocado de ração mal digerida. Faço questão de as observar bem.
ElMariachi Escreveu:A coprofagia é algo até relativamente comum em cachorros, mais nas femeas que machos, e que não implica necessáriamente algum problema de saude ou desnutrição. Normalmente esse "mau hábito" tende a desaparecer com a idade mas não é raro casos crónicos...

As minhas cadelas tiveram esse problema em cachorras e enquanto a SRD nunca mais se lembrou disso, a Dobermann volta e meia ainda lhe dá a maluqueira, principalmente em alturas de cio... Talvez algum instinto antepassado de protecção e eliminação de odores.

Se o seu companheiro está a ser seguido por um vet e teve o ok nos testes de saude só tem de resolver o problema de parasitas, que esse sim, não é normal a meu ver reaparecer com tanta insistência...

Pedro
Obrigado pela resposta, Pedro.

Bom, considerando que ele come as fezes que devem ter ovos dos parasitas, torna-se complicado fazer a desparasitação completa, não é?

Eu hoje estive a tentar fazer algo diferente. Em vez de repreender quando ele toca nas fezes (algo que é impossível de controlar quando ele está sozinho), tentei recompensá-lo por ele se afastar destas.
Ele defecou no jardim e optei por lhe dar a recompensa, como sempre. Depois chamei-o para junto desta e indiquei-lhe as fezes chamando-o, como se lhe tivesse a dar permissão para a comer. Ele cheirou, não quis, recuou e então dei-lhe a recompensa, e assim sucessivamente.
Acha(m) que esta estratégia poderá surtir efeito se continuar?
nechako
Membro
Registado: sábado fev 05, 2005 4:04 am

quinta dez 11, 2014 12:42 am

Olá DeepDown,

Tenho uma Bouledogue francês com 2 meses e 1 semana ( mais coisa menos coisa) com esse problema, come as fezes...
Estou a dar o Norbid (quase à duas semanas) receitado pelo Vet e vejo algumas melhorias. Ela não come as fezes se eu estou por perto. Antes do Norbid, ela nem me dava tempo, mal defecava virava-se e já era... agora, está mais calma com o assunto, defeca afasta-se um metro e senta-se a saborear o odor, depois como sabe que estou por perto desiste e vem para junto de mim, e eu recompenso com festas e agrados. Só a chamo quando não está a conseguir resistir... A comida que lhe dou é a Specific CPD-S Puppy Small breed. Aos poucos espero conseguir.
saúde e sorte para o seu patudo
<p>Cumprimentos</p>
DeepDown
Membro

quinta dez 11, 2014 8:12 am

nechako Escreveu:Olá DeepDown,

Tenho uma Bouledogue francês com 2 meses e 1 semana ( mais coisa menos coisa) com esse problema, come as fezes...
Estou a dar o Norbid (quase à duas semanas) receitado pelo Vet e vejo algumas melhorias. Ela não come as fezes se eu estou por perto. Antes do Norbid, ela nem me dava tempo, mal defecava virava-se e já era... agora, está mais calma com o assunto, defeca afasta-se um metro e senta-se a saborear o odor, depois como sabe que estou por perto desiste e vem para junto de mim, e eu recompenso com festas e agrados. Só a chamo quando não está a conseguir resistir... A comida que lhe dou é a Specific CPD-S Puppy Small breed. Aos poucos espero conseguir.
saúde e sorte para o seu patudo
Olá, Nechako.

É realmente mais comum do que o que muita gente pensa, infelizmente.

Esta noite acordei às 4h da manhã para o levar lá fora após o ter deitado por volta das 23h. Ele aguentou, fez xixi lá fora só que nada de cocó. Entretanto acordei de novo às 6:30h e ele lá foi fazer xixi e passado uns minutos também cocó.
Pelo menos foi um dia sem comer porcarias... melhor do que nada. Espero que continue assim.

Obrigado pela resposta!
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quinta dez 11, 2014 8:55 am

Olá,

Como já foi dito, trata-se de uma situação relativamente comum.

Posta de parte a questão dos nutrientes é uma questão comportamental.

Quando isto acontece nos cachorros, pela minha experiencia, os donos ralhavam ou davam uma palmada quando viam o cão a defecar ou quando viam as fezes no chão.

Também acontece quando o cão cheira as próprias fezes, levar um ralhete dos donos.

Tudo isto faz com que o cão queira esconder as fezes.

Acho que não se deve preocupar muito com isso, para nós é nojento, para eles é normal.
Não faça grandes alaridos, desvalorize este comportamento. Também não acho que esse sistema de recompensas que referiu no último post vá resultar, é demasiado complexo ou confuso.

Percebo que exista a preocupação, por causa dos parasitas mas repare que a maioria já saem mortos nas fezes. O cão está a ser acompanhado pelo Vet, está tudo ok, não vamos fazer dramas.

Vai ver que naturalmente ele deixa de fazer isso.
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
DeepDown
Membro

quinta dez 11, 2014 9:23 am

LFGomes Escreveu:Olá,

Como já foi dito, trata-se de uma situação relativamente comum.

Posta de parte a questão dos nutrientes é uma questão comportamental.

Quando isto acontece nos cachorros, pela minha experiencia, os donos ralhavam ou davam uma palmada quando viam o cão a defecar ou quando viam as fezes no chão.

Também acontece quando o cão cheira as próprias fezes, levar um ralhete dos donos.

Tudo isto faz com que o cão queira esconder as fezes.

Acho que não se deve preocupar muito com isso, para nós é nojento, para eles é normal.
Não faça grandes alaridos, desvalorize este comportamento. Também não acho que esse sistema de recompensas que referiu no último post vá resultar, é demasiado complexo ou confuso.

Percebo que exista a preocupação, por causa dos parasitas mas repare que a maioria já saem mortos nas fezes. O cão está a ser acompanhado pelo Vet, está tudo ok, não vamos fazer dramas.

Vai ver que naturalmente ele deixa de fazer isso.
Bom, espero que tenha razão.

A veterinária apenas referiu que o problema serão mesmo os ovos dos parasitas que ele poderá ingerir ao comer as fezes e não os que já saem mortos.

Mas deixe-me perguntar: visto que, resumida e simplificadamente, o que os parasitas fazem é obter nutrientes dos intestinos do cachorro, isso vai implicar que ele estando constantemente a parasitar-se comendo as fezes prejudicará o seu saudável desenvolvimento? Que, no fundo, terá sempre um défice de nutrientes no seu organismo (enquanto estiver com os ditos parasitas)?
Pergunto isto porque ele está na fase mais importante do seu desenvolvimento e pretendo que ele seja o mais saudável possível.

Obrigado pela resposta.
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quinta dez 11, 2014 10:11 am

Bom, a minha área é comportamental e não veterinária, pelo que neste campo posso apenas dar a minha opinião, vale o que vale. Dito isto, não creio que isso aconteça se ele for devidamente desparasitado, os bichos nem sequer chegam a desenvolver. Aliás você vê logo como ele está pela barriga, por norma cães com muitos parasitas têm uma barriga enorme. Acompanhe também o peso. Se o cão for puro sabe o peso de referência para os 3 meses e consegue perceber se está ou não a desenvolver bem. De resto, aproveite para disfrutar do seu cachorro. :)
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
PAULOF21
Registado: terça dez 28, 2004 3:54 pm

quinta dez 11, 2014 10:13 am

DeepDown,
como já alguém aqui disse, não é normal o que está a acontecer com a desparasitação. E conto-lhe a minha experiência com o meu cachorro que tem a mesma idade do seu.
1ª consulta no veterinário, vacinação e desparasitação. No dia seguinte a tomar o comprimido, apareceram as lombrigas (tipo esparguete), e como disse ontem também o Boros come as fezes, e comeu quando estava a desparasitar.
21 dias depois da toma do primeiro comprimido, nova toma de comprimidos (agora 2, devido ao peso) e já não apareceram as lombrigas, nova visita ao veterinário que questionou se voltaram a aparecer, dissemos que não e daí até ao presente não há problema.
Perguntámos ao veterinário, como ele tinha o hábito de comer as fezes se íamos conseguir desparasitar, ele disse que sim pois as que são expelidas estão mortas, o problema são os ovos que depositam antes, e que têm um período de gestação de mais ou menos 21 dias, esta foi a explicação que nos deu, e é capaz de ter alguma lógica. O nosso amigo não tem tido mais problemas.
Fale com o veterinário, e perceber se será o melhor desparasitante para o seu amigo.
DeepDown
Membro

quinta dez 11, 2014 10:51 am

LFGomes Escreveu:Bom, a minha área é comportamental e não veterinária, pelo que neste campo posso apenas dar a minha opinião, vale o que vale. Dito isto, não creio que isso aconteça se ele for devidamente desparasitado, os bichos nem sequer chegam a desenvolver. Aliás você vê logo como ele está pela barriga, por norma cães com muitos parasitas têm uma barriga enorme. Acompanhe também o peso. Se o cão for puro sabe o peso de referência para os 3 meses e consegue perceber se está ou não a desenvolver bem. De resto, aproveite para disfrutar do seu cachorro. :)
O desparasitante que lhe estamos a dar é o Caniquantel Plus. Ele é Pastor Alemão puro (tem LOP) está com 3 meses e uns dias, 10,500kg e toma 1 comprimido. Tomou hoje um, inclusive.
Acham que poderia estar a tomar outro desparasitante mais eficaz?
PAULOF21 Escreveu:DeepDown,
como já alguém aqui disse, não é normal o que está a acontecer com a desparasitação. E conto-lhe a minha experiência com o meu cachorro que tem a mesma idade do seu.
1ª consulta no veterinário, vacinação e desparasitação. No dia seguinte a tomar o comprimido, apareceram as lombrigas (tipo esparguete), e como disse ontem também o Boros come as fezes, e comeu quando estava a desparasitar.
21 dias depois da toma do primeiro comprimido, nova toma de comprimidos (agora 2, devido ao peso) e já não apareceram as lombrigas, nova visita ao veterinário que questionou se voltaram a aparecer, dissemos que não e daí até ao presente não há problema.
Perguntámos ao veterinário, como ele tinha o hábito de comer as fezes se íamos conseguir desparasitar, ele disse que sim pois as que são expelidas estão mortas, o problema são os ovos que depositam antes, e que têm um período de gestação de mais ou menos 21 dias, esta foi a explicação que nos deu, e é capaz de ter alguma lógica. O nosso amigo não tem tido mais problemas.
Fale com o veterinário, e perceber se será o melhor desparasitante para o seu amigo.
Agradeço pelo seu exemplo. É bom termos algumas referências e experiências que nos possam elucidar.

Vamos ver se ele com esta nova dose de desparasitante continua a sair as tais lombrigas.
Responder

Voltar para “Cães”