O meu beagle nao nos deixa dormir

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Bloqueado
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

sexta abr 05, 2013 6:52 pm

Floripes3 Escreveu:Lds6, um cachorro acabado de sair da lactância, quando mamava sempre que sentia necessidade de o fazer, ainda não tem as funções digestivas preparadas para longos períodos de jejum, e isto não tem nada a ver com raças ou falta delas. É a partir dos dois meses (ou oito semanas, se quiser) que eles começam, de motu proprio, a fazer intervalos maiores em se alimentar. Todo o regime varia de indivíduo para indivíduo, consoante o seu grau de amadurecimento e de desenvolvimento físico/fisiológico, mas em termos gerais o regime é como eu digo. E sim, um cachorro saudável e que esteja a ser bem criado faz ele próprio os seus horários e estabelece o seu ritmo. A nós nos compete ir acompanhado com atenção aquele que temos entre mãos e ir correspondendo ao que o seu desenvolvimento vai definindo.

Já tive cachorros que aos dois meses e meio já tinham estabelecido por si próprios o regime das quatro refeições, e outros que aos quatro ainda precisavam delas, embora estes tenham sido menos frequentes. O facto de terem sido sempre SRD não tira nem põe nada para o caso, pois nenhum cão tem um organismo nem um sistema digestivo diferente dos outros só porque tem raça, que é conceito exclusivamente humano. E nenhum cão saudável e equilibrado come por sistema até ter de vomitar o excesso. O que comem é sempre aquilo de que necessitam.
Sobre o período de transição da fase de amamentar para a de alimentação autónoma, vá, como lhe disse, não tenho grande coisa a dizer, e até prova em contrário, confio no que diz.
No resto, volto a dizer, ponha três pratos de comida, cada um com a dose diária "indicada" para o peso e idade do cachorro, à frente de um beagle com 8, 9 ou 10 semanas, e vai ver se ele não a vai comer em poucos minutos. (ou seja, comerá o triplo da dose diária em minutos). O mesmo não vai acontecer, pelo menos com tanta certeza, num, sei lá, lhasa... Por isso, o sistema digestivo é o mesmo, claro, mas as disposições para comer em quantidade são distintas, basta pensar nos níveis de energia que têm, nas funções para as quais, em princípio, a raça foi apurada, etc.
A conceptualização (e não o conceito) de raça até pode ser humana, mas a objectividade da raça, essa existe, inclusivamente nas necessidades alimentares, como a floripes evidentemente concordará.

Tenho, já agora, uma outra pergunta. Esse equilíbrio auto-regulador do próprio animal é coisa só nesta fase ou mantém-se pela vida fora? Pergunto isto porque, por um lado, falou numa tendência para o animal estabelecer, por si próprio, o ritmo das refeições, mas por outro fala que entre os 3 e 5 meses o dono já deverá estipular um número de refeições estrito e definido.
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sexta abr 05, 2013 7:21 pm

lds6 Escreveu:Sobre o período de transição da fase de amamentar para a de alimentação autónoma, vá, como lhe disse, não tenho grande coisa a dizer, e até prova em contrário, confio no que diz.
Tanto que assim é, que, se o cachorro de que estamos a falar ainda estivesse junto da mãe, ver-se-ia que ele teria começado por fazer um certo número de refeições de comida e as alternaria com o leite da mãe.

O problema, na quase totalidade dos casos de cachorros retirados demasiado jovens de junto das mães, é que o desmame se faz um bocado à bruta, de maneira forçada. Ao cachorro não lhe é dada a oportunidade de queimar as etapas como deve.
No resto, volto a dizer, ponha três pratos de comida, cada um com a dose diária "indicada" para o peso e idade do cachorro, à frente de um beagle com 8, 9 ou 10 semanas, e vai ver se ele não a vai comer em poucos minutos. (ou seja, comerá o triplo da dose diária em minutos). O mesmo não vai acontecer, pelo menos com tanta certeza, num, sei lá, lhasa... Por isso, o sistema digestivo é o mesmo, claro, mas as disposições para comer em quantidade são distintas, basta pensar nos níveis de energia que têm, nas funções para as quais, em princípio, a raça foi apurada, etc.
A conceptualização (e não o conceito) de raça até pode ser humana, mas a objectividade da raça, essa existe, inclusivamente nas necessidades alimentares, como a floripes evidentemente concordará.
Claro que concordo. Ao apurarem-se as raças alterou-se de alguma forma as suas características, mas mesmo assim as fases de desenvolvimento são sempre as mesmas. A partir de uma certa idade é que se deve começar a moldar os comportamentos, por isso é que tanto se fala de regras alimentares. Mas até essa idade o cachorro deve ser tratado em conformidade com a sua idade.

Ele come de uma assentada a quantidade de um dia? Se calhar fá-lo porque o seu metabolismo assim lho pede, não será? Eu acho que é. E, se calhar, passados uns dias ou poucas semanas ele começará a auto-regular-se e começará a comer apenas aquilo de que precisa, pois esse mesmo metabolismo já se adaptou à nova alimentação. E, também se calhar, não o fará se não lhe derem oportunidade de se equilibrar impondo-lhe demasiado cedo um regime "militar" de alimentação...
Tenho, já agora, uma outra pergunta. Esse equilíbrio auto-regulador do próprio animal é coisa só nesta fase ou mantém-se pela vida fora? Pergunto isto porque, por um lado, falou numa tendência para o animal estabelecer, por si próprio, o ritmo das refeições, mas por outro fala que entre os 3 e 5 meses o dono já deverá estipular um número de refeições estrito e definido.
A manutenção dos mecanismos auto-reguladores varia de animal para animal, e muito. Uns mantêm-nos durante toda a vida, outros, não, ou não tão completamente. Mas falando em termos gerais, sim, na sua maioria mantêm-se durante toda a vida, mas a sua "aplicação" varia muito conformes as situações: doença, condições climáticas, ambiente social, etc., etc.

Por mim, observo sempre o cão, ele é que me "diz" se estou a dar-lhe um regime correcto para ele, ou não. E vou-o alterando conforme ele me "diz". Mesmo em cachorros.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
lds6
Membro Veterano

sexta abr 05, 2013 10:07 pm

Floripes3 Escreveu:
lds6 Escreveu:Sobre o período de transição da fase de amamentar para a de alimentação autónoma, vá, como lhe disse, não tenho grande coisa a dizer, e até prova em contrário, confio no que diz.
Tanto que assim é, que, se o cachorro de que estamos a falar ainda estivesse junto da mãe, ver-se-ia que ele teria começado por fazer um certo número de refeições de comida e as alternaria com o leite da mãe.

O problema, na quase totalidade dos casos de cachorros retirados demasiado jovens de junto das mães, é que o desmame se faz um bocado à bruta, de maneira forçada. Ao cachorro não lhe é dada a oportunidade de queimar as etapas como deve.
De acordo.
Ele come de uma assentada a quantidade de um dia? Se calhar fá-lo porque o seu metabolismo assim lho pede, não será? Eu acho que é. E, se calhar, passados uns dias ou poucas semanas ele começará a auto-regular-se e começará a comer apenas aquilo de que precisa, pois esse mesmo metabolismo já se adaptou à nova alimentação. E, também se calhar, não o fará se não lhe derem oportunidade de se equilibrar impondo-lhe demasiado cedo um regime "militar" de alimentação...
E então como justifica a existência de cães obesos? Falta de exercício, somente? Comidas com gordura? Não conhece cães que comem ração "decente" e até dão uns passeios razoáveis e que tem uns quantos quilos a mais? Eu conheço.
Assim, só a título de exemplo, e já que falamos de beagles, lembro-me de um que encontrei na loja/veterinário que frequentava. O rapaz era uma bola, e quando a dona me disse que tinha 14 meses de idade, eu tive de disfarçar bem para não ficar de boca aberta.. é que não era só a gordura, mas todo o aspecto. Bom, sei que comprava ração super premium nessa mesma loja, mas, de facto, não sei se juntavam alguma coisa na alimentação diária. Fui fazendo umas perguntas; naquela altura, o cão até estava a fazer umas corridas extra, para ver se emagrecia (creio que a periodicidade não era grande coisa, mas bom); seja como for, mesmo que os donos não exercitem o cão, quando um beagle tem 14 meses normalmente se não o exercitarem, ele exercita-se por ele (da pior forma, claro), pelo que aquela gordura toda, naquela idade, só poderia vir da alimentação. Fui instigando, e tal, e percebi que a dona, com pena dele, claro, dava-lhe sempre pão e coisas similares quando os donos estavam a comer; ou seja, o típico partilhar da própria comida, sendo que, pela forma que ela contava, acredito que não fosse só um cheirinho, e de vez em quando. Isto tudo para dizer o quê: ora, se isso da auto-regulação fosse assim tão seguro, este cão não deveria começar a rejeitar estes mimos, uma vez que, claramente, já come o suficiente?
Por mim, observo sempre o cão, ele é que me "diz" se estou a dar-lhe um regime correcto para ele, ou não. E vou-o alterando conforme ele me "diz". Mesmo em cachorros.
Sim, eu conheço o seu mantra preferido! :D
Mas pegando na sua ideia: se o desenvolvimento das disposições digestivas e do metabolismo é o mesmo, independentemente da raça, então não acha que mais vale seguir as indicações da DDR (com mínimas oscilações, que, aliás, as próprias marcas e os próprios veterinários não deixam de referir), em vez de andarmos às apalpadelas e ver qual é a dose que o cão nos diz que é a ideal? É que se optarmos pela segunda, e tivermos em mãos um guloso, vamos estar a estipular como dose diária algo que, mais tarde, reparamos que, afinal, era bem excessivo. E depois lá vamos nós para o ginásio...
lds6
Membro Veterano

sábado abr 06, 2013 1:26 am

Kiki1990 Escreveu: A minha mãe devido a ter tido um acidente recentemente não consegue dormir muitas horas então antes das 2:30/3h da manha não se deita, daí eu lhe ter começado a dar a ultima refeição ha 00h para que ele aguenta-se melhor a noite. Mas não sei se estou a fazer bem daí ter questionado se este horário que estipulei seria o indicado.

(...)

Acha que então deveríamos mudar a ultima refeição para mais cedo mesmo nos deitando tão tarde ?
O que eu acho é que ele não deveria comer perto da hora de se deitar. Agora, se ele come às 0H00, mas ainda vai ficar acordado muito mais tempo, então aí vocês é que vêem como querem gerir a coisa.
Entretanto, eu pergunto: o seu cachorro fica mais agitado depois de comer, ou não? É que, se não ficar, então a minha sugestão nem sequer se aplica em qualquer cenário.
Só mais uma coisa; tudo bem que, nesta altura, há pessoas que ficam acordadas até mais tarde; mas se pretende que o seu cachorro se habitue a dormir às horas "normais" (sendo que isto varia de casa para casa, claro), o melhor é ir promovendo esse hábito o mais cedo possível, progressivamente.
Ele agora dorme no quarto dos meus pais e a minha mãe diz que ele já dorme cerca de 3/4h seguidas e quando acorda vai só ao resguardo fazer xixi e volta logo para a caminha dele.
Isto é que é o mais importante! Se ele já dorme tantas horas seguidas e, sobretudo, se só se levanta para ri fazer xixi no sítio correcto!, voltando para a cama logo a seguir, então está tudo a ir bem.
Também ja pode ir à rua por isso penso que como se vai cansar mais e também provavelmente nao vai ter tanta energia à noite.
Relembre-me: ele tem 6 semanas, correcto? Quando diz ir à rua, refere-se a quê? Passear normalmente, no chão? Não sei se tem noção, mas ele só estará seguro para ir à rua quando tiver o plano de vacinação correcto, e certamente que com 6 semanas ele ainda não o tem.
lds6
Membro Veterano

sábado abr 06, 2013 2:58 pm

Kiki1990 Escreveu:
Entretanto, eu pergunto: o seu cachorro fica mais agitado depois de comer, ou não?
Nem por isso, ele fica mais agitado quando acorda, pede logo atenção e nao para 2 segundos. Quando come senta-se a brincar com os brinquedos dele e passado um bocado vai para a cama dele dormir.
Tanto melhor. Nesse caso, então, pode perfeitamente dar a última refeição à hora que tinha estipulado.
Quanto a essa agitação matinal (ou após os sonos), é agir da mesma forma; não reaja de forma agitada, cumprimento-o sempre calma e (relativamente) silenciosamente. E não brinque com ele quando ele inicia a brincadeira; não se trata de uma questão de luta de vontades; trata-se apenas de ensinar ao cachorro que existem horas para tudo, e quem as define é o seu dono. Ele vai aceitar isso muito bem desde que seja feito de modo claro.
Eles as necessidades ja vai fazendo no sitio certo, a minha mãe diz que uma noite ou outra ele ainda acorda a querer brincar mas que na maioria das vezes ja faz mais horas de sono e quando se levanta é mesmo para o xixi e volta a dormir.
Excelente!
Para ser sincera essa parte do ir à rua ate a mim me esta a fazer um bocado confusão. Mas fui à veterinária do meu antigo cão mesmo para tirar essa duvida e lá foi o que me disseram, que ele ja tendo a primeira vacina, após uma semana ja poderia ir à rua. Ate pensei que so depois de levar a segunda vacina é que supostamente ele poderia estar apto para isso.
Ter já a primeira dose de vacinação às 5 semanas (tratando-se de uma vacina com duas doses, podendo haver uma repartição maior, tanto quanto sei) não é comum, acho eu. E o normal é mesmo poder levar o cão à rua depois de o reforço ter sido administrado, pelo que a ocasião normal de se levar o cachorro à rua costuma ser por volta das 12 semanas. Mas, em última análise, quem faz o plano de vacinação individual para cada cachorro deverá ser o veterinário, pelo que, assim sendo, meto a violinha ao saco.
lds6
Membro Veterano

sábado abr 06, 2013 5:06 pm

Kiki1990 Escreveu:
Ter já a primeira dose de vacinação às 5 semanas (tratando-se de uma vacina com duas doses, podendo haver uma repartição maior, tanto quanto sei) não é comum, acho eu. E o normal é mesmo poder levar o cão à rua depois de o reforço ter sido administrado, pelo que a ocasião normal de se levar o cachorro à rua costuma ser por volta das 12 semanas. Mas, em última análise, quem faz o plano de vacinação individual para cada cachorro deverá ser o veterinário, pelo que, assim sendo, meto a violinha ao saco.
Pois eu como sou um bocado desconfiada fui falar com outro veterinário sobre a vacinação e o facto de poder ir à rua, e o que ele me disse é que sim senhora pode, no entanto não devemos permitir o contacto com outros animais e ter bastante cuidado com as fezes de outros cães ou ambientes contaminados. No entanto até levar a segunda dose não me vou esticar com as idas à rua, até porque acho que ele ainda não tem defesas suficientes para isso.
Pois, mas isso já é outra história. Isso já significa ter imensas restrições nos passeios, o que é bem diferente de "trazer o cachorro à rua" na sua acepção normal.
Faz muito bem em não se "esticar" nessas idas à rua. Convém que as coisas sejam feitas com calma e a um ritmo lento. Lembre-se que tudo vai ser novidade para o seu cachorro. Pelo que, se inundar o seu cachorro de cheiros, sons, pessoas, objectos novos, a experiência pouco terá de positiva e pedagógica.
molly2014
Membro Júnior
Registado: segunda dez 29, 2014 7:36 pm

segunda dez 29, 2014 8:08 pm

Kiki1990 Escreveu:
margoustink Escreveu:
fontedasbicas Escreveu:
TheOne Escreveu:
Kiki1990 Escreveu:
Sim pesquisei bastante
Nota-se... por isso é que foi buscar um cão com 5 semanas a um criadeiro... http://o-paraiso-dos-caninos.criadores-caes.com/ Foi aqui não foi!! Bela pesquisa! :lol:

Confirma-se ou não?
Estava escrito no petsite.

E muitas pessoas que estão mal informadas, julgam ser bom porque criam várias raças, têm muitas crias, têm muita experiência, para além disso têm instalações mais ou menos arranjadinhas; logo tratam bem os animais.

Existe por aí outro sítio com imensas raças, só não é uma puppy mills porque realmente os animais não estão em más condições físicas.
Sim foi aí, recorri a esse sitio porque as pessoas em questão sao familiares de parentes meus e porque ja me tinham falado muito bem deles e da forma como tratam os animais. Nao sao criadores profissionais e ja nao me recordo se li isso algures num dos anúncios deles ou na própria pagina. Mas sao pessoas que adoram os seus animais, tanto que nao so vendem ninhadas como têm animais para adopção e muitos deles que foram abandonados e recolhidos por eles. De facto nao é uma puppy mill porque os animais nao ficam presos e limitados unicamente a se reproduzirem. Ali os animais além de bem tratados tem períodos em que andam ha solta e alguns deles passam o dia soltos a brincar. A única coisa que achei errado foi os pequeninos ja estarem a ser entregues aos donos com 5 semanas, acho que é demasiado cedo mas como ja referi pensei que ja tivessem 2 meses ou perto disso, caso contrario tinha pedido para o manterem lá ate completar os 2 meses.

Ao ler este comentário, gostava de expor o que aconteceu comigo quando comprei no - [Editado pela moderação - Não é permitida a divulgação de lojas ou criadores].
Mês passado ligamos ao sr e perguntamos se ele tinha um beagle macho tricolor, ele prontamente disse que havia, então percorremos 45km para ver o cão, ao chegar lá, o cão era bicolor e era enorme (ainda achei que o cão tinha 2 meses), se debatia na jaula e cagava a jactos (o que a veterinária disse-me dias atrás que isto não era normal).

Disse que não ia querer e ele trouxe-me uma cadelinha muito pequenina, ele disse que esta ia fazer 8 semanas na semana seguinte e ainda não tinha tomado a vacina, foi então que percebi que na verdade não nos enganamos, o senhor foi quem mentiu.

Era numa quinta-feira e o senhor disse que no domingo já podíamos levá-la, pois ela poderia tomar a vacina no dia seguinte, ficou claro que o criador queria despachar primeiro o mais velho, e como não conseguiu, então a pequenina.

Domingo chegamos no criador pela segunda vez e ao vermos a carteirinha dela, datava de meados de Outubro, isto é, ela tinha apenas 5 meses (mas vimos isto quando íamos embora). Como já estávamos lá pela segunda vez e o senhor aproveitou-se desse situação, levamos a Molly. Isto que já na primeira vez que fomos já havia dito que o cão devia ficar pelo menos 2 meses com a mãe, e qualquer criador que se preze já sabe disto.

Fica aqui um alerta a todos que procurarem este criador, que perguntem mais de uma vez ao senhor e se ele tem realmente a certeza do que ele fala, pois para nós ele mentiu mais de uma vez, somente com o intuito de despachar os cães.

Não chegamos a ver o canil, ficamos somente numa sala (também estava escuro), mas não passamos além dali, chegamos a ver a mãe da Molly mas qualquer uma que ele mostrasse seria muito duvidoso, pois o primeiro cão que ele ofereceu-nos havia nascido, afinal, em agosto (chegamos a ver a carteirinha).

Tenham atenção com este criador para não serem enganados e peçam certeza para não perderem o vosso tempo.[/u]
PauloSantos1
Membro Veterano
Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm

terça dez 30, 2014 1:54 pm

molly2014 Escreveu:
Ao ler este comentário, gostava de expor o que aconteceu comigo quando comprei no - Paraíso dos Caninos http://o-paraiso-dos-caninos.criadores-caes.com/, em Salvaterra de Magos - Santarém.
Mês passado ligamos ao sr e perguntamos se ele tinha um beagle macho tricolor, ele prontamente disse que havia, então percorremos 45km para ver o cão, ao chegar lá, o cão era bicolor e era enorme (ainda achei que o cão tinha 2 meses), se debatia na jaula e cagava a jactos (o que a veterinária disse-me dias atrás que isto não era normal).

Disse que não ia querer e ele trouxe-me uma cadelinha muito pequenina, ele disse que esta ia fazer 8 semanas na semana seguinte e ainda não tinha tomado a vacina, foi então que percebi que na verdade não nos enganamos, o senhor foi quem mentiu.

Era numa quinta-feira e o senhor disse que no domingo já podíamos levá-la, pois ela poderia tomar a vacina no dia seguinte, ficou claro que o criador queria despachar primeiro o mais velho, e como não conseguiu, então a pequenina.

Domingo chegamos no criador pela segunda vez e ao vermos a carteirinha dela, datava de meados de Outubro, isto é, ela tinha apenas 5 meses (mas vimos isto quando íamos embora). Como já estávamos lá pela segunda vez e o senhor aproveitou-se desse situação, levamos a Molly. Isto que já na primeira vez que fomos já havia dito que o cão devia ficar pelo menos 2 meses com a mãe, e qualquer criador que se preze já sabe disto.

Fica aqui um alerta a todos que procurarem este criador, que perguntem mais de uma vez ao senhor e se ele tem realmente a certeza do que ele fala, pois para nós ele mentiu mais de uma vez, somente com o intuito de despachar os cães.

Não chegamos a ver o canil, ficamos somente numa sala (também estava escuro), mas não passamos além dali, chegamos a ver a mãe da Molly mas qualquer uma que ele mostrasse seria muito duvidoso, pois o primeiro cão que ele ofereceu-nos havia nascido, afinal, em agosto (chegamos a ver a carteirinha).

Tenham atenção com este criador para não serem enganados e peçam certeza para não perderem o vosso tempo.[/u]

Não entendo é porque raio lhes comprou um animal quando logo na primeira visita percebeu que lhe estavam a tentar enfiar o barrete.

E sobretudo não entendo porque raio vem agora alertar os restantes para terem atenção com "este" criador.

Demasiado tempo livre... só pode
<strong>Paulo Santos</strong>
zitapets

segunda jan 05, 2015 11:28 am

[Tópico editado e bloqueado pela moderação por conter mensagens de cariz ofensivo, o que infringe as regras de utilização deste fórum]
Bloqueado

Voltar para “Cães”