A precisar de conselhos para a Luna com 1,5 mes

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
sucrisnunes
Registado: segunda dez 29, 2014 6:06 pm

domingo jan 04, 2015 3:02 pm

Olá a todos,tenho seguido e procurado situaçoes identicas aqui no forum mas resolvi pedir os vossos conselhos já que tenho receio de não estar a fazer as coisas bem.
A Luna é uma bébé cocker com um mes e meio e há uma semana que chegou á minha casa,muito magrinha a tremer muito,a pedir imenso mimo e apanhou me sem saber como reagir..Como tem estado muito frio acaba por passar mais tempo na sala onde bate o sol toda a manha,mas tenho a ração,a água e tenho tentando(sem sucesso)que faça as suas necessidades num canto onde pus os abosrventes na cozinha.
Tentei tambem que dormisse na cozinha numa caixinha bem quentinha mas de noite ela gane imenso e tenho uns vizinhos por baixo que ao minimo barulho me estão a tocar á porta e a ameaçar com a policia e comecei sei que erradamente a deita la na minha cama,só que é impossivel,ela dorme o primeiro sono em cima de mim literalmente,acorda de noite e lá vou eu cheia de sono po la na cozinha para fazer cóco e xixi o que praticamente nunca corre bem pois faz em todo o lado menos no sitio certo depois volto para a cama com ela e dorme até ás 8 mais ou menos mas sei que não é uma boa soluçao,já tentei deita la na caminha junto á minha mas faz me coco e xixi no quarto alem de ganir demais e lá veem os vizinhos.
Hoje chega o meu filho com 4 anos das ferias de Natal,pela primeira vez vai conhece la e as noites vão ser complicadas..
Sei que o testamento vai longo mas preciso imenso de ajuda e confesso que já chorei ao pensar que não vou ser capaz de a ensinar,há uma semana quase que nao durmo e não está a ser facil.Obrigada pela vossa ajuda.
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

domingo jan 04, 2015 4:04 pm

Trouxe a cachorra demasiado cedo para casa, e pela descrição que faz do estado dela quando a trouxe, deve ter sido comprada a um criadeiro ou um intermediário de puppy mill. Paciência, o mal está feito, agora é seguir em frente.

A cachorra tem mês e meio, ou seja, e na melhor das hipóteses, seis semanas. É muito cedo para criar hábitos. É também demasiado imatura para apreender o que querem dela.

Chora muito quando chega a hora de dormir? É natural. Tiraram-na de junto do conforto da mãe e dos irmãos, não percebe o que se passa, tem frio, sente-lhes a falta e manifesta-se da única maneira que lhe é possível: chorando.

Não piore as coisas levando-a a passar as noites junto de si. É preferível pôr-lhe uma botija de água quente debaixo das mantas (mas cuidado com a temperatura da água!). Também pode arranjar-lhe um peluche fofo e peludo para lhe fazer companhia. Deite-a na cama, que deve ser fofa e confortável, e não ceda à choradeira. As primeiras noites podem ser difíceis, mas entretanto ela crescerá e começará a perceber o que querem dela.

Se não a levou ainda ao veterinário, faça-o quanto antes. Pode estar muito parasitada e sentir-se incomodada ou mesmo ter dores de barriga. E é de toda a conveniência saber em que estado de saúde está, se não haverá por aí nenhuma otite ou outra maleita qualquer. Além disso, tem de estabelecer já o plano de vacinas necessário.

Quanto à vizinha implicativa, veja se pode ter uma conversa com ela em que capte alguma simpatia e compreensão. Explique-lhe que a cachorra é muito pequena, que ainda está a adaptar-se à sua casa e que em breve deixará de incomodar.

Por agora não me ocorre mais nada. Boa sorte.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
ZezinhoManel
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2012 8:03 pm

domingo jan 04, 2015 10:12 pm

Floripes, um cão com essa idade não deve por nada ser deixado a ganir :o Deve ficar junto de alguém até perfazer 2 meses e depois ter uma separação gradual.

Vou explicar isto em termos científicos... A área do cérebro do cão responsável pelo medo, ansiedade e agressividade (amígdala) e a área responsável pelo seu controlo (hipocampo) são estão completamente desenvolvidos por volta das 7 a 8 semanas de idade. Até lá, experiências de ansiedade extrema como ficar sozinho vão fazer com que a área da amígdala de sobre desenvolva e a área do hipocampo fique subdesenvolvida. Isto vai traduzir-se num animal medroso, ansioso e potencialmente agressivo, para além de não saber ao certo o que é ser cão devido à falta de socialização canina.

Esse animal não deve ficar sozinho a ganir, mas já pode começar a treiná-lo a urinar e defecar no local certo, isso até a mãe ensina (não fazer no ninho). Arranje uma jaula ou um parque e coloque lá o cachorro para dormir com os sacos de água quente e um relógio, mas perto de si.
Floripes3
Membro Veterano

domingo jan 04, 2015 11:08 pm

ZezinhoManel Escreveu:Floripes, um cão com essa idade não deve por nada ser deixado a ganir :o Deve ficar junto de alguém até perfazer 2 meses e depois ter uma separação gradual.

Vou explicar isto em termos científicos... A área do cérebro do cão responsável pelo medo, ansiedade e agressividade (amígdala) e a área responsável pelo seu controlo (hipocampo) são estão completamente desenvolvidos por volta das 7 a 8 semanas de idade. Até lá, experiências de ansiedade extrema como ficar sozinho vão fazer com que a área da amígdala de sobre desenvolva e a área do hipocampo fique subdesenvolvida. Isto vai traduzir-se num animal medroso, ansioso e potencialmente agressivo, para além de não saber ao certo o que é ser cão devido à falta de socialização canina.

Esse animal não deve ficar sozinho a ganir, mas já pode começar a treiná-lo a urinar e defecar no local certo, isso até a mãe ensina (não fazer no ninho). Arranje uma jaula ou um parque e coloque lá o cachorro para dormir com os sacos de água quente e um relógio, mas perto de si.
Obrigada, ZezinhoManuel. Desconhecia esses pormenores do desenvolvimento cerebral dos cachorros. Aprendi agora.

No entanto, devo dizer que também cometi uma falha: referia-me a levar a cachorra para a própria cama, o que não me parece saudável nem para ela, nem para a dona.

De resto, não sou nada adepta dos grandes rigores educativos que impõem o isolamento do animal noutra dependência da casa, custe o que custar e a qualquer preço. :) Prefiro sempre dar um pouco de conforto psicológico a um cachorro que acaba de chegar a casa, mesmo que à custa de umas mijaretas no sofá e uns cocós no meio da sala.
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
ZezinhoManel
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2012 8:03 pm

segunda jan 05, 2015 2:18 am

O limite das 8 semanas tinha de vir de algum lado. Também só depois de ouvir uma palestra de etologia canina é que entendi o verdadeiro porquê dessa "data" tão específica. :wink:
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

segunda jan 05, 2015 10:43 am

sucrisnunes Escreveu:Olá a todos,tenho seguido e procurado situaçoes identicas aqui no forum mas resolvi pedir os vossos conselhos já que tenho receio de não estar a fazer as coisas bem.
A Luna é uma bébé cocker com um mes e meio e há uma semana que chegou á minha casa,muito magrinha a tremer muito,a pedir imenso mimo e apanhou me sem saber como reagir..Como tem estado muito frio acaba por passar mais tempo na sala onde bate o sol toda a manha,mas tenho a ração,a água e tenho tentando(sem sucesso)que faça as suas necessidades num canto onde pus os abosrventes na cozinha.
Tentei tambem que dormisse na cozinha numa caixinha bem quentinha mas de noite ela gane imenso e tenho uns vizinhos por baixo que ao minimo barulho me estão a tocar á porta e a ameaçar com a policia e comecei sei que erradamente a deita la na minha cama,só que é impossivel,ela dorme o primeiro sono em cima de mim literalmente,acorda de noite e lá vou eu cheia de sono po la na cozinha para fazer cóco e xixi o que praticamente nunca corre bem pois faz em todo o lado menos no sitio certo depois volto para a cama com ela e dorme até ás 8 mais ou menos mas sei que não é uma boa soluçao,já tentei deita la na caminha junto á minha mas faz me coco e xixi no quarto alem de ganir demais e lá veem os vizinhos.
Hoje chega o meu filho com 4 anos das ferias de Natal,pela primeira vez vai conhece la e as noites vão ser complicadas..
Sei que o testamento vai longo mas preciso imenso de ajuda e confesso que já chorei ao pensar que não vou ser capaz de a ensinar,há uma semana quase que nao durmo e não está a ser facil.Obrigada pela vossa ajuda.
Assim está a criar híper apego, a cadela vai ficar demasiado dependente e de hoje para amanha quando sair de casa fica aos uivos, o que será bem pior do que o barulho que faz agora.
Fale com os vizinhos, explique a situação, vai ver que ao 2º dia a cadela já se calou.
O seu instinto estava certo, meta-a a dormir noutra divisão (de preferência pequena) com todo o conforto e ignore.
Brinque com ela antes de a deitar, faça-o tarde porque eles não dormem muitas horas seguidas. Dê-lhe um peluche, eles gostam de sentir o pelo.
Quando ela acordar é normal que chore, se lá vai, ela vai saber que chorar é igual a ter os donos. Ao fim de uns minutos um cachorro desta idade cala-se. Espreite a cadela sem que ela se aperceba para ver se está tudo bem.
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
Floripes3
Membro Veterano

segunda jan 05, 2015 10:57 am

ZezinhoManel Escreveu:O limite das 8 semanas tinha de vir de algum lado. Também só depois de ouvir uma palestra de etologia canina é que entendi o verdadeiro porquê dessa "data" tão específica. :wink:
Verdade. Agora também o percebo. :) E compreendo melhor a cadela medrosa que adoptei no ano passado.
Responder

Voltar para “Cães”