Cão "incontrolável"
Moderador: mcerqueira
Olá. Comprei um dálmata com cerca de 2 meses e meio e já o tenho há uma semana em casa, mas estou a ter problemas porque ele está sempre a morder em tudo, inclusivamente no meu outro cão, que parece ser para brincar, mas aleija-o bastante, porque morde com força. O que posso fazer para ele se acalmar ou para o fazer parar? Eu sei que isto é natural nestas idades, mas assim é muito complicado e deve haver alguma maneira de o fazer acalmar... Deduzo que bater-lhe não seja opção, por isso, o que tenho feito é empurrá-lo e levá-lo para longe. Agradeço toda a ajuda!
Boa noite. Tente não o ter muito tempo junto do outro ou quando ele for ferrar dê um não bem forte para ele começar a perceber. É normal eles fazerem isso nessa idade. Neste momento não convém dar nada porque é novo mas mal possa de algo para ele roer. Um lençol velho por exemplo. Paciência nos primeiros meses é bem precisa mas depois tudo o resto vale a pena. 

É novo para roer?!? o meu cão com 45 dias já mordia panos, entrou em treino obdiência e hoje está no K9 por isso não diga isso, em relação a morder ao outro cão não se preocupe que se o cão mais velho não lhe diz nada e porque não o esta a magoar porque se o tiver a incomodar ele próprio o coloca no lugar
agora há coisas básicas que deve fazer para que não se torne num cão esterico...

Agora é que ele precisa mesmo de coisas para roer, pois está na idade de o fazer.
Dê-lhe brinquedos de borracha maciça bem dura, que encontra nas lojas de animais.
Quanto ao outro cão, é como o forista Tdias72 diz: deixe-os entenderem-se, o outro ensiná-lo-à a inibir a mordedura e as regras da convivência canina. Mesmo que o adulto dê um chega-para-lá ao cachorro que o faça ganir, não entre em pânico: é assim que eles aprendem uns com os outros e como aprenderia com a mãe e os irmãos de ninhada se não tivesse saído cedo demais de junto deles.
Portanto, não lhe corte a aprendizagem afastando-o do outro, não está a ajudar nada.

Quanto ao outro cão, é como o forista Tdias72 diz: deixe-os entenderem-se, o outro ensiná-lo-à a inibir a mordedura e as regras da convivência canina. Mesmo que o adulto dê um chega-para-lá ao cachorro que o faça ganir, não entre em pânico: é assim que eles aprendem uns com os outros e como aprenderia com a mãe e os irmãos de ninhada se não tivesse saído cedo demais de junto deles.
Portanto, não lhe corte a aprendizagem afastando-o do outro, não está a ajudar nada.
<p>Olá, eu sou a... Floripes3 que já foi 2. :mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p> "Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
Eu só costumo separá-los quando abusam e não se controlam, de resto deixo-os andar à vontade. E já agora, eles costumam ficar sempre em casa e o meu quintal é muito grande. Não há problema em deixá-los lá pois não? Isto mais para o pequeno, porque eu tenho uma piscina e tenho receio que ele vá para lá.
Eu só costumo separá-los quando abusam e não se controlam, de resto deixo-os andar à vontade. E já agora, eles costumam ficar sempre em casa e o meu quintal é muito grande. Não há problema em deixá-los lá pois não? Isto mais para o pequeno, porque eu tenho uma piscina e tenho receio que ele vá para lá.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm
Invista numa coisa destas para a piscina :
http://www.tiendanimal.pt/rampa-para-pi ... -1802.html
Pedro
http://www.tiendanimal.pt/rampa-para-pi ... -1802.html
Pedro
Porquê?Hugo84 Escreveu:Roer coisas duras antes dos 6 meses não é aconselhável mas cada um faz o que quer. Cumprimentos
Mas eu não indiquei ossos, falei em brinquedos de borracha dura.
Os cachorros têm necessidade de roer, morder. E devem fazê-lo, não só para aprenderem a controlar a mordida e a força que fazem, como também para desenvolverem a musculatura implicada nessa função, consolidarem as gengivas e a implantação dos dentes, etc. Na altura da mudança para a dentição definitiva, a necessidade de roer e morder aumenta, e roem tudo o que apanham pela frente.
Portanto, sim, podem e devem ter brinquedos objectos para roer e morder. Não é forçoso que sejam ossos, e de facto nem convém que sejam estes.

Os cachorros têm necessidade de roer, morder. E devem fazê-lo, não só para aprenderem a controlar a mordida e a força que fazem, como também para desenvolverem a musculatura implicada nessa função, consolidarem as gengivas e a implantação dos dentes, etc. Na altura da mudança para a dentição definitiva, a necessidade de roer e morder aumenta, e roem tudo o que apanham pela frente.
Portanto, sim, podem e devem ter brinquedos objectos para roer e morder. Não é forçoso que sejam ossos, e de facto nem convém que sejam estes.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)
Podem roer ossos sim. Não dos de vaca, mas os prensados. Convém efectivamente que o façam para aprender a libertar o stress nas coisas deles e não nas nossas!Hugo84 Escreveu:Foi o que sempre me disseram que só a partir dos 4 ou 5 meses podem começar a roer os ossos. Mas se calhar estou enganado n sei.
Discordo por completo dessa ideia do lençol, que pode dar mau resultado. Brinquedos de borracha macia, ossos de fios de algodão (encontra no continente) e ossos prensados são absolutamente indicados para roerem. Eventualmente alguns peluches próprios, mas devem resistir pouco tempo!