Desde que mantenham o nivel de actividade do cão não vai existir aumento de peso ( fora do crescimento normal ).
Tem é de o manter activo visto que ao ser castrado, o nivel de actividade baixa.
O meu cão está castrado, nunca teve qualquer aumento de peso desde a castração, mas faz 10Km de corrida diáriamente, não quero dizer que precise de ter este tipo de actividade, mas tendo actividade não vai engordar.
Quanto á possibilidade de a vontade do cão fazer actividade fisica diminuir, no caso do meu cão, desde que eu o chame para fazer alguma coisa ele prontamente vem.
Mas tb é verdade que se o deixar ficar quieto na cama dele, ele fica lá o dia todo
Contudo mal me calço e visto o casaco já ele está de pé e as espreguiçar-se para ir a rua.
A castração terá obviamente diferenças de cão para cão, para alem do factor "cadelas em cio" o cão encontra-se devidamente estimulado fisicamente ou passa o dia todo sem fazer nada e a actividade resume-se a uns passeios para fazer as necessidades?
É que se for um cão com alto nivel de actividade que passa os dias fechado em casa, acaba por ser normal depois não o conseguir controlar ainda por cima com cadelas por perto.
Muitas vezes interpreta-se mal o comportamento do cão, e atribui-se determinado comportamento a coisas que nem sempre tem a ver com o verdadeiro problema.
O animal tem de estar devidamente estimulado fisica e mentalmente para poder ter um comportamento equilibrado.
Nomeadamente um cão com alto nivel de actividade vai estar sempre demasiado excitado e irriquieto caso passe o dia todo sem estimulos, não sei se será o caso mas vejo muita gente com cães "nervosos" que simplesmente não os conseguem controlar e depois vai se a ver o cão passa o dia fechado dentro de um apartamento, claro que saem á rua e não param quietos, ou então saltam um murro e fogem...
Para estes casos em antes de castrar tentava adaptar um bocado a vida do cão, dar-lhe mais estimulos fisicos e mentais.