Castrar ou não castrar?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
clourinho
Membro
Registado: sexta ago 02, 2013 6:28 pm

terça jan 13, 2015 11:18 am

Bom dia a todos,

Venho aqui mais uma vez na esperança de encontrar ajuda.

Vou direta ao assunto: o meu cão tem agora 18 meses e anda completamente louco devido ás cadelas com o cio :? . Até aqui nunca tivemos problemas destes mas agora durante os passeios passa o tempo todo de cabeça no ar, a cheirar o ar, a cheirar o chão feito louco, puxa para um lado e para o outro, não obedece aos comandos e tenta fugir roendo a trela. No Domingo passou por nós uma cadela com o cio e endoideceu completamente, parecia um burro aos coices a tentar tirar a coleira e a trela para ir com a cadela. Ora sair assim com um cão de 36 kgs é quase estar a pedir para ser atirada ao chão :x . Depois quando vimos para casa fica impossível pois ladra por detrás da porta e arranha a porta porque quer ir para a rua. Claro que ao fim de um bocado lhe passa a neura mas tem bocados em que é muito complicado. Não nos podemos descuidar com ele porque já o vi tentar saltar o muro da entrada para fugir para a rua. Ontem fui com ele á Vet dar-lhe a vacina da raiva e falei com ela acerca destes episódios e ela diz que é normal porque eles sentem o cheiro das cadelas a kms de distancia, a solução seria fazermos a castração. Tenho andado na net a ver vantagens e desvantagens da castração, e até aqui as vantagens são bem mais. Não estou de forma algum a pensar em fazer ninhadas mas também me dá um bocado peso na consciência de o estar a submeter a uma cirurgia estando ele bem de saúde.
Será esta a única solução?
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

terça jan 13, 2015 11:37 am

Você é que sabe se faz ou não.
Até agora vê mais vantagens.

É normal que os cães fiquem assim uma ou duas vezes por ano, depois passa lhes.
De qualquer das maneiras o efeito não é imediato, só começa a funcionar mais ou menos um mês depois e nessa altura estes cios já acabaram
clourinho
Membro

terça jan 13, 2015 2:14 pm

Pelo que percebi até é uma forma de evitar que no futuro venha a ter problemas de tumores testiculares e na próstata. Sim, o cio passa, mas na minha rua existem 3 cadelas, partindo do principio que não terão todas o cio na mesma altura e com ele a ficar inquieto desta forma, só me resta esperar por tempos difíceis :? . Por outro lado não me sinto bem de o estar a sujeitar a isto pelo motivo que é, quero convencer-me que até será bom para a saúde dele no futuro mas ao mesmo tempo... Em relação ás desvantagens o aumento de peso é apenas uma delas?
botas96
Membro Veterano

terça jan 13, 2015 3:39 pm

Não se preocupe com os tumores testiculares e próstata, as hipóteses são ínfimas. Em 100% tem um valor residual.
Nas cadelas as hipóteses de tumor são muito mais elevadas.
Por natureza os labs tem uma tendência para engordar e se for em frente com isso, o melhor é preparar-se para isso já. Mudar o regime alimentar ( e não, não entre em dietas para esterilizados, são uma porcaria, altere é a ddr e a frequência que lhe dá por dia e o exercício que lhe dá (o que poderá ser muito mais difícil, o exercício).
E não, o aumento de peso não será a única desvantagem, poderá ter outra, uma diminuição significativa de energia, o que lhe vai afectar o "drive" e o temperamento, logo se tem um cão vivo e energético e gosta dele assim poderá ficar com um outro cão mais inactivo e molengão.
Mas não há qualquer tipo de garantia que isso vá acontecer como não há qualquer tipo de garantia que isso não aconteça, há cães e cadelas que de alguma maneira permanecem da mesma maneira, mas de maneira geral ficam mais amorfos (acontece na maioria dos casos).
De uma maneira simplista e generalista (já tenho 3 ou 4 cios no lombo), o cio tem uma duração +- de um mês.
Nesse mês a vulva começa por aumentar o seu volume e a sangrar, os cães "abrem a pestana" e "acordam para a vida" mas estão com azar pois só levam é dentadas e patadas pois elas não estão receptivas. (por mais vigilância e "serenatas" que façam)
O que dura 1, 2 semanas +-.
Ao pararem de sangrar, as cadelas, começam a entrar na fase de receptividade (o que é mais difícil) pois já não estão activas a afastá-los com os "pés".
O período critico é do 7º ao 11º dia +- depois do sangue parar, aí os cães ficam muito mais proactivos e rápidos e as cadelas "abrem-se" todas.
Tendo eu uma cadela inteira vejo-me com muita frequência a estabelecer uma correlação entre uma cadela com o cio e o nadar recreativamente com tubarões.
Ou seja, quando a cadela começa com o cio, "os tubarões" estão lá à minha volta e tal mas nada de especial (não é nada que eu não esteja já habituado e as situações resolvem-se com muita facilidade, pois sendo mais chatos ou menos chatos, todos eles estão interessados mas na fase do olha isto brilha no escuro!)
Quando o sangue pára e tal, aí já é pior, é a mesma coisa do que nadar com os tubarões sangrando de um braço ou de uma perna (não pela agressividade mas pela próactividade, são mais assertivos, mais determinados e substancialmente mais, muito mais rápidos)
Portanto, isto tudo espremido, o que quero disser, é que o período crítico e "perigoso" é muito mais pequeno do que o tal mês.
Também já tive cães, portanto, "no outro lado da barricada" mas também não tive muita chatice nesta fase chata, atiravam-se à porta por uns 15 minutos e depois desistiam.
A operação é muito mais simples do que nas cadelas (não dispensados as bioquímicas e hemogramas).
Resumo.
Em vez de se preocupar com coisas secundárias ("pesos na conciência"), há que ser objetivo na escolha do que é o melhor para o seu cão.
Uma vez estabelecido que as vantagens clínicas da castração são ou podem ser residuais.
Faça estas perguntas a si mesmo(a).
Como é o meu cão?
Tenho condições para mantê-lo contido ou sob controle nestas condições?
Poderá o cio, por em risco a vida do meu cão?
Estarei eu preparado (a) na eventualidade de ter um cão ligeiramente diferente, igual mas menos energético?
Terei eu a disciplina necessária para implementar e seguir um novo regime de longa duração para evitar outras complicações clínicas tais como: diabetes, artroses, displasias, etc?

Faça estas e outras perguntas deste tipo e mediante o resultado terá o caminho a seguir.
Hugo84
Membro
Registado: terça jan 21, 2014 3:47 pm

terça jan 13, 2015 4:44 pm

Boa tarde. Também estava com essa dúvida é decidi castrar. Só trás benefícios para eles, o único problema será o engordar, mas como ele como a ração certa não terá esse problema. O ficar pachorrento é mito, conheço mais do que um cão castrado e são bem energéticos. Depende muito da raça. Eu castrei pela saúde dele e para acalmar um pouco a possessividade dele. Mas cada um sabe de si. Se não tem ideia de fazer criação não vejo porque não fazer. Em relação às cadelas acalma bastante.
balves219
Membro Júnior
Registado: quarta jan 14, 2015 6:25 pm

quarta jan 14, 2015 6:53 pm

Boa tarde, já deveria era estar castrado, é muito importante não só para a saúde do cão como para essas chatisses que traz quando não são.. E fará o cão muito mais calmo quando estiver no passeio..
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

quarta jan 14, 2015 9:23 pm

balves219 Escreveu:Boa tarde, já deveria era estar castrado, é muito importante não só para a saúde do cão como para essas chatisses que traz quando não são.. E fará o cão muito mais calmo quando estiver no passeio..
Deveria? Porquê?
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
sueska
Membro Veterano
Registado: terça nov 20, 2012 3:50 am

quarta jan 14, 2015 9:25 pm

Castrei o meu e nunca me arrependi, porque tb tenho uma cadela e foi complicado para ele o primeiro cio dela, ele é mais novo uns meses mas ficou bastante aflito, castrei.o e foi ficando mais calmo em relação ao cio da cadela, porque o meu cao, nao ficou mais gordo nem menos activo com a castração, ao contrario do que dizem, e ainda bem.
clourinho
Membro

quinta jan 15, 2015 11:37 am

Olá a todos, bom dia,

Botas96, obrigada pelo seu esclarecimento. Não fazia ideia de como era o cio nas cadelas. Realmente deve ser também bastante complicado estar desse lado.

Obrigada também aos restantes por partilharem a v/ opinião e experiência.

O assunto tem que ser bem ponderado uma vez que depois já não há volta atrás .

Ainda não tomámos nenhuma decisão mas começamos a assimilar que manter a situação assim é um risco. Tentamos ter o máximo de cuidado mas assim que ouve a porta a abrir parece um furacão, passa por cima de tudo e de todos. Ainda ontem ao final do dia estava eu a colocar as compras do supermercado para dentro de casa e furou por mim adiante e saltou o muro. A nossa sorte foi que a cadela que ali costuma andar (sim porque os donos a deixam andar por ali) não estava na rua senão estou a ver a cena de ele a correr atrás dela com os carros a circular. Ainda me fica debaixo de um carro por causa das meninas. O mesmo durante o passeio em que foi o tempo todo de cabeça no ar, nem liga ao que lhe digo. Antes durante o passeio conseguíamos fazer algum treino agora é completamente impossível porque não consigo captar a atenção dele :x, nem utilizando biscoitos. Durante a noite tem estado a melhorar, tivemos aí duas noites em que arranhava a porta para vir para a rua e ladrava mas agora deixou de o fazer. Espero que a restante loucura também passe.

Não percebo muito disto (ou mesmo nada :oops: ) mas gostava de perceber uma coisa, refere-se a possibilidade do aumento de peso, este aumento está relacionado com o facto de ficarem mais parados? ou é ao contrário e ficam mais parados perante o aumento de peso?

Obrigada.
icecosta
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2014 10:43 am

quinta jan 15, 2015 1:43 pm

Desde que mantenham o nivel de actividade do cão não vai existir aumento de peso ( fora do crescimento normal ).

Tem é de o manter activo visto que ao ser castrado, o nivel de actividade baixa.

O meu cão está castrado, nunca teve qualquer aumento de peso desde a castração, mas faz 10Km de corrida diáriamente, não quero dizer que precise de ter este tipo de actividade, mas tendo actividade não vai engordar.

Quanto á possibilidade de a vontade do cão fazer actividade fisica diminuir, no caso do meu cão, desde que eu o chame para fazer alguma coisa ele prontamente vem.

Mas tb é verdade que se o deixar ficar quieto na cama dele, ele fica lá o dia todo :)

Contudo mal me calço e visto o casaco já ele está de pé e as espreguiçar-se para ir a rua.

A castração terá obviamente diferenças de cão para cão, para alem do factor "cadelas em cio" o cão encontra-se devidamente estimulado fisicamente ou passa o dia todo sem fazer nada e a actividade resume-se a uns passeios para fazer as necessidades?

É que se for um cão com alto nivel de actividade que passa os dias fechado em casa, acaba por ser normal depois não o conseguir controlar ainda por cima com cadelas por perto.

Muitas vezes interpreta-se mal o comportamento do cão, e atribui-se determinado comportamento a coisas que nem sempre tem a ver com o verdadeiro problema.

O animal tem de estar devidamente estimulado fisica e mentalmente para poder ter um comportamento equilibrado.

Nomeadamente um cão com alto nivel de actividade vai estar sempre demasiado excitado e irriquieto caso passe o dia todo sem estimulos, não sei se será o caso mas vejo muita gente com cães "nervosos" que simplesmente não os conseguem controlar e depois vai se a ver o cão passa o dia fechado dentro de um apartamento, claro que saem á rua e não param quietos, ou então saltam um murro e fogem...

Para estes casos em antes de castrar tentava adaptar um bocado a vida do cão, dar-lhe mais estimulos fisicos e mentais.
Última edição por icecosta em quinta jan 15, 2015 1:53 pm, editado 1 vez no total.
Nobody can give you freedom
Nobody can give you equality
or justice, if you are a man
YOU TAKE IT

"Malcom X"
botas96
Membro Veterano

quinta jan 15, 2015 1:45 pm

o possível aumento de peso está relacionado com as alterações hormonais que o cão irá sofrer, irá afectar o metabolismo.
Portanto é importante regular a quantidade de exercício e a ddr.
Vai ser um período em que vai ter que conseguir achar o equilíbrio ideal para o seu cão, para o seu caso em particular.
Isto é para os outros users, que pelos vistos não pensam duas vezes antes de se atirarem de cabeça.
Eu não sou particularmente a favor da esterilização castração, porque sim ou porque vou salvar o mundo, se o fizer, poderei eventualmente a favor se isso for benéfico ao meu animal.
Se até lá não houver complicações só vou fazê-lo ao 7º ano ou quando eu reformar a minha pequena.
Há muitos problemas que podem advir, dessas operações ainda mais se forem feitas aos 6 meses ou semelhante, tais como:
vulva infantil
Incontinência
problemas na tiroide
propensão a certos tipos de cancro
intolerância a certas vacinas.
Conheço casos aqui na minha zona que têm alguns destes problemas.
basta procurar por aqui, na arca, se desejam saber em mais pormenor.
Tradicionalmente considera-se a maturação dos portes aos 12, 16 e 24 meses, mas isso é uma média, cada cão é um caso.
Dito isto, a única coisa que estou a disser é para se informarem bem antes de fazer.
clourinho, o seu cão se não é adulto está quase lá, ache lá as respostas às tais perguntas e terá a solução.
Se tiver hipóteses de adiar, adie.
Se tiver que fazer, faça-o. Mas pelos motivos certos.
Se não o fizer, então não o faça.
Agora é consigo
Geight
Membro Veterano
Registado: sexta mar 30, 2012 8:59 pm

quinta jan 15, 2015 7:11 pm

A castração traz inevitavelmente vantagens e desvantagens, tem de pesar na balança o que é melhor para si e para o cão.

Pessoalmente, o meu cão foi castrado já com uns bons anos por razões médicas que o justificaram e a personalidade manteve-se a mesma.
O que mudou de facto foi uma menor marcação de território e o aumento substancial de apetite e peso (mesmo mantendo e intensificando o exercício diário).
<p>&nbsp;</p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
Responder

Voltar para “Cães”