Tenho uma cadelinha rafeira, a Xica, com 10 meses. E queria agora adoptar um gato.
Moro num apartamento.
Qual é a vossa opinião em relação a isso? Não vai haver "confronto de titans"?

Digam algo.
Abraço
Moderador: mcerqueira
Obrigado pela resposta breve.Floripes3 Escreveu:Quando se quer ter um gato e um cão, deve-se levar primeiro o cão para casa e só depois o gato. Portanto, a situação está equilibrada.
Quando levar o gato para casa, deixe-os tomar conhecimento um com o outro, mas sem os deixar aproximar-se: o mais certo é o gato assanhar-se e bufar, por isso tem de se ter cuidado com as unhadas. É uma reacção de defesa normal, mas deve ser vigiada.
Depois, vá tocando conforme a música: não deixe a cadela brincar à bruta com o gato, o qual, aliás, deve levar alguns dias a adaptar-se e por isso se vai esconder, fugir quando o cão entra no seu espaço, etc., nem o gato andar à sapatada à cadela.
Se agir com calma, marcando sempre o lugar de cada um, tudo correrá bem.
Boa sorte.
E da parte da cadela qual vai ser a reação?gata7b Escreveu:Pode ajudar na medida em que poderá ser mais fácil para o gato adaptar-se ao cão. Se fosse um gato adulto que claramente não gostasse de cães, dificilmente iria mudar. Assim é um gatinho ainda a descobrir o mundo, e se as interações com o cão forem positivas, ele irá crescer a gostar de cães.