Possibilidade legal de ficar com o cachorro ou não

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

JulioMendes
Membro Júnior
Registado: quarta out 01, 2014 12:07 pm

domingo fev 01, 2015 1:42 pm

Boa tarde, gostava se possível que me ilussidassem relativamente a uma questão legal. Encontrei na rua um cachorro que, segundo o médico veterinário, trata-se de um American Pit Bull Terrier ou de um cruzamento do mesmo. Visto o comércio e a introdução desta espécie no país ser proibida, poderei ficar com o cachorro sem ter problemas legais? É que já nos afeiçoamos ao cachorro e custaria imenso enviá-lo para um canil. Obrigado desde já.
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

domingo fev 01, 2015 3:00 pm

Pode e deve, há vários tópicos sobre o assunto aqui, um deles anda por aqui.
Mas posso-lhe adiantar que tratando-se de um pp, há certos requisitos que precisa ter, não os sei de cor agora, mas basta pesquisar.
Vá ao site da sua junta de freguesia
pesquise como educar um cão.
Pesquise também como ter "unhas" para o cão (se não as tiver ou se for o primeiro cão).
Pesquise também associações, escolas que o possam a ajudar a educar e a desfazer a energia em excesso.
pesquise gameness p.e.
Esteja atento à evolução do cão.
Nos primeiros sinais de problemas e que não consiga resolver procure ajuda profissional.
Conheça a fundo o seu cão.
JulioMendes
Membro Júnior

domingo fev 01, 2015 4:01 pm

Tenho consciência que sendo uma raça PP requer uma série de requisitos, cujos estou disposto o cumprir. Só tenho receio de ter problemas por a autoridade pressupor que o comprei, uma vez que não terei comprovativo de adopção; poderão assumir que o comprei. Outro receio que tenho é que, não conhecendo a sua origem e linhagens, se não será uma cadela de temperamento agressivo e como tal, não seja compatível para estar com os meus outros caninos. Outra questão que se levanta: quantos caninos é permitido ter numa moradia?
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

domingo fev 01, 2015 5:09 pm

O cão até se pode parecer com um APT, mas se não tem documentação nenhuma a comprovar a ascendência, é um rafeiro como outro qualquer. Além disso, ao crescer o cachorro pode ainda modificar-se e vir a parecer-se com outra coisa qualquer, ou mesmo como nenhuma raça conhecida.

Quanto à origem do cão, encontrou-o na rua, não encontrou? Por que carga de água cairiam sobre si, que o encontrou e retirou da rua? Quanto muito, iriam ter com o criador, se acaso se soubesse quem é. Esse é que está a prevaricar.

No entanto, se tem dúvidas e para que futuramente não o incomodem a propósito da fisionomia do cão, faz bem em registá-lo, fazer o seguro e cumprir todos os requisitos legais exigidos pela lei para os PP e seus cruzamentos, usar a trela e o açaime, etc.

Para já, registe o cachorro como aquilo que é, um cão sem raça definida. Para isso, não precisa de levar nenhuma foto nem nada que identifique o cão, e também não precisa de falar em supostas raças ou cruzamentos. Basta levar o boletim de vacinas e pagar as taxas que lhe pedirem, para o efeito.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Floripes3
Membro Veterano

domingo fev 01, 2015 5:15 pm

JulioMendes Escreveu:...Outro receio que tenho é que, não conhecendo a sua origem e linhagens, se não será uma cadela de temperamento agressivo e como tal, não seja compatível para estar com os meus outros caninos.
Quanto a isso, nada há a fazer, senão esperar que o animal cresça e vá revelando o seu carácter. Mas pela reacção inicial ao ser posto junto dos outros já poderá avaliar um pouco que feitio ele tem. Depois, é ir educando e, se for o caso, recorrer ao treino com um bom profissional.
Outra questão que se levanta: quantos caninos é permitido ter numa moradia?
Depende da classificação da sua moradia. Se estiver em terreno semi-rústico, poderá ter até seis cães. Para todos os outros casos -- moradias urbanas ou apartamentos -- só são permitidos até três cães adultos e um máximo de quatro animais, caso tenha gatos, por exemplo.
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
JulioMendes
Membro Júnior

domingo fev 01, 2015 7:50 pm

Obrigado pelas dicas e conselhos que me forneceram. De qualquer das formas irei registá-lo como PP, o seguro morreu de velho.
Floripes3
Membro Veterano

segunda fev 02, 2015 12:48 am

Ok, o senhor é que sabe.

Se tiver uma foto do cachorro, ponha-a aqui. Há users que têm desses cães, eles poderão dizer-lhe o que o cão é de facto.
JulioMendes
Membro Júnior

segunda fev 02, 2015 1:28 pm

Vou tentar colocar então uma fotografia, desde já ahradeço a ajuda prestada e o tempo dispendido. Só uma última questão, poderei registá-lo como American Pit Bull Terrier ou cruzado de American Pit Bull Terrier sem ter problemas legais? Estamos bastante afeiçoados à cachorra mas não queríamos ter problemas por causa dela.
JulioMendes
Membro Júnior

segunda fev 02, 2015 7:19 pm

Obrigado pela ajuda, portanto vai-me ser possível ficar com a cadela sem ter problemas legais, correcto? Respondo a uma questão, como mencionei anteriormente não tenho a certeza, o médico eterinário é que me disse que tinhas todos os traços para ser um American Pit Bull Terrier, e se tal não fosse, de certeza que seria cruzado de.
JulioMendes
Membro Júnior

segunda fev 02, 2015 10:05 pm

Exacto, pode mesmo crescer e tornar-se num canídeo de aspecto completamente diferente. A ver vamos, espero é que acima de tudo seja saudável.
Floripes3
Membro Veterano

terça fev 03, 2015 12:43 am

Ponha aqui uma foto, logo veremos se o vet teve razão ou não. Porque a maior parte deles pouco ou nada percebem de raças.
JulioMendes
Membro Júnior

terça fev 03, 2015 8:06 pm

Lamento mas não consigo postar a fotografia, visite por favor o pet site.
JulioMendes
Membro Júnior

terça fev 03, 2015 8:49 pm

De facto o que me chamou a atenção foi o facto de a cachorra estar sozinha perto de uma valeta escondida no meia de um cartão. Não sei qual será a história dela nem se será pura, mas agora que sei que a posso ter sem ter problemas, sei que a vou fazer feliz como tenho feito o resto da minha família canina.
Floripes3
Membro Veterano

quarta fev 04, 2015 12:15 am

É bonita, sim senhor, e vista de cima parece ser parecida com a raça que disse. :)

Mas ainda tem muito para crescer, focinhos largos e redondos todos os cachorros têm. Além disso, rafeiros de cara larga e focinhos quadrados há muitos, sem se parecem com mais senão consigo próprios.

Felicidades para ela!
JulioMendes
Membro Júnior

quarta fev 04, 2015 4:50 pm

De facto, depois de ver muitas fotografias, cada vez me convenço mais que será mesmo um American Pit Bull Terrier, mas é como diz, ainda tem muito para crescer, e pode tornar-se completamente diferente. De qualquer das formas, obrigado pelos elogios, e nem que seja rafeirinha, vai ser a minha princesa da rua. :p
Responder

Voltar para “Cães”