Boas pessoal,
Sou voluntária num abrigo de cães abandonados e apaixonei-me por um cão com cerca de 1 ano que pondero trazer para minha casa (já tenho 1 gato).
Tentei fazer uma pesquisa aqui no fórum mas não encontrei muita coisa acerca de experiências que tenham tido com a introdução de cães já cresciditos nas vossas casas... falem acerca das vossas experiências e como educaram os cães já adultos, por exemplo a não ladrar quando ficam sozinhos ou a fazer xixi e coco na rua. Não tenho muita experiência em educar cães portanto tenho receio que educar um cão mais crescidinho e já com "vícios" seja mais difícil do que começar a educa-lo desde cachorrinho.
Alguns detalhes:
- Moro em apartamento e tenho um gato macho adulto que coabita bem com cães apesar de não lhes dar grandes confianças lol.
- O cão encontra-se no abrigo há cerca de 3 meses e parece ter sido cão de casa antes disso.
- Aparenta ser uma cão muito enérgico, brincalhão e carente de afecto e sociável com outros cães e pessoas (com gatos ainda não avaliei).
- Conto ir passear com ele nos próximos dias para avaliar como se comporta em passeio de trela.
Obrigada.
Adopção de cão com 1 ano
Moderador: mcerqueira
Eu adoptei uma cadela adulta de um canil. Já devia ter pelo menos 1 ano, nem sei. Como nunca tive um cachorrinho, nao sei comparar, mas imagino que um adulto seja mais fácil em algumas coisas. A minha nunca fez as necessidades em casa e nunca ladrou, pelo que nao foi preciso ensinar. De resto, se fazia algo errado (por exemplo por as patas em cima da mesa) corrigia e dizia um "nao" zangado. Nao me parece que seja especialmente dificil ensinar um cao adulto, afinal os caes bebes tembém podem ladrar em casa e fazem de certeza as necessidades em casa.
Boa sorte!
Boa sorte!
Eu tenho uma cachorra que adoptei com 2,5meses (vai fazer 3 anos) e um velhote que veio diretamente da rua há cerca de um ano (deve ter cerca de 9/10 anos).
Deu muito mais trabalho educar a pequena do que o velhote sem dúvida.
Ele chegou aqui vindo diretamente da rua e aprendeu tudo num instante.
Fez xixi duas vezes dentro de casa quando chegou e assim que se apercebeu que havia horários de ir à rua nunca mais. Aprendeu a sentar... só não precisa de aprender a deitar porque tocamos-lhe para dar uma festinha e ele desmaia logo ali de perna aberta! Só ainda não consegui pô-lo a dar-se bem com outros cães.
A meu ver quanto mais velho for o cão, mais calmo vai ser e portanto vai ter a atenção mais focada naquilo que se quer dele. Os putos não ligam nenhuma a nada nem a ninguém, então na fase da adolescência ainda desafiam o dono
Deu muito mais trabalho educar a pequena do que o velhote sem dúvida.
Ele chegou aqui vindo diretamente da rua e aprendeu tudo num instante.
Fez xixi duas vezes dentro de casa quando chegou e assim que se apercebeu que havia horários de ir à rua nunca mais. Aprendeu a sentar... só não precisa de aprender a deitar porque tocamos-lhe para dar uma festinha e ele desmaia logo ali de perna aberta! Só ainda não consegui pô-lo a dar-se bem com outros cães.
A meu ver quanto mais velho for o cão, mais calmo vai ser e portanto vai ter a atenção mais focada naquilo que se quer dele. Os putos não ligam nenhuma a nada nem a ninguém, então na fase da adolescência ainda desafiam o dono

Ora eu adoptei um cão de raça boxer, que não veio da rua nem de um abrigo.
Estava com uma familia que deixou de poder ficar com ele, por motivos de convivencia com outros animais que estavam na casa.
O cão veio para minha casa com 1 ano e meio.
Vou lhe inumerar os vicios positivos que o meu cão trouxe
Fazer necessidades dentro de casa foi coisa que nunca me afectou, porque ele já sabia que as necessidades eram cá fora, embora eu já tivesse preparado para a eventualidade de ter de o ensinar, não foi o meu 1º cão já tinha tido vários ao longo dos anos, mas já não tinha nenhum á cerca de 10 anos.
Em segundo lugar de acordo com a minha experiencia e contráriamente ao ditado popular.
Sim pode ensinar novos truques a um cão "velho"
O ladrar é daquelas coisas se o cão ladrar muito vai sempre ter um cão que ladra embora possam ser ensinados a parar de ladrar um cão que ladre frequentemente vai sempre fazer algum barulho.
O meu faz jus ao caracter da raça e deixa os latidos para quando algum estranho bate á porta de casa, fora isso confesso que nunca o ouvi a ladrar, nem mesmo quando passamos por aqueles cães histéricos que ladram a tudo ele mantem-se em silencio.
Depois é uma questão de ver se realmente está na disposição de ter o animal consigo, analisar o porte do animal a despesa que vai dar, tentar perceber se poderá ter algum comportamento que indique que o cão possa ter um temperamento mais dominante.
Animais dominantes para donos sem experiencia pode dar mau resultado.
Resumindo no meu caso não me arrependo de ter adotado um cão já com 1 ano e meio, até para dizer a verdade fiquei super satisfeito e foi-me bastante mais em conta do que comprar um cão.
Andava a procura de um cão de raça boxer, foi uma raça que sempre quis ter mas por motivos do destino nunca tinha acontecido.
Andava eu a tentar decidir-me onde comprar um cachorro.
Quando me deparo com um cão de raça boxer para adopção fui ve-lo e voltou nesse dia comigo.
Até hoje não estou minimamente arrependido pelo contrário foi uma sorte te-lo encontrado.
E acho que ele tambem sente o mesmo
E não sei se já mencionei ficou-me muito em conta.
E depois fico um bocado babado porque ouço coisas como á dois dias atrás quando fui com ele a veterinária e ela me diz que dos poucos boxers que vão lá á clinica o meu é o que tem melhor porte e aparenta tambem ter um excelente caracter
Se tiver alguma duvida disponha ....
Estava com uma familia que deixou de poder ficar com ele, por motivos de convivencia com outros animais que estavam na casa.
O cão veio para minha casa com 1 ano e meio.
Vou lhe inumerar os vicios positivos que o meu cão trouxe

Fazer necessidades dentro de casa foi coisa que nunca me afectou, porque ele já sabia que as necessidades eram cá fora, embora eu já tivesse preparado para a eventualidade de ter de o ensinar, não foi o meu 1º cão já tinha tido vários ao longo dos anos, mas já não tinha nenhum á cerca de 10 anos.
Em segundo lugar de acordo com a minha experiencia e contráriamente ao ditado popular.
Sim pode ensinar novos truques a um cão "velho"
O ladrar é daquelas coisas se o cão ladrar muito vai sempre ter um cão que ladra embora possam ser ensinados a parar de ladrar um cão que ladre frequentemente vai sempre fazer algum barulho.
O meu faz jus ao caracter da raça e deixa os latidos para quando algum estranho bate á porta de casa, fora isso confesso que nunca o ouvi a ladrar, nem mesmo quando passamos por aqueles cães histéricos que ladram a tudo ele mantem-se em silencio.
Depois é uma questão de ver se realmente está na disposição de ter o animal consigo, analisar o porte do animal a despesa que vai dar, tentar perceber se poderá ter algum comportamento que indique que o cão possa ter um temperamento mais dominante.
Animais dominantes para donos sem experiencia pode dar mau resultado.
Resumindo no meu caso não me arrependo de ter adotado um cão já com 1 ano e meio, até para dizer a verdade fiquei super satisfeito e foi-me bastante mais em conta do que comprar um cão.
Andava a procura de um cão de raça boxer, foi uma raça que sempre quis ter mas por motivos do destino nunca tinha acontecido.
Andava eu a tentar decidir-me onde comprar um cachorro.
Quando me deparo com um cão de raça boxer para adopção fui ve-lo e voltou nesse dia comigo.
Até hoje não estou minimamente arrependido pelo contrário foi uma sorte te-lo encontrado.
E acho que ele tambem sente o mesmo

E não sei se já mencionei ficou-me muito em conta.
E depois fico um bocado babado porque ouço coisas como á dois dias atrás quando fui com ele a veterinária e ela me diz que dos poucos boxers que vão lá á clinica o meu é o que tem melhor porte e aparenta tambem ter um excelente caracter
Se tiver alguma duvida disponha ....
Nobody can give you freedom
Nobody can give you equality
or justice, if you are a man
YOU TAKE IT
"Malcom X"
Nobody can give you equality
or justice, if you are a man
YOU TAKE IT
"Malcom X"