Avaliação Ração
Moderador: mcerqueira
Icecosta.
Não conheço a dingo, mas ia-lhe perguntar acerca desse kg a menos.
Pode e deve aumentar-lhe a ddr. Se as necessidades energéticas assim o exigirem, não se esqueça que a ddr na saca é apenas uma base e deve fazer pequenos acertos para o cão em questão até encontrar o equilíbrio.
Nos tempos em que apertava com a minha pequena (15 kg) e vou voltar a apertar, eu chegava-lhe a dar cerca de 500 a 600 g por dia, no entanto na saca vai dos 195, 260 ou 300g aprox.) dependendo da marca.
Muito dependia do tipo de dia, se fosse um dia normal era a ddr da saca, se fosse um dia puxado então era a ddr acertada, e foi um processo lento até achar o equilíbrio.
Uma coisa que o sal pode fazer, é retenção de líquidos
Dinossauro
Se for pesquisar o tópicos de rações vai ver que muitos deles descambam para o disparate.
O que lhe estou a tentar dizer é que tem que pesquisar mais sobre o assunto para deixar de ser um curioso para passar a ser um curioso o mais bem informado possível, só assim vai ter sentido crítico que lhe vai ser útil para não se deixar levar pelo poder, só pelo poder das marcas, para decidir qual o melhor caminho a seguir em relação a uma dieta a aplicar, qual tipo de dieta quer dar, a melhor interpretar o rótulo dos constituintes e qual os melhores constituintes.
Eu já estive nessa angústia e algumas opiniões só me desajudaram, pois nada mais fizeram para contribuir mais para a confusão.
As rações que lhe dei, foi difícil a fase dos 3/4 meses aos 12 meses
rações puppy
Pro plan, Purina one, Naturea (não gostou, não pegava nem que porca torcesse o rabo)
Acana (enjoo e diarreia)
Orijen (pegou bem mas no entanto era pesada demais para ela)
specifique ( vi belas criticas, comprei a saca, tinha nos componentes, manteiga em pó e sacarose, nem entrou em casa, parei pelo caminho e dei a um canil).
RC labrador (pegou bem, gostei, comia como ração e como recompensa).
Adulta
Como o meu bolso estava-me a pedir misericórdia achei uma boa ração de manutenção preço/qualidade affinity ultima.
Mas presentemente estou a pensar noutras mais adequadas a um maior desgaste energético.
Não conheço a dingo, mas ia-lhe perguntar acerca desse kg a menos.
Pode e deve aumentar-lhe a ddr. Se as necessidades energéticas assim o exigirem, não se esqueça que a ddr na saca é apenas uma base e deve fazer pequenos acertos para o cão em questão até encontrar o equilíbrio.
Nos tempos em que apertava com a minha pequena (15 kg) e vou voltar a apertar, eu chegava-lhe a dar cerca de 500 a 600 g por dia, no entanto na saca vai dos 195, 260 ou 300g aprox.) dependendo da marca.
Muito dependia do tipo de dia, se fosse um dia normal era a ddr da saca, se fosse um dia puxado então era a ddr acertada, e foi um processo lento até achar o equilíbrio.
Uma coisa que o sal pode fazer, é retenção de líquidos
Dinossauro
Se for pesquisar o tópicos de rações vai ver que muitos deles descambam para o disparate.
O que lhe estou a tentar dizer é que tem que pesquisar mais sobre o assunto para deixar de ser um curioso para passar a ser um curioso o mais bem informado possível, só assim vai ter sentido crítico que lhe vai ser útil para não se deixar levar pelo poder, só pelo poder das marcas, para decidir qual o melhor caminho a seguir em relação a uma dieta a aplicar, qual tipo de dieta quer dar, a melhor interpretar o rótulo dos constituintes e qual os melhores constituintes.
Eu já estive nessa angústia e algumas opiniões só me desajudaram, pois nada mais fizeram para contribuir mais para a confusão.
As rações que lhe dei, foi difícil a fase dos 3/4 meses aos 12 meses
rações puppy
Pro plan, Purina one, Naturea (não gostou, não pegava nem que porca torcesse o rabo)
Acana (enjoo e diarreia)
Orijen (pegou bem mas no entanto era pesada demais para ela)
specifique ( vi belas criticas, comprei a saca, tinha nos componentes, manteiga em pó e sacarose, nem entrou em casa, parei pelo caminho e dei a um canil).
RC labrador (pegou bem, gostei, comia como ração e como recompensa).
Adulta
Como o meu bolso estava-me a pedir misericórdia achei uma boa ração de manutenção preço/qualidade affinity ultima.
Mas presentemente estou a pensar noutras mais adequadas a um maior desgaste energético.
A dingo adult & daily é para cães com actividade normal, dei-lhe cerca de 500gr diárias mas mesmo assim acabou por perder peso o que não me surpreendeu muito pq lá está é para actividade normal a ddr é entre 340-420Gr.
A dingo energy & fit é para cães com mais actividade, a dose diária recomendada é a mesma, estou-lhe a dar cerca de 500gr diárias ( ou seja já acima da DDR) e vou analisar ao fim de 1 mes se realmente perdeu peso se sim vou mudar, se não vou continuar e vou avaliando.
Se com a energy & fit perder peso. compensa mais mudar para uma ração mais cara como a taste of the wild do que estar a aumentar a dose diária, visto que com a taste of the wild a dar-lhe a volta de 450gr ele ainda ganhou peso.
O meu bolso é que não vai achar piada mas prontos ...
A dingo energy & fit é para cães com mais actividade, a dose diária recomendada é a mesma, estou-lhe a dar cerca de 500gr diárias ( ou seja já acima da DDR) e vou analisar ao fim de 1 mes se realmente perdeu peso se sim vou mudar, se não vou continuar e vou avaliando.
Se com a energy & fit perder peso. compensa mais mudar para uma ração mais cara como a taste of the wild do que estar a aumentar a dose diária, visto que com a taste of the wild a dar-lhe a volta de 450gr ele ainda ganhou peso.
O meu bolso é que não vai achar piada mas prontos ...
Nobody can give you freedom
Nobody can give you equality
or justice, if you are a man
YOU TAKE IT
"Malcom X"
YOU TAKE IT
"Malcom X"
A Visán Optima Adult Lamb & Rice será melhor que a criadores de cordeiro ?
Eu tenho dado criadores cordeiro, agora estou a dar 2 sacos de criadores frutas e verduras e depois tenciono em principio voltar a criadores cordeiro... a ver se desta vez não tenho problemas com a tienda, se tiver é o fim na ''relação'' com eles. Mas a Visán Optima Adult Lamb & Rice eu arranjo perto de casa, não sei o preço, mas arranjo.... será melhor ?
Depois vi a marca Applaws com 5 estrelas... mas nao me lembro onde já a vi a venda nem os preços. Será melhor que a criadores ?
Eu tenho dado criadores cordeiro, agora estou a dar 2 sacos de criadores frutas e verduras e depois tenciono em principio voltar a criadores cordeiro... a ver se desta vez não tenho problemas com a tienda, se tiver é o fim na ''relação'' com eles. Mas a Visán Optima Adult Lamb & Rice eu arranjo perto de casa, não sei o preço, mas arranjo.... será melhor ?
Depois vi a marca Applaws com 5 estrelas... mas nao me lembro onde já a vi a venda nem os preços. Será melhor que a criadores ?
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm
A Applaws é cara, mas na minha opinião é jeitosa.
E prefiro a Criadores à Visan Optima, mas mesmo assim a Visan Optima não é má.
E prefiro a Criadores à Visan Optima, mas mesmo assim a Visan Optima não é má.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 20, 2005 10:08 am
Boa Noite...dinossaur0 Escreveu:Tal como disse no primeiro post, não sou nenhum intendido na matéria e tenho pouco conhecimento de causa..botas96 Escreveu:Deixem-me contribuir para a confusão.
http://www.dogfoodadvisor.com/
E sabia outro, mas já me esqueci qual era.
Sinceramente, estou saturado deste tipo de tópico, anda-se à volta inúmeras vezes e acaba tudo à batatada, uma autêntica guerra civil este assunto.
Mas se está assim tão preocupado com que o cão come, há coisas a reter.
Há vários tipos de dieta e dentro delas vários subtipos. p.e. cá vai alguns.
rações secas- temos à base de cereais e sem cereais.
B.A.R.F. - cozido ou cru, cru prey model, etc, etc.
Não conhecia o site que pôs mas acredito que seja do mesmo tipo, o site que pus aqui não é feito por nutricionistas mas por "nerds" adeptos de proteína. (portanto é parcial)
Este tema é um campo de minas, mas se puser os facciosos da teoria de parte, sentimento de culpa promovidos pelo marketing das marcas e lealista a marcas, vai descobrir que ambos tem muito em comum.
A industria das rações é um meio para rentabilizar restos da nossa própria industria alimentar sem qualquer valor económico mas apto ao consumo.
Os adeptos do biológico, muitos depois vão ao talho buscar raspas e tal, é fresco é verdade mas por mais variadas razões acaba por não ser o que nós comemos.
Vai estoirar os miolos ao procurar por si o que realmente é barulho e o que é sustento.
Todo o tipo de dietas tem as suas qualidades e defeitos.
Informe-se para ter um julgamento crítico e não emprenhe pelos ouvidos.
De resto, qualquer tipo de dieta premium ou super premium é capaz de lhe nutrir bem o cão, seja seca, ou biológica.
É capaz de ouvir também que os cães são os descendentes dos lobos e os lobos isto e os lobos aquilo. Mas os nossos cães não são lobos, não têm a mesma necessidade calórica, não têm um limite de recursos ou limite de oportunidades para se alimentar e não tem o dia a dia deles.
Também não vá na cantiga de dietas específicas de raças, é marketing, porque em muitos casos só muda o formato e o tamanho do granulado.
Posso-lhe disser que no meu caso já deu ração específica para labrador, e no entanto pesa 1/3 de um labrador.
A comida desidratada já tem a papinha toda feita, a comida biológica tem mais trabalho na pesquisa para oferecer uma dieta equilibrada e de qualidade, exige mais logística (arcas p.e.), em termos de euros acaba por ser ela por ela.
E também não se guie muito com o que os outros acham de determinada ração, pelo simples facto que pode obter dois resultados diferentes com a mesma ração. p.e.
Nestes sites e em casa de muito boa gente, a acana é só estrelas mas cá em casa é só diarreia e enjoo passado 3 semanas a 1 mês.
Batatada, guerra civil? Acho que está a exagerar um pouco. Apenas partilhei o artigo precisamente porque não "emprenho pelos ouvidos" e gosto sempre de ouvir várias opiniões para depois poder tirar as minhas próprias conclusões.
O sitio que partilhou, também já tinha postado numa mensagem a trás e deixo aqui ainda outro: http://www.allaboutdogfood.co.uk/
Compreendo tudo o que diz, e estou de acordo consigo, nada como experimentar os efeitos da ração no cão, cada caso é um caso.
Mas também não podemos pensar que é tudo igual e que a constituição da ração não é um factor importante.
Já agora, gostava de saber que ração é que os seus cães comem.
Mas uma vez digo, não sou intendido na matéria, sou apenas um curioso que não se quer deixar levar pelo poder das marcas.
Bom relato, obrigado pela partilhaicecosta Escreveu:A minha opinião sobre esses sites é que valem pelo que valem ...
Em relação a rações só tenho mesmo a minha experiencia com o meu cão em que já lhe dei várias marcas de raçoes desde, acana, taste of the wild, dingo, profine, visan, e inicialmente dei-lhe tambem raçao do lidl e do continente.
Entretanto os resultados com as marcas mais conceituadas acana, taste of the wild nada a apontar á excepção do preço/kge mesmo assim a taste of the wild para o preço que custa até nem é muito mau (mas contem sal dizem que faz mal aos cães não sei se é assim ou não....) foram mais ou menos identicas não existe grandes diferenças (isto com o meu cão).
Entretanto entre a profine a dingo e a visan a que me deu resultados melhores foi a dingo embora o cão tenha perdido 1 Kg num mes isto tb porque comprei-lhe a dingo adult & daily e o cão faz 10Km de corrida todos os dias, seguido de outro tipo de actividades sendo que a mais desgastante em termos energéticos será a corrida mas por norma diariamente terá actividade fisica durante 2H/3H portanto até nem foi assim muita perda de peso.
Actualmente estou a experimentar a dingo energy & fit e parece-me bem a nivel energético claro dou-lhe mais do que o recomendado na tabela mas a nivel de pelo e a nivel de coco parece consistente a ração.
Já a profine e a visan a nivel de cocos eram inconsistentes umas vezes com mais consistencia outras vezes com menos.
Para os mais criticos sim dou-lhe ração a mais mas a verdade é que tendo em conta o nivel de actividade que ele tem, sempre lhe dei ração a mais independentemente da marca.
A grande diferença é que com a adult & daily mesmo a dar ração a mais perdeu peso, mas já devia ter esperado isso tendo em conta a ração que era agora vou ver qual será a evolução com a energy & fit.
Mas para já parece-me positivo.
Independentemente da marca da ração acabo sempre tb por suplementar com frango, miudos, arroz, couve, cenoura, maças, e 1 ovo durante o fim de semana tudo cozido.
Resta-me entretanto relatar a minha breve ( ou do meu cão ) experiencia com as ração do lidl e do continente, é pegar naquilo e dar a uma organização ou deitar ao lixo não vale nada. é optimo se alguem quiser por o cão de diarreia é tiro e queda.
Há inúmeros posts sobre rações e as conclusões são sempre as mesmas... Esta é melhor que aquela... Não é nada, aquela é muito melhor que a outra... Negativo, a outra é muito superior a esta... E esta é muito melhor que aquela... Era isto que o botas96 queria dizer, e mais... acrescento eu... a subjectividade é tanta que já me chateia estas discussões...
Cada cão é um cão... um indivíduo, e o que resulta num cão, pode não resultar noutro...
Mas uma coisa é certa... Há rações que são, perigosas para os cães...
Disseram-me há dias que rações com alto teor de proteína(Origen, por exemplo) seriam perigosas a nível de rins para os patudos... e no entanto, por muitos sítios de análises de rações, os famosos experts, é 5 estrelas...
Por isso... nem me pronuncio sobre marcas... Rio-me quando as marcas, "criam" rações para uma determinada raça... Marketing puro e só engana quem quer ser enganado...
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>António Pato</strong></p>
A orijen para mim está fora de hipotese porque já é demasiado cara, contudo a critica afirma que será das melhores rações existentes no mercado.
Só que depois lá está encontramos argumentos como este do excesso de proteina.
Resumindo nada como analisar como o cão reage á ração e decidir qual a melhor ração que se adequa ao cão e ao nosso bolso.
Só que depois lá está encontramos argumentos como este do excesso de proteina.
Resumindo nada como analisar como o cão reage á ração e decidir qual a melhor ração que se adequa ao cão e ao nosso bolso.
Nobody can give you freedom
YOU TAKE IT
"Malcom X"
YOU TAKE IT
"Malcom X"
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 12, 2012 8:03 pm
Quanto ao facto de proteína a mais fazer "mal" ao rim...
Existem inúmeros estudos que indicam o contrário, inclusivé estudos em animais idosos saudáveis, cujo tempo de vida foi maior no grupo de cães alimentados com maior teor proteíco.
Em animais saudáveis não se verifica correlação entre uma dieta rica em proteína e doença renal.
Estudos em animais com insuficiência renal - cães com insuficiência renal ficam com o estado de urémia agravado devido ao facto de a ureia ser um produto da metabolização da proteína. De outro modo, a dieta rica em proteína não aumentou a deteoração já sofrida pelo rim.
Posto isto, como os cereais são mais baratos e podem ser um subproduto da indústria alimentar, a pressão financeira e o marketing do mundo das rações ditaram uma lavagem cerebral a Médicos Veterinário e consumidores.
PS- Os hidratos de carbono não são considerados necessários na alimentação de cães e gatos, segundo a AAFCO.
Existem inúmeros estudos que indicam o contrário, inclusivé estudos em animais idosos saudáveis, cujo tempo de vida foi maior no grupo de cães alimentados com maior teor proteíco.
Em animais saudáveis não se verifica correlação entre uma dieta rica em proteína e doença renal.
Estudos em animais com insuficiência renal - cães com insuficiência renal ficam com o estado de urémia agravado devido ao facto de a ureia ser um produto da metabolização da proteína. De outro modo, a dieta rica em proteína não aumentou a deteoração já sofrida pelo rim.
Posto isto, como os cereais são mais baratos e podem ser um subproduto da indústria alimentar, a pressão financeira e o marketing do mundo das rações ditaram uma lavagem cerebral a Médicos Veterinário e consumidores.
PS- Os hidratos de carbono não são considerados necessários na alimentação de cães e gatos, segundo a AAFCO.
-
- Membro Veterano
Boas...
Eu posso aqui citar inúmeros estudos que comprovam o que afirmei em cima...
E depois há o marketing da marca...
Aliás, já que fala em animais idosos, se verificar, quase todas as marcas, preconizam rações com mais baixo teor proteíco/gordura para cães idosos... e não é só pela baixa actividade desses cães...
E depois a coberto da quantidade de proteína, cobram-se quantias exorbitantes...
Mas cada um é que sabe... Eu nunca usei, não uso, nem usarei nunca... Orijen! Mas isso sou eu que sou nervoso...
Eu posso aqui citar inúmeros estudos que comprovam o que afirmei em cima...
E depois há o marketing da marca...
Aliás, já que fala em animais idosos, se verificar, quase todas as marcas, preconizam rações com mais baixo teor proteíco/gordura para cães idosos... e não é só pela baixa actividade desses cães...
E depois a coberto da quantidade de proteína, cobram-se quantias exorbitantes...
Mas cada um é que sabe... Eu nunca usei, não uso, nem usarei nunca... Orijen! Mas isso sou eu que sou nervoso...
<p>Cumprimentos </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm
Relativamente à proteína a minha veterinária disse-me que não me deveria preocupar muito a não ser se a Pucca fosse doente renal... E não vende nenhuma das marcas de rações mais ricas em proteína...
-
- Membro Veterano
Boas...
Oh Regina, eu alertei... o resto é com os donos dos cães...
Oh Regina, eu alertei... o resto é com os donos dos cães...
<p>Cumprimentos </p>
-
- Membro Veterano
Caro António, por favor coloque aqui esses artigos, ou mande-me por pm, não é uma crítica ou algo que se pareça, mas os únicos a que tive acesso datam de 1940.
E já que é mais fácil acreditar nas marcas de referência cheias de marketing do que em estudos independentes, aqui está um mito "desvendado" pela Purina acerca da proteína na dieta dos animais idosos:
https://purinaveterinarydiets.com/nutri ... d-protein/
Assim parece mais credível?
E já que é mais fácil acreditar nas marcas de referência cheias de marketing do que em estudos independentes, aqui está um mito "desvendado" pela Purina acerca da proteína na dieta dos animais idosos:
https://purinaveterinarydiets.com/nutri ... d-protein/
Assim parece mais credível?
-
- Membro Veterano
Boas...
Lembro-me de ter lido há já algum tempo, repito, vários artigos onde o elevado teor proteíco de uma ração para cães, seria prejudicial para os rins do próprio animal... Não li em profundidade, nem procurei saber mais sobre o assunto, porque me deixou de interessar, em virtude de ter optado por outro método de alimentação, o RAW...
Mas ainda assim dê uma espreitadela aqui neste link e se tiver interesse, aprofunde... http://caes.topartigos.com/alimentos-de ... teina.html
Penso que esta associação, a AAFCO (Associação Americana de Autoridades de controle de alimentação) é fiável, não acreditando eu, muito na Purina... mas isso já disse... sou eu que ando nervoso...
Lembro-me de ter lido há já algum tempo, repito, vários artigos onde o elevado teor proteíco de uma ração para cães, seria prejudicial para os rins do próprio animal... Não li em profundidade, nem procurei saber mais sobre o assunto, porque me deixou de interessar, em virtude de ter optado por outro método de alimentação, o RAW...
Mas ainda assim dê uma espreitadela aqui neste link e se tiver interesse, aprofunde... http://caes.topartigos.com/alimentos-de ... teina.html
Penso que esta associação, a AAFCO (Associação Americana de Autoridades de controle de alimentação) é fiável, não acreditando eu, muito na Purina... mas isso já disse... sou eu que ando nervoso...
<p>Cumprimentos </p>
-
- Membro Veterano
Então mas você está a fornecer o melhor que pode aos seus! Quem me dera! Primeiro gostava de ter uma picadora industrial para poder moer bem os ossos, acho que só assim me sentiria seguro a alimentar o pessoal de 4 patas cá de casa.
Quanto ao artigo da purina, se fizer copy paste dos artigos que vêm na bibliografia vai ver que são estudos científicos independentes, não têm nada a ver com a Purina. E todos eles apontam para o óbvio, cão que é cão pode comer proteína.
Isto porque os carnívoros em geral utilizam a gordura e as proteínas como fontes de energia, as proteínas que não são utilizadas para a estrutura corporal têm essa utilidade. O problema são as rações cuja fonte primária de proteína são os glútens de cereais e cereais, isto porque não contêm todos os aminoácidos essenciais e em proporções necessárias ao animal carnívoro.
Quanto ao artigo da purina, se fizer copy paste dos artigos que vêm na bibliografia vai ver que são estudos científicos independentes, não têm nada a ver com a Purina. E todos eles apontam para o óbvio, cão que é cão pode comer proteína.
Isto porque os carnívoros em geral utilizam a gordura e as proteínas como fontes de energia, as proteínas que não são utilizadas para a estrutura corporal têm essa utilidade. O problema são as rações cuja fonte primária de proteína são os glútens de cereais e cereais, isto porque não contêm todos os aminoácidos essenciais e em proporções necessárias ao animal carnívoro.
-
- Membro Veterano
Boas...
Você terá a opinião que quiser... Pediu-me e eu dei-lhe...
Já cá ando há algum tempo, e refiro-me à vida e não aos cães, e sempre tive como lição, que o segredo da vida é o equilíbrio, portanto...
Se acha que a Orijen com aquele teor de proteína é bom para os cães, quem sou eu para mandar nos seus cães... Faça como entender...
Comecei à pouco a desafiar o equilíbrio, partindo para a RAW... afinal a Natureza manda... e isso dos ossos, desculpe mas é uma treta! Imagine um esfomeado vadio, com uma galinha na boca, com penas e tudo, que retirou de um caixote do lixo, a pedir-lhe para retirar os ossos, para a comer de seguida...
Portanto meu caro amigo, analise lá as teorias todas, consulte lá os artigos e estudos todos, "inundando" de proteína e outros químicos os seus canitos... já me bastam o nitrofuranos do frango... afinal você é que é responsável por eles... Eu por mim, e se calhar contrariamente aos "marketings" todos... Orijen e outras do género, nein danke!
Você terá a opinião que quiser... Pediu-me e eu dei-lhe...
Já cá ando há algum tempo, e refiro-me à vida e não aos cães, e sempre tive como lição, que o segredo da vida é o equilíbrio, portanto...
Se acha que a Orijen com aquele teor de proteína é bom para os cães, quem sou eu para mandar nos seus cães... Faça como entender...
Comecei à pouco a desafiar o equilíbrio, partindo para a RAW... afinal a Natureza manda... e isso dos ossos, desculpe mas é uma treta! Imagine um esfomeado vadio, com uma galinha na boca, com penas e tudo, que retirou de um caixote do lixo, a pedir-lhe para retirar os ossos, para a comer de seguida...
Portanto meu caro amigo, analise lá as teorias todas, consulte lá os artigos e estudos todos, "inundando" de proteína e outros químicos os seus canitos... já me bastam o nitrofuranos do frango... afinal você é que é responsável por eles... Eu por mim, e se calhar contrariamente aos "marketings" todos... Orijen e outras do género, nein danke!
<p>Cumprimentos </p>
O que os teóricos da treta ainda não me conseguiram explicar é qual a vantagem de usar proteina como fonte de energia (é que a função nobre das proteinas é a que refere, serem usadas para a estrutura corporal). E, se forem para queimar para produzir energia, para que é que é preciso proteína "com todos os aminoácidos essenciais e em proporções necessárias"??? Mas estou como o fontedasbicas, vocês fazem com os vossos animais e com o vosso dinheiro o que bem entenderem, só me chateia estarem sempre com a mania de que viram a luz e que os outros vivem todos mergulhados nas trevasZezinhoManel Escreveu: Isto porque os carnívoros em geral utilizam a gordura e as proteínas como fontes de energia, as proteínas que não são utilizadas para a estrutura corporal têm essa utilidade. O problema são as rações cuja fonte primária de proteína são os glútens de cereais e cereais, isto porque não contêm todos os aminoácidos essenciais e em proporções necessárias ao animal carnívoro.

<a href="http://shar.es/VzXzd" target="_blank">http://shar.es/VzXzd</a>