Problemas com o Xixi e o coco. Podem ajudar?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Di77
Registado: quarta fev 04, 2015 3:13 pm

quinta fev 12, 2015 11:13 am

Bom dia.
Tenho uma cadelinha Yorkshire com 4 meses que insiste em não fazer no sítio certo.
Já tentamos de tudo.
Esteve durante 2 meses num espaço limitado forrado a jornal e só se tirava de lá para brincar. Mas sempre que a tirávamos vinha logo um xixi ou um cocó.
Sempre que faz no tapete higiénico dou uma guloseima e faço muita festinha. Mas mesmo assim ela continua a fazer xixi e coco muitas vezes no sitio errado. Até na cama e no sofá faz.

Podem ajudar?

Abraço e Obrigada
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

quinta fev 12, 2015 2:15 pm

A cadela tem 4 meses..! A minha com 2 anos ainda se arma em parva de vez em quando.. agora pense... :wink:

Pedro
Di77

quinta fev 12, 2015 2:19 pm

:D Lol
Eu não estou a exigir que os acidentes nunca aconteçam :lol:
Mas em um dia fazer 4 cocos fora do sitio e mais uns 4 xixis e acertar uma ou duas vezes é que acho uma média mt má.
icecosta
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2014 10:43 am

quinta fev 12, 2015 3:10 pm

Pode ser uma média muito má!!!

Mas é perfeitamente natural num animal dessa idade, já esperar que o animal com essa idade faça as necessidades num local indicado por si é indicativo que devia ter pensado melhor em antes de trazer o animal para casa.

Eles apreendem mas demora ainda algum tempo, exige paciencia para limpar muito coco e xixi, e tambem só apreendem se forem correctamente ensinados.

Ensinar não é bater nem ralhar com essa idade a unica coisa que estará a fazer é assustar e magoar o animal.

Ensinar é quando animal tiver as vacinas e puder andar no exterior, começar a traze-lo á rua para fazer as necessidades e quando ele fizer no sitio que se pretende recompensa-lo.

O ideal será não o deixar ficar mais de 3 horas sem vir cá fora isto inicialmente com o tempo eles tambem aguentam mais tempo.

Então resumidamente:

1º Paciencia
2º Paciencia
3º Dedicação e paciencia
4º Paciencia e recompensas
5º Há-de lá chegar com tempo ( e paciencia )

Como pode ver o ingrediente principal é paciencia e depois dedicação e recompensas.

Ahhh uma pequena observação os cães não gostam de fazer as necessidades onde dormem, portanto quando diz que esteve 2 meses fechada num local com jornais e que quando a tirava de lá era xixi e coco por todo o lado, não me deixa muito admirado aguentava até não poder mais e quando a retiravam para fora aliviava-se.

Se tivesse tido um bocado de trabalho a descobrir como havia de lidar com a sua yorkshire tinha sido mais fácil para ela e para si.

Outro pequeno aparte, os supermercados vendem puré onde só tem de acrescentar agua e já está.
Com os cães ainda não chegamos lá é preciso ensina-los de forma que eles percebam e não, esperar que eles ainda em idade infantil compreendam o que queremos deles só porque pronto a gente quer que eles façam o xixi e o coco no jornal e os bichos tem de advinhar claro.

Mas realmente foi ideia do caraças prendemos a bicha durante 2 meses num sitio com jornais para ensina-la a fazer xixi e coco nos jornais.

Bem nem sei como é que ela não foi capaz de aprender ....

P.s esqueci-me de acrescentar um ingrediente á receita juntamente com a paciencia adicione tb balde e esfregona :)
Última edição por icecosta em quinta fev 12, 2015 5:57 pm, editado 1 vez no total.
Nobody can give you freedom
Nobody can give you equality
or justice, if you are a man
YOU TAKE IT

"Malcom X"
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quinta fev 12, 2015 3:21 pm

E é uma yorkie, o que faria se fosse uma dogue alemã! :D
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quinta fev 12, 2015 7:10 pm

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Di77

quinta fev 12, 2015 7:20 pm

Caro Icecosta. Ela tinha um espaço de 2m por 3m dentro da minha casa. Forrado a jornal com o tapete higiénico do lado oposto do ninho. Um treinador disse-me para fazer isso e aos poucos tirar o jornal. Sempre k fizesse fora da area com jornal regredir e colocar o jornal na area onde tinha feito. e assim fiz. Foi resultando bem até ao dia k ela começou a conseguir saltar o separador...
bem antes de adquirir a cadelinha informei -me e preparei-me para isto. Mas infelizmente a teoria e o k por ai escrevem difere da realidade. Daí ter-vos pedido ajuda e querer que partilhem as vossas tacticas. Se não fosse dedicada à cadelinha nem cá estaria a questionar. Se não tivesse paciência ja teria feito como muitos e me desfeito dela.
E o k menos preciso é k seja gozada por estar a dar o meu melhor e falhar e em vez de desistir pedir ajuda.

Obrigada na mesma.

P.S. Esfregona e balde com água e detergente e um pouco de lixivia 24h por dia disponivel.
Esqueci de dizer que bater num cachorro não faz parte da minha forma de educar...
icecosta
Membro Veterano

quinta fev 12, 2015 9:19 pm

DI77 são ideias, faça o que lhe digo traga a cadela á rua desde que já tenha as vacinas e com 4 meses já deve ter.

Em casa continue a utilizar os jornais não espere é que a cadela acerte sempre no alvo :)

Com o tempo e com o hábito de a trazer á rua e recompensa-la quando ela fizer as necessidades no local correcto a cadela vai começar a aguentar mais tempo e a fazer as necessidades cá fora.

Em casa no jornal tb pode utilizar as recompensas quando a apanhar a fazer no sitio certo.

Uma sugestão que tal experimentar retirar os jornais de junto do "ninho" e colocar mais afastado afinal ela já não fica lá presa, ao afastar os jornais ganha distancia entre o sitio que ela dorme e o local onde faz as necessidades...

Tente e depois diga qualquer coisa.

Claro que não espere resultados de um dia para o outro, é uma batalha diária.
YOU TAKE IT

"Malcom X"
Di77

sexta fev 13, 2015 11:28 am

Bom dia Icecosta
Fez a última vacina no dia 4.
Mas tenho muito jardim e ela adora andar cá fora. Trabalho perto de casa e vou várias vezes ao dia a casa para a deixar arejar.
O estranho também está aí. Ainda hoje de manha mal me levantei abri a porta para ela ir lá fora. passado alguns segundos arranhou a porta a dar sinal que queria entrar. Minutos depois tinha um coco no corredor... è isto que acho estranho.
Ela é capaz de vir de lá de fora e ir fazer cá dentro.

Mas vou-me esforçar mais. Vou começar a ficar com ela lá fora á espera que ela faça para a parabenizar....

Muito obrigada pela ajuda.
Depois dou feddback acerca das melhorias, espero eu...
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

sexta fev 13, 2015 11:37 am

Di7.

Tem que fazer como o icecosta está a dizer, infelizmente tem que ser assim.
Muita paciência e limpeza.
Se vir que a cadela está quase a fazer, pode pegar nela e levá-la para o sítio pré determinado (isso será útil também na fase de sénior).
E isso não irá acabar com as idas à rua, aí ainda terá que passar por 3 fases.
ir à rua e não faz nada
vai à rua e só faz quando chegar a casa
fazer na rua.
Isso irá eventualmente ter fim.
Di77

sexta fev 13, 2015 11:48 am

Muito Obrigada Botas96.

Eu sei que com calma vamos lá. Acreditem que já tou muito feliz por saber que isto é bormal. Pois tive quem me dissesse que ela já deveria saber fazer no sitio...

Abraço
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

sexta fev 13, 2015 1:14 pm

Esse treinador…se calhar nem galinhas devia de tentar treinar, quanto mais cães…
Também gostei da referência ao puré :P

Bom, isto é simples:
- nunca bater e não ralhar;
- se chegar e encontrar presentes, limpar sem dizer nada;
- se fizer no sitio certo, mande foguetes;
- se a apanhar a meio do serviço, pegue e meta-a no sitio certo, mesmo que vá a fazer o presente pelo caminho;
-esqueça jornais e afins. São pouco higiénicos e podem fazer com que o processo de aprendizagem fique mais lento.
Tenho uma em casa com 7 meses. Ainda hoje faz um xixi durante a noite porque não se aguenta mais de 5/6 horas seguidas.
Os cães enérgicos, que por norma bebem mais agua, acabam por conseguir aguentar menos tempo, não quer dizer que não saibam onde fazer.
Essa cadelinha, se é mini, tem um reservatório bem pequeno. :D
Seja paciente.
:)
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
icecosta
Membro Veterano

sexta fev 13, 2015 2:29 pm

DI77 em cima tinha-lhe dito para em casa tb tentar com os jornais mas o ideal era fazer como o lfgomes disse e acabar com isso até porque ao recompensar quando ela fizer no exterior e recompensar quando ela fizer no interior nos jornais provavelmente vai ser uma mensagem um bocado confusa.

Portanto simplifique e recompense só quando ela fizer onde voce pretende que ela faça e neste caso será no exterior.
YOU TAKE IT

"Malcom X"
Di77

sexta fev 13, 2015 5:36 pm

Obrigada LGGomes e Icecosta

Eu realmente acho que o Jornal tá a confundir. Coitadinha. Ela gosta é do chão de madeira e do jardim. Azulejos nem por isso. :lol:
È engraçado que nunca fez no chão do nosso quarto.
Mas adora fazer coco no quarto da minha filha e xixi no corredor.
Já percebi que quando faz é por ninguém estar lá. Ou seja ela isola-se para fazer xixi coco. ( Tal como nós)

Já deixou de fazer na nossa cama.
A verdade é que qd eu tou por casa os acidentes acontecem menos, pois estou mais atenta ás suas atitudes. O meu marido já não observa tanto e os acidentes acontecem mais com ele.

Vou então mudar a táctica e fazer como me estão a sugerir.

No fundo já me sinto melhor por saber que afinal com 4 meses é natural os acidentes ainda acontecerem com alguma frequência...

Um muito obrigada de coração
dragablue
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 1:49 pm

sexta fev 20, 2015 11:23 am

boas, estou a passar pelo mesmo (2ªvez) com uma semana ja só faz um xixi ou outro(é normal quando cachorrinhos ainda nao controlar todos os xixis) os cocós ja faz todos no sitio correcto, o método infalivel é supreende-la sempre que conseguir ao acordar coloca-la de imediato no sitio pretendido entreter com brincadeiras que vai ver que em menos de um minuto vai fazer o xixi durante o acto elogios de carinho e gluseima a seguir de seguida deixe ela livre... quantas mais vezes o conseguir fazer mais rapidamente ve resultados... sempre que apanhar a fazer no sitio errado diga um "nao" repreensivo e mostre onde deve fazer... ate la balde e esfregona sempre a mao e muita paciencia. esqueça as teorias populares de bater ou esfregar o focinho no xixi... só vai assustar e fazer com que ela faça escondido para nao levar com as broncas. boa sorte
<p>Nunca confies em algu&eacute;m que tem mais dentes que tu, mesmo que sejas bi-dente:-)</p>
Responder

Voltar para “Cães”