O preconceito aqui quem o criou foi a comunicação social á uns anos atrás, a lei dos PP é uma lei imbecil criada por imbecis que se limitarem a olhar para exemplos lá de fora e não quiseram perder tempo a pensar.
Sim a lei é uma lei imbecil, mas antes uma lei imbecil do que ausencia de lei, no entanto a lei não é cumprida digamos assim de repente por 90% dos proprietários, ainda que possa ser parcialmente cumprida pela maioria á sempre aspectos com que não se cumpre, o dono por exemplo de um PP pode perfeitamente ter tudo legal e depois não andar com o cão açaimado na rua.
Não seria o primeiro nem o ultimo a circular nesta situação, mas ao faze-lo incorre em risco de ser multado ( convenhamos que será dificil acontecer mas .... ) para alem deste risco, incorre no risco do animal morder alguem ou outro animal e neste caso sim terá problemas se fizerem queixa.
Para quem esteja a ler e a pensar mas o meu animal não vai ser perigoso porque eu vou educa-lo de forma conveniente.
Esqueça essa ideia faz bem em educa-lo faz bem em arranjar um treinador, mas voce nunca será capaz de controlar as acções das outras pessoas, e quando digo isto digo que voce não pode impedir a criança que olhou para o cão e lhe achou uma piada enorme e de repente decidiu fazer-lhe festas.
E o cão que é um animal até bastante equilibrado, mas com um instincto de guarda forte por exemplo, ao ser repentinamente abordado desta forma assusta-se e ferra.
Toda a gente vai culpar o cão nimguem vai culpar a criança...
E voce vai dizer nunca pensei que isto acontece-se mas acontece...
E quando lidamos com animais com este tipo de capacidade fisica temos de precaver estas situações para o bem de todos e não se resume só a isto.
Ainda á uns dias atrás á noite, andava a passear com o meu á noite quando me aparece um doente qualquer da cabeça, que desata a provocar o cão, a sorte dele foi que não se chegou á beira se tinha dado mais um passo em direcção ao cão acho que tinha levado mesmo uma ferradela.
Que fazer em relação a isto? individiduos transtornados da cabeça seja lá por que motivo for, que resolvem de repente provocar o animal?! o cão está seguro pela trela, o individuo avança em direcção ao cão a provocar verbalmente e com movimentos o animal, o animal começa a adoptar uma postura defensiva, a cerca de meio metro do individuo mostra claramente a sua intenção de morder ao exibir os dentes, o individuo felizmente apercebe-se que o cão não está para brincadeiras com ele e segue a vida dele.
Se o cão morde e não está como é suposto estar na via publica vai ter problemas com as autoridades.
Eu neste caso estava 100% legal não posso é fazer nada em relação aos outros, se o gajo tivesse insistido na aproximação era o cão a ferra-lo e eu a partir o focinho o anormal de seguida.
E o gajo se quisesse apresentar queixa que apresenta-se que eu alegava legitima defesa tentou me assaltar não o conheço de lado nenhum ....
Claro que depois tinha logo ali um problema uso excessivo de força
Que facilmente explicava alegando tive medo pela minha integridade fisica estou sozinho com o cão de noite num local ermo com um individuo a demonstrar sinais claros de agressividade não sei qual era a intenção dele mas tambem não quis descobrir.
Resumindo cabe ao dono do cão olhar pelo cão, e quando digo isto, quero dizer que o dono tem de antecipar as situações e não é a 1ª vez que o meu cão é abordado por animais de outras pessoas que estão sem trela e não respondem ao chamamento do dono, não é a 1ª vez que de repente surge um cão vindo do nada a rosnar, não é a 1ª vez que de repente surge uma criança que quer meter a mão no cão mas faz uma abordagem que demonstra que está tensa e deixa o cão tenso e quando vai para lhe meter a mão recebe uma rosnadela, eu como dono tenho o dever de conhecer o cão e saber interpretar os sinais e faço-o estou atento e previno as situações especialmente com as crianças.
Isto tudo vindo de um cão de raça boxer, cuja a maioria das pessoas diria é um boxer os boxers não fazem nada só querem brincadeira, é verdade sim senhor ele quer é brincadeira, só que se sentir que algo ou alguem é uma ameaça ou eu me ponho fino e paro a acção do cão ou tenho problemas.
Resumindo cada um é responsável por si e pelo seu cão mas sejamos realistas a lei dos pp é absurda mas mais absurdo é assumir que se tivermos um cão equilibrado não teremos problemas, para isso tinhamos de ter um cão equilibrado e esperar que tudo em redor dele pessoas e animais tambem fossem equilibrados.
Ultimo exemplo, o dono de um cão equilirado mas possante e de caracter forte vai a passear com o cão e de repente surge outro vindo do nada que vai ter com o seu e lhe rosna a reação do seu cão vai ser defender-se e eles quando se defendem mordem, ora por obra do destino o seu cão é muito mais forte agil e resistente do que o outro animal e acaba por causar sérios danos no animal apesar de voce ter tentado parar o cão não o consegui fazer até já ser tarde demais.
Voce tem seguro coleira só não tem acaime que acha que vai acontecer?
Está sem açaime na via publica o cão é PP nimguem vai querer saber se é equilibrado ou não matou outro animal vai ter um futuro um bocado negro.
Cães possantes depois de fecharem a boca á volta de alguma coisa, são o caraças para largar, ou estão habituados a largar ao comando ou lhe garanto que pode até dar-lhe porrada forte e feio que enquanto ele entender que o outro animal é uma ameaça ele não o larga.
Por estes motivos é importante o dono de um PP muito embora não concordando com aspectos da lei cumpri-la.
E aqui poderá entrar o argumento mas então se o meu cão for abordado por um animal agressivo e estiver açaimado o que é que eu faço, prefiro ter o cão sem açaime do que deixa-lo ser mordido sem se poder defender.
Ora nesta situação cabe ao dono antecipar problemas e resolve-los caso aja essa necessidade, por resolve-los entenda-se se o é abordado por um animal agressivo cabe ao dono afastar o animal agressivo.
A unica coisa que esta lei consegui foi fazer com que muitos potenciais donos de animais na lista de PP escolhessem outro tipo de cães, agora se essas raças que foram escolhidas pelos donos em detrimento das raças PP são mais ou menos perigosas ai reside a minha duvida.
Não entendo por exemplo o porque de um rottweiller ser obrigado a cumprir todas aquelas formalidades legais, e no entanto se decidir adoptar um pastor alemão já posso andar sem açaime na rua desde que conduzido á trela, mas será que alguem acredita que a mordida de um pastor alemão é menos perigosa que a mordida de um rottweiller?
Falei no pastor alemão mas podia falar noutras raças, então e se em vez de um dogo argentino adoptar um cane corso, já não precisa de açaime para andar na rua e das restantes formalidades legais impostas aos PP?!
Ou um presa canário por exemplo ....
Dei inicialmente o exemplo do pastor alemão em relação ao rottweiller porque á uns anos atrás o rottweiller era uma raça da moda era rotts por todo o lado, agora deixaram os rotts e voltaram-se para o pastor alemão é pastores por todo o lado...
Já para não falar na enormidade de labs que circulam por ai fora, mas pronto para os labs toda a gente olha como se não tivessem dentes (até ferrarem)
Já o pastor alemão no seu momento de raça da moda á algumas decadas atrás foi considerado como um animal perigoso, quanto tempo até começarem a surgir problemas que envolvam esta raça novamente?
E lembrei-me agora mesmo do doberman que tambem não consta da lista de PP.
Um serra da estrela porque não?!
Sempre gostava de ver um comparativo entre a destruição que um pitbull consegue fazer a uma pessoa e a destruição que um serra da estrela consegue fazer ...
Ahhh mas o serra não estava na moda e não é cão para toda a gente ter dentro de casa....
Resumindo foi uma lista criada com raças possantes da moda que apelavam a um determinado tipo de dono, o resto não é perigoso ou não existia em numero suficiente no território nacional para ser incluido na lista.
Ficou-me na mente parte de uma entrevista de Miguel Sousa Tavares, aquando da polémica dos PP, em que ele afirma algo do genero "cães de ataque" seguido de " Nunca conheci um dono destas raças que fosse equilibrado"
Lembro-me de na altura ter pensado, isto é cá cada barbaridade que aparece na televisão, e eu que normalmente até gostava de o ouvir, mas poem-se pessoas que não percebem nada de cães a comentar temáticas destas ....
Portanto preconceito foi a comunicação social que a criou com estes exemplos de mau jornalismo