Qual o cachorro escolher?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

psilva001
Membro Júnior
Registado: segunda fev 16, 2015 11:45 am

sábado fev 21, 2015 9:43 pm

AST88 Escreveu:
psilva001 Escreveu:Boas Pessoal
Depois de pensar e pensar e pensar, deixei-me levar pelo coração e não há amor como o primeiro...
O seja o meu staffy já cá está em casa, e até agora é um paz de alma quer dormir e comer... mas temos a noção que ainda não está ambientado. No entanto se sair à mãe pelo bocadinho que convivemos, irá gostar é de festas na barriga e de estar deitado a olhar para o dono...
Deixem lá ver no Futuro. :lol:
Suponho que esteja desperto para todas as legalidades que terá de cumprir!
Boas
Sim claro, foi a primeira coisa que fiz assim que soube que cá era considerado um raça PP.
A questão é que não sei se devo rir ou chamar nomes bonitos aos Srs. com um grau de cultura e conhecimento de raças muito acima da media que legislaram ....

Mas sim já sei tudo e só ara chatear até vou cumprir tudo com a exceção do açaime (isto para poder usufruir das coberturas do Seguro)
:D :D :D :D
psilva001
Membro Júnior

sábado fev 21, 2015 9:59 pm

AST88 Escreveu:
psilva001 Escreveu:Mas sim já sei tudo e só ara chatear até vou cumprir tudo com a exceção do açaime (isto para poder usufruir das coberturas do Seguro)
Não percebi! Por favor, explique.
Boas
No caso do meu cão este não pode ter LOP , vito que cá não existem criadores (registados) e segundo o que a DGV também não vão existir, visto que não têm muita vontade de dar essas autorizações.
Posto isto, sei que o tenho que registar (como todos os cães) terá de ter um seguro de responsabilidade civil (50000€), terá de ser passeado por pessoas maiores de 16 e sóbrias :), terá de andar com uma trela curta ...(têm uma media que agora não me recordo) açaime, salvo erro também li qualquer coisa de ser obrigatório treino de obediência ( que acho muito bem não para estas raças mas para todas) e a castração em idade própria.

Penso que seja tudo, mas se me esqueci de alguma coisa por favor diga-me .

Já agora sei que não é o tema deste tópico mas não posso deixar de comentar que a única vez que tive problemas com um patudo foi com um Pinsher, que esse sim era perigoso, mordia tudo o que mexia ;)
Mas mais uma vez a culpa não era do cão mas sim daa pessoas que estavam a segurar a trela.
PedroBGK
Membro
Registado: terça out 08, 2013 8:22 pm

sábado fev 21, 2015 11:49 pm

Penso que seja tudo, mas se me esqueci de alguma coisa por favor diga-me .
P.S. A medida da trela é de 1m se não me engano.
Psilva se poder veja o MP sff
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

domingo fev 22, 2015 1:14 am

icecosta Escreveu:Boa :) depois ponha ai umas fotos do staffy para a gente ver...
Por acaso, também vou gostar de ver. 8)
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Floripes3
Membro Veterano

domingo fev 22, 2015 1:16 am

psilva001 Escreveu:Mas sim já sei tudo e só ara chatear até vou cumprir tudo com a exceção do açaime (isto para poder usufruir das coberturas do Seguro)
Não explicou essa da excepção do açaime: vai ser "excepção" porquê?
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
psilva001
Membro Júnior

domingo fev 22, 2015 2:51 am

Floripes3 Escreveu:
Não explicou essa da excepção do açaime: vai ser "excepção" porquê?
Boas
Estava a gozar :D com a obrigatoriedade de ter um seguro que se o cão andar sempre de trela curta e açaime não vai ser usado uma vez que só cobre situações na via Publica e aí se o dono cumprir a lei o animal não vai ter oportunidade de causar danos a terceiros.... a não ser que estas raças além de serem potencialmente perigosas tb tenha, a capacidade de conseguir libertarem-se da trela e retirar o açaime com as patinhas para poderem morder alguém ( que é o que lhes corre no sangue....)
:D :D
Obg
Psilva
larguem o preconceito, que este é sinónimo de ignorância e estupidez.
surprisedog
Membro Veterano
Registado: quinta fev 19, 2015 12:28 pm

domingo fev 22, 2015 10:58 am

Pois aqui no sítio onde eu moro, nunca vi um único desses cães PP com açaime..... Aliás nunca vi em lado nenhum.

É caso para perguntar: "É mais uma lei para meter na gaveta?"
Floripes3
Membro Veterano

domingo fev 22, 2015 12:55 pm

psilva001 Escreveu:... a não ser que estas raças além de serem potencialmente perigosas tb tenha, a capacidade de conseguir libertarem-se da trela e retirar o açaime com as patinhas para poderem morder alguém ( que é o que lhes corre no sangue....)
Acho que vai ter uma surpresa se continuar com esse espírito brincalhão. É que os cães conseguem mesmo safar-se de trelas e açaimes quando os donos encaram tudo na galhofa e não cuidam de os defender dos outros...

...dos tais que interiorizam noções tão infelizes como a que sublinhei a negrito...
PauloSantos1
Membro Veterano
Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm

domingo fev 22, 2015 1:25 pm

psilva001 Escreveu:a não ser que estas raças além de serem potencialmente perigosas tb tenha, a capacidade de conseguir libertarem-se da trela e retirar o açaime com as patinhas para poderem morder alguém ( que é o que lhes corre no sangue....)

E na assinatura:
psilva001 Escreveu:larguem o preconceito, que este é sinónimo de ignorância e estupidez.

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
<strong>Paulo Santos</strong>
psilva001
Membro Júnior

domingo fev 22, 2015 8:11 pm

Floripes3 Escreveu:
psilva001 Escreveu:... a não ser que estas raças além de serem potencialmente perigosas tb tenha, a capacidade de conseguir libertarem-se da trela e retirar o açaime com as patinhas para poderem morder alguém ( que é o que lhes corre no sangue....)
Acho que vai ter uma surpresa se continuar com esse espírito brincalhão. É que os cães conseguem mesmo safar-se de trelas e açaimes quando os donos encaram tudo na galhofa e não cuidam de os defender dos outros...

...dos tais que interiorizam noções tão infelizes como a que sublinhei a negrito...
Boas
A surpresa já a tive quando comecei a ler sobre estas raças e a falar com pessoas que por os terem podem falar na primrira pessoa.
Quanto à brincadeira, tal como em tudo na vida costumo levar as minhas decisões bem a serio e com esta não tenciono ser diferente, o que não consigo levar a sério é determinados preconceitos que a meu ver são de todo despropositados e até demonstram alguma falta de cuidado nos argumentos utilizados.

Vivemo num pais livre e cada um é livre de pensar ou acreditar no que quiser , dessa forma eu também me reservo a esse direito.
Tenho prefeita noção que não tenho um de porte pequeno e que se por ventura atacar alguém irá causar lesões ... por isso estas situações têm de ser prevenidas , mas também tenho s noção que o animal que tenho em casa não é um animal feroz a não ser que seja educado de forma incorreta, mas isto aplica-se a qualquer animal, inclusive o proprio honem .... que sendo racional torna-se até mais perigoso do que qualquer outro....

Desculpem o desabafo mas queria deixar bem claro que consigo ver os dois lados só não concordo com a forma que achamos para resolver a situação.
Obg
Psilva
icecosta
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2014 10:43 am

segunda fev 23, 2015 9:30 am

O preconceito aqui quem o criou foi a comunicação social á uns anos atrás, a lei dos PP é uma lei imbecil criada por imbecis que se limitarem a olhar para exemplos lá de fora e não quiseram perder tempo a pensar.

Sim a lei é uma lei imbecil, mas antes uma lei imbecil do que ausencia de lei, no entanto a lei não é cumprida digamos assim de repente por 90% dos proprietários, ainda que possa ser parcialmente cumprida pela maioria á sempre aspectos com que não se cumpre, o dono por exemplo de um PP pode perfeitamente ter tudo legal e depois não andar com o cão açaimado na rua.

Não seria o primeiro nem o ultimo a circular nesta situação, mas ao faze-lo incorre em risco de ser multado ( convenhamos que será dificil acontecer mas .... ) para alem deste risco, incorre no risco do animal morder alguem ou outro animal e neste caso sim terá problemas se fizerem queixa.

Para quem esteja a ler e a pensar mas o meu animal não vai ser perigoso porque eu vou educa-lo de forma conveniente.

Esqueça essa ideia faz bem em educa-lo faz bem em arranjar um treinador, mas voce nunca será capaz de controlar as acções das outras pessoas, e quando digo isto digo que voce não pode impedir a criança que olhou para o cão e lhe achou uma piada enorme e de repente decidiu fazer-lhe festas.

E o cão que é um animal até bastante equilibrado, mas com um instincto de guarda forte por exemplo, ao ser repentinamente abordado desta forma assusta-se e ferra.

Toda a gente vai culpar o cão nimguem vai culpar a criança...

E voce vai dizer nunca pensei que isto acontece-se mas acontece...

E quando lidamos com animais com este tipo de capacidade fisica temos de precaver estas situações para o bem de todos e não se resume só a isto.

Ainda á uns dias atrás á noite, andava a passear com o meu á noite quando me aparece um doente qualquer da cabeça, que desata a provocar o cão, a sorte dele foi que não se chegou á beira se tinha dado mais um passo em direcção ao cão acho que tinha levado mesmo uma ferradela.

Que fazer em relação a isto? individiduos transtornados da cabeça seja lá por que motivo for, que resolvem de repente provocar o animal?! o cão está seguro pela trela, o individuo avança em direcção ao cão a provocar verbalmente e com movimentos o animal, o animal começa a adoptar uma postura defensiva, a cerca de meio metro do individuo mostra claramente a sua intenção de morder ao exibir os dentes, o individuo felizmente apercebe-se que o cão não está para brincadeiras com ele e segue a vida dele.

Se o cão morde e não está como é suposto estar na via publica vai ter problemas com as autoridades.

Eu neste caso estava 100% legal não posso é fazer nada em relação aos outros, se o gajo tivesse insistido na aproximação era o cão a ferra-lo e eu a partir o focinho o anormal de seguida.

E o gajo se quisesse apresentar queixa que apresenta-se que eu alegava legitima defesa tentou me assaltar não o conheço de lado nenhum ....

Claro que depois tinha logo ali um problema uso excessivo de força :) :) :)

Que facilmente explicava alegando tive medo pela minha integridade fisica estou sozinho com o cão de noite num local ermo com um individuo a demonstrar sinais claros de agressividade não sei qual era a intenção dele mas tambem não quis descobrir.

Resumindo cabe ao dono do cão olhar pelo cão, e quando digo isto, quero dizer que o dono tem de antecipar as situações e não é a 1ª vez que o meu cão é abordado por animais de outras pessoas que estão sem trela e não respondem ao chamamento do dono, não é a 1ª vez que de repente surge um cão vindo do nada a rosnar, não é a 1ª vez que de repente surge uma criança que quer meter a mão no cão mas faz uma abordagem que demonstra que está tensa e deixa o cão tenso e quando vai para lhe meter a mão recebe uma rosnadela, eu como dono tenho o dever de conhecer o cão e saber interpretar os sinais e faço-o estou atento e previno as situações especialmente com as crianças.

Isto tudo vindo de um cão de raça boxer, cuja a maioria das pessoas diria é um boxer os boxers não fazem nada só querem brincadeira, é verdade sim senhor ele quer é brincadeira, só que se sentir que algo ou alguem é uma ameaça ou eu me ponho fino e paro a acção do cão ou tenho problemas.

Resumindo cada um é responsável por si e pelo seu cão mas sejamos realistas a lei dos pp é absurda mas mais absurdo é assumir que se tivermos um cão equilibrado não teremos problemas, para isso tinhamos de ter um cão equilibrado e esperar que tudo em redor dele pessoas e animais tambem fossem equilibrados.

Ultimo exemplo, o dono de um cão equilirado mas possante e de caracter forte vai a passear com o cão e de repente surge outro vindo do nada que vai ter com o seu e lhe rosna a reação do seu cão vai ser defender-se e eles quando se defendem mordem, ora por obra do destino o seu cão é muito mais forte agil e resistente do que o outro animal e acaba por causar sérios danos no animal apesar de voce ter tentado parar o cão não o consegui fazer até já ser tarde demais.

Voce tem seguro coleira só não tem acaime que acha que vai acontecer?

Está sem açaime na via publica o cão é PP nimguem vai querer saber se é equilibrado ou não matou outro animal vai ter um futuro um bocado negro.

Cães possantes depois de fecharem a boca á volta de alguma coisa, são o caraças para largar, ou estão habituados a largar ao comando ou lhe garanto que pode até dar-lhe porrada forte e feio que enquanto ele entender que o outro animal é uma ameaça ele não o larga.

Por estes motivos é importante o dono de um PP muito embora não concordando com aspectos da lei cumpri-la.

E aqui poderá entrar o argumento mas então se o meu cão for abordado por um animal agressivo e estiver açaimado o que é que eu faço, prefiro ter o cão sem açaime do que deixa-lo ser mordido sem se poder defender.

Ora nesta situação cabe ao dono antecipar problemas e resolve-los caso aja essa necessidade, por resolve-los entenda-se se o é abordado por um animal agressivo cabe ao dono afastar o animal agressivo.

A unica coisa que esta lei consegui foi fazer com que muitos potenciais donos de animais na lista de PP escolhessem outro tipo de cães, agora se essas raças que foram escolhidas pelos donos em detrimento das raças PP são mais ou menos perigosas ai reside a minha duvida.

Não entendo por exemplo o porque de um rottweiller ser obrigado a cumprir todas aquelas formalidades legais, e no entanto se decidir adoptar um pastor alemão já posso andar sem açaime na rua desde que conduzido á trela, mas será que alguem acredita que a mordida de um pastor alemão é menos perigosa que a mordida de um rottweiller?

Falei no pastor alemão mas podia falar noutras raças, então e se em vez de um dogo argentino adoptar um cane corso, já não precisa de açaime para andar na rua e das restantes formalidades legais impostas aos PP?!

Ou um presa canário por exemplo ....

Dei inicialmente o exemplo do pastor alemão em relação ao rottweiller porque á uns anos atrás o rottweiller era uma raça da moda era rotts por todo o lado, agora deixaram os rotts e voltaram-se para o pastor alemão é pastores por todo o lado...

Já para não falar na enormidade de labs que circulam por ai fora, mas pronto para os labs toda a gente olha como se não tivessem dentes (até ferrarem)

Já o pastor alemão no seu momento de raça da moda á algumas decadas atrás foi considerado como um animal perigoso, quanto tempo até começarem a surgir problemas que envolvam esta raça novamente?

E lembrei-me agora mesmo do doberman que tambem não consta da lista de PP.

Um serra da estrela porque não?!

Sempre gostava de ver um comparativo entre a destruição que um pitbull consegue fazer a uma pessoa e a destruição que um serra da estrela consegue fazer ...

Ahhh mas o serra não estava na moda e não é cão para toda a gente ter dentro de casa....

Resumindo foi uma lista criada com raças possantes da moda que apelavam a um determinado tipo de dono, o resto não é perigoso ou não existia em numero suficiente no território nacional para ser incluido na lista.

Ficou-me na mente parte de uma entrevista de Miguel Sousa Tavares, aquando da polémica dos PP, em que ele afirma algo do genero "cães de ataque" seguido de " Nunca conheci um dono destas raças que fosse equilibrado"

Lembro-me de na altura ter pensado, isto é cá cada barbaridade que aparece na televisão, e eu que normalmente até gostava de o ouvir, mas poem-se pessoas que não percebem nada de cães a comentar temáticas destas ....

Portanto preconceito foi a comunicação social que a criou com estes exemplos de mau jornalismo
Nobody can give you freedom
Nobody can give you equality
or justice, if you are a man
YOU TAKE IT

"Malcom X"
psilva001
Membro Júnior

segunda fev 23, 2015 10:35 pm

icecosta Escreveu:O preconceito aqui quem o criou foi a comunicação social á uns anos atrás, a lei dos PP é uma lei imbecil criada por imbecis que se limitarem a olhar para exemplos lá de fora e não quiseram perder tempo a pensar.

Sim a lei é uma lei imbecil, mas antes uma lei imbecil do que ausencia de lei, no entanto a lei não é cumprida digamos assim de repente por 90% dos proprietários, ainda que possa ser parcialmente cumprida pela maioria á sempre aspectos com que não se cumpre, o dono por exemplo de um PP pode perfeitamente ter tudo legal e depois não andar com o cão açaimado na rua.

Não seria o primeiro nem o ultimo a circular nesta situação, mas ao faze-lo incorre em risco de ser multado ( convenhamos que será dificil acontecer mas .... ) para alem deste risco, incorre no risco do animal morder alguem ou outro animal e neste caso sim terá problemas se fizerem queixa.

Para quem esteja a ler e a pensar mas o meu animal não vai ser perigoso porque eu vou educa-lo de forma conveniente.

Esqueça essa ideia faz bem em educa-lo faz bem em arranjar um treinador, mas voce nunca será capaz de controlar as acções das outras pessoas, e quando digo isto digo que voce não pode impedir a criança que olhou para o cão e lhe achou uma piada enorme e de repente decidiu fazer-lhe festas.

E o cão que é um animal até bastante equilibrado, mas com um instincto de guarda forte por exemplo, ao ser repentinamente abordado desta forma assusta-se e ferra.

Toda a gente vai culpar o cão nimguem vai culpar a criança...

E voce vai dizer nunca pensei que isto acontece-se mas acontece...

E quando lidamos com animais com este tipo de capacidade fisica temos de precaver estas situações para o bem de todos e não se resume só a isto.

Ainda á uns dias atrás á noite, andava a passear com o meu á noite quando me aparece um doente qualquer da cabeça, que desata a provocar o cão, a sorte dele foi que não se chegou á beira se tinha dado mais um passo em direcção ao cão acho que tinha levado mesmo uma ferradela.

Que fazer em relação a isto? individiduos transtornados da cabeça seja lá por que motivo for, que resolvem de repente provocar o animal?! o cão está seguro pela trela, o individuo avança em direcção ao cão a provocar verbalmente e com movimentos o animal, o animal começa a adoptar uma postura defensiva, a cerca de meio metro do individuo mostra claramente a sua intenção de morder ao exibir os dentes, o individuo felizmente apercebe-se que o cão não está para brincadeiras com ele e segue a vida dele.

Se o cão morde e não está como é suposto estar na via publica vai ter problemas com as autoridades.

Eu neste caso estava 100% legal não posso é fazer nada em relação aos outros, se o gajo tivesse insistido na aproximação era o cão a ferra-lo e eu a partir o focinho o anormal de seguida.

E o gajo se quisesse apresentar queixa que apresenta-se que eu alegava legitima defesa tentou me assaltar não o conheço de lado nenhum ....

Claro que depois tinha logo ali um problema uso excessivo de força :) :) :)

Que facilmente explicava alegando tive medo pela minha integridade fisica estou sozinho com o cão de noite num local ermo com um individuo a demonstrar sinais claros de agressividade não sei qual era a intenção dele mas tambem não quis descobrir.

Resumindo cabe ao dono do cão olhar pelo cão, e quando digo isto, quero dizer que o dono tem de antecipar as situações e não é a 1ª vez que o meu cão é abordado por animais de outras pessoas que estão sem trela e não respondem ao chamamento do dono, não é a 1ª vez que de repente surge um cão vindo do nada a rosnar, não é a 1ª vez que de repente surge uma criança que quer meter a mão no cão mas faz uma abordagem que demonstra que está tensa e deixa o cão tenso e quando vai para lhe meter a mão recebe uma rosnadela, eu como dono tenho o dever de conhecer o cão e saber interpretar os sinais e faço-o estou atento e previno as situações especialmente com as crianças.

Isto tudo vindo de um cão de raça boxer, cuja a maioria das pessoas diria é um boxer os boxers não fazem nada só querem brincadeira, é verdade sim senhor ele quer é brincadeira, só que se sentir que algo ou alguem é uma ameaça ou eu me ponho fino e paro a acção do cão ou tenho problemas.

Resumindo cada um é responsável por si e pelo seu cão mas sejamos realistas a lei dos pp é absurda mas mais absurdo é assumir que se tivermos um cão equilibrado não teremos problemas, para isso tinhamos de ter um cão equilibrado e esperar que tudo em redor dele pessoas e animais tambem fossem equilibrados.

Ultimo exemplo, o dono de um cão equilirado mas possante e de caracter forte vai a passear com o cão e de repente surge outro vindo do nada que vai ter com o seu e lhe rosna a reação do seu cão vai ser defender-se e eles quando se defendem mordem, ora por obra do destino o seu cão é muito mais forte agil e resistente do que o outro animal e acaba por causar sérios danos no animal apesar de voce ter tentado parar o cão não o consegui fazer até já ser tarde demais.

Voce tem seguro coleira só não tem acaime que acha que vai acontecer?

Está sem açaime na via publica o cão é PP nimguem vai querer saber se é equilibrado ou não matou outro animal vai ter um futuro um bocado negro.

Cães possantes depois de fecharem a boca á volta de alguma coisa, são o caraças para largar, ou estão habituados a largar ao comando ou lhe garanto que pode até dar-lhe porrada forte e feio que enquanto ele entender que o outro animal é uma ameaça ele não o larga.

Por estes motivos é importante o dono de um PP muito embora não concordando com aspectos da lei cumpri-la.

E aqui poderá entrar o argumento mas então se o meu cão for abordado por um animal agressivo e estiver açaimado o que é que eu faço, prefiro ter o cão sem açaime do que deixa-lo ser mordido sem se poder defender.

Ora nesta situação cabe ao dono antecipar problemas e resolve-los caso aja essa necessidade, por resolve-los entenda-se se o é abordado por um animal agressivo cabe ao dono afastar o animal agressivo.

A unica coisa que esta lei consegui foi fazer com que muitos potenciais donos de animais na lista de PP escolhessem outro tipo de cães, agora se essas raças que foram escolhidas pelos donos em detrimento das raças PP são mais ou menos perigosas ai reside a minha duvida.

Não entendo por exemplo o porque de um rottweiller ser obrigado a cumprir todas aquelas formalidades legais, e no entanto se decidir adoptar um pastor alemão já posso andar sem açaime na rua desde que conduzido á trela, mas será que alguem acredita que a mordida de um pastor alemão é menos perigosa que a mordida de um rottweiller?

Falei no pastor alemão mas podia falar noutras raças, então e se em vez de um dogo argentino adoptar um cane corso, já não precisa de açaime para andar na rua e das restantes formalidades legais impostas aos PP?!

Ou um presa canário por exemplo ....

Dei inicialmente o exemplo do pastor alemão em relação ao rottweiller porque á uns anos atrás o rottweiller era uma raça da moda era rotts por todo o lado, agora deixaram os rotts e voltaram-se para o pastor alemão é pastores por todo o lado...

Já para não falar na enormidade de labs que circulam por ai fora, mas pronto para os labs toda a gente olha como se não tivessem dentes (até ferrarem)

Já o pastor alemão no seu momento de raça da moda á algumas decadas atrás foi considerado como um animal perigoso, quanto tempo até começarem a surgir problemas que envolvam esta raça novamente?

E lembrei-me agora mesmo do doberman que tambem não consta da lista de PP.

Um serra da estrela porque não?!

Sempre gostava de ver um comparativo entre a destruição que um pitbull consegue fazer a uma pessoa e a destruição que um serra da estrela consegue fazer ...

Ahhh mas o serra não estava na moda e não é cão para toda a gente ter dentro de casa....

Resumindo foi uma lista criada com raças possantes da moda que apelavam a um determinado tipo de dono, o resto não é perigoso ou não existia em numero suficiente no território nacional para ser incluido na lista.

Ficou-me na mente parte de uma entrevista de Miguel Sousa Tavares, aquando da polémica dos PP, em que ele afirma algo do genero "cães de ataque" seguido de " Nunca conheci um dono destas raças que fosse equilibrado"

Lembro-me de na altura ter pensado, isto é cá cada barbaridade que aparece na televisão, e eu que normalmente até gostava de o ouvir, mas poem-se pessoas que não percebem nada de cães a comentar temáticas destas ....

Portanto preconceito foi a comunicação social que a criou com estes exemplos de mau jornalismo

Boas
Concordo.
Vamos então ser radicais ; todo e qualquer animal que possa provocar lesões a terceiros têm de ser contemplado com este rótulo. .. (Não são só os da lista PP)

:lol: são só praticamente todos, tenho um colega meu que a filha foi parar ao hospitas só porque o cão deles na brincadeira lhe aranhou a cara com os dentes (neste caso estamos a falar de um cocker) :?
Obg
Psilva
icecosta
Membro Veterano

terça fev 24, 2015 1:07 am

Pronto mas convenhamos que um cocker não será capaz de sob supervisão de uma pessoa adulta inflingir danos letais numa criança, alguns destes cães que mencinei são capazes de inflingir danos letais num adulto quanto mais numa criança.

Todos eles oferecem um certo perigo sem duvida agora uns oferecem mais do que outros.

Qualquer cão é capaz de ferrar, a questão é os danos que inflinge, um lab ferra e no entanto são visto como super amigos das crianças mas ferram.

A problemática aqui cria-se com o preconceito que se gerou em torno de uma ou outra raça, derivado á falta de informação, preguiça dos nossos governantes, e desconhecimento por parte da sociedade, junta-se a isto uns media irresponsáveis e sensacionalistas e temos uma receita para desastre e foi basicamente o que aconteceu.

Não vou dizer que não me sinto mais sossegado por ter diminuido a população de pits por exemplo, sim sinto-me mais sossegado.

Mas não por causa dos animais em si mas sim por causa dos donos irresponsáveis que tinham esses animais.

E estou a façar dos pits como podia falar de rotts ou outra raça potencialmente perigosa.

A questão é que é uma falsa segurança, porque qualquer um desses donos irresponsáveis pode adquirir um pastor alemão, um cane corso, um presa canário etc etc

Resumindo, é necessário aumentar a fiscalização e perseguir criminalmente os donos, de animais que se revelem um perigo para os humanos ou para outros animais.

Em vez de obrigar os animais a andar de açaime, vamos obrigar os donos a frequentar formações para lidar com os animais que adquirem.

E se mesmo assim continuar a existir incidentes nos quais se verifique que os donos realmente tem culpa então vamos perseguir essas pessoas criminalmente.

O dono de um cão que demonstra agressividade e que chega ao ponto de matar uma criança tem de ir para a cadeia, porque era a ele que competia ter resolvido a situação em antes de a mesma escalar.
YOU TAKE IT

"Malcom X"
Specops
Membro Veterano
Registado: quinta jun 06, 2013 2:43 pm

terça fev 24, 2015 11:12 am

Bom dia.

Concordo planeamente com o icecosta.

Antes de mais, Portugal é um país onde o preconceito predomina. E temos pessoas que se deixam levar pela porcaria da comunicação social, que na sua maioria das vezes, não diz pão, quanto mais carcaça...

Quanto ao caso dos cães, que pertencem a essa lista, que dizem eles serem potencialmente perigosos, acho ridículo. Absolutamente ridículo. Isto para não falar, da brilhante ideia que tiveram, de criar uma lei, onde só e exclusivamente algumas raças teem que andar com mais documentação que um carro, e andarem feitos 'gladiadores' na rua, todos de 'trela curta' e 'tapados'.

Tenho amigos, nas duas forças de segurança (PSP e GNR) que já foram os próprios a dizer, que esta lei não faz sentido nenhum e que é uma parvoíce. E digamos que é mais uma forma boa, para o estado, 'recolher' mais uns trocos.

Aqui ainda não se chegou à conclusão que todo o cão morde. Sejam eles pequenos, médios ou grandes.
Até o querido e fofo labrador se morder, vai fazer moça...
Assim como o Pastor Alemão, Terra Nova, Dogo Alemão, cocker...e até o spitz anão (que há pouco tempo, uma pessoa daqui foi mordida por um e teve que ir para o Hospital)...e no entanto, nenhum destes que mencionei estão na suposta lista.

Isto é rídiculo..e nem vale a pena. Pois nada vai mudar.

Cumpts
icecosta
Membro Veterano

terça fev 24, 2015 12:37 pm

Isso tambem concordo nada vai mudar, não existe vontade politica, temos problemas bem maiores do que os cães aos olhos dos nossos politicos e sociedade.

E cá estamos com seguros açaimes e raças "proscritas".

Chato chato é ter de levar com o preconceito em cima e não pensem que
é exclusivo ás raças que estão na lista de pp porque não é.

O preconceito aliado ao desconhecimento atingiu tal ponto que até um boxer
aos olhos de algumas pessoas é uma raça perigosa, ao ponto de me chatiarem quando ando na rua com o cão é grande musculado e tem uma expressão intimidante é perigoso :)

E se ainda se limitassem a atravessar a rua para o outro lado eu até nem reclamava muito mas não, já fui ameaçado por uma sujeita que ia chamar a policia aos berros feito histérica e o cão quieto sem fazer nada nem tão pouco chegou á beira dela, só iamos era a passar na mesma rua mas em lados diferentes :) a tipa deu-lhe os 5 minutos e veio por lá fora aos berros comigo eu nem respondi sequer.

Tudo porque o cão ia caminhar ao meu lado sem trela numa rua sem saida que tem uma mata para onde o levava ás vezes, mas o cão nem sequer saiu do meu lado, endoideceu sei lá talvez fosse aquela fase do mes.

Entre outros encontros imediatos de 3º grau ...

E depois vem o reverso da medalha, aqueles que fazem de conta que não está lá um cão isto conduzido á trela ou sem trela, fazem de conta que não o estão a ver e não respeitam o espaço dele metem-se á frente dele, o cão que se arrume, pois o cão não se arruma costuma é arruma-los da frente com uma rosnadela.

Estamos a falar de um cão que anda na rua no meio de toda a gente, e partindo do principio que nimguem lhe passa cartão nem lhe bloqueia o caminho ele anda como se não estivesse lá nimguem.

Agora meterem-se entre mim e o cão do tipo eu vou á frente o cão vem atrás preso pela trela já se chegaram a enfiar no espaço entre mim e o cão arrumaram a trela um bocadinho pro lado eu sinto a trela a fazer força olho para trás já estava a dar frande rosnadela e o gajo caraças salta pro lado, ainda se fossemos no meio de uma multidão sem espaço, mas não havia espaço que chegasse a pessoa é que não respeitou o facto de ser um passeio estreito dai o cão seguir atrás, e ao tentar ultrapassar-nos passou o cão a trela ainda era grande, e depois de passar o cão colocou-se á frente dele por causa de um obstáculo que aparece de um dos lados, aquilo foi momentaneo mas foi o suficiente para o cão lhe rosnar.

Ora eu que gosto de cães e tudo, quando estou a lidar com um cão que não conheço, não faço destas coisas só porque pronto nem eu o conheço nem ele a mim pode dar mau resultado.

Mas á pessoas que pronto é tudo nosso.
E depois são os cães que são perigosos.

E claro depois temos os que acham que é um ursinho de peluche sempre pronto a receber uns abraços e umas festinhas, esses ás vezes tambem apanham uns sustos, fazer o que ?!

Eu tento estar atento e avisar as pessoas quando vejo que lhe vão meter a mão e ele não está a gostar, mas á pessoas que nem isso entendem sou eu a dizer olhe que não vale a pena ele não está a gostar e a pessoa ahhh mas é tão giro e tenta por a mão.

Normalmente acontece com aquelas pessoas que ficam especadas a olhar pro cão durante 1 minuto ou 2 e depois perguntam se podem fazer festas, ora primeiro ficam a olhar para ele olhos nos olhos :) por esta altura eu já consigo sentir o corpo dele todo tenso e um rosnar em forma de sussuro, que não se ouve mas sente-se a vibração a percorrer o corpo do cão e aviso não meta a mão mas mesmo assim já houve quem tentasse.

Isto só acontece com ele preso pela trela por que se estiver solto ele próprio quando não vai com a pessoa desvia-se e afasta-se.

Quem é que é mais perigo os cães ou as pessoas?

É necessário as pessoas ganharem consciencia que não podem invadir o espaço de um cão que não conhecem, é necessário os pais controlarem os filhos da mesma forma que o dono de um cão tem de controlar o cão.

Eu não deixo o meu cão ir ter com pessoas nem com crianças porque não os quero incomodar, não é que ele vá fazer alguma coisa só vai cheirar mas não deixo, as pessoas tem o direito de andar na rua sossegadas sem serem incomodadas por um cão que resolve cheira-las.

O mesmo respeito devia acontecer em relação ao cão se o cão está ali vamos respeitar o espaço do cão mas não acontece muitas vezes...

A unica altura em que deixo o meu cão brincar com pessoas ou com outros animais é quando vejo que realmente existe essa vontade da outra parte e olho para o cão e vejo que ele tambem quer ir brincar ai sim deixo o cão brincar com as pessoas ou outros animais.

Mas é porque eu vejo que tanto as pessoas como o cão estabeleceram um contacto inicial que deixou ambas as partes á vontade e querem brincar ai sim sem problema nenhum.

Mesmo com outros animais se vir que realmente estamos num local adequado e que a intenção do outro dono tambem é que os cães passem ali um bom bocado deixo-o brincar.

Agora se o outro dono não manifesta essa intenção eu não deixo o cão sair da minha beira.

Mas sou muitas vezes confrontado com situações em que o meu cão é abordado por outros cães alguns deles agressivos sem eu ter manifestado qualquer intenção e depois ?!

Depois acontecem os acidentes, tenho pena tenho mas as pessoas tem de ser responsáveis, eu não vou estar a preender o meu cão quando outro cão o aborda a rosnar.

Assim como não consigo impedir que aconteca um acidente quando ele é abordado por um animal pequeno que foge do dono e vem rosnar-lhe o resultado é sempre um bocado desagradavel.

Resumindo a minha liberdade termina onde começa a liberdade dos outros.

Somos livres de andar na via publica sem nada nem nimguem nos imcomodar.

Tambem temos a obrigação de não incomodar os outros
YOU TAKE IT

"Malcom X"
Responder

Voltar para “Cães”