[Porfavor Ajudem :( ] Juntar 2 cadelas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
PedroBGK
Membro
Mensagens: 104
Registado: terça out 08, 2013 8:22 pm

domingo abr 19, 2015 10:42 pm

Bom dia , adotei uma cadelita rafeira, muito calma tanto com pessoas como com animais (seja quais forem , pássaros , gatos , cães etc ) ela é uma paz de alma.

Mas hoje deram-se dois incidentes , eu já possuía uma cadela cá em casa , em que ao inicio a que eu cá tinha não quis logo aceitar a cadelita nova, mas lá acabaram por se dar bem ao ponto de já estarem deitadas as 2 em "conchinha" (tudo em 1 dia).

O que aconteceu hoje foi o seguinte, a cadelita nova como não está habituada ainda, saltou o muro (mas conseguimos apanhá-la) eu com medo que ela fugisse outra vez , meti-la ao pé da porta da entrada mas com a corrente (onde supostamente iria dormir) ela por engano entrou na casota da outra cadela , não sabemos ao certo o que aconteceu depois , mas pelo que penso a cadela que já tinhamos deve ter entrado na casota dela (mas a nova estava lá) e começaram á briga , tanto que a cadelita que já tinha ficou com 2 buraquitos na perna .

As minhas dúvidas são as seguintes :

- O que posso fazer para que elas fiquem bem as duas de novo? :c

- O que posso fazer para que a cadelita nova não salte o muro? Basta ela se ambientar á casa?

- Eu queria que elas se dessem bem como davam , e não quero ter nenhuma das cadelinhas presas , quero que andem á vontade pelo quintal ser ter medo que a nova fuja, ou que se ataquem outra vez :c

Desde já MUITO OBRIGADO a quem leu todo o meu post :)
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

segunda abr 20, 2015 12:50 am

Vou ser franco consigo.
Tinha dois cães, teve que dar um, porque andavam os dois à batatada.
Depois queria mais um cão para juntar ao cão que ficou e que não era muito amigável.
Sem apurar as capacidades sociais desse cão em primeiro lugar, não é muito aconselhável, e há cães que por um ou por outro motivo o melhor é serem "filhos únicos".

Eu não sei como foi o processo de adopção dessa cadela, mas tendo um animal anterior é esse que adopta a nova aquisição, não é o dono.

Eu não o posso ajudar muito agora, antes talvez.

Cada cão é um cão, mas quiser mais, todo o dinamismo muda, Há que ter atenção ao temperamento e ao nível de energia, ambos tem que ser o mais semelhante possível, pois cães de diferentes níveis, um acaba por ser dominante e ou mais energético do que o outro que entretanto pode ficar aquém do que realmente é ( a "cabeça" conta muito) , características dominantes, não. Não confundir dominância com anti social, (talvez venha daí a minha predileção pela caça, à partida estão muito mais aptos para jogar em equipa, do que os de guarda, por exemplo, não é impossível, mas dá mais trabalho).

Antes de oficializar a adopção, é aconselhável ver se o cão que tem aceita o "candidato" em questão, e qual a dinâmica desse relacionamento (convêm fazer isso mais que uma ou duas vezes) em terreno neutro.

Depois tem a habituação, à casa p.ex. é mais lenta se for feito em terreno "hostil".

Se escolheu bem ou mal, vai saber daqui a uns dias, neste momento o processo de habituação + estabelecimento de hierarquia deve estar a decorrer (por mim deixava-os estabelecer essa hierarquia e respeita-la) o mais dominante come, recebe afectos, recompensas, primeiro e o outro a seguir.

As dúvidas.
1º Agora nada, deixá-las entenderem-se com muita supervisão.
2º Era um bom começo, deixá-la lidar com uma coisa de cada vez
3º Se não teve os cuidados que já falei antes da adopção, agora é ver como a coisa rola e se não rolar mentalize-se na possibilidade de entregar a cadela de volta e ficar por aí, se não conseguir apurar o aspecto social ou a cadela seja muito dominante.

Com fugas e com furos, não me parece um bom começo, o pior é se a nova cadelinha ganhar os defeitos da outra, medo=agressividade.
Com mais que um cão é mais trabalhoso.
PedroBGK
Membro
Mensagens: 104
Registado: terça out 08, 2013 8:22 pm

segunda abr 20, 2015 6:45 am

Obrigado pela resposta , mas esta a falar para o ar , porque eu falei na primeira pessoa como se a situação fosse comigo mas as cadelas não estão na minha casa , estão num familiar meu , o meu cão continua sozinho porque tem de ser 'filho único' e mesmo que não fosse mau eu não poderia ter mais um cão em casa , a cadela que adotei é minha sim, mas toda esta situação se passou na casa de um familiar meu , logo o problema não foi o meu cão ..

A cadela que adotei tem 0 de dominância ela ignorava completamente a outra que já lá estava quando essa lhe rosnava , o processo de integração da nova foi otimo , a "velha" rosnou-lhe um pouco e a nova ignorava completamente , a nova deixava que a velha lhe cheirasse sem problema algum , elas ate já estavam as duas dentro de casa deitadas juntas no mesmo sofá , o problema deu-se por ela ter entrado sem saber na casota da velha ... O problema não é maia nenhum ..
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

segunda abr 20, 2015 10:25 am

1º Não, não estou a falar para o ar, falei consoante a situação que descreveu.

2º Apesar da nova actualização da situação, continua a não mudar nada, independentemente de com quem se passou isto, os cuidados a ter continuam a ser os mesmos. E sim, eu sei que o problema não é com a nova cadela (agora deve andar especialmente submissa, vamos ver depois se a coisa regulariza ou se continua submissa e calma demais para o bem dela).

3º Dei a minha opinião, outras poderão aparecer que o poderão ajudar mais com o agora, mas se as coisas se mantiverem assim, vai ter ou o seu familiar vai ter mais trabalho, os "arrufos" poderão ser mais frequentes se a nova cadela souber impor a sua presença, ou poderá ficar "apagada" se for submissa demais.
Vai notar em coisas tão simples como atirar uma bola p.ex. uma vai, a outra não, cada vez que a mais submissa tentar ainda pode levar com um chega para lá e logo vai desistir de correr atrás da bola, daí a importância de arranjar uma boa equipa, e a importância da "cabeça" ser semelhante.
Como eu já disse, a dinâmica é muito diferente que com mais que um cão, quando maior a matilha, mais complexa é a dinâmica, agora resta saber se o seu familiar vai (com "arrufos" ocasionais, o que é normal) ter duas cadelas ou vai ter uma cadela e outra a meio gás ou menos até.
PedroBGK
Membro
Mensagens: 104
Registado: terça out 08, 2013 8:22 pm

segunda abr 20, 2015 5:57 pm

Pois , elas agora estão separadas , a pequena (velha) esta dentro de casa até ficar boa (por causa das dentadas) a grande (nova) está com uma corrente até se habituar bem ali e saber que é ali a casa dela , porque como onte-ontem fugiu , temos medo de a deixar solta sem termos o olho nela ..

Mas eu acho que ela vai continuar assim calma , ela não liga importância nenhuma nem a aves , gatos , cães , etc .. não demonstra medo , simplesmente não lhes liga importância por estarem a ladrar ou assim.

Mas como ela é minha estou a tentar trazê-la para outro familiar que mora mesmo ao meu lado , assim ela pode estar todos os dias comigo e dar-lhe um ensinamento mais fixo, esse meu familiar tem um cão MUITO ativo , mas com 4/5 mesinhos , por isso não se devem dar mal , o cão é novo de mais para ser dominante já não é?

Tenho é medo que as brincadeiras dele chateiem a outra cadela .. Porque ele é super ativo comigo , salta , lambe lambe lambe , salta etc etc haha


Obrigado pela sua resposta e ajuda desde já Sr. Botas :)
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

segunda abr 20, 2015 9:48 pm

Botas 96 não que este seja um caso totalmente típico, mas esta é a chatice de os ter do mesmo sexo.

Entre machos é quase garantido que vai haver porcaria, mas mesmo com fêmeas a coisa ocorre.

Por acaso já tive 3 fêmeas em simultaneo e nunca tive um problema, mas duas eram de raças que não contam para estas coisas: Bulldog e Basset, duas paz de alma. E estavam as três esterilizadas.

Com os cios dumas e doutras, já ouvi contar cenas entre fêmeas de fugir.
LFGomes
Membro Veterano
Mensagens: 1665
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

terça abr 21, 2015 11:45 am

WaterMonitor Escreveu:
Com os cios dumas e doutras, já ouvi contar cenas entre fêmeas de fugir.
Tive um cliente há pouco tempo (uns meses) que tinha 4 cadelas, um dia quando chegou a casa uma delas estava morta, tinha sido atacada pelas outras, aparentemente.
As associações impingem os cães sem dar atenção ao historial do dono, cães da casa e afins, depois querem que os treinadores façam milagres.
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
LFGomes
Membro Veterano
Mensagens: 1665
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

terça abr 21, 2015 11:49 am

Este caso em concreto não vou comentar, está tudo muito pouco claro, ora o cão é do user ora afinal não é….e acorrentar um cão para lhe mostrar que ali é a casa dele… enfim…
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

terça abr 21, 2015 4:30 pm

Num grupo de fêmeas, tudo do mesmo tamanho, criadas juntas de bebés, que se davam muitissimo bem, uma dia uma delas ficou sem uma orelha. Cio.

Não foi pior porque a raça é totó, porque se fossem outras não era só a orelha que ia à vida...
PedroBGK
Membro
Mensagens: 104
Registado: terça out 08, 2013 8:22 pm

quarta abr 22, 2015 12:20 pm

[Editado pela moderação por conter mensagens provocatórias e de cariz pessoal]

a situação já está resolvida , elas já se dão bem , a cadelita do meu avó já esta boa , e a minha continua calminha e pacifica como sempre :D
Responder

Voltar para “Cães”