Socialização de cachorro

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
apires123
Membro Júnior
Registado: quinta fev 20, 2014 8:45 am

terça abr 21, 2015 10:01 am

Bom dia a todos

Gostava que me ajudassem com um assunto:

Tenho 3 cães ( 2 rafeiros com 3 anos(macho e femea) e um arraçado de rafeiro alentejano (macho) com 7 anos) , todos adotados ainda cachorros. Na passada 6ª feira deram-me um cachorro arraçado de pastor alemão(macho) com um mês e meio . Coloquei-o numa zona separado dos outros por um vidro e uma grade para que se possam cheirar e ver.. Os 2 rafeiros ignoram-no e dão com a pata no vidro; no entanto o cão mais velho ( o arraçado de rafeiro alentejano) para além de passar o tempo todo a olhar lá para dentro , assim que o cachorrito se mexe e anda lá dentro, desata a ladrar e com atitudes agressivas.. Claro que ainda só passaram 4 dias desde a chegada do cachorro, mas estou bastante apreensiva com este facto.. Há mais de 20 anos que tenho tido diversos cães desde cachorros, tenho juntado todos ( claro que espero uns tempos até os juntar) , e nunca tive esta (má) experiência... Inclusivamente este cão que agora está com estas atitudes recebeu muito bem os outros 2 mais novos ...Por isso não entendo... Será que ainda é pelo facto de ter decorrido pouco tempo ( 4 dias) ? Quando pensam que será a melhor para os juntar? O cachorrinho faz 2 meses no dia 24 e ainda só levou a 1ª dose de vacinas... Obrigado desde já !
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

terça abr 21, 2015 11:32 am

Porque é que o separou dos outros cães?
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
gabri17
Membro Veterano
Registado: terça dez 08, 2009 11:59 am
Gatos- Micas, Tarzá,Zaka, Bola, Teca

terça abr 21, 2015 5:29 pm

Acho que em primeiro lugar o cachorro deveria ter sido apresentado fora do território-o dos seus futuros companheiros. Deveria apresenta los um de cada vez ao cachorro, pois 3 de uma vez é demais.
Não deveria colocar o cachorro em casa sem que os outros o conhecessem primeiramente, pois como é normal vão ter rações estranhas e diferentes entre eles em relação a um membro que lhes é estranho e se encontra na casa destes.
Um cachorro com 1 mês e meio ainda deveria estar com a mãe.
apires123
Membro Júnior

terça abr 28, 2015 2:25 pm

LFGomes Escreveu:Porque é que o separou dos outros cães?
Boa tarde

Eu separei-o dos outros cães através de uma grade aberta em que se podem ver e cheirar por 2 motivos:

1º Porque durante o dia não está ninguém em casa e tive medo que os adultos durante o dia e nas brincadeiras de quintal, o aleijassem

2º Porque o cão mais velho ( rafeiro alentejano) está a mostrar sinais de alguma agressividade

3º Porque há relativamente pouco tempo tive uma experiência bastante traumatica. Tinha um cachorro também com 2 meses e meio, os outros aceitaram-no bem e após duas semanas daquilo que parecia uma boa convivência, cheguei a casa e o cachorrinho tinha morrido.. :( Não sei o que se passou, talvez uma brincadeira que correu mal, não sei... O que sei e como deve calcular agora tenho muito medo... daí ter pedido a vossa ajuda...
apires123
Membro Júnior

terça abr 28, 2015 2:28 pm

Quando estamos no quintal eu vou pondo-o ao pé.... agora a minha dúvida reside em saber quando é que o posso deixar sem supervisão... A melhor idade....
gabri17
Membro Veterano
Registado: terça dez 08, 2009 11:59 am
Gatos- Micas, Tarzá,Zaka, Bola, Teca

terça abr 28, 2015 5:48 pm

o cachorro no geral é submisso em relação aos adultos, estes vão lhe ensinar os limites de brincadeiras, etc.
Se nota que um dos mais velhos ainda demonstra agressividade ou intolerância ao cachorro deve dar tempo e estar sempre de olho quando estão juntos até tiverem um convivência pacifica.
Só você vai saber quando pode deixar o cachorro a sós com eles.
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quarta abr 29, 2015 11:51 am

Já por algumas vezes disse aqui que é preciso que o cão adulto seja realmente desequilibrado para atacar um cachorro.
No wild aceitaria que os machos matassem os machos, no cão doméstico isso não se verifica.
Se já teve uma situação em que um cachorro apareceu morto é um indicador.

Bom, mas não vou opinar muito sem "ver" mas vou só deixar 2 considerações:

- Sugiro que se quer manter o cachorro separado, não o faça dessa forma e coloque o cão onde os outros não o possam ver. Isso que está a fazer é quase como que uma provocação e vai aumentando o desejo\intenção de concretizar o ataque. Está a construir memorias em todos os cães e não são as mais favoráveis.

- Nem sempre o cão que demonstra sinais de agressividade mais óbvios é aquele que inicia a confusão.
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
Responder

Voltar para “Cães”