Cão recolhido pela Camara

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
clourinho
Membro
Registado: sexta ago 02, 2013 6:28 pm

segunda mai 11, 2015 8:47 am

Bom dia a todos,

Decidi colocar uma situação aqui no forúm para ver se consigo que alguém me esclareça. Desde Setembro que andava por aqui um cachorro abandonado, tinha sarna e por isso ninguém o queria á porta, chegavam mesmo a bater-lhe. Começou a apanhar medo e ás tantas nem quem o queria ajudar ele deixava chegar ao pé. Na altura contactei algumas associações para saber se alguém o podia recolher mas estava tudo lotado. Eu e um grupo de pessoas tentámos apanhá-lo para levá-lo á vet e tratar a sarna mas foi impossível. Entretanto nunca mais o vi e pensei mesmo que a Camara o tinha apanhado. Há uns 2 meses atrás voltei a vê-lo, acompanhado por uma Sra. e mais dois cães de grande porte, a Sra. tinha conseguido trata-lo e ele estava muito feliz. A felicidade durou pouco tempo. Acontece que na passada quarta feira a Sra. ligou-me a dizer que tinha havido uma denúncia e os funcionários da Camara o tinham ido recolher a casa dela. Como o cão não estava legal levaram-no para o "canil", que nem canil se pode chamar porque é uma antiga pocilga. Liguei para a Camara e deram-me o nome da pessoa responsável, liguei-lhe para dizer que queria adotar o cão e perguntar onde me devia dirigir para o ir buscar. A Engª disse-me então que os cães só saem do "canil" chipados e que o Veterinário da Camara agora não estava la para fazer isso (descobri entretanto que a Camara nem tem Veterinário a tempo inteiro é um serviço prestado por um Vet de fora). Então eu disse-lhe que ia pedir á Veterinária do meu cão para ir-mos lá e para ela lhe colocar o chip, ao que a Engª me pediu para me voltar a ligar dentro de instantes porque tinha que confirmar se era possível. Passados uns 20 minutos ligou-me e diz-me que o cão tem que ficar 15 dias de quarentena no canil porque mordeu a uma pessoa, existindo uma queixa na GNR. Dirigi-me ao posto da GNR e perguntei se havia um relatório médico da dentada, disseram-me que não, havia unicamente uma queixa e um documento a como uma Sra. tinha estado no Centro de Saude. Expliquei a situação ao agente e ele disse-me que existe uma participação mas a pessoa que fez a participação não avançou para queixa portanto se não entregam o cão é uma questão entre a Camara e o Veterinário.
Voltei a ligar para a dita Engª da Camara e ela só me disse que era a lei e que as leis existiam para se cumprir. Alguém me consegue dizer que raio de lei é esta? Existe mesmo? Não havendo queixa ou seja processo eles podem reter o animal desta forma?
Estou completamente baralhada, já não sei que voltas dar ao assunto, o "canil" não tem condições nenhumas, ele deve estar mesmo muito assustado.
Peço então a v/ ajuda, alguém tem conhecimento se a Camara pode fazer isto? Começo a achar que não estão a agir de boa fé. Ajudem-me por favor que mais posso fazer? Quero ajudar mas já não sei o que fazer.
Desculpem o testamento. Obrigada.
St0pAF
Membro Veterano
Registado: quarta jun 18, 2014 9:32 am

segunda mai 11, 2015 9:47 am

Portaria n.º 264/2013 de 16 de Agosto
Artigo 16.º
Suspeita por agressão
(...)
3 — No caso do animal agressor não se encontrar vacinado contra a raiva, deve ser colocado em sequestro pelo período de pelo menos 15 dias, em instalações de quarentena oficial, findo o qual, eliminada a suspeita de raiva,
deverá ser obrigatoriamente vacinado
Porque é que a senhora que o tinha recolhido não está a pensar em ir buscá-lo? Já sei, é tudo muito bonito enquanto não dão chatices :roll:
Specops
Membro Veterano
Registado: quinta jun 06, 2013 2:43 pm

segunda mai 11, 2015 9:51 am

Bom dia.

Que história realmente :?

Eu confesso que não estou muito dentro do assunto. Mas acredito que na sua grande maioria das vezes criam grandes tempestades num copo de água, sem necessidade nenhuma. Teem atitudes muito estúpidas, sem sentido nenhum, não sei porquê. E depois, desculpam-se da lei...

Tente da melhor forma, informar-se o mais breve possível, porque se não, esse amiguinho, vai seguir o caminho de muitos, que lá estão.

Cumpts
JackTheRott
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2013 11:12 pm

segunda mai 11, 2015 10:09 am

St0pAF Escreveu:Portaria n.º 264/2013 de 16 de Agosto
Artigo 16.º
Suspeita por agressão
(...)
3 — No caso do animal agressor não se encontrar vacinado contra a raiva, deve ser colocado em sequestro pelo período de pelo menos 15 dias, em instalações de quarentena oficial, findo o qual, eliminada a suspeita de raiva,
Porque é que a senhora que o tinha recolhido não está a pensar em ir buscá-lo? Já sei, é tudo muito bonito enquanto não dão chatices :roll:
Pois.
clourinho
Membro

segunda mai 11, 2015 10:15 am

St0pAF Escreveu:Portaria n.º 264/2013 de 16 de Agosto
Artigo 16.º
Suspeita por agressão
(...)
Olá St0pAF, Bom dia,

Obrigada pela informação acerca da legislação. Não sei se será bem o caso pois a Sra. tinha-me dito que já o tinha levado á veterinária e que ele se encontrava vacinado :| . Tenho que me informar melhor com ela. Em relação á sua questão, Sra. diz que não pode ficar com ele pois já é uma pessoa de idade e tem tido muitos problemas com a vizinhança com os animais que acolhe, neste momento já tem dois cães séniores de grande porte e um gato.
clourinho
Membro

segunda mai 11, 2015 10:25 am

Specops Escreveu:Bom dia.

Que história realmente :?

Eu confesso que não estou muito dentro do assunto. Mas acredito que na sua grande maioria das vezes criam grandes tempestades num copo de água, sem necessidade nenhuma. Teem atitudes muito estúpidas, sem sentido nenhum, não sei porquê. E depois, desculpam-se da lei...

Tente da melhor forma, informar-se o mais breve possível, porque se não, esse amiguinho, vai seguir o caminho de muitos, que lá estão.

Cumpts
Bom dia Specops,

É isso mesmo que estou a tentar...
St0pAF
Membro Veterano
Registado: quarta jun 18, 2014 9:32 am

segunda mai 11, 2015 10:54 am

Continuação do artigo
5 - No caso do animal agressor se encontrar vacinado contra a raiva, a vigilância clínica pode realizar-se nas instalações a que se refere o n.º 2 do artigo 14.º ou noutras instalações que, após avaliação do MVM, apresentem as necessárias garantias para o efeito.
ou seja, pode ser feito em casa do proprietário. Só que isso implicaria não o trazer à rua de forma a garantir não haver contacto com outros animais e, por isso, a senhora deve ter recusado (acho piada atirarem sempre as culpas para os vets municipais ...)
clourinho
Membro

segunda mai 11, 2015 12:04 pm

St0pAF Escreveu:Continuação do artigo
5 - No caso do animal agressor se encontrar vacinado contra a raiva, a vigilância clínica pode realizar-se nas instalações a que se refere o n.º 2 do artigo 14.º ou noutras instalações que, após avaliação do MVM, apresentem as necessárias garantias para o efeito.
ou seja, pode ser feito em casa do proprietário. Só que isso implicaria não o trazer à rua de forma a garantir não haver contacto com outros animais e, por isso, a senhora deve ter recusado (acho piada atirarem sempre as culpas para os vets municipais ...)
A Sra. em questão não era a proprietária, o cão andava aqui abandonado e ela tratou-o da sarna, alimentou-o e deu-lhe teto durante este tempo, no entanto o cão não lhe pertencia e ela devido aos problemas que já tem não pode ficar com ele permanentemente, daí provavelmente não ter assumido responsabilidade, não sei... Não atirei culpa nenhuma para o vet municipal apenas questionei se podem fazer isto e se alguém tinha conhecimento desta lei. Agora que fui esclarecida e que efetivamente a bota já bate com a perdigota, agradeço ao StopAF a ajuda. Vou aguardar os 15 dias e depois vou buscar o cão. Obrigada.
Responder

Voltar para “Cães”