dicas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

sexta abr 10, 2015 8:56 am

icecosta Escreveu: leve consigo umas goloseimas que ele goste bastante e garanto-lhe que ele não foge
really? :o :roll:
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
LFGomes
Membro Veterano

sexta abr 10, 2015 8:58 am

stillACS Escreveu:A vontade como? é que solto tenho receio que fuja de mim e embora existam espaços longe da estrada é sempre perigoso caso fuja para longe, embora (não ache que aconteça), e ainda não me responde ao nome. E á vontade ao passear e não lhe exigir que não puxe é quase impossível para mim com a força que tem.
Não solte o cão, nunca, a não ser em espaços vedados\adequados.
Conhece a expressão “dar trela”?
Não obrigue para já o cão a andar junto, deixe-o ir à frente se for o caso, dê-lhe trela, deixe-o usufruir do passeio consigo.
Se ele for muito pesado e se realmente é muito complicado, vá aliciando o cão com uns biscoitos, de maneira a que ele ande com um olho em si e puxe menos.
Quando SENTIR que já há cumplicidade e confiança comece aos poucos nos passeios a corrigir o que o incomoda.
Boa sorte
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
surprisedog
Membro Veterano
Registado: quinta fev 19, 2015 12:28 pm

sexta abr 10, 2015 9:52 am

O cão mais bem educado que já vi é um cão tipo podengo :? que costuma passear aqui na zona onde eu moro.

Anda sem trela, mas é mesmo impressionante... Segue o dono a não mais de 3m de distância, explora, cheira, mas passe pelos cães que passar, não se desvia do percurso por nada. Volta e meia o dono atira-lhe coisas para ele ir buscar: vai e volta ao dono sempre focado no dono. Impressionante.

Agora, cães com excesso de energia, desobedientes, que se metem com os outros cães de forma descontrolada, etc.. tirar-lhes a trela só pode ser uma aventura... a ter em espaços fechados sem outros animais. :? :? É uma opinião PESSOAL!
icecosta
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2014 10:43 am

sexta abr 10, 2015 10:53 am

AST88 Escreveu:Icecosta, estar a dar a entender, a quem lê o tópico, que é mais fácil o cão andar solto é um pouco irresponsável! :roll:
Não foi o que quis dizer, disse foi que para mim é mais fácil ensinar o cão a andar solto do que ensina-lo a passear á trela ...
Nobody can give you freedom
Nobody can give you equality
or justice, if you are a man
YOU TAKE IT

"Malcom X"
icecosta
Membro Veterano

sexta abr 10, 2015 10:55 am

LFGomes Escreveu:
icecosta Escreveu: leve consigo umas goloseimas que ele goste bastante e garanto-lhe que ele não foge
really? :o :roll:
Sim qual é o espanto?!

Desde que utilizadas de forma a manter o cão interessado seria o 1º que se pirava em vez de vir ter com o dono mas ok se calhar sou eu que sou do planeta namek e estou habituado a cães diferentes.
YOU TAKE IT

"Malcom X"
LFGomes
Membro Veterano

sexta abr 10, 2015 11:13 am

Icecosta, você não vive noutro planeta, mas vive no seu mundinho e pronto. :)
Não pode presumir que todos os cães são iguais.

Então e os cães que não valorizam a comida? Ou os que dão mais valor à presa?

Meu caro amigo, qualquer cão (até com BH feito e provas de IPO e sei lá mais o quê de obediência) não é 100% fiável.

Pode naquele momento existir um estímulo que o cão e\ou dono não preveja que leve o cão a caçar\fugir\etc.

Já aconteceu. Vai continuar a acontecer. Isto não é matemática.

Mais acrescento a grande irresponsabilidade deste seu conselho com um dono pelos vistos inexperiente e com um cão nem está com ele há uma semana.
icecosta
Membro Veterano

sexta abr 10, 2015 11:40 am

Olhe Lfgomes em primeiro lugar não estou a presumir que todos os cães sejam iguais senão teria dito leve consigo um pedaço de frango, mas não disse, disse para levar uma goloseima que o cão goste imenso, ora só esta afirmação julgo que de para a pessoa parar e pensar ora deixa-me lá ver do que é que o meu cão gosta ?!

Se não gosta de comida mas adora por exemplo brincar com bolas leva-se uma bola ou duas, se tb não gostar de bolas então vamos lá ver algo que deixe o meu cão completamente passado ....

Em segundo lugar não se tratou de um concelho, apenas me limitei a dizer aquilo que acho mais fácil para mim (e quando digo para mim é para mim não é para se aplicar a todo o universo de donos e seus respectivos cães), em momento algum afirmei que era mais seguro, que era 100% fiável, depois existe tb animais que simplesmente não podem andar soltos nem nunca irão poder, mas ai terá de ser a pessoa a avaliar "bem será que o meu cão quando o solto fica em completa loucura e começa a correr sem parar e não presta atenção a mais nada nem nimguem" por exemplo seria um excelente indicador de que o cão pode ser solto.

Quanto aos estimulos que possam levar o cão a fugir e etc, é trabalho do dono escolher o local onde vai andar com o cão.

Pelo menos aqui comigo no planeta Namek( ou o meu mundinho de acordo com o lfgomes) funciona assim e tem dado resultado.
YOU TAKE IT

"Malcom X"
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

sexta abr 10, 2015 12:14 pm

Também acho que é má ideia soltá-lo. Há certos requisitos primeiro.

Caso tenha mudado o nome ao cão, este primeiro tem que associar o som a ele mesmo.

Para poder andar solto tem que estar bem ensinado e interiorizado os cinco comandos básicos: Aqui, senta, fica, deita e junto.
E isso tem que estar bem presente nos diferentes níveis de dificuldade, em casa, no exterior sem muitos estímulos e no exterior com mais estímulos.
E também aumentar o mais possível a zona de influência do dono que também é por níveis, no começo é muito pequeno.
(guia de trabalho é mandatório nesta fase)

Há também a questão da exploração do meio, algo que é necessário para estar familiarizado com tudo que o rodeia e agir normalmente, não causar espanto ou medos, ou porque o estímulo é tão aliciante que em vez de gravitar à volta de si, vai gravitar à voltas dos mesmos e aí perde-se o controlo.

Não aconselho andar com o cão solto em meio urbanos, só o solte em parques ou parques naturais, depois de bem consolidado os comandos e a presença da sua figura em "wi-fi".

A trela é uma importante ferramenta para a ligação e promove seguimento.

Isso do puxar, habitua-se, normalmente só puxam ao princípio do passeio, mas se for necessário há outras ferramentas para o auxiliar nessa questão (estranguladoras, arneses que actuam passivamente quando ele puxa, etc)

Tenha sempre consigo uma bola e biscoitos.
stillACS
Membro Júnior
Registado: sábado abr 04, 2015 3:22 pm

sexta abr 10, 2015 1:34 pm

Sim eu entendi o icecosta como um conselho para quando decidir solta-lo, o que para já não me sinto confiante a fazê-lo, mas com certeza será algo útil quando o decidir fazer.

Como têm dito tenho me preocupado mais em estabelecer uma relação com o cão e testar os seus comportamentos. E quero me preocupar principalmente para já com os comandos básicos e com a resposta ao nome sendo que mudei de nome visto que não existia qualquer reacção ao suposto antigo nome. Tenho reparado na sua incrível energia , sendo que num passeio de uma hora e meia, (por vezes a correr, sem exagerar claro) embora menos continua a puxar e quando chego a parte urbana então com os barulhos dos carros, cães etc é mais complicado e tento sempre distraí-lo com algo como uma bola para que tente ignorar o que lhe rodeia, não sei se será o mais adequado mas por agora enquanto não obedecer acho que será o melhor a fazer, e por vezes mal ele reage a algo mando o sentar até se acalmar.

Quanto ao uso de estrangulador tenho lido que usado por alguém inexperiente pode piorar a situação, ou será boa ideia me informar do correto uso do mesmo e experimentar?

E em breve virá algo também muito complicado que será adapta-lo ao jardim e pátio exterior sem que destrua tudo. O que recomendam para lhe impor os limites de onde pode e não ir? Obrigado a todas pela ajuda
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

sexta abr 10, 2015 6:09 pm

Não puxe muito pelo cão, tem 8 meses e não tem o organismo consolidado, como é de porte grande é mais permeável à displasia p.ex., as causas podem ser genéticas mas também induzidas por excesso de esforço físico continuado.
Ao passar por objectos do dia a dia e que provoquem alguma reacção, habito-o à coisa até ele ficar indiferente.
stillACS
Membro Júnior

terça mai 12, 2015 8:37 pm

Boas.
Aproveito para agradecer a todos as recomendações que me ajudaram bastante, já faz 1 mês que o Bruce está comigo e já não puxa ao passear ( excepto quando vê cães) e já obedece aos comandos básicos.
O que me tem intrigado mais é qual a melhor maneira para manter o cão focado em mim na hora do passeio.Por exemplo em casa responde a todos os comandos sem problemas e na rua é algo impossível quando ouve pessoas, carros ou outros cães.
Outro problema é controla-lo quando vê cães durante o passeio ( especialmente cães pequenos) ele não demonstra qualquer agressividade, nem ladra, apenas puxa para ter contacto com os mesmos.
Outra dúvida que me tem surgido é o que revela o cão não reagir muito bem a fazer festas enquanto está deitado sobre a barriga e por exemplo uma vez que precisava de lhe pegar ao colo para uma passagem que ele não conseguia subir e a reação em ambos os acontecimentos foi uma pequena mordidela sem dor , sem rosnar ou ladrar( apenas um pequeno arranhão) e seguidamente uma atitude super agitada gostava de saber se são sinais de falta de confiança( devido ao pouco tempo que se encontra comigo ou dominância, sendo que são as únicas situações que isto acontece.
Por ultimo gostava de opiniões quanto á castração. É realmente mais feliz e menos stressado um cão castrado?
Obrigado desde já
icecosta
Membro Veterano

quarta mai 13, 2015 11:20 am

É normal ele em casa não tem tantas distrações como na rua, tente mante-lo interessado na sua atenção usando recompensas, por exemplo chame-o pelo nome e cada vez que os olhos dele focarem em si recompense.

Quanto a pegar nele e ele reagir não faço ideia do que possa ser, poderá ter alguma dor ?!

Relativamente á castração a minha opinião é que não deve ser feita enquanto o cão não tiver atingido a maturidade, o que varia um pouco de raça para raça mas andará á volta dos 24 Meses, apartir dai julgo que possa fazer sem problemas e não deverá ter nenhum impacto significativo na personalidade do cão pelo menos não teve no meu, fisicamente é uma questão de controlar a alimentação e ver como evolui.

Não castre é o animal em antes de ele ter atingido a maturidade.

Com os outros cães o principio a seguir deverá ser o mesmo, tente manter a atenção em si, pode tentar brincar com ele como tb poderá usar algum tipo de recompensa para lhe preender a atenção.
YOU TAKE IT

"Malcom X"
LFGomes
Membro Veterano

quinta mai 14, 2015 9:02 am

“O que me tem intrigado mais é qual a melhor maneira para manter o cão focado em mim na hora do passeio”

Ou o cão está em passeio e a disfrutar desse momento, ou está focado em si e a trabalhar.

“Outro problema é controla-lo quando vê cães durante o passeio”

Precisa de o socializar mais, para que para ele passe a ser normal ver um cão, o que não é o caso.

“Outra dúvida que me tem surgido é o que revela o cão não reagir muito bem a fazer festas enquanto está deitado sobre a barriga”

Descarte a hipótese de ser dor.
Se não for, onde lhe mexeu e como? Cães mais dominantes não toleram uma aproximação pela frente.
Experimente a aproximação de lado e teste.
Também pode-se tratar de um cão pouco manuseado… há que o habituar.
stillACS
Membro Júnior

quinta mai 14, 2015 10:43 pm

Sim, Icecosta irei tomar todas as precauções caso o faça, mas não sabia que apenas podia ser feita aos 24 meses :o. E quanto ás dicas para passear sem trela funcionou bastante bem. :)

LFGomes

Com estar focado em mim queria dizer obedecer aos comandos na hora do passeio, ou quando surge alguma distracção porque ignora nessas situações.
Queria um senta que funciona-se como segurança para situações que queira que esteja parado, mas estou com algumas dificuldades, até porque recentemente anda a ignorar um pouco os comandos mesmo em casa, tirando quando lhe convém por exemplo quando lhe mando sentar antes de lhe dar comer ou quando mando sentar antes de lhe dar um brinquedo.

Sim, dor não é. Ele nunca se deita para lhe dar festas apenas quando lhe "forço", já pensei na hipótese de simplesmente não gostar ou de não confiar em mim a 100% ainda, quanto a dominância penso que não seja sendo que não rosna ou ladra..
j70j82
Membro Júnior
Registado: quarta mai 13, 2015 6:58 pm

quinta mai 14, 2015 10:53 pm

stillACS Escreveu:Boas.
Em breve vou adotar um pastor alemão ou x pastor alemão (não tenho certezas mas isso também pouco me importa, mas de aparência é bem idêntico a um) com 8 meses.
Não tenho qualquer informação sobre o seu antigo dono, apenas sei que foi dado a um amigo que está com ele no momento e não tem tempo para cuidar dele.
O cão no momento está preso e parece pouco disciplinado, pelo que não deve estar habituado a passear com trela, e muito menos andar num quintal sem destruir tudo, que será onde quero que se habitue a estar.
Quais são os principais limites que tenho de estabelecer para que se torne disciplinado e calmo?
Em breve não será possível uma escola de treino, será essencial?
Queria umas dicas porque um cão com 8 meses será também mais difícil de educar certo?
Obrigado

Olá,
é imprescindível o adestramento de qualquer animal, independente da idade ou raça. O melhor que você pode fazer é instruir-se, pois se já avaliou que o cachorro é indisciplinado, é interessante já estar preparado. Pesquise sobre adestramento, pois o Pastor é um cachorro de porte grande, é uma ideia boa saber como educá-lo.
Dê uma olhadinha neste artigo sobre como passear com o cachorro:

(Editado pela moderação - Publicidade a site)

Boa sorte!
Responder

Voltar para “Cães”