Pmach Escreveu:
É um excelente cão de alarme, pois todo e qualquer barulho estranho dá logo o alerta, mas em breve com mudança de casa, irei precisar também de um cão de guarda.
(...)
Em breve passarei de apartamento para moradia com espaço exterior, e estou a pensar num pastor alemão para impor respeito dentro do terreno da propriedade.
(...)
Eu creio que se o pastor alemão for criado e ensinado, nunca desenvolverá agressividade em cima de um cão ao qual ele cresceu sempre junto.
Boas, deixe ver se consigo expor a minha opinião e ajuda-lo de alguma forma.
1º não descarte os cães pequenos como bons guardas.
A minha Isa (rafeira cruzada caniche/podengo possivelmente) cadelita de 9 kg para além de ser um perfeito cão de alarme (consegue reconhecer a partir da varanda um vizinho a entrar em casa ou um total desconhecido, só não gosta mesmo dos Srs que vêm contar a agua e do carteiro...) aqui á uns tempos fizemos uma brincadeira com ela na escola de defesa pessoal, deu um enorme selo de burrinhos a muitos pastores alemães que lá estavam, andou a perseguir o "atacante" durante imenso tempo!
2º Como já disseram, um PA por si próprio não é necessariamente um bom guarda, e para "impor respeito" há raças muito mais imponentes. No entanto com uns meses de treino, muito trabalho e dedicação e um bom professo rapidamente se treina uma autentica "maquina" de defesa

a minha Becky sem perder personalidade, sem recorrer a métodos de treino duvidosos hoje morde com um cão profissional ao comando e já está a começar a fazer defesa pessoal e de objectos (o carro, a mochila do dono, etc)... Tem 1 ano e 3 meses, treina desde os 4 meses.
Não podemos ficar com o mérito total do treino porque ela já tem "chip"

Encontrei uns vídeos de vários antepassados dela em provas e são todos espetaculares
3º Todos os cães têm potencial para se tornarem agressivos, só depende de si e da maneira como o educa. Na minha experiencia, lá em casa quem manda sem qualquer duvida é a Isa... A Becky na rua protege a Isa e em casa baixa-lhe as orelhinhas e faz tudo o que ela quiser

(o que a nós nos dificulta o controlar a Isa que fica com a mania que manda em tudo

)
Ps.: Não consigo concordar que o Beagle (ou tipo Beagle) seja assim tão soft, o único cão que me mordeu na minha vida (e já tive alguns e trabalhei com muito muitos) era um Beagle! tive 15 dias de braço ao peito... Era o animal mais teimosos e dominante que conheci na minha vida...