Um novo cão...de guarda...opiniões avalizadas precisam-se!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Pmach
Registado: sábado dez 04, 2010 1:54 pm

quinta mai 28, 2015 4:55 pm

Boa tarde,

Venho aqui pedir a opinião aos mais entendidos.

Tenho um cão, com cerca de seis anos, com muita mistura Beagle. É um membro da família de plenos direitos e deveres. :)

Tem boa parte do feitio do Beagle, mas sempre foi muito desconfiado/medroso. Durante as horas de trabalho dos donos, fica sempre sozinho e tem-se aguentado.
É um cão que não conhece a agressividade, e se outro cão lhe rosna ou ladra, mesmo muito pequenino ele poe-se ao fresco.

É um excelente cão de alarme, pois todo e qualquer barulho estranho dá logo o alerta, mas em breve com mudança de casa, irei precisar também de um cão de guarda.

Em breve passarei de apartamento para moradia com espaço exterior, e estou a pensar num pastor alemão para impor respeito dentro do terreno da propriedade.

E é aqui a minha dúvida, eu já falei à minha mulher sobre o pastor alemão, mas ela torceu o nariz, pois tem medo que, um pastor alemão, MESMO CRIADO DESDE PEQUENINO, que venha a desenvolver agressividade para com o meu outro cão.

Eu creio que se o pastor alemão for criado e ensinado, nunca desenvolverá agressividade em cima de um cão ao qual ele cresceu sempre junto.

Mas queria a vossa opinião.

obrigado

Pedro
Última edição por Pmach em sexta mai 29, 2015 11:53 am, editado 1 vez no total.
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

sexta mai 29, 2015 9:07 am

Olá,

É discutível. Se você me disser que um deles está castrado, ok.
Também são de tamanhos diferentes, o que ajuda. Mas são sempre 2 cães e vai depender mais de si do que de outra coisa.
Porque não fica antes com uma fêmea? Costumam até ser melhores guardas.
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
Pmach

sexta mai 29, 2015 11:51 am

LFGomes Escreveu:Olá,

É discutível. Se você me disser que um deles está castrado, ok.
Também são de tamanhos diferentes, o que ajuda. Mas são sempre 2 cães e vai depender mais de si do que de outra coisa.
Porque não fica antes com uma fêmea? Costumam até ser melhores guardas.

A parte do castrado nunca pensei nisso e também sinceramente não me agrada nada. Talvez por eu também ser macho. eh eh eh!

Mas a castrar um dos dois seria sempre o pastor alemão e sendo castrado não faço a mínima ideia se continuaria a ser um bom guarda e a impor respeito a estranhos.

Quanto a ser uma fêmea pastor alemão (teria de ser esterilizada, o que também não aprecio) o meu medo é que o meu Beagle mix, comece a andar atrás da fêmea e esta lhe ferre para impor respeito e a partir daí a coisa descambe... mas poderá ser uma boa ideia e passar por aí!

mais opiniões avalizadas precisam-se.

Pedro
Última edição por Pmach em sexta mai 29, 2015 3:17 pm, editado 1 vez no total.
surprisedog
Membro Veterano
Registado: quinta fev 19, 2015 12:28 pm

sexta mai 29, 2015 12:06 pm

Se tem dúvidas, eu acho que pode SIM, que pode tornar-se agressivo para com o seu beagle.

Sinceramente, pela sua conversa, acho que não precisa de mais nenhum cão.

Nem deve arranjar. Arranje um alarme.
Pmach

sexta mai 29, 2015 1:01 pm

surprisedog Escreveu: Sinceramente, pela sua conversa, acho que não precisa de mais nenhum cão.

Nem deve arranjar. Arranje um alarme.
Pode explicar melhor por favor a parte de não precisar de mais nenhum cão.
Como chegou a essa conclusão?

Quanto ao alarme também terei mas só para a casa. A parte do jardim não vai ter alarme nenhum por isso é que preciso da ajuda de um cão de guarda.

Pedro
Gatopreto
Membro Júnior
Registado: domingo ago 31, 2003 4:28 pm

sexta mai 29, 2015 5:27 pm

Boas, posso falar da minha experiência, tenho um pincher alemão(dos maiorzitos) e dorme no quintal e posso dizer-lhe que não tenho melhor guarda...
qualquer coisa ou alguém que se aproxima da casa já não se cala até ter silencio absoluto, ainda a noite passada ouvia-se ao longe alguém que falava mais alto e lá estava ele a correr de um lado para o outro com a sua voz estridente... :lol: até aos pássaros ladra... :lol:
Penso que já tem um guarda em casa, poderá é arranjar-lhe companhia, isso sim! :)
Também lhe digo que os larápios, normalmente, não tem tanto receio dos grandes, mas sim dos mais pequenos pois são mais faladores,,,, :wink:
Abraço
surprisedog
Membro Veterano

sábado mai 30, 2015 8:19 am

Gatopreto Escreveu:Boas, posso falar da minha experiência, tenho um pincher alemão(dos maiorzitos) e dorme no quintal e posso dizer-lhe que não tenho melhor guarda...
qualquer coisa ou alguém que se aproxima da casa já não se cala até ter silencio absoluto, ainda a noite passada ouvia-se ao longe alguém que falava mais alto e lá estava ele a correr de um lado para o outro com a sua voz estridente... :lol: até aos pássaros ladra... :lol:
Penso que já tem um guarda em casa, poderá é arranjar-lhe companhia, isso sim! :)
Também lhe digo que os larápios, normalmente, não tem tanto receio dos grandes, mas sim dos mais pequenos pois são mais faladores,,,, :wink:
Abraço
Os vizinhos não se chateiam com o barulho que o cão faz? :o :o :o
Gatopreto
Membro Júnior

sábado mai 30, 2015 4:43 pm

surprisedog Escreveu:Os vizinhos não se chateiam com o barulho que o cão faz? :o :o :o
boas, ja havia 3 cães na rua antes do meu por isso ja estão habituados, quando alguém desconhecido passa o alarme dispara :)
penso que até pode ser positivo pois assim também os protege, indirectamente :wink:
bom fds
gp
surprisedog
Membro Veterano

sábado mai 30, 2015 7:25 pm

Gatopreto Escreveu:
surprisedog Escreveu:Os vizinhos não se chateiam com o barulho que o cão faz? :o :o :o
boas, ja havia 3 cães na rua antes do meu por isso ja estão habituados, quando alguém desconhecido passa o alarme dispara :)
penso que até pode ser positivo pois assim também os protege, indirectamente :wink:
bom fds
gp
Pois, se assim é.

E não tem pena de deixar o cão à chuva e ao frio? :o Fica preso com corrente? :? :?
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

domingo mai 31, 2015 10:59 am

Tem a noção que o cão em causa terá que ser treinado para a guarda por profissionais, há uma diferença entre ter queda para a coisa e ter onde cair.
Um cão de guarda é dominante e territorial, tem unhas para isso?
É bem diferente do x beagle que está habituado.
Há moradias que são assaltadas só pelo cão, há cães que são envenenados.
Mais uma razão para treinar o cão.
Eu optaria por um alarme primeiro, e só se fosse necessário, depois passava para cão de guarda.
Gatopreto
Membro Júnior

domingo mai 31, 2015 2:20 pm

surprisedog Escreveu:
Pois, se assim é.

E não tem pena de deixar o cão à chuva e ao frio? :o Fica preso com corrente? :? :?
Ola, a resposta a sua pergunta é; ás vezes sim, em alturas de mais frio, nas outras não.
O local tem alpendre, casota e é abrigado, tem cerca de 30m2 e ainda vai aumentar a área, e anda solto. Só quando estou ausente e á noite é que fica no exterior,e quando quer...claro.
cmpts
Gp :wink:
surprisedog
Membro Veterano

domingo mai 31, 2015 3:02 pm

Já imaginava. Normalmente quem aqui comenta trata os seus animais com o mínimo de decência. :? :?

O problema mesmo são os que apenas lêem isto. Você basta googlar e aparece-lhe estes tópicos todos :o :o :o :o
Anafcs
Membro Veterano
Registado: sábado jul 20, 2013 3:47 pm
Gatos: Wally e Ninja
Aquário 200L com peixes tropicai

segunda jun 01, 2015 4:43 pm

Pmach Escreveu:
É um excelente cão de alarme, pois todo e qualquer barulho estranho dá logo o alerta, mas em breve com mudança de casa, irei precisar também de um cão de guarda.
(...)
Em breve passarei de apartamento para moradia com espaço exterior, e estou a pensar num pastor alemão para impor respeito dentro do terreno da propriedade.
(...)
Eu creio que se o pastor alemão for criado e ensinado, nunca desenvolverá agressividade em cima de um cão ao qual ele cresceu sempre junto.
Boas, deixe ver se consigo expor a minha opinião e ajuda-lo de alguma forma.

1º não descarte os cães pequenos como bons guardas.
A minha Isa (rafeira cruzada caniche/podengo possivelmente) cadelita de 9 kg para além de ser um perfeito cão de alarme (consegue reconhecer a partir da varanda um vizinho a entrar em casa ou um total desconhecido, só não gosta mesmo dos Srs que vêm contar a agua e do carteiro...) aqui á uns tempos fizemos uma brincadeira com ela na escola de defesa pessoal, deu um enorme selo de burrinhos a muitos pastores alemães que lá estavam, andou a perseguir o "atacante" durante imenso tempo! :twisted:

2º Como já disseram, um PA por si próprio não é necessariamente um bom guarda, e para "impor respeito" há raças muito mais imponentes. No entanto com uns meses de treino, muito trabalho e dedicação e um bom professo rapidamente se treina uma autentica "maquina" de defesa :) a minha Becky sem perder personalidade, sem recorrer a métodos de treino duvidosos hoje morde com um cão profissional ao comando e já está a começar a fazer defesa pessoal e de objectos (o carro, a mochila do dono, etc)... Tem 1 ano e 3 meses, treina desde os 4 meses.
Não podemos ficar com o mérito total do treino porque ela já tem "chip" :P Encontrei uns vídeos de vários antepassados dela em provas e são todos espetaculares :D

3º Todos os cães têm potencial para se tornarem agressivos, só depende de si e da maneira como o educa. Na minha experiencia, lá em casa quem manda sem qualquer duvida é a Isa... A Becky na rua protege a Isa e em casa baixa-lhe as orelhinhas e faz tudo o que ela quiser :P (o que a nós nos dificulta o controlar a Isa que fica com a mania que manda em tudo :roll: )

Ps.: Não consigo concordar que o Beagle (ou tipo Beagle) seja assim tão soft, o único cão que me mordeu na minha vida (e já tive alguns e trabalhei com muito muitos) era um Beagle! tive 15 dias de braço ao peito... Era o animal mais teimosos e dominante que conheci na minha vida... :oops:
<strong><u>Ana Filipa</u></strong>
Pmach

terça jun 23, 2015 1:50 pm

Anafcs Escreveu:
Pmach Escreveu:
(...)
(...)
Boas, deixe ver se consigo expor a minha opinião e ajuda-lo de alguma forma.

1º não descarte os cães pequenos como bons guardas.
A minha Isa (rafeira cruzada caniche/podengo possivelmente) cadelita de 9 kg para além de ser um perfeito cão de alarme (consegue reconhecer a partir da varanda um vizinho a entrar em casa ou um total desconhecido, só não gosta mesmo dos Srs que vêm contar a agua e do carteiro...) aqui á uns tempos fizemos uma brincadeira com ela na escola de defesa pessoal, deu um enorme selo de burrinhos a muitos pastores alemães que lá estavam, andou a perseguir o "atacante" durante imenso tempo! :twisted:

2º Como já disseram, um PA por si próprio não é necessariamente um bom guarda, e para "impor respeito" há raças muito mais imponentes. No entanto com uns meses de treino, muito trabalho e dedicação e um bom professo rapidamente se treina uma autentica "maquina" de defesa :) a minha Becky sem perder personalidade, sem recorrer a métodos de treino duvidosos hoje morde com um cão profissional ao comando e já está a começar a fazer defesa pessoal e de objectos (o carro, a mochila do dono, etc)... Tem 1 ano e 3 meses, treina desde os 4 meses.
Não podemos ficar com o mérito total do treino porque ela já tem "chip" :P Encontrei uns vídeos de vários antepassados dela em provas e são todos espetaculares :D

3º Todos os cães têm potencial para se tornarem agressivos, só depende de si e da maneira como o educa. Na minha experiencia, lá em casa quem manda sem qualquer duvida é a Isa... A Becky na rua protege a Isa e em casa baixa-lhe as orelhinhas e faz tudo o que ela quiser :P (o que a nós nos dificulta o controlar a Isa que fica com a mania que manda em tudo :roll: )

Ps.: Não consigo concordar que o Beagle (ou tipo Beagle) seja assim tão soft, o único cão que me mordeu na minha vida (e já tive alguns e trabalhei com muito muitos) era um Beagle! tive 15 dias de braço ao peito... Era o animal mais teimosos e dominante que conheci na minha vida... :oops:
Boa tarde,

Obrigado pela sua opinião. Um rafeiro também não está fora de hipótese.
Responder

Voltar para “Cães”