Como ajudar canito a perder o medo?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
PedroBGK
Membro
Registado: terça out 08, 2013 8:22 pm

quarta jun 03, 2015 9:35 pm

Bom dia :D

Gostava de pedir a vossa opinião em relação ao que se deve fazer para ajudar um canito a perder o medo de um "esteriótipo" de pessoas (neste caso idosos do sexo masculino e muita gente junta) ...

O que fazer para lhe demonstrar que as situações em que o canito se confronta quando tem medo não lhe fazem mal?

Obrigado :)
Anafcs
Membro Veterano
Registado: sábado jul 20, 2013 3:47 pm
Gatos: Wally e Ninja
Aquário 200L com peixes tropicai

quinta jun 04, 2015 9:08 pm

Hum é muito complicado... Mas penso que com paciencia e tempo eles acabam por perceber que estão seguros e ninguém lhes vai fazer mal...
Uma cadelinha que tive, a minha Mila, já faleceu, quando a adotei ela tinha pavor de toda a gente que ela visse com fato-de-macaco! :o
Talvez esteja relacionado com o passado deles :?
<strong><u>Ana Filipa</u></strong>
SummerRB
Membro
Registado: segunda abr 15, 2013 4:16 pm
O gentleman Taylor
Rodolfo - o nosso baby site gigante <3

sexta jun 05, 2015 6:20 am

Que chatice que esteja a passar por essa situação.

A única forma de a ajudar a ultrapassar esse medo é expô-la duma forma positiva ao que a assusta. Neste caso, o que deve fazer é levá-la a sítios onde é provável que haja concentração de pessoas idosas, e com ela à trela aproxime-se. Não deixe que lhe toquem, e a uma distância que ela se sinta confortável dê-lhe uma ordem que ela conheça bem - por exemplo "senta". Recompense e afaste-se. Aproxime-se novamente, desta vez um bocadinho mais e repita a ordem, a recompensa e o afastar até que a proximidade ao que a assusta já não lhe faz confusão. Depois peça às pessoas de quem ela tem medo para lhe dizerem a ordem e a recompensar.

Tem que, com calma, lhe mostrar que:
1) os idosos não a vão matar
2) os idosos até são pessoas porreiras que lhe dão coisas boas.

Neste tipo de situação convém oferecer recompensas de alto valor - cá em casa o que usamos é fígado desidratado.

Boa sorte
8)
CASTELLUM MARE CAVALIER KING CHARLES SPANIEL
PedroBGK
Membro
Registado: terça out 08, 2013 8:22 pm

sexta jun 05, 2015 2:03 pm

Obrigado desde já pelas vossas respostas.

O problema é que ela não sabe fazer nada que eu lhe mande (Adotei-a á pouco tempo) ..

Ela ha medos que já perdeu, por exemplo quando eu a levava á rua e passava por areia, quando chegava ao alcatrão eu batia sempre os pés, e ela assustava-se e tentava fugir, até que fui insistindo em bater os pés e agora bato, ela pode-se assustar por não estar a espera mas depois já não a incomoda mais, e não tenho puxado muito mais por ela em termos de pessoas para não a colocar em situações de stress, quando há sítios com muitos barulhos agudos até os tento contornar para ela não ficar em sofrimento s:

E ando a fazer-lhe o tratamento ás otites e ela anda sempre cansada pelo esforço que faz a "fazer que não me vê" enquanto lhe tento tratar das otites haha , mas mais para a frente espero que isto passe.. Infelizmente não tenho possibilidades monetárias para a colocar numa escola de treino canino, mas era o mais indicado talvez para que ela perdesse o medo de determinadas coisas.

Novamente agradeço pelas vossas respostas :D
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

sexta jun 05, 2015 4:57 pm

Tem que ter muita calma e muita paciência. E repetir o que aqui lhe aconselham as vezes que forem necessárias.

Quando adoptei a minha cadela passei um bocado por isso. A ideia que tenho, e que nunca vou saber se está certa, é que ela seria um "cão de jardim" e não tinha
experiência do mundo.

Ainda hoje se assusta com barulhos fortes ou desconhecidos para ela. Mas pelo menos já é só na rua. Em casa normalizou completamente ao fim de uns largos meses.

O problema que ficou e que nunca consegui ultrapassar foi uma dependência quase total da minha presença. Se eu não estiver, as coisas são assustadoras ao ponto de ter fanicos e vomitar.
Responder

Voltar para “Cães”