Maus tratos a animais- o que fazer?
Moderador: mcerqueira
Bem, estava aqui neste site precisamente para me informar sobre denunciar pessoas que mal tratam os seus animais de estimação. Acontece que tenho um vizinho que simplesmente IGNORA totalmente a cadelinha, deixa-a trancada dia e noite numa varanda super pequena! A cadela apanha calor e frio, nunca a leva à rua nem tão pouco lhe dá atenção. Digo isto com base no que vejo (todos os dias quando chego a casa, lá está a cadelinha enfiada naquela varanda, olha para todos os que passam super triste), já falei com alguns vizinhos e dizem o mesmo... simplesmente o meu vizinho fecha as persianas, dorme o dia todo quando está em casa ou então passa o dia fora e esquece-se que tem um ser vivo em casa (em relação à comida e água, não faço ideia se ele a alimenta, mas já o ouvi todo chateado a limpar a varando porque, como é óbvio, a cadelinha tem de fazer as necessidades e ele se não a leva à rua, enfim!). Durante a noite a cadela uiva, chora, faz barulho, é uma miserável...! Não sei o que fazer nem como, chamo quem? Há alguma linha de proteção de animais? Sinceramente, não me importo de dar a cara! Ver a cadelinha todos os dias naquele estado deixa-me muito angustiada...
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 19, 2015 12:28 pm
Duvido que deixar um cão só seja considerado maus tratos.
É o que mais se vê, infelizmente...
Já se o espaço não tiver abrigo adequado para o calor e o frio, faça a denúncia já.
Ligue para o sepna ou uma associação - são quem melhor a pode informar sobre os procedimentos a tomar.
Tire fotos.

Já se o espaço não tiver abrigo adequado para o calor e o frio, faça a denúncia já.
Ligue para o sepna ou uma associação - são quem melhor a pode informar sobre os procedimentos a tomar.
Tire fotos.
-
- Membro
- Registado: segunda abr 15, 2013 4:16 pm
O gentleman Taylor
Rodolfo - o nosso baby site gigante <3
Infelizmente a lei em vigor ainda tem muitos buracos. Basta que tenha acesso a comida, água e abrigo para que o dono do cão não esteja a infringir lei nenhuma.
O que pode fazer é ir ter com o seu vizinho e abordar a questão com calma - "reparei que o senhor não tem muita disponibilidade para o seu cão e acho-o tão giro que vinha-lhe pedir se se importava que o começasse a levar à rua".
É justo para o dono? Não. Mesmo que não esteja a infringir lei nenhuma, não deixa de ser negligente.
Mas ao abordar a questão desta maneira talvez o dono autorize e a vida do cão efectivamente melhora. Pode ser que devagarinho o dono perceba que afinal não quer o cão para nada e lho entregue - quem sabe.
O que pode fazer é ir ter com o seu vizinho e abordar a questão com calma - "reparei que o senhor não tem muita disponibilidade para o seu cão e acho-o tão giro que vinha-lhe pedir se se importava que o começasse a levar à rua".
É justo para o dono? Não. Mesmo que não esteja a infringir lei nenhuma, não deixa de ser negligente.
Mas ao abordar a questão desta maneira talvez o dono autorize e a vida do cão efectivamente melhora. Pode ser que devagarinho o dono perceba que afinal não quer o cão para nada e lho entregue - quem sabe.
CASTELLUM MARE CAVALIER KING CHARLES SPANIEL