Protocolo de vacinação
Moderador: mcerqueira
O meu Jack (Russel) nasceu a 14 de Março, veio cá para casa no dia 27 de Abril (6 semanas), logo no dia a seguir levei-o ao veterinário e disseram que só podia levar a primeira vacina passado 2 semanas. Levou as primeiras vacinas no dia 09 de Maio Nobivac DHPPi e Nobivac L4 (8 semanas), nessa altura marcou-se logo nova vacinação para o dia 06 de Junho onde voltou a levar Nobivac DHPPi e Nobivac L4 (12 semanas), nesta 2ª vacinação a veterinária disse que agora só já era preciso a vacina da raiva a tomar até aos 6 meses. Disse-me que agora já podia ir a rua passado uma semana pois com estas duas vacinações já está imunizado para poder estar ao pé de outros cães.
Ora como eu tenho lido em todos os lados que deve haver 3 tomas de vacinas, estou com receio de o deixar aproximar de outros cães ou leva-lo a sítios com muitos cães. Alguém me pode ajudar a esclarecer as dúvidas. Não é que eu tenha razão de queixa da veterinária, mas gostava de ter certeza sobre o protocolo de vacinação.
Ora como eu tenho lido em todos os lados que deve haver 3 tomas de vacinas, estou com receio de o deixar aproximar de outros cães ou leva-lo a sítios com muitos cães. Alguém me pode ajudar a esclarecer as dúvidas. Não é que eu tenha razão de queixa da veterinária, mas gostava de ter certeza sobre o protocolo de vacinação.
Em primeiro lugar, trouxe o cão cedo demais para sua casa... em relaçao ao plano o meu nasceu dia 15 de marco de 2014 e tomou a 21/04 a 12/05 a 5/6 e a da raiva a 25/07 veio para minha casa com 45 dias mas já tinha duas vacinas... com duas vacinas já o levava a rua mas com cuidado, até porque ele com 45 dias ele já andava na escola de treino...
-
- Registado: sexta jun 12, 2015 9:39 am
Olá
A minha Golden Retriever nasceu a 7/4 e trouxe-a com 8 semanas para casa. Já tinha uma vacina, levada a 18/5 (6 semanas) e levou a segunda no dia 8/6 (9 semanas). Às 12 semanas irá levar a 3ª e aí sim, já poderá ir à rua com segurança, segundo a indicação do veterinário.
Como indicou duas referências de cada vez, pode ser que o tipo de vacina seja diferente e só sejam necessárias duas doses (?)
Ligue para o seu veterinário ou passe por lá e coloque essa questão, diga que ficou com algumas dúvidas e que gostava de esclarecer.
A minha Golden Retriever nasceu a 7/4 e trouxe-a com 8 semanas para casa. Já tinha uma vacina, levada a 18/5 (6 semanas) e levou a segunda no dia 8/6 (9 semanas). Às 12 semanas irá levar a 3ª e aí sim, já poderá ir à rua com segurança, segundo a indicação do veterinário.
Como indicou duas referências de cada vez, pode ser que o tipo de vacina seja diferente e só sejam necessárias duas doses (?)
Ligue para o seu veterinário ou passe por lá e coloque essa questão, diga que ficou com algumas dúvidas e que gostava de esclarecer.
-
- Membro
- Registado: terça jul 01, 2014 11:00 am
Os cachorros só devem ser retirados à progenitora a partir dos 2 meses!!fransilva Escreveu:Peço desculpa pela minha ignorância mas porque razão diz que trouxe o cão cedo demais para minha casa?
Tdias72 Escreveu:Em primeiro lugar, trouxe o cão cedo demais para sua casa...
Esta fase é muito importante para ensinar aos cachorros os primeiros limites e criar uma parte da sua personalidade.
Sobre a vacinação, o meu só levou 2 tomas dessas vacinas iniciais.
Há N veterinários que aplicam a terceira, se é por interesses monetários ou não isso não sei.
Mas com essas 2, pode sair livremente à rua, tal como foi dito pela sua medica veterinária.
Cumps, Lesly
Efectivamente quando o fui buscar aos 44 dias disseram-me que devia esperar mais uns dias para o ir buscar. O que me levou a fazê-lo antes dos 60 dias é que a pessoa, ainda não tinha vacinado nem desparasitado a ninhada por falta de posses económicas, e achei que para segurança da saúde do cão era preferível ir busca-lo uns dias antes das 60 semanas. A minha interrogação foi porque o colega de forum Tdias72 disse que fui buscar o cão cedo demais (aos 44 dias) quando ele próprio disse que foi buscar o dele aos 45 dias.lesleyanne Escreveu:Os cachorros só devem ser retirados à progenitora a partir dos 2 meses!!fransilva Escreveu:Peço desculpa pela minha ignorância mas porque razão diz que trouxe o cão cedo demais para minha casa?
Tdias72 Escreveu:Em primeiro lugar, trouxe o cão cedo demais para sua casa...
Esta fase é muito importante para ensinar aos cachorros os primeiros limites e criar uma parte da sua personalidade.
...
Mas com essas 2, pode sair livremente à rua, tal como foi dito pela sua medica veterinária.
Cumps, Lesly
Peço desculpa insistir na questão amigo lesleyanne, mas eu aqui perto de casa tenho um parque que tem uma zona cercada para os cães andarem a solta, posso estar tranquilo e levar o cão a esse local?
Cumprimentos
-
- Membro
- Registado: segunda abr 15, 2013 4:16 pm
O gentleman Taylor
Rodolfo - o nosso baby site gigante <3
Relativamente ao protocolo de vacinação:
A razão pela qual certos veterinários recomendam a terceira dose é porque enquanto o bebé está coberto pelos anticorpos da mãe, que passam pelo Leite, a vacina não faz nada. No entanto, nem todas as cadelas têm níveis suficientemente elevados de imunoglobulinas que passam pelo Leite, razão pela qual se faz a primeira vacinação entre as seis e oito semanas. Ainda assim, esta primeira vacina só cobre uma pequena percentagem dos cachorros, sobretudo quando estes ainda estão com a mãe na altura em que levam a primeira vacina, razão pela qual se faz a segunda é terceira imunização. Visto que o cachorro esteve sem a mãe duas semanas antes da primeira vacina, quase que se consegue garantir que esta já conferiu imunidade ao cachorro e a segunda foi só para "ter a certeza", sendo a terceira, no seu caso, absolutamente desnecessária.
Relativamente à data em que foi buscar o cachorro:
Nunca, mas mesmo nunca se deve separar o cachorro da mãe e da ninhada antes das 8 semanas - preferencialmente às 10 ou 12. Embora a maioria dos cachorros já esteja perfeitamente desmamado às seis semanas, fazendo só a mamada ocasional por conforto, é a partir desta idade que se praticam os skills sociais que fazem dum cachorro um bom cão - nomeadamente inibição de mordida que é especialmente importante.
Ao ter ido buscar o seu cão tão cedo, privou-o desta etapa crucial e mais tarde vai infelizmente colher os frutos desta decisão
Provavelmente fez o melhor que sabia, mas é de criticar o "criador" que devia estar mais bem informado, e devia ter o bem estar do bebé como primeira prioridade.
Ainda há forma de reverter os efeitos nefastos de o trazer para casa tão cedo, mas não vai ser fácil. Aconselho-o veementemente a contactar um bom treinador que o ensine a socializar o seu cão.
A razão pela qual certos veterinários recomendam a terceira dose é porque enquanto o bebé está coberto pelos anticorpos da mãe, que passam pelo Leite, a vacina não faz nada. No entanto, nem todas as cadelas têm níveis suficientemente elevados de imunoglobulinas que passam pelo Leite, razão pela qual se faz a primeira vacinação entre as seis e oito semanas. Ainda assim, esta primeira vacina só cobre uma pequena percentagem dos cachorros, sobretudo quando estes ainda estão com a mãe na altura em que levam a primeira vacina, razão pela qual se faz a segunda é terceira imunização. Visto que o cachorro esteve sem a mãe duas semanas antes da primeira vacina, quase que se consegue garantir que esta já conferiu imunidade ao cachorro e a segunda foi só para "ter a certeza", sendo a terceira, no seu caso, absolutamente desnecessária.
Relativamente à data em que foi buscar o cachorro:
Nunca, mas mesmo nunca se deve separar o cachorro da mãe e da ninhada antes das 8 semanas - preferencialmente às 10 ou 12. Embora a maioria dos cachorros já esteja perfeitamente desmamado às seis semanas, fazendo só a mamada ocasional por conforto, é a partir desta idade que se praticam os skills sociais que fazem dum cachorro um bom cão - nomeadamente inibição de mordida que é especialmente importante.
Ao ter ido buscar o seu cão tão cedo, privou-o desta etapa crucial e mais tarde vai infelizmente colher os frutos desta decisão
Provavelmente fez o melhor que sabia, mas é de criticar o "criador" que devia estar mais bem informado, e devia ter o bem estar do bebé como primeira prioridade.
Ainda há forma de reverter os efeitos nefastos de o trazer para casa tão cedo, mas não vai ser fácil. Aconselho-o veementemente a contactar um bom treinador que o ensine a socializar o seu cão.
CASTELLUM MARE CAVALIER KING CHARLES SPANIEL
Cruzes, credo, é isso que se aprende na privada?SummerRB Escreveu: Visto que o cachorro esteve sem a mãe duas semanas antes da primeira vacina, quase que se consegue garantir que esta já conferiu imunidade ao cachorro e a segunda foi só para "ter a certeza", sendo a terceira, no seu caso, absolutamente desnecessária.

<a href="http://shar.es/VzXzd" target="_blank">http://shar.es/VzXzd</a>
"A excepção faz a regra" - No meu caso verifico que a mordida é bem forte nos brinquedos, mas quando está a brincar com pessoas apenas mordisca muito levemente. Mesmo com fome posso ter um "petisco" por entre os dedos que ele apenas se limita a lamber e tentar agarrar com a boca sem magoar.SummerRB Escreveu:...é a partir desta idade que se praticam os skills sociais que fazem dum cachorro um bom cão - nomeadamente inibição de mordida que é especialmente importante.
Ao ter ido buscar o seu cão tão cedo, privou-o desta etapa crucial e mais tarde vai infelizmente colher os frutos desta decisão ...
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm
Aqui também foram 2 doses mas era outra marca...
Quanto ao mês e meio já lhe explicaram...
Quanto ao mês e meio já lhe explicaram...
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jul 20, 2013 3:47 pm
Gatos: Wally e Ninja
Aquário 200L com peixes tropicai
Neste caso, na minha opinião, a excepção não faz a regra... A minha Isa está comigo desde o mês e meio porque foi abandonada com 15 dias de vida, treinamos com ela desde os 4 meses faz parte da escola desde os três e sempre aprendeu a socializar lá com todos os cães e pessoas, mesmo assim por não ter tido aquele tempo com a mãe é uma cadela com medos, traumas, e uma personalidade muito muito difícil... Só com muito trabalho é que conseguimos que hoje ela seja um cão sem problemas de maior, mas nunca vai ser com cão como a minha Becky (a pastor alemão) que só veio para mim com 4 meses....fransilva Escreveu:"A excepção faz a regra" - No meu caso verifico que a mordida é bem forte nos brinquedos, mas quando está a brincar com pessoas apenas mordisca muito levemente. Mesmo com fome posso ter um "petisco" por entre os dedos que ele apenas se limita a lamber e tentar agarrar com a boca sem magoar.SummerRB Escreveu:...é a partir desta idade que se praticam os skills sociais que fazem dum cachorro um bom cão - nomeadamente inibição de mordida que é especialmente importante.
Ao ter ido buscar o seu cão tão cedo, privou-o desta etapa crucial e mais tarde vai infelizmente colher os frutos desta decisão ...
Em relação á vacina a Isa mesmo á rua no pleno da palavra só veio depois de ter a raiva, mas na escola já andava no chão com outros cães, mas era um ambiente controlado onde TODOS os cães estavam vacinados e livres de doenças, ficaria surpreendido com a quantidade de cães não vacinados que se veêm por ai...

<strong><u>Ana Filipa</u></strong>
Ola Francisco
Tenho um jack russell praticamente da idade do seu.
Como vai andando a evolução dos xixis e cocós. ?
Que ração lhe está a dar. ?
Peço desculpa estar a fazer perguntas.mas é o meu primeiro cão e surgem me algumas duvidas
Obrigada e espero que tudo esteja a correr bem
Peço desculpa estar a fazer perguntas.mas é o meu primeiro cão e surgem me algumas duvidas
Vivamada10 Escreveu:Ola Francisco
O meu vai fazer os 4 meses no próximo dia 14.
Desde que começou a ir a rua praticamente que deixou de fazer em casa. Vou com ele a rua entre as 8h/9h, entre as 12h/13h, um passeio maior, num parque cercado onde os cães podem andar a solta (cerca de 1 hora) por volta das 18h e ás 22:30 volto a ir a rua com ele. Quando por algum motivo falho algum destes horários é que pode aparecer um xixi na zona dos jornais. Pelo que tenho lido a partir dos 6 meses já deverá aguentar mais tempo sem ir a rua.
A ração que lhe dou é a "Acana PUPPY SMALL BREED"