Labrador com 3 meses

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Pepper13
Membro Júnior
Registado: sábado jun 13, 2015 9:45 pm

sábado jun 13, 2015 10:04 pm

Boa noite.
Tenho um labrador fêmea com cerca de 3 meses mas estou com algumas dúvidas respectivas ao comportamento. A cachorra nem sempre responde bem ao «não» sendo que ultimamente tem começado a ladrar, rosnar e desafiar de volta. Se repetimos o «não» ela continua também a ladrar e depois começa numa correria pela casa vindo ter connosco para ladrar e rosnar e depois foge e esconde-se atrás dos móveis vezes sem conta.
Se se encontra no colo faz várias vezes o gesto de uma suposta dentada e por vezes chega mesmo a mordiscar.
No geral é bem comportada e respeita o «não», faz os truques como aprendeu, tudo ok, mas depois tem essas fases em que parece estar possuída.
Qual a vossa opinião acerca deste comportamento (será agressividade ou apenas brincadeira e, no caso de apenas brincadeira, devo corrigir ou ela saberá diferenciar as coisas?).
A nível de correcção já ouvi dizer muita coisa como por exemplo que a devemos ignorar quando ladra, também já ouvi que devemos prender pelo abdómen ao chão não a deixando mexer-se até que esteja completamente calma,...
A verdade é que a quantidade de informação na Internet é tanta que tenho receio de não saber escolher a melhor.
Cumprimentos
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

sábado jun 13, 2015 11:18 pm

Depende do não, é um não firme? Ou é um não por favor e a gritar?

Isso de segurar na barriga e imobilizá-lo, normalmente é um dos testes no teste de campbell ou no teste de volhard para tentar balizar mais ou menos o temperamento de um cachorro aquando do processo de selecção de uma ninhada, ou então para exercer/estabelecer dominância sobre um cão mais difícil e maduro, mas de qualquer dos casos eu não o aplicaria num cachorro de 3 meses.

O rosnar é mais uma vocalização no reportório dos cães, embora mais ligado à agressividade, não é exclusivo, também o utilizam para outras coisas, dependendo do contexto e de tudo o resto, vai apreender a identificar o tipo de rosnado com o tempo.

Isso do ladrar, rosnar e correrias é brincadeira, prey drive a funcionar, não deve corrigir, deve brincar com ele, não só para fortalecer a ligação dono-cão, e desenvolvê-lo como também utilizar a brincadeira para o treinar, como recompensa e forma de o manter motivado

O "possuída" é energia em excesso, tire-lhe isso com brincadeira.

A parte do sofá e de estar a mordiscar, não lhe respeita, tem que impor os seus limites à cadela, se ela estivesse com os irmãos ou a mãe levava com os correctivos próprios para aprender a não se esticar para fora de pé.

Por agora esqueça os truques e comece a ensinar os 5 comandos básicos: senta, fica, aqui, deita e junto.
Pepper13
Membro Júnior

domingo jun 14, 2015 10:04 am

O não é firme e no início ela respondia bem mas depois de ter começado a ladrar, eu comecei a responder com o «não» de forma a ela perceber que não deve ladrar só porque sim e desde esse momento, tem perdido o respeito pelo não.
Outra coisa que também gostava de perguntar é relativa ao seu tamanho.
Neste momento (com 2 meses e 3 semanas), ela pesa apenas 4.6kg o que acho muito pouco comparando com certas tabelas e comentários acerca de outros cães com 3 meses.
botas96
Membro Veterano

domingo jun 14, 2015 12:18 pm

Poderá existir a hipótese de ela não ser um Labrador?

Segundo esta tabela, que achei de imediato, o peso devia andar entre os 8 e 11 kg +-
http://www.summerstorm.com.br/clipping1660.htm

Nunca vi um cão que ladrasse à toa, um cão por definição é um animal social, o que pode ter acontecido é que estragou um comando desnecessariamente.
Não se deve repetir um comando muitas vezes seguidas, tipo, aqui, aqui, aqui, aqui.
Um comando deve ser dado pausadamente e deve ser sempre obedecido (desde que o cão já esteja bem condicionado para esse comando).
Ao dar comandos tem que levar até ao fim , do tipo, não sais daqui até fazeres o que eu quero.
Se não levar a coisa até ao fim e ou repetir muitas vezes a mesma coisa, o comando vai perdendo eficácia até ficar inutilizado.
Essa é uma das razões porque não se deve iniciar sessões de treino sem paciência, ou com coisas para fazer daqui a 5, 10 minutos. Por um lado não o motiva por outro ele não deve perceber o que está para ali a fazer.
E muito dos treinos é à base de "água mole em pedra dura, tanto bate que até que fura", sobretudo ao princípio, e no princípio de cada fase (dentro de casa e fora de casa).
Pepper13
Membro Júnior

domingo jun 14, 2015 6:48 pm

O cão foi comprado numa loja que dizia ter feito todos os testes aos progenitores para certificar que era puto. Fiz também uma avaliação logo no início e segundo o veterinário, tratava-se de um bom exemplar, tendo tudo dentro dos padrões.
Na última semana ela teve diarreia e vómitos tendo passado inclusive uma noite a soro e passou então esta última semana a comer ração gastrointestinal. Acha que isso pode ser responsável pela diferença de peso?
St0pAF
Membro Veterano
Registado: quarta jun 18, 2014 9:32 am

domingo jun 14, 2015 7:42 pm

Pepper13 Escreveu:O cão foi comprado numa loja que dizia ter feito todos os testes aos progenitores para certificar que era puto.
:lol: :lol: :lol: Passando por cima da gralha ortográfica, que testes são esses que certificam a pureza?
botas96
Membro Veterano

domingo jun 14, 2015 8:14 pm

Até pode ter tudo dentro dos padrões por enquanto, mas há medida que vai crescendo vai certamente notar algumas diferenças.

Uma loja não é um bom sítio para adquirir um animal, os L.O.P.'s geralmente não são grande coisa para começar ,para comprar é a um bom criador com boas linhas de sangue, despiste de doenças feito, inclusive a displasia.

Não sou vet, mas creio que a gastro não é responsável pela perda de 50% do peso em uma semana, acho que nem doenças daquelas de deixar o cão às portas da morte conseguem isso.
Acho mais plausível ser um mau exemplar ou não ser labrador, mas não sei.
Pepper13
Membro Júnior

domingo jun 14, 2015 8:32 pm

Obrigado pela ajuda botas96.
No caso de eventualmente ter sido enganado e não ser puro, sempre é melhor assim do que se tratar de um labrador puro com 50% do peso pois isso significaria realmente um problema (doença ou algo do género).
De qualquer forma vou passar na loja e falar acerca do assunto a ver o que me dizem.
Cumprimentos e obrigado mais uma vez pela ajuda.
Nunotex
Membro Júnior
Registado: terça abr 22, 2014 7:55 am

segunda jun 15, 2015 8:59 am

Boas,
Também tenho um labrador.
Está neste momento com 4 meses e meio, mas fui buscá-lo a um criador quando tinha 2 meses e três semanas, exactamente como a sua. Nessa altura já pesava 12 kg, agora está com 17 kg. Acho muito estranho o peso que referiu.
Quanto ao comportamento, notei parte do que referiu nas primeiras semanas. Algumas vezes parecia possuído a correr que nem um maluco e a querer brincar e morder, mas na brincadeira.
No que respeita a ladrar, raramente o faz, a não ser que esteja a querer brincar com os companheiros de casa (tenho 2 gatos) ou, também raramente, na rua com outros cães. Rosnar nunca rosnou.
As brincadeiras a morder são típicas. Para perder o hábito colocava imediatamente um brinquedo de roer qd me roia a mão.
Agora, com 4 passeios diários, está muito mais sossegado. Vamos ver se assim continua.
Sabemos que os comportamentos variam de cão para cão, mas de acordo com a minha experiência, com o tempo isso melhora.
Boa sorte
Pepper13
Membro Júnior

segunda jun 15, 2015 11:11 am

Pois, nota-se que o ladrar e rosnar são apenas por brincadeira e não me incomoda pois sei que irá melhorar. O morder também o faz muito levezinho se comparado com a forma como morde os seus brinquedos. Neste momento, a minha preocupação é mesmo a questão do peso mas ela parece-me bem fisicame e psicologicamente logo veremos no que isto dá.
Já agora qual a ração com que alimenta o seu?
Nunotex
Membro Júnior

segunda jun 15, 2015 11:19 am

mantive a ração que o criador lhe dava (RC maxi Junior), mas estou a fazer a transição para RC específica para labrador. Ele come muito bem não noto problema nenhum
Pepper13
Membro Júnior

segunda jun 15, 2015 12:04 pm

Porquê a mudança? Existem muita vantagem na ração específica?
lesleyanne
Membro
Registado: terça jul 01, 2014 11:00 am

segunda jun 15, 2015 12:35 pm

Pepper13 Escreveu:Porquê a mudança? Existem muita vantagem na ração específica?
Claro que não.
É só marketing. É o que aqui costumam chamar de ''apanha tótos''.

Cumps, Lesly
Nunotex
Membro Júnior

segunda jun 15, 2015 12:57 pm

lesleyanne Escreveu:
Pepper13 Escreveu:Porquê a mudança? Existem muita vantagem na ração específica?
Claro que não.
É só marketing. É o que aqui costumam chamar de ''apanha tótos''.

Cumps, Lesly
Obrigado pelo elogio Lesly. ('8)')
Só lhe quero dar outra ração a experimentar mas que não varie muito do que já está habituado, é uma experiencia, já que o preço não é muito mais elevado. Mas acredito que não haja grande diferença. (':?')
Responder

Voltar para “Cães”