Boa tarde,
O Rex é um labrador de 15 anos, mas o ultimo ano não tem sido um ano fácil nem para ele nem para nós. O Rex começou a ter dificuldades em andar com as patas de trás e agora já não consegue mesmo move-las, ou seja, para se deslocar ele tem que arrastar as patas de trás (como se andasse sentado).
Estou a explicar esta limitação para vos contar o verdadeiro problema. Á uns meses atrás o Rex estava a tentar levantar-se e não conseguiu… o que eu fiz foi tentar ajuda-lo e levantar-lhe o corpo (como fazia já previamente) e ele mordeu-me o braço antes mesmo de eu lhe tocar. Foi um momento muito triste porque como devem imaginar doía-me mais o facto de ele me ter mordido do que a mordidela em si. Ainda assim, entendi que a mordidela tinha sido apenas uma reação instintiva decorrente da frustração dele de não se conseguir levantar.
Esta segunda feira ele mordeu a minha mãe no pé depois dela lhe dar a comida, foi uma ferida ainda bastante feia, deitou imenso sangue e tudo, mas mais uma vez pensamos que teria sido uma reação instintiva de proteção da comida. Hoje porém, sem comida, sem frustrações ele voltou a morder-me o braço quando lhe toquei.
Como devem imaginar esta situação não é nada fácil, para agravar esta situação ele tem todas as necessidades que um cão idoso tem como devem imaginar. A minha mãe está completamente no limite dela, as pessoas que estão a nossa volta também não têm ajudado muito (tenho a certeza que sabem o que dizem para fazer não é?). Mas a questão é que começo a estar inclinada a concordar com elas, será que estou a ser egoísta e que o meu cão está a sofrer e eu devia…. tomar alguma medida mais drástica?
O Rex veio para a família quando eu tinha 8 anos, eu adoro-o… mas preciso de algum conselho do que devo fazer, algum alento….
(Peço desculpa se este não é o tópico certo para isto, estive a procura de um tópico que me ajudasse, li bastantes, mas esta inquietação persiste. Estive a ler as regras do fórum e espero que esteja a postar no sitio correto)
Labrador idoso (ajuda)
Moderador: mcerqueira
Provavelmente mordeu-lhe pois iria tocar numa zona que lhe doía.
Com quantos kilos está o animal?
Foi-lhe diagnosticado displasia? Se sim, com que idade e em que grau?
artrites?
De uma maneira objectiva analise o comportamento do cão, tudo o que for novos comportamentos e fora de carácter tende perceber o porquê e se pode fazer alguma coisa.
Não lhe vou disser o que deve fazer, tem que se decidir por você, não siga conselhos de ninguém pois se fossem bons, vendiam-se não se davam.
Tem uma oportunidade, não borre a pintura, pois é algo que vai carregar consigo.
Com quantos kilos está o animal?
Foi-lhe diagnosticado displasia? Se sim, com que idade e em que grau?
artrites?
De uma maneira objectiva analise o comportamento do cão, tudo o que for novos comportamentos e fora de carácter tende perceber o porquê e se pode fazer alguma coisa.
Não lhe vou disser o que deve fazer, tem que se decidir por você, não siga conselhos de ninguém pois se fossem bons, vendiam-se não se davam.
Tem uma oportunidade, não borre a pintura, pois é algo que vai carregar consigo.
O Rex começou a ter problemas nas patas quase ao mesmo tempo que apareceu o cancro que tem na cauda, à cerca de 3/4 anos, mas deixou de andar totalmente no inicio deste ano. O veterinário nunca deu um nome para isto apenas disse que era algo natural da velhice (bem como as cataratas ou a incontinência....)
Só queria que ele pudesse viver os últimos tempos com alguma qualidade... dai a minha inquietação quanto ao que devo fazer,
Mas agradeço imenso a resposta, como disse estou um pouco em busca de um alento em relação a toda esta situação.
Só queria que ele pudesse viver os últimos tempos com alguma qualidade... dai a minha inquietação quanto ao que devo fazer,
Mas agradeço imenso a resposta, como disse estou um pouco em busca de um alento em relação a toda esta situação.
Deve ser realmente uma situação triste pois aos poucos vê o cão que o acompanhou durante anos a desaparecer.
Aquilo que o botas 96 disse é importante pois ele pode ter dor e morder é uma forma natural que eles têm de mostrar deveria ser reavaliado pelo veterinário.
já no que toca á locomução, não sei se conhece o trabalho da dog locomotion
eles são uma empresa portuguesa que fazem cadeiras de rodas para cães totalmente adaptadas para condição atual do cão podendo ser feito upgrades ao equipamento, talvez fosse uma boa solução a debater com o seu veterinario, a baixo deixo o link para ter mais informações
https://www.facebook.com/doglocomotion?fref=ts
Aquilo que o botas 96 disse é importante pois ele pode ter dor e morder é uma forma natural que eles têm de mostrar deveria ser reavaliado pelo veterinário.
já no que toca á locomução, não sei se conhece o trabalho da dog locomotion
eles são uma empresa portuguesa que fazem cadeiras de rodas para cães totalmente adaptadas para condição atual do cão podendo ser feito upgrades ao equipamento, talvez fosse uma boa solução a debater com o seu veterinario, a baixo deixo o link para ter mais informações
https://www.facebook.com/doglocomotion?fref=ts
Ancr, é uma decisão dificil, muito dificil, ficamos sempre a pensar no final se foi a decisão correcta, se não haveria mais nada a fazer, mas quando o nosso animal deixa de ter qualidade de vida (e o seu pelo que descreve já deixou) a unica coisa que nós podemos fazer é deixá-los partir com dignidade e acabarmos-lhe com o sofrimento.
Eu sei exactamente do que estou a falar, tive que fazer o mesmo a semana passada, é uma dor que não tem descrição, mas foi o ultimo acto de amor que eu pude fazer à minha menina do coração.
Eu sei exactamente do que estou a falar, tive que fazer o mesmo a semana passada, é uma dor que não tem descrição, mas foi o ultimo acto de amor que eu pude fazer à minha menina do coração.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
http://animalartportugal.blogspot.com/
www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.
Madalena Marques
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
www.apterrariofilia.org
Madalena Marques
Obrigado pelas respostas, Makayla agradeço o conselho mas já nao havia nada que se pudesse fazer e o testemunho da kitttten relembrou-me que amar também é deixar partir quem amamos quando chegou a hora deles.
O estado do Rex piorou nos ultimos dias, o Rex acabou por falecer esta tarde. Mais uma vez agredeço todas as respostas.
O estado do Rex piorou nos ultimos dias, o Rex acabou por falecer esta tarde. Mais uma vez agredeço todas as respostas.
Lamento Ancr, mas lembre-se que o seu cão teve uma vida cheia e feliz, perto de quem ele amava e que teve a coragem de colocar o sentimento de lado e tomar a unica resolução possível, terminar com o sofrimento.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.
www.apterrariofilia.org
Madalena Marques
www.apterrariofilia.org
Madalena Marques