DUVIDA - escolha do primeiro cão!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sábado ago 03, 2013 5:33 pm

Quando comecei a ler o tópico de facto lembrei-me do Weimaraner (Braco de Weimar). Não os conheço de convivência, mas creio que são da linha de caça. Se o User for um jogger e levar o cão consigo fará parte do trabalho de casa.

Outra das minhas paixões (a par com o dob) é o schnauzer gigante. Mas mais uma vez é só uma sugestão, além de que a 500 euros... não estou a ver!

Quanto ao pastor alemão, tenho ideia que largam bastante pêlo (com pêlo, sub-pêlo e afins) da mesma maneira que não lhe recomendo um dos meus cães, o dálmata.

Quanto ao boxer, eu faço só o chamado de atenção para a família. Além da energia do cão, tem força. Brinca muito com as patas ("boxeur") e esse tipo de energia não será adequado para crianças pequenas ou para idosos. Além de que eu acho que é um cão que é sempre uma "criança pequena" por mais anos que viva! :D Com o que isso tem de bom e de mau.

E por fim, uma ideia parva, de um cão que deve largar (bastante) pêlo e também deve babar bastante (e que eu nunca poderei ter porque não tenho "trabalho" para lhe dar), mas deverá ser um bom cão de companhia e de família: Bouvier Bernois.

Uma última "ideia" dentro das minhas paixões de cães, um pastor australiano. Mas também não deve ser indicado para o que pretende.

Mas porque não faz o "dogbreedselector" na "animal planet" para lhe dar algumas raças para investigar melhor.
dragablue
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 1:49 pm

sábado ago 03, 2013 6:59 pm

diogosvp Escreveu:eu insisto. primeiro cão, energico, bom para treinar e com instintos minimos e naturais de guarda... Boxer.
de acordo... mas para mim um cao dependendo da raça que seja é moldado da forma que é inserido e educado no seio famaliar, não duvide disso, verdade que também concordo que caes com fortes instintos especialmente de dominância, não deve ser cao de 1ª viagem para ninguém gostam de impor algumas vontades de forma tao subtil que dificilmente um dono inexperiente se apercebe o que se pode tornar uma bola de neve no seu crescimento, tenho um dober que vive cola com os donos ora anda na correria com os miúdos ora ate se senta nos nossos pés, visitas ele faz um chinfrim diabólico até eu chegar para as receber depois disso podem andar pela casa sem problema, um amigo meu tem um cao de medio porte mimado como tudo, ataca tudo e todos inclusive os donos na ultima o dono ao pegar nele ao colo para não me morder o cao mordeu-o levou 2 pontos na parte interior do lábio, é daqueles caes em que os donos humanizam mas passam a vida a dizer que o cao tem aquele feitio mas que guarda melhor que um rott :roll: enfim... se eu gosto de uma raça não vou escolher outra... e acho que nos dias de hoje existe muita informação e profissionais que ajudam a contornar muito o processo da inexperiência dos donos!!! mas isto é apenas a minha opniao :roll: :roll: :roll:
<p>Nunca confies em algu&eacute;m que tem mais dentes que tu, mesmo que sejas bi-dente:-)</p>
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

sábado ago 03, 2013 8:17 pm

ZZiggy Escreveu:
lds6 Escreveu:
ZZiggy Escreveu:E porque nao um Pastor Belga Malinois??

Creio que tem todas as caracteristicas desejadas, em relaçao à sua energia tem muita sim, mas n sei se considera excessiva......
Talvez ja tenha eleito a sua raça, mas fica a sugestao.

Boa sorte.
Mallinois, Ziggy? Mallinois como primeiro cão? Mallinois como pet?
Eu tive em conta estes critérios avançados pelo User:

caracteristicas desejadas:

pelo curto que requeira poucos cuidados
atletico de medio/grande porte
preço nao acima dos 500euros
cao para companhia numa familia sem crianças, mas com instinto de proteção
treinavel (terei tempo) e bom com visitas (que são regulares)
nivel de actividade alto mas capaz de conviver calmamente

raças consideradas ate agora e pontos negativos:

Boxer : pode babar-se em demasia, sensibilidade de intestinos e ao calor, pouca aptidao para estar outdoor
Perdigueiro e Pointer: teimosia, independência em demasia alinhada com energia, alguma aversão a outros cães
labrador: larga pelo em demasia
vizsla: tem tudo o que queria, mas talvez demasiada energia

Eu tenho Malinois e nao vejo nenhuma razao para nao ter a raça em conta..... Se ha tempo e disponibilidade........... porém reconheço que podem haver outras possibilidades, melhores ou piores conforme a exigencia!
Então, se tem um Malinois, sabe perfeitamente que são cães extremamente exigentes. Não são cães ideais para "primeiro cão"; e não são cães para quem procura, sobretudo, um cão de companhia (mesmo que tenha disponibilidade para alguma actividade).
Uma coisa é providenciar exercício e estimulação para um Boxer ou para um Vizsla. Ambos exigem actividade diária, mas se houver uma altura em que o dono, por isto ou por aquilo, passe uns dois dias sem grandes actividades, nada de muito "grave" vai acontecer. Um Malinois, ao contrário, necessita de constante exercício e estimulação.
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

sábado ago 03, 2013 8:51 pm

O Greyhound reune todas essas condições e com a vantagem ( 8) ) de ser um galgo ;) Quanto ao preço é a unica ressalva, não faço ideia de quanto possa custar um bom grey.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
ZZiggy
Membro Veterano
Registado: sábado jan 02, 2010 12:28 am

sábado ago 03, 2013 9:09 pm

lds6 Escreveu:
ZZiggy Escreveu:
lds6 Escreveu:
ZZiggy Escreveu:E porque nao um Pastor Belga Malinois??

Creio que tem todas as caracteristicas desejadas, em rela�ao � sua energia tem muita sim, mas n sei se considera excessiva......
Talvez ja tenha eleito a sua ra�a, mas fica a sugestao.

Boa sorte.
Mallinois, Ziggy? Mallinois como primeiro c�o? Mallinois como pet?
Eu tive em conta estes crit�rios avan�ados pelo User:

pre�o nao acima dos 500euros
cao para companhia numa familia sem crian�as, mas com instinto de prote��o
treinavel (terei tempo) e bom com visitas (que s�o regulares)

ra�as consideradas ate agora e pontos negativos:

Boxer : pode babar-se em demasia, sensibilidade de intestinos e ao calor, pouca aptidao para estar outdoor
Perdigueiro e Pointer: teimosia, independ�ncia em demasia alinhada com energia, alguma avers�o a outros c�es

Eu tenho Malinois e nao vejo nenhuma razao para nao ter a ra�a em conta..... Se ha tempo e disponibilidade........... por�m reconhe�o que podem haver outras possibilidades, melhores ou piores conforme a exigencia!
Ent�o, se tem um Malinois, sabe perfeitamente que s�o c�es extremamente exigentes. N�o s�o c�es ideais para "primeiro c�o"; e n�o s�o c�es para quem procura, sobretudo, um c�o de companhia (mesmo que tenha disponibilidade para alguma actividade).
Uma coisa � providenciar exerc�cio e estimula��o para um Boxer ou para um Vizsla. Ambos exigem actividade di�ria, mas se houver uma altura em que o dono, por isto ou por aquilo, passe uns dois dias sem grandes actividades, nada de muito "grave" vai acontecer. Um Malinois, ao contr�rio, necessita de constante exerc�cio e estimula��o.

É como disse anteriormente........

"por�m reconhe�o que podem haver outras possibilidades, melhores ou piores conforme a exigencia!"
diogosvp
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2012 10:51 pm

domingo ago 04, 2013 4:39 am

dragablue Escreveu:
diogosvp Escreveu:eu insisto. primeiro cão, energico, bom para treinar e com instintos minimos e naturais de guarda... Boxer.
de acordo... mas para mim um cao dependendo da raça que seja é moldado da forma que é inserido e educado no seio famaliar, não duvide disso, verdade que também concordo que caes com fortes instintos especialmente de dominância, não deve ser cao de 1ª viagem para ninguém gostam de impor algumas vontades de forma tao subtil que dificilmente um dono inexperiente se apercebe o que se pode tornar uma bola de neve no seu crescimento, tenho um dober que vive cola com os donos ora anda na correria com os miúdos ora ate se senta nos nossos pés, visitas ele faz um chinfrim diabólico até eu chegar para as receber depois disso podem andar pela casa sem problema, um amigo meu tem um cao de medio porte mimado como tudo, ataca tudo e todos inclusive os donos na ultima o dono ao pegar nele ao colo para não me morder o cao mordeu-o levou 2 pontos na parte interior do lábio, é daqueles caes em que os donos humanizam mas passam a vida a dizer que o cao tem aquele feitio mas que guarda melhor que um rott :roll: enfim... se eu gosto de uma raça não vou escolher outra... e acho que nos dias de hoje existe muita informação e profissionais que ajudam a contornar muito o processo da inexperiência dos donos!!! mas isto é apenas a minha opniao :roll: :roll: :roll:
Dragablue, concordo a 100%. Como sabes tenho um leão da rodésia e o feitio dele e complicado. Mesmo para mim que ja tenho alguma experiencia com cães. Mas mesmo assim, e apesar de adorar a raça achar que seria apropriada para o user, nunca o recomendaria visto estar a procura de um primeiro cao. é claro que a inserção no seio familiar e a sua educação pode sempre molda-lo a ser um pet incrivel, mas é sempre preciso experiencia. Como primeiro cão acho que ficariam sempre lacunas por preencher e haveria sempre lapsos que iriam comprometer a construção de um cão equilibrado. Coisa que com um boxer, por exemplo, nao aconteceria, visto serem cães extremamente versateis, sociaveis e muito tolerantes...

acho que e sempre melhor começar por cães mais faceis e ir subindo a fasquia. principalmente quando se procuram cães com energia e vontade de trabalhar. é importante saber direcioná-los e isso, como tudo, leva algum tempo e conhecimento..
SuaAlteza
Membro
Registado: segunda nov 05, 2012 2:13 am

terça jun 30, 2015 4:26 pm

boas nao sei se vou tarde , mas eu para primeiro cao (fora daqueles que ja tive em casa dos meus pais) em apartamento , adquiri um WEIMARANER.
devo dizer que sao top companhia , nao largam pelo nenhum , pelo curto , é optimo porque precisa de muito exercicio portanto obriga-nos a estar sempre em movimento mesmo ainda pequenino . Estou a adorar a experiencia ele é um doce! aconselho :D
icecosta
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2014 10:43 am

terça jun 30, 2015 7:26 pm

srYuki Escreveu:Quando comecei a ler o tópico de facto lembrei-me do Weimaraner (Braco de Weimar). Não os conheço de convivência, mas creio que são da linha de caça. Se o User for um jogger e levar o cão consigo fará parte do trabalho de casa.

Outra das minhas paixões (a par com o dob) é o schnauzer gigante. Mas mais uma vez é só uma sugestão, além de que a 500 euros... não estou a ver!

Quanto ao pastor alemão, tenho ideia que largam bastante pêlo (com pêlo, sub-pêlo e afins) da mesma maneira que não lhe recomendo um dos meus cães, o dálmata.

Quanto ao boxer, eu faço só o chamado de atenção para a família. Além da energia do cão, tem força. Brinca muito com as patas ("boxeur") e esse tipo de energia não será adequado para crianças pequenas ou para idosos. Além de que eu acho que é um cão que é sempre uma "criança pequena" por mais anos que viva! :D Com o que isso tem de bom e de mau.

E por fim, uma ideia parva, de um cão que deve largar (bastante) pêlo e também deve babar bastante (e que eu nunca poderei ter porque não tenho "trabalho" para lhe dar), mas deverá ser um bom cão de companhia e de família: Bouvier Bernois.

Uma última "ideia" dentro das minhas paixões de cães, um pastor australiano. Mas também não deve ser indicado para o que pretende.

Mas porque não faz o "dogbreedselector" na "animal planet" para lhe dar algumas raças para investigar melhor.
Só vou comentar a parte do boxer e das crianças, tenho um boxer e dois miudos um de 5 anos e outro de 3 anos, o boxer está quase a fazer 3 anos, até agora ainda estou para ve-lo a por as patas em alguma das crianças, por vezes a brincar no exterior persegue-os coloca-se em frentes a eles e obriga-os a parar empinando-se no ar sobre as patas traseiras mas nunca lhes toca sequer, costuma toca-los é com a lingua é cada ataque de lambidelas que desata tudo os berros aqui em casa.
Nobody can give you freedom
Nobody can give you equality
or justice, if you are a man
YOU TAKE IT

"Malcom X"
surprisedog
Membro Veterano
Registado: quinta fev 19, 2015 12:28 pm

quarta jul 01, 2015 10:59 am

MBSDSilva Escreveu:Boa tarde a todos,

Procuro a raça ideal para o meu estilo de vida e condições que posso oferecer
Vivo numa vivenda com jardim e aos fim de semanas vou para uma casa fora da cidade com muito espaço

preço nao acima dos 500euros
cao para companhia numa familia sem crianças, mas com instinto de proteção
treinavel (terei tempo) e bom com visitas (que são regulares)

raças consideradas ate agora e pontos negativos:

Perdigueiro e Pointer: teimosia, independência em demasia alinhada com energia, alguma aversão a outros cães

Alguma sugestão/opinião?

Muito Obrigado!
Das raças que refere a que prefiro é sem dúvida o labrador... :?
REISLEAO
Membro Júnior
Registado: quinta jul 08, 2004 8:31 pm

quarta jul 08, 2015 12:27 am

Olá amigo
eu tenho um casal de pastores Alemães e acho que são animais excelentes
também tenho dois filhos e o mais novo passa o dia a brincar com eles e faz lhe todo o tipo de brincadeiras e algumas maldades como puxar o rabo montar se neles entre outras coisas mas os cães nunca rosnaram nem morderam aceitam que ele lhes faça o que quiser
como guarda são uma maravilha não passa nada nem ninguém á minha porta que eles não faça barulho
para mim a melhor escolha será sempre pastor Alemão
garymoore
Registado: quinta jul 23, 2015 2:38 pm

quinta jul 23, 2015 2:44 pm

Dentro das caracteristicas pretendidas eu recomendo um Leão da Rodésia
Noimal
Membro
Registado: domingo mai 17, 2015 9:01 pm

quinta jul 23, 2015 5:02 pm

garymoore Escreveu:Dentro das caracteristicas pretendidas eu recomendo um Leão da Rodésia
Sao animais espectaculares, e das poucas raças de pelo curto que adoro. O problema e que podem ser um bocado teimosos, de resto 5* ;)
Responder

Voltar para “Cães”