Dúvida sobre a Castração

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
PedroBGK
Membro
Registado: terça out 08, 2013 8:22 pm

terça jul 14, 2015 11:38 pm

Boas, andava aqui a ler por curiosidade e já ouvi as 2 vertentes, e com um tópico que li agora ainda fiquei mais baralhado haha.. É o seguinte :

Um cão de raça PP , mesmo tendo LOP tem que ser castrado certo?
Uma coisa é terem LOP e o dono estar autorizado a fazer criação pela DGAV (se não me engano) mas se uma pessoa comprar uma cria dessa ninhada, automaticamente ao passar para a outra pessoa (que não está autorizada a procriar a raça PP) é obrigada a castração certo?

Ou "basta" comprar um cão com LOP e assim não necessitamos de castrar?

Obrigado :D
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

quarta jul 15, 2015 11:14 am

Qualquer raça que consta da portaria se não tiver LOP tem que ser castrado, se tiver não necessita de ser castrado.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
PedroBGK
Membro

quarta jul 15, 2015 2:17 pm

Obrigado Kiteeen pela sua resposta.
O problema é que a uns tempos fiz a mesma questão a um GNR porque supostamente eles é que implicam com isso dos cães, a PSP não têm quase autorização nenhuma em relação a cães, e o Sr disse-me que mesmo com LOP teria de ser castrado, será então que se algum GNR questionar sobre o cão/cadela não estar castrado basta mostrar o LOP e assim não há problema?
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

quarta jul 15, 2015 9:25 pm

Não vai com toda a certeza andar com o LOP no bolso, nem a GNR vai exigir a castração. Desde que cumpra a Lei e ande com tudo quanto é necessário, açaime e trela curta e o cão tenha a documentação necessário, vacinação, licenciamento na Junta de Freguesia e seguro de responsabilidade civil, não tem com que se preocupar. Se eventualmente lhe falarem na castração poderá mais tarde apresentar o LOP.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
PedroBGK
Membro

quarta jul 15, 2015 10:21 pm

Ah , está bom, eu pensava que tendo ou não LOP seria-mos sempre obrigados a castração, pois uma pessoa comum não é autorizada a procriar PP's. Muito obrigado :D
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

quinta jul 16, 2015 3:00 pm

De caminho imprima o Decreto-Lei n.º 315/2009 de 29 de Outubro, nomeadamente o Artº 19 que diz:

3 — Os cães das raças constantes da portaria prevista
na alínea c) do artigo 3.º que não estejam inscritos em
livro de origens oficialmente reconhecido
, bem como os
resultantes dos cruzamentos daquelas raças entre si e destas
com outras, devem ser esterilizados entre os quatro e os
seis meses de idade
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Responder

Voltar para “Cães”