AJUDA | Ladra quando nos sentamos na sala

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
PAULOF21
Registado: terça dez 28, 2004 3:54 pm

terça jul 28, 2015 3:42 pm

Olá a todos,
o Boros (Castro Laboreiro) tem 10 meses, está enorme! É um brincalhão nato, para ele tudo é brincadeira, na rua é um trapalhão.
Tem princípios básicos de obediência, mas não é o mais disciplinado dos cães. Mas creio que está a entrar numa fase de "esticar a corda"!
Normalmente, ao jantar ele está na cozinha connosco, e até chega a adormecer. Depois de jantar, vamos para a sala e parece que não nos quer sentados ou sequer na sala. Começa a ladrar, e eu ou a minha mulher, levanta-mo-nos e vamos repreendê-lo, a maior parte das vezes na cozinha, pois ele escolheu um sítio para quando se "porta mal".
Não saímos de lá, sem que se acalme, mas podemos voltar à sala com ele calmíssimo, e voltar tudo ao início. Ladra, foge, repreendemos, acalmamos e regressamos. Até que se deita no chão, e adormece. Parece birra do sono.

Tem passeios longos, brinca com os amigos cães ao fim da tarde, não tem fome nem sede e brincadeira com os amigos humanos q.b..
Já tentámos não ligar nenhuma, mas às 21h/22h não é agradável para os vizinhos. Já brincámos com ele antes de ir para a sala, eu sei lá. Temos vindo a experimentar o que resulta, mas sem grandes resultados. O que estaremos a fazer mal.
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

terça jul 28, 2015 4:16 pm

Acho que você já respondeu à sua pergunta. É não ligar nenhuma, o problema é que cedem porque já é tarde, incomodam os vizinhos e tal e o cão não é parvo. Se ladrou e recebeu atenção, ainda que tenha sido para o repreender, para ele é melhor que nada, então, vai ladrar novamente.
Bom, se calhar o passo mais óbvio ao invés de ignorar é ensinar o cão a ladrar ao comando, experimente.
Ou então, faça os treinos à tarde, sentam-se na sala e deixam-no ladrar e continuam como se nada fosse, para ele associar a sala a um espaço em que ele até pode cantar ópera que ninguém lhe liga nenhuma.
Boa sorte
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
SuaAlteza
Membro
Registado: segunda nov 05, 2012 2:13 am

terça jul 28, 2015 8:56 pm

de que forma o repreende?
A repreensao parece nao estar a fazer efeito.
Tente ser mais dominante ou assertivo. E assim que o conseguir calar nao saia de ao pé dele até ele adoptar uma postura submissa e relaxada, aí biscoito e pode sair de ao pé dele

Caso nao consiga mesmo repreender de forma a que resulte, tente por lhe açaime. quando se acalmar retire-o , e se ele se mantiver calmo dê-lhe biscoito e faça festas. Se voltar a ladrar , açaime logo de seguida. e Sempre assim... é a unica opçao que imagino em caso extremo mesmo.
surprisedog
Membro Veterano
Registado: quinta fev 19, 2015 12:28 pm

quarta jul 29, 2015 1:42 pm

Eu acho que os cães têm de ser obedientes. Mas para o serem têm PRIMEIRO DE SER RESPEITADOS.

Ser dono de um cão deve ser muito mais do que tratar um animal como um mero bicho que se alimenta e que, por isso, tem de retribuir... Acho esta visão do cão muito triste e lamentável!

:? :?

Eu não gosto da visão do cão brinquedo! Se calhar por isso, acho que os donos devem decidir se querem que o seu cão OBEDEÇA POR MEDO OU POR LIDERANÇA/CUMPLICIDADE.
SuaAlteza
Membro
Registado: segunda nov 05, 2012 2:13 am

quinta jul 30, 2015 10:05 am

surprisedog Escreveu:Eu acho que os cães têm de ser obedientes. Mas para o serem têm PRIMEIRO DE SER RESPEITADOS.

Ser dono de um cão deve ser muito mais do que tratar um animal como um mero bicho que se alimenta e que, por isso, tem de retribuir... Acho esta visão do cão muito triste e lamentável!

:? :?

Eu não gosto da visão do cão brinquedo! Se calhar por isso, acho que os donos devem decidir se querem que o seu cão OBEDEÇA POR MEDO OU POR LIDERANÇA/CUMPLICIDADE.
escapou-me quem é que aqui está a ter uma visão do cao como um brinquedo Suprisedog
Anafcs
Membro Veterano
Registado: sábado jul 20, 2013 3:47 pm
Gatos: Wally e Ninja
Aquário 200L com peixes tropicai

quinta jul 30, 2015 11:02 am

Sujeira a ser já cruxificada por alguns vou ter de dar a minha opinião nesta questão, atenção que não passa disso, uma opinião e um metodologia ou etologia como lhe queiram chamar...

Acho que ao levantar-se quando o vai repreender está a dar-lhe a taça e a vitoria de todos os campeonatos...
Se ele labra quando se sentam e vocês se levantam na cabecinha dele ele conseguiu o que quis ou seja que vocês se levantem... ele não vai perceber que se estão a levantar para o repreender, apenas que se estão a levantar...

Das duas uma: Ou o repreendem sim Sr mas mantêm-se sentados, ou ignoram o comportamento...

Claro que fazer isto de noite não é muito boa ideia, os vizinhos provavelmente não vão achar piada...

Outra opção, um bocado mais "agressiva" é aqueles aparelhos de ultra-sons contra o latido ou uma coleira de vibração, sempre que ele ladrar é repreendido pelo aparelho...

Boa sorte :wink:
<strong><u>Ana Filipa</u></strong>
surprisedog
Membro Veterano

quinta jul 30, 2015 11:50 am

Suaalteza, o "cão brinquedo" surgiu de argumento de apoio à minha opinião. Não estou a dizer que seja o caso!
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quinta jul 30, 2015 11:52 am

Embora concorde consigo Anafcs, deixo de concordar com o final.
Eu não sei se o cão em questão está condicionado à cozinha ou não, ainda não disseram se o cão mostra outro sintomas da sua tipologia.(pastoreio).
Para mim, eles descobriu que os donos têm um "botão", é só ele "carregar" no dito e lá vêm eles.
Não é anormal para eles quererem juntar "o rebanho" para os ficar a guardar.
Qual ultra sons, qual brasas, qual quê.
Mas afinal quem manda aí nessa casa?
O que eu faria? Muito simples.
1º Não me importava com os vizinhos, nem com o ladrar do cão. Mais vale uns dias assim para lhe estragar o controlo remoto, do que muito mais tempo.

2º Para onde eu fosse, o cão tinha que vir. Eu vou para a sala o cão vem comigo, eu vou para a casa de banho, o cão vem comigo, etc. Para além de lhe mostrar dominância, melhora-lhe o seguimento, como bónus. Além de ser uma boa maneira de lhe incutir os comandos básicos.

Para já é que eu faria. Depois tomava outras medidas, caso fosse necessário. Seja o pastor, não seja uma ovelha.
surprisedog
Membro Veterano

quinta jul 30, 2015 11:57 am

Eu acho que o cão poderá estar a PEDIR ATENÇÃO. :o :o :o :o
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quinta jul 30, 2015 12:05 pm

O uso incorrecto das "brasas" e merdinhas como essas ( o que será o mais provável de acontecer sem um acompanhamento apropriado) ainda tem uma grande desvantagem.
Corre-se o risco de promover a falta de sensibilidade do cão e às tantas está-lhe a mandar "brasas"e o cão já não reage ou é muito difícil de contê-lo.
E no dia que as pilhas lhe faltarem, não vai ter mão no cão, pois o dono pouca influência terá.
Trate mas é fazer com que ele o obedeça, o siga, etc.
Torne o cão dependente de si, não se torne dependente de "gadgets".
Anafcs
Membro Veterano
Registado: sábado jul 20, 2013 3:47 pm
Gatos: Wally e Ninja
Aquário 200L com peixes tropicai

quinta jul 30, 2015 2:33 pm

botas96 Escreveu: Embora concorde consigo Anafcs, deixo de concordar com o final.
Eu não sei se o cão em questão está condicionado à cozinha ou não, ainda não disseram se o cão mostra outro sintomas da sua tipologia.(pastoreio).
Para mim, eles descobriu que os donos têm um "botão", é só ele "carregar" no dito e lá vêm eles.
Não é anormal para eles quererem juntar "o rebanho" para os ficar a guardar.
Qual ultra sons, qual brasas, qual quê.
Mas afinal quem manda aí nessa casa?
O que eu faria? Muito simples.
1º Não me importava com os vizinhos, nem com o ladrar do cão. Mais vale uns dias assim para lhe estragar o controlo remoto, do que muito mais tempo.

2º Para onde eu fosse, o cão tinha que vir. Eu vou para a sala o cão vem comigo, eu vou para a casa de banho, o cão vem comigo, etc. Para além de lhe mostrar dominância, melhora-lhe o seguimento, como bónus. Além de ser uma boa maneira de lhe incutir os comandos básicos.

Para já é que eu faria. Depois tomava outras medidas, caso fosse necessário. Seja o pastor, não seja uma ovelha.
Eu concordo consigo, nunca usei e se deus quiser nunca usarei nenhuma dessas ferramentas, até porque os treinadores que tenho conhecido que usam esse método cada vez que conhecem alguém novo divertem-se á grande "zapar" o cão só para mostrar "isto não magoa nada" e essa história tira-me do sério (um é um treinadorzeco aqui da minha zona que só tem mania e diplomas da farinha amparo, o outro é um treinador altamente credenciado e reconhecido a nível internacional, não sei qual das situações são piores...)

Mas tenho conhecido pessoas, principalmente com a questão dos ultra sons, por se viver em apartamentos e terem problemas com os vizinhos e que o sistema resultou, mas eles usam para quando estão fora de casa só...

Agora, existe sempre a opção á americana... que tal cortar as cordas vocais ao cão? puf... acabou-se o problema do barulho... ;) e amputar as unhas também, senão as unhas no soalho podem incomodar muito :roll:
(TOU A GOZAR)
<strong><u>Ana Filipa</u></strong>
PAULOF21
Registado: terça dez 28, 2004 3:54 pm

quinta jul 30, 2015 3:03 pm

Boas a todos,
este meu pedido resvalou um pouco, e o sentido não era esse, queria que pessoas mais experimentadas dessem a sua opinião, e de entre elas escolher o melhor método para ajudar o meu amigo a perceber o que quero. Mas vamos por partes e tentarei esclarecer algumas questões, que considero pertinentes.

@surprisedog
O Boros não é um brinquedo, ele é que nos dá a honra de termos a companhia e amizade dele, é esta a forma como o vemos.
A repreensão tem sido um NÃO vigoroso, ele foge para o "sítio da vergonha" (que ele escolheu, pois não queremos associar nenhum local a castigo, castigo pode ser em qualquer local, tal qual nós), e não saímos de ao pé dele até que se renda, até que se deite e dê aquele suspiro de relaxamento. Aí voltamos para a sala.
Mais atenção? É um mimado, tem brincadeira q.b., aliás mudámos a nossa postura relativamente à brincadeira, porque começava a impor-se, ou seja tínhamos de brincar quando queria, o que revelava a sua imposição a todos nós. Não nos esquecemos que ele ainda está a aprender como interagir connosco, e que tem uma personalidade muito forte

@botas96
Sim, de facto ele apresenta alguns indícios de pastoreio, e às vezes parece que nos quer juntar a todos, mas já estamos todos juntos!!! E não está confinado à cozinha, pode andar pela casa à excepção dos quartos, onde só entra connosco.
Quanto aos "gadgets" também não estou para aí virado, existe a "estória" do dono que repreendia o seu cão com um pau. O cão via o pau, e tremia de medo, mas um dia o dono não tinha o pau ao pé, quis repreender o cão e acabou todo mordido. Acredito que com paciência e à medida que for crescendo, conseguiremos alterar este comportamento.
O seguir-nos ele faz isso sempre, principalmente em casa, segue-nos para todo o lado e aceita os comandos: senta, fica, espera, sai, deita.

Obrigado a todos pelos contributos, que irei pôr em práctica. Se não der resultado, começo eu a ladrar-lhe. :D
Responder

Voltar para “Cães”