Higiene oral - problemas gastrointestinais

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
SaraVinhas
Registado: terça ago 18, 2015 10:06 am

terça ago 18, 2015 10:39 am

Bom dia,

Tenho uma Caniche que desde sempre teve problemas gastrointestinais: às vezes acontece sem razão aparente, mas se come alguma coisa diferente ou fica nervosa por algum motivo, acontece sempre. A barriguinha faz muito barulho, fica com muitos gases e tem muitas dores! Até esta semana dei-lhe EUKANUBA DAILY CARE ADULT SENSITIVE DIGESTION, mas noto que com o tempo tem vindo a piorar. Como esta ração tem cereais pensei que pudessem fermentar no intestino e isso propiciasse os gases. Decidi trocar para a Orijen six fish. Ainda é muito cedo para perceber se há ou não melhoria.
O problema é que para a higiene oral ela sempre comeu diariamente meio snack pedigree dentastix para cães médios. Não há dia em que não pense na porcaria que lhe estou a dar, principalmente pelos subprodutos de origem animal, mas também pelos cereais. Tendo apostado numa ração de tão boa qualidade, é um retrocesso dar-lhe isto e por isso queria a vossa opinião sobre outras formas de ter os mesmos resultados (ou melhores) sem lhe dar um produto de tão pouca qualidade em termos de ingredientes.
Tenho plaqueoff, cujo único ingrediente é uma alga, mas como não tem a parte mecânica, tenho receio que não funcione tão eficazmente só por si. Também tem sempre à disposição ossos de pele prensada, mas não os rói todos os dias. Será que chega?
Alguém conhece os snacks da orozyme? Alguém me sabe dizer os ingredientes?
Alguém usa pastas de dentes em cães com problemas gastrointestinais?
Alguma ideia?
Muito obrigada pela atenção,
Sara Vinhas
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

terça ago 18, 2015 11:32 am

A cadela tem tendência para acumular tártaro e ter problemas nas gengivas?
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
SaraVinhas
Registado: terça ago 18, 2015 10:06 am

terça ago 18, 2015 12:32 pm

LFGomes, muito obrigada pela resposta!
Ela tem 5 anos e tem um bocadinho de tártaro, mas não é nada de outro mundo, para a idade. Que eu reparasse nunca teve gengivites...
Queria prevenir para não ter de fazer uma destrataríamos no futuro.
surprisedog
Membro Veterano
Registado: quinta fev 19, 2015 12:28 pm

terça ago 18, 2015 12:54 pm

Eu duvido que possa ajudar, mas vou partilhar a minha opinião baseado no que faço.

Percebo perfeitamente o que sente, porque passo pelo mesmo. Também dou esses dentastiks umas 3 vezes por semana e penso sempre que estarei a dar qualquer coisa de "qualidade muito duvidosa". As outras marcas que se costumam vender não sei se serão melhores... Das que experimentei, tenho dúvidas se são melhores ou piores... É mesmo uma questão de crença. A paste de dentes que uso é a orozyme, eu dou dia sim, dia não... Se a luta não for muito grande utilizo com escova, mas nem sempre é possível dada a resistência a esse ritual. Esses sticks orozyme devem ser uma boa opção ( não conheço) por terem também parte do complexo enzimático da pasta de dentes... e fazerem, como diz, a parte abrasiva... Ainda não comprei pois tenho 1/2 caixas de dentastiks ainda para usar... Uso. de vez em quando, elixir para combater as bactérias que podem provocar inflamações nas gengivas. O plaqueoff comprei, experimentei, mas não dá para usar - causa distúrbios intestinais.

Acho que nesta questão dos dentes dos cães há muito a evoluir.... Não há nenhum produto ideal, até agora!
:o 8) :?
Aletheia
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2012 8:09 pm

terça ago 18, 2015 4:17 pm

O plaqueoff não limpa os dentes, é eficaz contra o mau hálito. A dosagem é ínfima Há umas dedeiras http://www.tiendanimal.pt/dedal-antibac ... -5434.html.
Depois de estar cansado de procurar
Aprendi a encontrar.
Depois de um vento me ter feito frente
Navego com todos os ventos.

Friedrich Nietzsche, in "A Gaia Ciência”
surprisedog
Membro Veterano

quarta ago 19, 2015 11:43 am

É capaz de depender do tipo de produto. No meu caso o plaqueoff que conheço é em pó, misturado na comida e tem indicação da dosagem... E a ideia era mesmo eliminar o tártaro...

No meu caso não era pomada... :? :?
Anafcs
Membro Veterano
Registado: sábado jul 20, 2013 3:47 pm
Gatos: Wally e Ninja
Aquário 200L com peixes tropicai

quarta ago 19, 2015 12:00 pm

Por norma se o cão está a comer uma boa ração não deverá ter problemas de tartaro a não ser que sejam por outra causa (tipo problemas digestivos) muito raramente dou essas coisas aos meus, e nenhum tem problemas de dentes, lavo-lhes os dentes com o orozime e uma dedeira todas as semanas e mesmo o Mic que chegou com os dentes em muito mau estado está bastante melhor.

Só a minha Bianca, a caniche que vive com a minha sogra, é que tem sérios problemas de dentição devido aos maus tratos e má alimentação do passado, não pode sequer fazer o tratamente no vet porque por causa do estado da epilepsia é perigo a anestesia, os dentasticks não fizeram nunca diferença nenhuma nela, desde que lhe lavo os dentes está um pouco melhor mas continua a ter muitos dentinhos estragados...

O meu concelho seria deixar de dar esses sticks, lavar-lhe os dentes e sempre que preciso levar ao vet para fazer a limpeza e destartarização lá :wink:
<strong><u>Ana Filipa</u></strong>
Aletheia
Membro Veterano

quarta ago 19, 2015 12:11 pm

surprisedog Escreveu:É capaz de depender do tipo de produto. No meu caso o plaqueoff que conheço é em pó, misturado na comida e tem indicação da dosagem... E a ideia era mesmo eliminar o tártaro...

No meu caso não era pomada... :? :?
Mas aonde é que digo que o plaqueoff era em pomada? Pode misturar na comida, como colocar directamente na boca do animal.
Pois tem a indicação da dosagem e é ínfima na minha prespectiva.
Aprendi a encontrar.

LFGomes
Membro Veterano

quarta ago 19, 2015 1:19 pm

SaraVinhas Escreveu:LFGomes, muito obrigada pela resposta!
Ela tem 5 anos e tem um bocadinho de tártaro, mas não é nada de outro mundo, para a idade. Que eu reparasse nunca teve gengivites...
Queria prevenir para não ter de fazer uma destrataríamos no futuro.
Nesse caso eu sugeria fazer a prevenção com recurso à ação mecânica (arranjar um osso no talho por exemplo, os prensados não), ou então escovar sem pasta à noite.
Mesmo essas coisas que dão os cães dos dentastick ou lá o que é, parece que são uma bela porcaria é só marketing. Bom, esta é a opinião de 2 vets que acompanham uma das minhas cadelas que desde os 7 meses apresenta tendência a criar tártaro.
:o
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
surprisedog
Membro Veterano

quinta ago 20, 2015 11:28 am

Eu não consigo entender como é que se consegue utilizar o plaqueoff, EM PÓ, com o auxílio de uma dedeira...
Seja como for, no meu caso, esse produto causa distúrbios digestivos quando usado na dose recomendada...
:? :? :? :?
Aletheia
Membro Veterano

quinta ago 20, 2015 1:03 pm

surprisedog Escreveu:Eu não consigo entender como é que se consegue utilizar o plaqueoff, EM PÓ, com o auxílio de uma dedeira...
Seja como for, no meu caso, esse produto causa distúrbios digestivos quando usado na dose recomendada...
:? :? :? :?
Aletheia Escreveu:O plaqueoff não limpa os dentes, é eficaz contra o mau hálito. A dosagem é ínfima Há umas dedeiras http://www.tiendanimal.pt/dedal-antibac ... -5434.html.
Aletheia Escreveu:
Mas aonde é que digo que o plaqueoff era em pomada? Pode misturar na comida, como colocar directamente na boca do animal.
Pois tem a indicação da dosagem e é ínfima na minha prespectiva.
Veja lá aonde isso está escrito?
Falo no plaqueoff contra o mau hálito, a colocar directamente na boca do animal e falo numas dedeiras para esfregar os dentes, sobre as quais deixo um link. Não disse nem dei a entender que as dedeiras estavam impregnadas de plaqueoff.
Aprendi a encontrar.

dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta ago 20, 2015 2:32 pm

Na minha opinião, o melhor anti-tártaro que existe é um belo fémur de vaca. Para além de ajudar a limpar os dentes, dá horas de satisfação ao animal.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

LFGomes
Membro Veterano

quinta ago 20, 2015 3:54 pm

Eu também acho! Mas pela 1ª vez tenho uma cadela que ainda em cachorra já tinha tártaro (eu até achava que eram dentes de leite). Está farta de roer esses ossos e já não limpa o que lá está, mas acredito que se não os roesse estaria muito pior…
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quinta ago 20, 2015 4:04 pm

A minha cadela ficou com tártaro no ano passado, devido à ração puppy e ao facto de não roer ossos nessa altura (coisas da maternidade!).

Pensei em marcar uma destartarização, tendo em conta, ainda assim, a história da anestesia, que não me agradava nada.

Entretanto comprei uma ferramenta própria de dentista numa petstore. E tenho-me dedicado a "raspar" o tártaro, com o maior dos cuidados. Não a massacro muito e devo fazer uns 2 dentes de cada vez, uma noite por semana. E parece outra. A única desvantagem é que fica a faltar o polimento, mas acho que não vem grande mal ao mundo. Tirei fotos de um dos lados (antes) e oportunamente, quando tirar a foto do "depois", publico.

Por outro lado, li e fartei-me de ler sobre o assunto e também concluí que na maior parte dos casos também não é dramático a acumulação de tártaro e deverão ser raros os casos de doença periodontal, nomeadamente, dando ração seca. Na maior parte dos casos a destartarização faz-se por questões estéticas.

E cá por casa as mudanças de mau-hálito (também era uma motivação para a destartarização), devem-se sobretudo à ração (mais uma vez, aquela ração puppy famosa também dá um hálito pavoroso!).
Responder

Voltar para “Cães”