Olá a todos.
Tenho uma cadela com 3 anos.
Recolhia com 2 meses.
Antigamente estava num apartamento com terraço, tive algumas queixas dos vizinhos por ela ficar a ladrar no terraço quando ficava sozinha, inclusive chequei a ter 2 visitas da policia e ameaças na caixa do correio.
Acabei por voltar para casa dos meus pais com ela. estivemos lá quase 2 anos. No inicio quando ficava sozinha destruiu algumas coisas por estar sozinha, mas acabou por perceber que acabava sempre por voltar alguem para casa.
Ha cerca de 2 meses arranjei novo apartamento, estive de ferias e entao estava sempre em casa, onde eu ia, ela ia, ou entao ia deixa la a casa dos meus pais.
Voltei ao trabalho e ela voltou aos gritos, por ficar sozinha em casa.
Antes de sair deixo a tv ligada e espalho uns biscoitos pela casa para ela.
Tenho pensado em adquirir daquelas coleiras anti ladrar mas tenho algum medo.
Quando estou em casa ela esta sempre atras de mim, wc quarto cozinha sala, onde eu estiver ela está la. Ate mesmo quando ando aspirar(coisa que muitos fogem por causa do barulho) ela tambem anda sempre atras de mim.
Alguem para me dar conselhos sobre ansiedade nos caes???
LADRA quando fica SOZINHA
Moderador: mcerqueira
Nunca tratou desse problema em 3 anos? Bem, mais vale tarde que nunca.
Nem pense em utilizar essas tangas ( coleiras eléctricas) na cadela. Se chegar a esse ponto compre é umas tantas para pôr é nos vizinhos. E na intensidade mais alta, para ver se ficam calados. Essas ferramentas só podem ser utilizadas convenientemente, por quem saiba o que está a fazer, senão, ainda pode borrar a cueca de vez, na pior das hipóteses tornar a cadela insensível e mais difícil de corrigir
Agora, isto não vai ser do dia para a noite, vai demorar o seu tempo, dependendo também do seu empenho (isso já devia ter sido tratado aos anos). Agora é um comportamento adquirido.
Pesquise aqui e outros sítios sobre ansiedade de separação ( anda por aqui um artigo muito bom sobre isso).
Posso-lhe adiantar que basicamente o que tem que fazer é:
Mudar as suas rotinas todos os dias antes de sair de casa, Há uma serie de coisas que você inconscientemente faz antes de sair de casa, que são "triggers" para a cadela, ela já sabe que vai ser deixada sozinha, portanto troque-lhe as voltas.
Se a última coisa que faz é pegar nas chaves, tenha as chaves já no bolso.p.ex.
Se vir que fez as coisas do costume para sair de casa, a cadela já está "naquela", em vez de sair, vá ver televisão ou fazer outra coisa qualquer p.ex.
Comece por habitual a estar sozinha por curtos espaços de tempo. Comece pela outra divisão em casa e recompense se ela ficar calada, depois saia de casa e fique na escada do prédio, se ela estiver calada, recompense-a, depois deixe-a sozinha, vá tomar um café (5 ou 10 minutos), se ela estiver calada, recompense-a e por aí fora.
Nem pense em utilizar essas tangas ( coleiras eléctricas) na cadela. Se chegar a esse ponto compre é umas tantas para pôr é nos vizinhos. E na intensidade mais alta, para ver se ficam calados. Essas ferramentas só podem ser utilizadas convenientemente, por quem saiba o que está a fazer, senão, ainda pode borrar a cueca de vez, na pior das hipóteses tornar a cadela insensível e mais difícil de corrigir
Agora, isto não vai ser do dia para a noite, vai demorar o seu tempo, dependendo também do seu empenho (isso já devia ter sido tratado aos anos). Agora é um comportamento adquirido.
Pesquise aqui e outros sítios sobre ansiedade de separação ( anda por aqui um artigo muito bom sobre isso).
Posso-lhe adiantar que basicamente o que tem que fazer é:
Mudar as suas rotinas todos os dias antes de sair de casa, Há uma serie de coisas que você inconscientemente faz antes de sair de casa, que são "triggers" para a cadela, ela já sabe que vai ser deixada sozinha, portanto troque-lhe as voltas.
Se a última coisa que faz é pegar nas chaves, tenha as chaves já no bolso.p.ex.
Se vir que fez as coisas do costume para sair de casa, a cadela já está "naquela", em vez de sair, vá ver televisão ou fazer outra coisa qualquer p.ex.
Comece por habitual a estar sozinha por curtos espaços de tempo. Comece pela outra divisão em casa e recompense se ela ficar calada, depois saia de casa e fique na escada do prédio, se ela estiver calada, recompense-a, depois deixe-a sozinha, vá tomar um café (5 ou 10 minutos), se ela estiver calada, recompense-a e por aí fora.
se calhar o meu "texto" foi um pouco confuso.
durante dois anos consegui corrigir isso.
fiz exactamente o que esta a sugerir, sair por pouco tempo e voltar a entrar e realmente resultou.
agora como mudei de casa (nao sei se será por isso) estou a passar por tudo outra vez.
tenho deixado um gravador ligado para realmente entender o tempo em que ladra(chamem me de louca )
quando saio de casa deixo sempre umas goluseimas, será que devo usar essas mesmas para a compensar o bom comportamento?
asneiras nao as faz, so mesmo o ladrar que pelo que tenho percebido atraves das tais gravaçoes nao sao o dia todo.
durante dois anos consegui corrigir isso.
fiz exactamente o que esta a sugerir, sair por pouco tempo e voltar a entrar e realmente resultou.
agora como mudei de casa (nao sei se será por isso) estou a passar por tudo outra vez.
tenho deixado um gravador ligado para realmente entender o tempo em que ladra(chamem me de louca )

quando saio de casa deixo sempre umas goluseimas, será que devo usar essas mesmas para a compensar o bom comportamento?
asneiras nao as faz, so mesmo o ladrar que pelo que tenho percebido atraves das tais gravaçoes nao sao o dia todo.
Se já corrigiu, já sabe como fazer novamente…
Habitue a cadela a ficar só, quando você está dentro de casa.
Em relação a espalhar comida, mais vale dar-lhe um Kong com patê congelado lá dentro…ou um osso daqueles do talho para ela ficar entretida e associar a sua saída a uma coisa boa.
Entretanto, acho que deve promover um pouco mais a independência da sua cadela.
Boa sorte
Habitue a cadela a ficar só, quando você está dentro de casa.
Em relação a espalhar comida, mais vale dar-lhe um Kong com patê congelado lá dentro…ou um osso daqueles do talho para ela ficar entretida e associar a sua saída a uma coisa boa.
Entretanto, acho que deve promover um pouco mais a independência da sua cadela.
Boa sorte
"He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."