Dúvidas de quem adotou um cão adulto sem vacinas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
fadosca
Membro Júnior
Registado: quarta set 02, 2015 9:19 pm

terça set 15, 2015 7:14 am

Há menos de 1 mês adotei uma cadela com 1 ano que estava para abate e que foi resgatada por uma associação. A cadela está chipada e tem apenas a vacina da raiva. Quando a adotei inicou a fase do cio e o que a associação me disse é que teria de deixar passar esta fase para a cadela poder ser vacinada e esterilizada.
Supostamente a associação assumiria as primeiras vacinas e a esterilização, mas quer-me parecer que agora que a cadela já foi adotada estão a fazer marcha atrás.
É a primeira vez que tenho cão por isso as dúvidas são algumas.
Ainda não marquei qualquer consulta no veterinário, pois estava à espera que esta fase do cio acabasse. Mas se calhar esta fase não tem nada a ver. Mas já não sei se estou a agir corretamente.
Sabem-me dizer que vacinas deve um cão apanhar já em idade adulta, como é o caso?
Alguém tem ideia de preços?
É aconselhável marcar antes da vacinação uma consulta para a cadela ser avaliada?
Obrigada pela vossa ajuda.
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

terça set 15, 2015 8:01 am

Pode e deve.
Aliás, sempre que se vai buscar um cão, qualquer cão e em circunstâncias normais, deve-se ficar uns dias com ele (3 ou 4) antes de ir ao vet.
Este tempo ou compasso de espera é para se ter já uma ideia de como é o cão, uma noção do que é normal nele ou não, etc.
Para quando chegar lá poder se queixar de alguma coisa relacionada com a saúde que achar que está menos boa ou responder a perguntas que o vet poderá colocar.
Nessa consulta, todas as suas questões irão ser respondidas. Plano de vacinas, etc.
Agora com o cio, está de chuva, o vet não irá fazer nada.
Deixe lá a associação em paz que eles tem mais que se preocupar.
Os preços variam

Boa sorte e parabéns.
fadosca
Membro Júnior

terça set 15, 2015 11:57 am

botas96 Escreveu:Pode e deve.
Aliás, sempre que se vai buscar um cão, qualquer cão e em circunstâncias normais, deve-se ficar uns dias com ele (3 ou 4) antes de ir ao vet.
Este tempo ou compasso de espera é para se ter já uma ideia de como é o cão, uma noção do que é normal nele ou não, etc.
Para quando chegar lá poder se queixar de alguma coisa relacionada com a saúde que achar que está menos boa ou responder a perguntas que o vet poderá colocar.
Nessa consulta, todas as suas questões irão ser respondidas. Plano de vacinas, etc.
Agora com o cio, está de chuva, o vet não irá fazer nada.
Deixe lá a associação em paz que eles tem mais que se preocupar.
Os preços variam

Boa sorte e parabéns.
Obrigada pela sua resposta.
Quando diz que agora com o cio o vet não irá fazer nada, refere-se a quê? À vacinação? Apenas à esterilização? Ou a ambas?
Fiquei na dúvida se uma cadela com cio não deve ser vacinada.
Obrigada mais uma vez.
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

terça set 15, 2015 2:46 pm

Deve vacinar a cadela o quanto antes. Quanto a preços, estive na LPDA no mês passado e cobraram-me 18euros para vacinar uma cadela (tudo menos da raiva).
15dias depois de vacinar já pode esterilizar.
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
fadosca
Membro Júnior

terça set 15, 2015 2:53 pm

LFGomes Escreveu:Deve vacinar a cadela o quanto antes. Quanto a preços, estive na LPDA no mês passado e cobraram-me 18euros para vacinar uma cadela (tudo menos da raiva).
Peço desculpa pela ignorância mas o que significa a Sigla LPDA?
Obrigada pela informação que partilha.
Hoje já fui marcar consulta no veterinário e só consegui arranjar vaga para 20 de outubro (daqui a 1 mês).
Não tenho tido nenhuns cuidados especiais com a cadela, pese embora ela só tenha a vacina da raiva. Ela vive comigo em apartamento. Levo-a à rua normalmente para os passeios sem cuidados extra. Será que faço bem?
LFGomes
Membro Veterano

terça set 15, 2015 2:59 pm

fadosca Escreveu:
LFGomes Escreveu:Deve vacinar a cadela o quanto antes. Quanto a preços, estive na LPDA no mês passado e cobraram-me 18euros para vacinar uma cadela (tudo menos da raiva).
Peço desculpa pela ignorância mas o que significa a Sigla LPDA?
Obrigada pela informação que partilha.
Hoje já fui marcar consulta no veterinário e só consegui arranjar vaga para 20 de outubro (daqui a 1 mês).
Não tenho tido nenhuns cuidados especiais com a cadela, pese embora ela só tenha a vacina da raiva. Ela vive comigo em apartamento. Levo-a à rua normalmente para os passeios sem cuidados extra. Será que faço bem?
LIGA PORTUGUESA DIREITOS DOS ANIMAIS

Acho que não faz nada bem, um dos perigos é a cadela apanhar Parvovirose.
um mês para ter consulta? justificava-se se fosse uma consulta de especialidade por exemplo, agora para dar vacinas acho um exagero.
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
fadosca
Membro Júnior

terça set 15, 2015 6:48 pm

LFGomes Escreveu:[
LIGA PORTUGUESA DIREITOS DOS ANIMAIS

Acho que não faz nada bem, um dos perigos é a cadela apanhar Parvovirose.
um mês para ter consulta? justificava-se se fosse uma consulta de especialidade por exemplo, agora para dar vacinas acho um exagero.
Obrigada pelo alerta dos perigos da parvovirose.
Fiquei com receio e contactei outro veterinário. A informação que me deram é que durante a fase do cio a cadela não deve ser vacinada porque tem as defesas em baixo. Terei de esperar mais 2 semanas. Alertaram-me que a parvovirose atinge o seu pico nesta fase do ano e que o ideal é nem sequer levar a cadela à rua. Mas esta situação é muito complicada quando ela faz todas as necessidades na rua. Estar agora a obrigá-la a fazer em casa e complicado.
LFGomes
Membro Veterano

quinta set 17, 2015 8:05 am

Olá,

evite andar com ela nos sítios mais frequentados por outros cães (a intenção é não entrar em contacto com fezes contaminadas).
Aletheia
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2012 8:09 pm

sexta set 18, 2015 12:53 pm

LFGomes Escreveu:Olá,

evite andar com ela nos sítios mais frequentados por outros cães (a intenção é não entrar em contacto com fezes contaminadas).
É um animal adulto de rua, que estava numa associação. Significa que deve estar imune.
Depois de estar cansado de procurar
Aprendi a encontrar.
Depois de um vento me ter feito frente
Navego com todos os ventos.

Friedrich Nietzsche, in "A Gaia Ciência”
LFGomes
Membro Veterano

segunda set 21, 2015 10:22 am

Aletheia Escreveu:
LFGomes Escreveu:Olá,

É um animal adulto de rua, que estava numa associação. Significa que deve estar imune.
"deve estar", não é a mesma coisa que "está". Eu como gosto muito dos meus animais, tenho tendência em tentar protege-los ao máximo.
O user fará como achar melhor.
Responder

Voltar para “Cães”