Boa noite a todos!
Tenho um rafeiro de porte medio pequeno. Ele sempre viveu numa vivenda mas está praticamente dentro de casa, pois o quintal não é só nosso então nem sempre o posso soltar la fora.
A questão é a seguinte, ele quando ouve barulhos a que nao está habituado ou vozes que não conhece ladra. E também ladra quando ouve o nosso carro a entrar, ladra até nos lhe abrirmos a porta e fica logo todo contente. No entanto, quando vamos embora não ladra nem chora, basicamente dorme até chegarmos.
O problema ou a duvida é a seguinte, eu vou mudar me para um prédio, e é um predio pequeno so tem 3 andares e ja la fui dormir e ouve se muito os vizinhos de baixo e as portas a fechar e a abrir. Acham que ele terá o mesmo comportamento que tem aqui ? Será que sendo um novo ambiente consigo controlar e re educar? Ou entao será que ele se vai habituar a esses barulhos?
Sei que nao me saberão responder a estas duvidas com certezas mas já tiveram situaçoes parecidas? Ou ja tomaram conhecimento de algo caso assim?
Estou preocupada porque o predio é no centro da cidade e existem la muitos caes mas so ouvi ladrar um e foi durante o dia. Logo se o meu Willy ladrar muito secalhar ainda me expulsam dali. O meu namorado diz para nao me preocupar que ele vai se habituar, mas não sei..
Agradeço opinioes e desculpem o testamento.
Mudança de Casa
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 19, 2015 12:28 pm
Acho que a mudança de ambiente pode facilitar a eliminação desses comportamentos indesejáveis.
Não quer dizer que tal vá acontecer sobretudo porque os donos são os mesmos... Só muda o ambiente. Não sei se dá para entender?

-
- Membro Júnior
- Registado: terça mai 06, 2014 11:11 pm
Sim entendi surprisedog. Neste caso, vive com a minha mae o meu irmao e comigo, ao mudar-se apenas irá viver comigo, nao sei fará alguma diferença (a ligaçao com eles nao é muito forte).
A minha vivenda no mesmo terreno tem outra e ele ja conhece as vozes da outra familia e eles fazem muiiiito barullho e nao lhes ladra, so quando surge uma nova. Eu agora reeprendo e ele pará e obedece, as vezes ainda tenta ladrar baixinho mas depois conforma-se. Mas quando nao estou em casa nao posso controlar.
A questão era ao mudar de casa, ele chega lá toma como novo territorio e começa logo a ladrar aos barulhos debaixo mas depois habitua se a ouvi los ou será que como é territorio estranho oouve se mas nao diz nada...
Ele tem agora um ano e tal e começou a fazer isso algum tempo depois de começar a ladrar e nos como era engraçado ve lo ladrar nao diziamos nada , entao nao repreendi logo de pequeno, foi o erro.
Obrigada pela resposta surprisedog.
A minha vivenda no mesmo terreno tem outra e ele ja conhece as vozes da outra familia e eles fazem muiiiito barullho e nao lhes ladra, so quando surge uma nova. Eu agora reeprendo e ele pará e obedece, as vezes ainda tenta ladrar baixinho mas depois conforma-se. Mas quando nao estou em casa nao posso controlar.
A questão era ao mudar de casa, ele chega lá toma como novo territorio e começa logo a ladrar aos barulhos debaixo mas depois habitua se a ouvi los ou será que como é territorio estranho oouve se mas nao diz nada...
Ele tem agora um ano e tal e começou a fazer isso algum tempo depois de começar a ladrar e nos como era engraçado ve lo ladrar nao diziamos nada , entao nao repreendi logo de pequeno, foi o erro.
Obrigada pela resposta surprisedog.
Talvez no inicio não lhe dês acesso completo à casa, precisamente para ele não achar que aquele território é controlado por ele.
Podes começar por tê-lo apenas no quarto uns dias e premeia comportamentos calmos e reprime comportamentos barulhentos, como latidos e etc. Passeia e faz exercício com ele também, pois ajuda a que ele gaste energia e fique mais descontraído e não tão alerta.
Mas ele é daqueles cães que sempre que ocorre alguma coisa nova ladra sem parar, minutos a fio? Ou ladra duas ou três vezes e para?
Podes começar por tê-lo apenas no quarto uns dias e premeia comportamentos calmos e reprime comportamentos barulhentos, como latidos e etc. Passeia e faz exercício com ele também, pois ajuda a que ele gaste energia e fique mais descontraído e não tão alerta.
Mas ele é daqueles cães que sempre que ocorre alguma coisa nova ladra sem parar, minutos a fio? Ou ladra duas ou três vezes e para?
-
- Membro Júnior
Ah sim, posso fazer isso. Sim, no inicio estarei 100 % disponivel para ele, pois o meu trabalho começa semanas depois da mudança. Por isso tenciono passear muito com ele, brincar tudo isso.
Ele ladra pouco tempo, nem chega a um minuto. Para ai uns 30 segundos se eu nao o reprimir.
Mas pronto aqui na vivenda nao faz diferença porque tem aqui muito caes tambem a ladrar e tudo isso.. No quintal ha um cao de guarda que é da outra vivenda, ele ladra muito, quando chega alguem que nao conhece etc.. E o meu cão quando ele ladra nao liga nenhuma, ouve os outros caes a ladrar e o outro daqui e nao ladra, só quando quer.
Sera que pode ter copiado o outro, pois é de guarda ? Mas o que é engraçado é que ele ladra quando ele pensa que algo esta diferente, nao segue o outro sempre que o outro ladra, o que é bom.
Ele ladra pouco tempo, nem chega a um minuto. Para ai uns 30 segundos se eu nao o reprimir.
Mas pronto aqui na vivenda nao faz diferença porque tem aqui muito caes tambem a ladrar e tudo isso.. No quintal ha um cao de guarda que é da outra vivenda, ele ladra muito, quando chega alguem que nao conhece etc.. E o meu cão quando ele ladra nao liga nenhuma, ouve os outros caes a ladrar e o outro daqui e nao ladra, só quando quer.
Sera que pode ter copiado o outro, pois é de guarda ? Mas o que é engraçado é que ele ladra quando ele pensa que algo esta diferente, nao segue o outro sempre que o outro ladra, o que é bom.
Se assim é não deverá ser problemático.
Tem apenas atenção a não deixares "esticar a corda". De resto, não vale a pena também estar a reprimir instintos naturais. É normal quando sentem alguma coisa estranha que avisem a matilha. Só não é normal e nada saudável estarem a ladrar meia hora seguida como muitos cães fazem.
Sim, não sei qual é a raça do cão, mas sendo de guarda tem uma propensão extra a proteger o seu território e a alertar para eventuais perigos. Mas nada que não se resolva.
Tem apenas atenção a não deixares "esticar a corda". De resto, não vale a pena também estar a reprimir instintos naturais. É normal quando sentem alguma coisa estranha que avisem a matilha. Só não é normal e nada saudável estarem a ladrar meia hora seguida como muitos cães fazem.
Sim, não sei qual é a raça do cão, mas sendo de guarda tem uma propensão extra a proteger o seu território e a alertar para eventuais perigos. Mas nada que não se resolva.
Casa nova, vida nova, é o maravilhoso mundo novo, replecto de novas possibilidades.
É normal se ficar com o cão "desafinado" por uns tempos.
Consistência, e assim que ele ver que a rotina não mudou, vai normalizar.
É normal se ficar com o cão "desafinado" por uns tempos.
Consistência, e assim que ele ver que a rotina não mudou, vai normalizar.
-
- Membro Júnior
Obrigada pela vossa ajuda. Espero que corra tudo bem. Vou fazer por isso também.