ADOÇÃO DE CÃO - APARTAMENTO

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

JROIS
Registado: quinta out 01, 2015 11:01 am

quinta out 01, 2015 12:46 pm

Preciso de ajuda na escolha dum cão para apartamento.
Não gosto particularmente de cães pequenos, pelo que procuro cães médios ou grandes.
O cão (infelizmente) terá que passar o dia inteiro sozinho. É importante que se consiga adaptar (e não incomode a vizinhança). Só à noite poderá ter passeios longos.
Agradeço sugestões e ideias (várias) para poder prosseguir com a escolha.
Obrigado
JR
wishe
Membro Júnior
Registado: quinta dez 13, 2012 9:40 pm

quinta out 01, 2015 11:17 pm

A meu ver:

- Escolher um cão adulto (no mínimo 3 anos) e ensiná-lo desde o minuto 1 onde é o WC.

- Independentemente do tamanho, o que conta é o nível de energia do cão. A idade também pode influenciar um cadito uma vez que cães mais velhos tem menos energia e gostam muuuito de dormir.

- Para evitar incomodar os vizinho, atenção a sinais de ansiedade de separação.

Idealmente, o passeio deverá ser dado de manhã.

Muito resumidamente, acho que é isto.
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

sexta out 02, 2015 3:23 pm

Do post anterior, não se aproveita nada.
Pode ter um cão adulto, ou cachorro, depende da sua preferência. Se for cachorro, deve ser treinado e habituado a estar só desde pequeno. Se for adulto, será mais fácil se já vier com essa rotina.
A maior parte das pessoas trabalha, pelo que os cães estão sozinhos todo o dia. Geralmente de manha vão à rua para o passeio higiénico e à noite, quando chegam os donos, aproveitam e fazem um passeio mais longo para gastar energias e descontrair.
A adaptação do cão vai depender de si e da educação que lhe der e se tem a energia adequada a este estilo de vida.
Se a ajuda que pretendia era em relação a que raça escolher, seja mais específico no seu estilo de vida para podermos ajudar (crianças em casa; qts horas de passeio à noite; nível de energia do dono; gasto mensal etc).
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
wishe
Membro Júnior

sexta out 02, 2015 3:41 pm

LFGomes Escreveu:Do post anterior, não se aproveita nada.

(...)

Se for adulto, será mais fácil se já vier com essa rotina.

(...)

...e se tem a energia adequada a este estilo de vida.

(...).
wishe Escreveu:
- Escolher um cão adulto...

(...)

...o que conta é o nível de energia do cão.
LFGomes Escreveu:Do post anterior, não se aproveita nada.
Right...
wishe
Membro Júnior

sexta out 02, 2015 3:55 pm

E vamos lá a ver se desta eu escrevo alguma que se aproveite...

Num cachorro, ou num cão adolescente, o sistema urinário não está tão desenvolvido como num cão adulto, logo não consegue aguentar sem urinar por longos períodos de tempo (8 ou 10 horas).
Para quem não almoça em casa, é impossível que o animal não o faça enquanto se está fora. Claro que isso pode contornado usando daqueles papeis absorventes próprios para o efeito que se colocam na varanda ou na casa de banho.
Resumindo, tudo é possível assim haja vontade. Convém é estar consciente daquilo que vamos enfrentar. Porque nem todos somos iguais e o que é facilmente fazivel para uns, para outros não há pachorra.

Mais uma vez, espero que deste post se tenha conseguido aproveitar alguma coisa..
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

sexta out 02, 2015 3:56 pm

Acha que um cão só é adulto no mínimo com 3 anos? Tem noção que nessa idade já não é fácil alterar comportamentos?
Acha que um lobeiro com 3 anos gosta de dormir muito?
Enfim.
:lol: :lol:
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
wishe
Membro Júnior

sexta out 02, 2015 4:17 pm

Post duplicado.
Apagar por favor.
Última edição por wishe em sexta out 02, 2015 4:22 pm, editado 1 vez no total.
wishe
Membro Júnior

sexta out 02, 2015 4:20 pm

LFGomes Escreveu:Acha que um cão só é adulto no mínimo com 3 anos? Tem noção que nessa idade já não é fácil alterar comportamentos?
Acha que um lobeiro com 3 anos gosta de dormir muito?
Enfim.
:lol: :lol:
Caríssima,

Faço voluntariado num abrigo com algumas centenas de cães e daquilo com que convivo todas as semanas, quase todos os cães adultos são mais fáceis de ensinar do que cachorros. Enfim...

Para além disso, o processo de adopção serve para isso mesmo. Não é chegar, pegar e trazer às cegas. Pelo menos aqui, todos os cães que saem são acompanhados inicialmente e inclusive ajudamos os novos donos com situações em que tem mais dificuldades.

Um lobeiro com 3 anos, não. Esta acabado de entrar na idade adulta. Mas um com 7 ou 8 anos (ie, com mais uns tantos de vida expectável), sim.

Enfim...

Esta visto que a cara é uma expert no assunto, e longe de mim estar a querer roubar-lhe a razão, fico-me por aqui.

:lol: :lol: para si também.
fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

sexta out 02, 2015 5:28 pm

JROIS...

Com essas escassas informações, eu aconselho num apartamento,um belo... cão de louça... ou loiça...

Diga mais qualquer coisa, sobre si e sobre o espaço a ocupar pela fera...
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

sexta out 02, 2015 11:56 pm

Têm a noção, que a adaptação não cabe só ao cão?
JROIS

terça out 06, 2015 5:22 pm

fontedasbicas Escreveu:JROIS...

Com essas escassas informações, eu aconselho num apartamento,um belo... cão de louça... ou loiça...

Diga mais qualquer coisa, sobre si e sobre o espaço a ocupar pela fera...
Obrigado pelas várias contribuições já enviadas.
Para "ajudar na ajuda", o apartamento não é pequeno e tem varanda. Mas é um apartamento.
A criança tem 11 anos. Os adultos têm bastante energia (e vontade) para brincar com a "fera".
Há disponibilidade para longos passeios, em áreas com bons espaços verdes, mas apenas à noite. De manhã, estou certo que apenas haverá tempo para uma rápida saída para as necessidades básicas (dono não tem energia de manhã).
JR
fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

terça out 06, 2015 5:48 pm

Boas...

Obrigado pelas informações...

Estude em família, as várias raças de que à partida mais gostem, e com características para uma vida mais fácil em apartamento... tipo, pêlo curto, baixa energia...

Lembre-se que um cão é pró resto da vida, e é importante ele estar bem... A decisão ou decisões futuras, devem ser tomadas em conjunto, em família...

A compra num canil de criador, ou a adopção num canil de resgate, dependerá do que escolher... o mesmo para a idade do animal...

Vá contando a história...
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
ruivt
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2015 10:59 am

terça out 06, 2015 10:18 pm

eu adoptei uma cadelinha pastor alemao há 4 semanas... vivo num apartamento, sem varandas, e não tem sido facil.

Adoptei porque em novembro vou para uma moradia com terreno para dar e vender, mas até lá vai ficar aqui comigo.

Mas com amor e vontade tudo se faz. Apenas para deixar o meu testemunho (de alguem que toda a vida teve cães grandes em casa e por isso isto não é novidade nenhuma):

- prepare logo de inicio espaços para wc, comer, etc.
- Prepare-se para ter coisas roidas, mesmo que ande sempre atrás do cachorro.
- Prepare-se para apanhar muito coco e xixi nos primeiros tempos.
- idealmente tente que seja um cachorro ja vacinado para o poder levar a rua desde logo. A minha ainda não pode ir a rua, tem que fazer tudo em casa.
JROIS

quarta out 07, 2015 8:02 am

fontedasbicas Escreveu:Boas...

Obrigado pelas informações...

Estude em família, as várias raças de que à partida mais gostem, e com características para uma vida mais fácil em apartamento... tipo, pêlo curto, baixa energia...

Lembre-se que um cão é pró resto da vida, e é importante ele estar bem... A decisão ou decisões futuras, devem ser tomadas em conjunto, em família...

A compra num canil de criador, ou a adopção num canil de resgate, dependerá do que escolher... o mesmo para a idade do animal...

Vá contando a história...[/q

Mais uma vez agradeço os vossos posts. Quanto à preparação coletiva, é algo que dura há 11 anos, desde que nasceu o meu filho. Por isso, podendo haver surpresas, considero que estamos motivados e preparados para as alterações. Temos vários familiares e amigos com cães, mesmo em apartamentos, e já temos a ideia do que pode acontecer.
Daí o meu receio quanto ao cão passar bastante tempo sozinho.

Mas verdadeiramente, o que eu preciso mesmo é de uma indicação de raças mais apropriadas para este tipo de vivência. Eu depois faria o estudo de pormenor e decisão. Paralelamente, já estou a estudar sobre o ensino e treino (a adaptar especificamente à raça do dito).

Em suma: que raças, de tamanho médio/grande, são mais aconselhadas para a vivência em apartamento, considerando que apenas à noite poderá dar um passeio longo (mas em boa área para esticar as patas)?
Obrigado
JROIS
JROIS

quarta out 07, 2015 8:04 am

Mais uma vez agradeço os vossos posts. Quanto à preparação coletiva, é algo que dura há 11 anos, desde que nasceu o meu filho. Por isso, podendo haver surpresas, considero que estamos motivados e preparados para as alterações. Temos vários familiares e amigos com cães, mesmo em apartamentos, e já temos a ideia do que pode acontecer.
Daí o meu receio quanto ao cão passar bastante tempo sozinho.

Mas verdadeiramente, o que eu preciso mesmo é de uma indicação de raças mais apropriadas para este tipo de vivência. Eu depois faria o estudo de pormenor e decisão. Paralelamente, já estou a estudar sobre o ensino e treino (a adaptar especificamente à raça do dito).

Em suma: que raças, de tamanho médio/grande, são mais aconselhadas para a vivência em apartamento, considerando que apenas à noite poderá dar um passeio longo (mas em boa área para esticar as patas)?
Obrigado
JROIS
Responder

Voltar para “Cães”