A minha pesquisa sobre as rações. Qual a melhor?
Moderador: mcerqueira
continuamos todos a aguardar que nos diga qual é a super ração que da aos seus cachorros, tendo em conta toda a sua competencia nesta area.
secalhar com isso arrumava toda esta conversa controversa.
de qualquer forma, e tendo em conta toda a sua "exposiçao", irei ter este ponto em consideraçao. A Acana que dou hoje tem 4% de fibra. O mesmo que a raçao que o veterinario recomenda, e o mesmo que as raçoes da moda têm.
Para ja nao me parece grave nada fora do comum. De futuro logo se vê.
de qualquer forma, e tendo em conta toda a sua "exposiçao", irei ter este ponto em consideraçao. A Acana que dou hoje tem 4% de fibra. O mesmo que a raçao que o veterinario recomenda, e o mesmo que as raçoes da moda têm.
Última edição por ruivt em quinta nov 26, 2015 2:41 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 30, 2005 9:56 pm
A ração acana que estou a dar também tem 4% de fibra... mas realmente gostaria de perceber o problema, é a origem da fibra? na sua opinião qual deveria ser?
<p><strong></strong></p>
Se no caso de uma ração com 4% de fibra o ìndice de digestibilidade é de 87% e numa com 6% cai para 85%, de onde você tirou números como 500gr da ração X ter o mesmo resultado que 300 gramas da ração Y?St0pAF Escreveu:Muito piores. É 6% de fibra e grão de bico, ervilhas e lentilhas, boas para flatulências e diarreiasruivt Escreveu:stopaf, relativamente a fibra, a raçao que dou da ACANA tem 4% de fibra e nao 6% (isso serao as raçoes de 2016, que de facto nao tem grao). Sera que vao ser piores as receitas de 2016?
O que é "rações mais usadas"? A que eu uso tem 2.5% de fibra - e não quero mais do que isso. 92% para 85% pode não parecer muito mas ao fim dum mês, ao fim dum ano, ao fim de 10 anos é muita coisa.ruivt Escreveu: Nessa pagina que indica, ha uma diferença de 4 para 6% de fibra, mas ambas abaixo de 90%... nao acho que seja uma diferença significativa. Com 0% fibra tem uma GE de 92%, com 4% uns 87%, com 6% uns 85%...
e tenho lido em todo o lado que ha benefícios significativos da fibra numa raçao. 6% secalhar é pior que 4%, nao digo o contrario. De qualquer forma, a que dou tem 4% que é o que tem a maior parte das raçoes mais usadas.
Unânime??? Qual é mesmo o problema do trigo e do milho para a saude digestiva dos animais???ruivt Escreveu: Como alternativa, ha a TOTW que tem 4% ou menos de fibras, e mantem-se sem grãos de trigo e milhos (e aqui é unanime que nao é bom para a saude digestiva dos animais).
Que argumento mais tosco. As rações a 25% de fibra destinam-se a uma finalidade muito diferente (e por isso têm 25% de fibra) das rações de manutenção que, para mim, não deveriam ter mais de 3 % de fibra, quanto mais 6% ... Mas, como já disse, é problema vosso. Se querem dar 500 g de ração X para ter o mesmo resultado de 300 g da ração Y e ainda por cima o preço da ração X é 1.5 o preço da ração Y é lá com vocês.ruivt Escreveu: como ja disse, nao devem existir raçoes perfeitas. mas estamos aqui a ser extremistas quando se fala que 6% é um exagero de fibra, quando ha raçoes a 25% de fibra.
Mesmo chegando a quantidades absorvidas equivalente, nunca o efeito no organismo de um chão que come Acana vai ser idêntico ao de um que se alimenta com RC,
O seu ponto de vista é financeiro, se preocupa fundamentalmente com o indice de digestibilidade da ração, para assim ter um menor gasto com seu cachorro.
Com 2.5 de fibra como indica, deve ser Proplan.ruivt Escreveu:continuamos todos a aguardar que nos diga qual é a super ração que da aos seus cachorros, tendo em conta toda a sua competencia nesta area.
-
- Membro Veterano
St0pAF Escreveu:Tem mesmo um fetiche com o IGQuanto a ervilhas e grão serem melhores que cereais na alimentação de cães - em quê? São bons é para fazer gases e as proverbiais diarreias que são mato com esta "maravilha" de ração
Só para dizer que estou a presenciar isto que o St0pAF referiu, infelizmente.St0pAF Escreveu:Cereais sempre foram usados na alimentação dos cães e com provas dadas. Leguminosas são parvoices modernas. Embora a fibra q.b. tenha benefícios, 6% é uma estupidez completa: prejudica grandemente a digestibilidade da ração, o que leva a um aumento da quantidade de ração necessária para cobrir as necessidades (daí o pessoal estar sempre a referir que os bichos estão magros com as doses normais), já para não falar no volume das fezes que aumenta exponencialmente (devido às fibras per se + diminuição da digestibilidade + maior quantidade de ração que é necessário fornecer). Para além disso, os hidratos de carbono das leguminosas são de difícil digestão e causadoras de flatulência (já se esqueceram das piadas em torno das feijoadas?) e de diarreias. Definitivamente a Acana e a Orijen são rações altamente ilógicas e destinadas a um nicho de utilizadores que seguem fielmente os sites de classificação de rações que o pessoal julga serem feitos por experts mas que na realidade são feitos por gente comum que se baseia apenas na leitura de rótulos e em filosofias sem qualquer suporte científico e que na generalidade dos casos nem sequer sabe fazer contas ...
Tenho pena que ele diga que não recomenda nada, porque agora custa-me mudar para uma ração com ingredientes menos apelativos

<p><strong></strong></p>
Eu sinto isso mas é com a Rc que o meu cão mal come e que tem mais cereais que proteina e apenas 1,85 de fibra.Attila_portugues Escreveu:St0pAF Escreveu:Tem mesmo um fetiche com o IGQuanto a ervilhas e grão serem melhores que cereais na alimentação de cães - em quê? São bons é para fazer gases e as proverbiais diarreias que são mato com esta "maravilha" de ração
Só para dizer que estou a presenciar isto que o St0pAF referiu, infelizmente.St0pAF Escreveu:Cereais sempre foram usados na alimentação dos cães e com provas dadas. Leguminosas são parvoices modernas. Embora a fibra q.b. tenha benefícios, 6% é uma estupidez completa: prejudica grandemente a digestibilidade da ração, o que leva a um aumento da quantidade de ração necessária para cobrir as necessidades (daí o pessoal estar sempre a referir que os bichos estão magros com as doses normais), já para não falar no volume das fezes que aumenta exponencialmente (devido às fibras per se + diminuição da digestibilidade + maior quantidade de ração que é necessário fornecer). Para além disso, os hidratos de carbono das leguminosas são de difícil digestão e causadoras de flatulência (já se esqueceram das piadas em torno das feijoadas?) e de diarreias. Definitivamente a Acana e a Orijen são rações altamente ilógicas e destinadas a um nicho de utilizadores que seguem fielmente os sites de classificação de rações que o pessoal julga serem feitos por experts mas que na realidade são feitos por gente comum que se baseia apenas na leitura de rótulos e em filosofias sem qualquer suporte científico e que na generalidade dos casos nem sequer sabe fazer contas ...
Tenho pena que ele diga que não recomenda nada, porque agora custa-me mudar para uma ração com ingredientes menos apelativos
Em todas as pesquisas que tenho lido referem que a fibra ajuda na digestão.
Eu andei uma semana inteira em busca duma ração sem olhar a custos e cheguei a muito poucas conclusões e ainda hoje não percebi qual a ração que o stopaf recomenda, por isso encomendei acana, não por ser moda ou deixar de ser mas porque ouvi falar mais bem do que mal e nada como exprimentar.
-
- Membro Veterano
Pois não sei, só sei que o cachorro tem gases a mais e fezes inconsistentes...Só se for intolerante a esta fonte proteica... talvez experimentar salmão?
<p><strong></strong></p>
ja experimentou a proplan?Attila_portugues Escreveu:Pois não sei, só sei que o cachorro tem gases a mais e fezes inconsistentes...Só se for intolerante a esta fonte proteica... talvez experimentar salmão?
a quanto tempo anda na acana? creio que por vezes ha um periodo de adaptaçao... a minha cadela quando mudei para proplan andou 1 mês assim...
alternativamente a totw tem menos fibra (se é que é esse o problema) e dizem que é boa, pelo que leio...
-
- Membro Veterano
sim rui, eu estava com vc, antes da acana foi proplan.
Anda com Acana (só) à um mês...
Se calhar experimentava a proplan derma, tem alta proteína, com salmão, a tal baixa fibra e sem ervilhas
if you know what i mean....http://www.proplan.pt/cao/produtos/opti ... uppy-derma
Que acham? Ou devo baixar o nível proteico também?
da TOTW, a com mais baixa fibra é a pacific, e é com salmão, mas 25% de proteína...(mts HC?)
http://www.tasteofthewildpetfood.com/do ... ed-salmon/
mas também é uma mudança de 4% para 3%....eu sei lá xD
PS: Já agora recomendo: (são valores MÍNIMOS, não médios, atenção)http://www.fediaf.org/self-regulation/nutrition/
Anda com Acana (só) à um mês...
Se calhar experimentava a proplan derma, tem alta proteína, com salmão, a tal baixa fibra e sem ervilhas

Que acham? Ou devo baixar o nível proteico também?
da TOTW, a com mais baixa fibra é a pacific, e é com salmão, mas 25% de proteína...(mts HC?)
http://www.tasteofthewildpetfood.com/do ... ed-salmon/
mas também é uma mudança de 4% para 3%....eu sei lá xD
PS: Já agora recomendo: (são valores MÍNIMOS, não médios, atenção)http://www.fediaf.org/self-regulation/nutrition/
<p><strong></strong></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 19, 2015 12:28 pm
Eu gostava de saber porque motivo alguns dizem que a RC não é boa?
-
- Membro Veterano
porque tem imensas (!!) rações em que o principal ingrediente é cereal... muitas mesmo...
(juro que não percebo, é pagar farelo)

(juro que não percebo, é pagar farelo)
<p><strong></strong></p>
Compare os ingredientes da RC com a Plopan indicada pelo Attila. Por exemplo, A Royal Canin seu ingredientes são: Farinha de vísceras de aves, milho integral moído*, quirera de arroz, farinha de proteína isolada de suíno, glúten de milho*, e etc..... No caso da Proplan: Salmão (17%), Arroz (17%), Proteína de salmão desidratada, Gordura animal, Farinha de glúten de milho, Amido de milho, Farinha de soja e etc .....surprisedog Escreveu:Eu gostava de saber porque motivo alguns dizem que a RC não é boa?
Salmão contra farinha de víceras de aves (quem garante que não é pombo ao invés de frango?), depois na lista de ingredientes da RC vem uma penca de cereais (milho, arroz e soja). Na Purita, exceto o arroz, milho e soja vem bem abaixo na lista de ingredientes, indicando menor quantidade. Tem um porém nesta história, cadê o sulfato de condroitina e hidrocloreto de glicosamina na Proplan? Para cães de grande porte, pode ser um problema a médio ou longo prazo.
http://www.royalcanin.com.br/produtos/p ... axi-junior
Eu não digo que seja má, mas simplesmente o meu cão não lhe pega.surprisedog Escreveu:Eu gostava de saber porque motivo alguns dizem que a RC não é boa?
E depois andei a pesquisar e li que dar milho aos cães é de evitar e um dos ingredientes da RC é milho.
Alias, o principal ingrediente da RC para boxer é arroz. Vou pagar uma batelada de dinheiro por uma saca onde o ingrediente em maior quantidade é arroz?
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 19, 2015 12:28 pm
A RC que eu conheço tem uma composição completamente diferente da que apresenta nesse link.
http://www.royalcanin.pt/produtos/produ ... nior-small
Mesmo não sendo o primeiro ingrediente carne, tem 27% de proteinas. Está fora dos valores recomendados?
http://www.royalcanin.pt/produtos/produ ... nior-small
Mesmo não sendo o primeiro ingrediente carne, tem 27% de proteinas. Está fora dos valores recomendados?