Desde ha muito que me apaixonei por Pugs, acho que são super amorosos, os olhinhos (que muito cuidado requerem) conquistam qualquer um

Alguém aqui que tenha amigos Pugs levante o dedo

Grande parte das pessoas com quem falo e digo que vou ter um pug dizem-me o mesmo... "ouvi dizer que..." "...dá muito trabalho"; "está sempre doente"; "todos têm problemas respiratórios"; "morrem facilmente"; "cheiram mal das rugas do focinho"; "gastas uma fortuna no veterinário"... Este tipo de comentários assusta-me um pouco, o que eu leio sobre a race e em fóruns não vai de encontro com o que me dizem, sei que tem mais dificuldade em respirar mas não significa que fiquem doentes, certo? sobre as rugas, sei que se as limpar diariamente e isso resolve o problema, agora sobre estar sempre doente, que tem a dizer-me sobre isso?é realmente um animal frágil?
Agora outra questão, onde o ir buscar! Também já falei com diversos entendidos no assunto, criadores de topo, profissionais na area e veterinários.. a opinião muda consoante a área... uns dizem para não comprar pugs baratos (abaixo dos 700€) porque virá com eles idas ao veterinário constantes visto que uma familia de pugs saudável requer custos ao criador. Criadores de topo pedem 1000€ para cima e a veterinária disse-me para evitar esse tipo de criadores, que ganham prêmios e afins pois preocupam-se mais com a perfeição da raça e com o focinho mais achatado possível o que torna a respiração mais difícil para o animal. Então ela recomendou-me procurar criadores que tenham LOP, mas que seja algo mais "caseiro/familiar", que façam criação para eles sem ir a exposições. O que acham?
Já tenho conhecimento sobre a lista de criadores do Clube Português de Cunicultura mas já solicitei há quase duas semanas e sem resposta. Como vivo na Noruega, as coisas tem que ser tratadas com antecedência pois tenho datas especificas em que posso ir ai e queria pedir ao meu irmão para conhecer primeiro os locais para depois escolher e iniciar o processo. Por isso, recomendam algum criador de pugs? Sou da Margem Sul mas consigo deslocar-me pelo país, só talvez Porto e mais a Norte seja mais difícil.
Muito obrigada,
Telma Pereira