Há cerca de 2/3 meses atraz, uma das minhas colegas de casa encontrou uma cadelinha na rua, fez-lhe umas festinhas e seguiu para a casa, a cadela segui-a até nossa casa, sendo já de noite e a cadela não ter coleira achamos melhor que ela passa-se essa noite connosco, assim foi, demos-lhe comida e colocamos uma mantinha para ela dormir. No dia seguinte andamos pela rua onde a encontramos a perguntar nos cafés e pelas pessoas que estavam na rua se alguém a conhecia e obtemos sempre a mesma resposta "nunca a vi". Contactamos a associação de cá que fez um apelo na sua pagina do facebook, assim como nos fizemos, foram passadas semanas e ninguém reclamava a cadela. Eu cheguei-me a frente e disse que ficava com a cadela até arranjar um novo dono, levei-a ao vet e não tinha microchip, coloquei-lhe um identificador comprei-lhe uma coleira e trela nova assim como uma capinha para a chuva. Chegou a época das ferias e levei-a comigo para casa dos meus país, e como já se estava a prever não consegui dar a calela a ninguém ficando então comigo.
Não sei se foi abandonada ou simplesmente fugiu, a verdade é que ela quando chegou não fazia as suas necessidades em casa esperava sempre que fossemos a rua. No entanto suspeito que o anterior "dono" lhe batesse, pois quando ela fazia alguma asneira e eu lhe chamava a atenção ou se fizesse-mos movimentos bruscos ela deitava-se logo com o rabo entre as pernas, agora já esta melhor e já não é tão assustada.
Ficou baptizada como Cândida.
Hoje tem uma casa nova, com os seus brinquedos e a sua caminha, apesar de durante a noite dormir comigo

. Porta-se bem não faz as necessidades em casa, uma vez por outra tem um descuido mas muito raramente e já responde aos comandos básicos.

[/img]