anhuska7 Escreveu:Olá, o meu cão foi diagnosticado com malassezia, esteve a fazer dois banhos por semana, depois um e agora um por mês com o champo Malaseb. Vejo melhoras significativas na parte das peladas, porém o pêlo ainda cai em grandes quantidades, disseram-me para dar banho com sabão azul e branco. Não sei se é importante referir que é um DA com um ano, só come ração, toma suplemento de oléo de salmão e dou de vez em quando atum e sardinhas. Alguém que já tenha passado por isto, ou com conhecimento que possa dar umas dicas????? (Tenho que trocar os lençois da cama dele, todos os dias é um horror de pelos)
Obrigado
Foi também diagnosticada malassezia no meu cão, um podengo de 14 anos. Está a ser tratado pelo Vet, com Omeprazol 20 em jejum, Clavamox DTde 12 em 12 horas ; Itraconazol Generis 100 mg 1 comp de 12 em 12 horas ; e ainda Legalon Drageias, uma de 12 em 12 horas (para o fígado). Para o banho um sh anti-fungos que custa caro 20 €. Tinha tb otite em consequência desta bactéria e foi tratado localmente com ampolas (oursin Gel), uma em casa ouvido na 1ª vez que foi ao Vet e de novo uma semana depois. Muito eficaz, durante 7 dias não devemos limpar o ouvido, é caro, 11 € cada ampola, mas resulta, já mão sacode a cabeça e deixa mexer nos ouvidos. :badgrin:
Ainda está a tomar os medicamentos e vai ser avaliado dia 15 próximo. O vet falou em análise ao fígado (26 €), para ver como está, imagino que seja por causa do Itraconazol que é muito tóxico. O tratamento começou no dia 28 de Janeiro, há 11 dias. Está melhor, mas ainda se lambe, e o cheiro é muito menos intenso.
O meu cão não tem crostas e onde eu notei mais foi nas partes traseiras interiores, que têm a cor negra e onde perdeu pelo.
Já pesquisei muito, mas não encontro muita informação em sites portugueses ; encontrei um site brasileiro "cachorrogato" que aborda o assunto e onde li vários comentários. Muitos animais com esta bactéria, e depoimentos sobre a ineficácia dos medicamentos, que são os mesmos que o meu cão toma. Falam de um "Polvilho antisséptico granado" muito eficaz, alguém conhece este produto cá em Portugal ? Aplica-se após o banho e muito bom resultado. Já procurei em Setúbal nas farmácias e não conhecem.
E agora muitas dúvidas. O Vet disse-me que não era transmissível aos humanos, mas sim a outros animais ?! Já li algures, o contrário. Tenho 4 gatos em casa que não se cruzam com o meu cão, porque está na varanda (marquise fechada) e não deixo que se encontrem. E as mantinhas podem ser lavadas na nossa máquina de lavar ? A bactéria pode estar nas mantas claro, será que morre na lavagem a 60º ?
Estranhamente o Vet não me alertou para isto nem para dar banho com frequência.
Ana Luisa