Convulsões // hipocalcemia // incógnita

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
mariwiskas
Membro Júnior
Registado: domingo jul 19, 2009 6:58 pm

quarta mai 11, 2016 2:22 pm

Boas Pessoal.

Venho aqui relatar o caso da minha boneca que parece ser tão complexo como de incógnito..

Nos últimos tempos a boneca tem apresentado episódios de convulsões leves uma vez que raramente esperneia e nunca perde a consciência.

A boneca estava com pulgas (pois nem a coleira scalibor e nem o advantix lhe estavam a fazer efeito) ficou minada de pulgas e coçava-se muito.

A boneca não apresenta outros sintomas ou seja come bem, não tem diarreia e nem vómitos.

Na consulta do veterinário e depois de uma grande conversa decidimos ir andando por fases para perceber o que lhe andava a provocar as convulsões.
Uma vez que os cães podem apresentar convulsões com prurido intenso devido ao streess comecei a dar o nexgard para acabar com as pulgas.

As pulgas morreram mas as convulsões e a comichão ficaram. Mais novas consultas para saber se era alergia de onde é que ela vinha.

Entretendo mudei lhe de ração para uma com menos cereal, mudei para a Acana e foi lhe receitado um tratamento a base de umas pipetas que dão para eliminar uma data de bichos como microfilaria, otodectes, sarcoptes, etc etc um medicamento em pipeta bastante completo que alguns de vocês deve conhecer (não quero deixar nomes de medicamentos).

Também lhe foi receitada uma pomada para por numa pelada que já tinha no pescoço.

Entretanto teve mais uma convulsão e nova ida ao veterinário. Decidimos então começar a fazer exames mais completos de despiste.

A Boneca é uma menina que foi sempre vacinada, mas como houve um surto de esgana o ano passado fez o teste da esgana. Felizmente eu negativo.

Fez raspagem a pele, foi detetada uma bactéria e já está a tomar antibiótico para matar esse bicharoco.

Contudo e onde está a grande incógnita é o que vou contar a seguir.

A boneca fez novamente um hemograma (ja tinha feito desta 1º convulsão e estava bom).
O novo hemograma veio normal.

Fez algumas bioquímicas e ficamos a saber a possível causa das convulsões. (cálcio abaixo dos níveis normais)

A boneca está com os valores de cálcio abaixo do normal. Os valores deviam estar a 9.5 por ai e estão a 7.3.
O fígado apresentou 10 valores acima dos normais, o que não é nada de grave e a proteína também estava ligeiramente mais baixa também diferença pouca. Os rins estavam bem.

Conclusão foi receitado a boneca um suplemento de cálcio e foram pedidos novos exames para se perceber o porquê do cálcio mais baixo.

Já fez exame a tiroide e estava normal.

Já fez uma ecografia para ver estado do fígado, rins, pâncreas e afins, e também estava tudo normal dentro dos tamanhos devidos.

Entretanto 8 dias depois de começar com o suplemento de cálcio foi repetir a bioquímica do cálcio.

E por espanto os resultados vieram iguais =( o cálcio só subiu uma décima depois de 1 semana de tratamento.

E aqui esta o dilema da minha bonequinha. =( Porque que os valores do cálcio não subiram? o que lhe estará a provocar perda de cálcio? =(

A vet aumentou a dose do suplemento diário de cálcio e iremos ter que fazer mais exames para estudar o porquê da causa.

A vet ficou-me de mandar por email uma lista de eventuais novos exames a explorar e já tem consulta marcada para segunda feira para ver como está alergia e discutirmos os próximos exames a fazer...

Possivelmente irá começar por fazer análises à urina e um protainograma.

Alguém já passou por alguma coisa semelhante?

:cry: :o
mariwiskas
Membro Júnior

sexta mai 13, 2016 7:55 pm

Ja recebi do vet por email o protocolo de diagnostico da Boneca para os próximo exames.

Assim segunda feira a Boneca irá fazer:

-Proteinograma
-Medir a glicemia
-Ionograma
-Medir os fosforo total
-Uriánalise tipo II

Depois destes exames todos e mais os que fez acho que estou preparada para ir assaltar um banco.. :cry:

enfim... rezem pela minha Bonequinha :(
mariwiskas
Membro Júnior

domingo mai 15, 2016 9:14 pm

magalhetas Escreveu:
mariwiskas Escreveu:Ja recebi do vet por email o protocolo de diagnostico da Boneca para os próximo exames.

Assim segunda feira a Boneca irá fazer:

-Proteinograma
-Medir a glicemia
-Ionograma
-Medir os fosforo total
-Uriánalise tipo II

Depois destes exames todos e mais os que fez acho que estou preparada para ir assaltar um banco.. :cry:

enfim... rezem pela minha Bonequinha :(
Tem seguro para a patuda? Se não tem, faça um. Não são muito caros, tem descontos em consultas, exames, rações, etc.

Eu fiz um e aconselho a toda gente (não sou mediador, nem tenho qualquer contra partida por o aconselhar).
Quanto é que paga de seguro ao ano? e o que inclui? Será que me fazem um seguro de uma cadelinha doente e ja a entrar na velhice? =(
mariwiskas
Membro Júnior

domingo mai 15, 2016 9:16 pm

A boneca acabou de ter outra convulsão, desta vez consegui filmar e ja mandei o vídeo por email para o vet.

:cry:

Agora é esperar pela consulta de amanha e pelo resultado dos exames que irá fazer amanha. :cry:
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

terça mai 17, 2016 3:46 pm

Se a cadela é velha não lhe vão fazer o seguro, tem limite de idade e deve ter também período de carência.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
mariwiskas
Membro Júnior

quarta mai 18, 2016 1:24 pm

Já temos o resultado dos últimos exames

- protainograma - normal (as proteínas subiram com a nova ração)

- uriánalise tipo II - normal

- bioquimica ao fosforo - normal

- ionograma - normal contudo apresenta valores do sódio e cloro no limite baixo normal, ou seja estão dentro dos padrões normais mas baixinhos.

O vet acha muito importante a boneca ainda fazer mais 2 exames.

- O exame de doseamento de ácidos biliares para termos a certeza absoluta que não existe nenhum shunt e que o fígado está a funcionar corretamente A 100%.

- teste de estimulação com ACTH para descartar também a eventualidade da boneca ter a doença de eddison.

O vet também disse que gostaria de repetir a ecografia à boneca, mas que isso oferecia ele e ficava por conta da casa.

DANDO ESTES EXAMES RESULTADOS NORMAIS AI CONSEGUIMOS ENTÃO PERCEBER QUE AS CRISES DA BONECA SÃO DE ORIGEM DESCONHECIDA OU SEJA TUDO INDICA PARA A CONFIRMAÇÃO DE EPILEPSIA.

:cry: :cry: :cry:

Darei mais novidades assim que a boneca fizer os últimos exames. :cry:
mariwiskas
Membro Júnior

quarta mai 18, 2016 1:37 pm

kitttten Escreveu:Se a cadela é velha não lhe vão fazer o seguro, tem limite de idade e deve ter também período de carência.
Já liguei pra o all4pest e já estive a falar com o senhor e até contei o caso da Boneca. O senhor disse que independente da idade e do estado atual da boneca que he fazia o seguro e até me fez um desconto.

Disse que provavelmente noutras seguradoras que não iria conseguir devido à idade e estado da Boneca.

Contudo, estive a pensar e não compensa. Isto porquê?

1º- Só existe uma clinica em Setúbal vinculada à rede, ou seja para ter o seguro teria que mudar de vet... o que verdadeiramente não quero pois confio muito nos medicos da minha pequena.

2º - O seguro tem um custo de 8€ e pouco por mês ou seja ao ano da mais ou menos 88 €. Tendo em conta que este seguro não cobra despesas apenas nos dá descontos, no meu ver não compensa.

Os exames clínicos tem um desconto somente de de 30 % o que na minha opinião não compensa pensando no valor que pagamos anualmente por este seguro.
Responder

Voltar para “Cães”