Começo já por adiantar que o caso abaixo já está a ser acompanhado pela Veterinária (a mesma que o acompanha desde o início), com este post pretendo apenas partilhar a minha experiência, desabafar, aprender e saber de casos semelhantes.
Ora adotei dia 22 de Abril um lindo cachorrão de +/- 7 meses que se presume ser arraçado de castro laboreiro.
Estava abandonado numa bomba de gasolina, extremamente magro, repleto de carraças e pulgas, e muito meigo, submisso e assustado.
Desde o primeiro dia começou a ser seguido pelo Vet e se seguiram muitas idas ao consultório (desparasitações, chip, todas a vacinas... tudo

Detectamos que a ração TOTW de salmão resultava em fezes frequentes e abundantes, com uma má consistência. Optamos por fazer uma transição de 5 dias com um probiótico para a Nutrivet Instinct Growth & Nutrients que resultou numa diarreia no primeiro dia de 100% nova ração.
A Vet após analisar todo o caso clínico, determinou que seria giardia (foi explícita ao referir que apenas um exame fecal de 70€ seria conclusivo, mas que na opinião dela seria desnecessário e deveríamos partir para a medicação) mencionou também que poderia ser uma alergia, um problema gastrointestinal... Mas que os primeiros passos seriam estes: medicamento 3 dias + probiótico, a par de apenas arroz cozido com frango .
Ao fim do tratamento notamos melhorias, fezes mais consistentes, se apenas defecar 1x por dia no entanto se for 2x ao dia o segundo é mais mole (mas sempre possível de apanhar).
Falando com a Vet ela descarta por enquanto os exames mais extensivos e pediu-nos que tentássemos outro medicamento por mais 8 dias.
Hoje é o dia 4 desse medicamento. Fezes normais, mas ao segundo dia reparamos que no peito e axilas a pele está vermelha, sem feridas ou sangue, e que em zonas muito pequenas das axilas o pêlo parece estar em falta (um caiu ou foi arrancado, e outro foi cortado rente...). Temos a sorte de trabalhar a partir de casa e podemos afirmar que durante o dia não se coça, já durante a noite por motivos óbvios não o podemos garantir, mas dorme ao lado da cama e não temos acordado com barulho).Para juntar a festa aprendeu que o arroz tinha comprimidos e recusa-se a comer a quantidade habitual e em vez de devorar o arroz, mastiga tudo, separa a comida... Oferecendo TOTW vem a correr. Resultado comprimidos garganta abaixo 2x ao dia

Em todo este trajecto o nosso bebé grande engordou uns kilos mas com tanta vacina/medicação/alteração de dieta ainda está um pouco magro (com 26kg).
Estamos neste momento a marcar nova consulta . Alguém ja passou por isto? Ou parecido?
P.S. Quanto à Leishmaniose que iremos fazer o teste quando tudo isto passar (ou antes se formos aconselhados), usa apenas a Scalibor, ainda não o vacinamos porque nos pediram para esperar "que a situação normalizasse", e o mesmo em relação à esterilização.