Sou a Láu e sou nova por aqui! Tenho duas gatas com 3 anos de idade e um cachorrinho da raça Bouvier Bernois com 3 semanas de idade. Já li imenso sobre o desmame do cachorro, alimentação, vacinas, desparasitação e já contactei a veterinária das minhas gatinhas a dizer que vai ter mais um utente!

Só que agora comecei a pensar como vou habituar o cão a fazer as necessidades onde deve ser...Tive uma ideia louca e pensei: Bem, se o cachorro começar a imitar as gatas se calhar habitua-se a fazer na caixinha de areia como elas. Mas não, isto não é assim tão linear... Então, como trabalho, tenho apenas 4 horários para o ir passear: de manhã cedo por volta das 8 horas, à hora do almoço por volta das 13h30min e à noite, quando chego a casa por volta das 19h30 e antes de ir dormir, por volta das 23 horas. Será que esta é uma boa rotina para o habituar a fazer as necessidades na rua? Com este horário a que horas devo alimentá-lo? E se ele fizer em casa, o que devo fazer para ele perceber que fez mal?
E agora em relação à adaptação à casa e às gatas, acham que elas vão ser agressivas com ele? Há uns dias tive lá em casa uma cadelinha da raça Pequinês e uma das gatas tentou atacar a cadela e depois fugiu e a outra ficou deitada a olhar para ela, sem mais qualquer tipo de reacção. Já ouvi dizer que sendo o cão pequeno os gatos adultos acabam por ser adaptar a ele, e ficam grandes amigos. Para o cão perceber que o gato é amigo temos incentivado os gatos da casa onde ele ainda vive a cheirá-lo e conhecê-lo. Será que estamos a fazer bem?
Ajudem-me por favor, agradecida!