Raças resistentes ao calor, sera que ha ?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

quarta mar 17, 2004 12:03 pm

bbaixo Escreveu:
AndLemos Escreveu: ... como a bbaixo, ...
Por favor, o bbaixo ;)

:)
Ups, sorry :oops:
nelsonk
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 7:08 pm

quarta mar 17, 2004 2:11 pm

Cool_Dave Escreveu: ). Há também que ter em conta que o clima onde o cão nasceu e vive influencia muito... é como as pessoas. Se eu tivesse nascido e vivido no deserto, o Verão de Portugal não seria nada para mim!
desculpe lá mas essa parte ñ concordo consigo pelo simples facto que eu nasci no deserto do namibe vivi lá em criança e ñ suporto o calor português !

Nelson
pedro_adr
Membro Veterano
Registado: terça out 14, 2003 7:02 pm
Contacto:

quarta mar 17, 2004 5:29 pm

Ola pessoal,

E dificil encontrar as razões que fazem com que tal ou tal raça, ou até cão simplesmente, não vai ter o mesmo comportamento com o frio ou o calor;

Falaram do peso, da massa muscular, mas ha cães como o Dogo Canario (Presa canario) ou o Cane Corso, que são bastante fortes e não sofrem com o calor, ou a neve !!

Até,
Pedro
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta mar 17, 2004 7:14 pm

O que eu vou dizer pode ser uma grande injustiça e uma maldade - é que eu não acredito que o cão tenha morrido com o calor.

Não acredito se o cão tinha água à sua disposição e uma sombra para se abrigar.
Cá para mim o cão morreu (era um fila mas podia ter sido qualquer outro) porque os donos não tomaram as precauções indispensáveis em face do calor excessivo - no mínimo uma sombra e sempre água à disposição para se refrescar.
Que diabo, aqui até os mais desgraçados dos donos deixam um alguidar com água para o cão e a possibilidade de uma sombra e de lajedo para se refugiar.
O que me pergunto é que asneira terão feito ao desgraçado do cão...
pedro_adr
Membro Veterano
Contacto:

quarta mar 17, 2004 7:35 pm

Pois nada disso aisd, o tal Fila estava abrigado numa floresta, onde esta o canil e a agua estava a disposição !! E verdade, que este cão morreu com o calor ambiente, e o dono so viu o cão estendido no chão quase paralisado com a hipertermia;

Abraços,
Pedro ALmeida
Ladybird
Membro Veterano
Registado: quarta jul 31, 2002 8:41 am
Localização: Igor (P.P.); Sushi, Bia & Juca (Filas Brasileiros); Maria (Papagaia)

quinta mar 18, 2004 12:29 am

Por acaso até que concordo com a aisd.

Acho estranho que o cão tenha morrido apenas pelo calor, quando o Pedro diz que mesmo tinha inclusive água disponível e sombra onde se abrigar. Talvez o animal tivesse outros problemas que se possam ter agravado com o calor, e provocado a sua morte, não?

Os meus filas adoram calor. Uma delas, que veio do Brasil adora estar deitada ao sol em plena hora de almoço, em pleno mês de Agosto... :o

No entanto, e mesmo quando neva por aqui, não é por isso que eles deixam de sair e de correr pela relva gelada.

Por aquilo que tenho visto por cá, e pelo Brasil, o fila é um cão altamente resistente ao clima. A maior parte dos canis dos criadores no Brasil que visitei, não têm uma casota mas sim um alpendre que lhes proporciona sombra durante as alturas de maior calor, e que tem uma parte mais resguardada para as noites mais frias (nada de camas nem mantas). Obviamente que o Fila Brasileiro suporta melhor o calor que o frio, mas é, de qualquer maneira, uma raça adaptável a invernos mais rigorosos (tenho conhecimento de cães na Finlândia).

Claro que para tudo é necessário bom senso e condições para se terem os animais, independentemente da zona onde os temos.

Abraços,

Joana Félix
Sussu
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta mar 18, 2004 1:53 pm

Boa tarde,
realmente nao é comum um fila morrer de calor nas condiçoes em que estava, mas impossivel também nao é.
E tb sou brasileira e devo dizer que acho o verao aqui muito pior que o de lá, principalmente porque nosso verao é húmido e o europeu pelo contrario, muito seco, o que so aumenta o risco de desidratacão e choque termico. Outro fator é que em muitas regioes la mesmo no verao raramente se ultrapassa os 35 graus. O fila é muito usado para lida de gado e por isso está habituado a trabalhar em campo e em todo o tipo de condiçoes, é uma raça muito resistente, mas para as condiçoes de lá onde foi seleccionado e melhorado.
O calor é pior ainda para racas braquicefalicas, e falando em raças a minha Vizsla nao tem muitos problemas nem com o frio nem o calor...
Mas no caso de hipertermia: . O principal sinal é o aumento da frequência respiratória, com a boca aberta e língua para fora (o animal fica arfando); caso se observe estes sinais deixe-o em local fresco e ventilado até que volte ao normal, e ofereça água. Em casos de animais em choque térmico, o ideal é mergulhar a maior parte do corpo em água fresca (não gelada!) e procurar atendimento veterinário urgente.
Cumps,
Cristiane
pedro_adr
Membro Veterano
Contacto:

quinta mar 18, 2004 3:15 pm

E isso ! Alguem pensou no clima humido ? Pois acho que quando fore a ver a canicula, estava tudo seco e o ar era seco; como diz a Cristiane, isso poderia ter ajudado na desidratação do corpo do cão. E vou repetir que o tal Fila estava num canil, num pinhal, com agua e abrigo natural (as arvores); e faleceu de desidratação.

Obg Cristiane pela informação;

Abraços,
Pedro Almeida
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sexta mar 19, 2004 2:58 am

pedro_adr Escreveu: E isso ! Alguem pensou no clima humido ? Pois acho que quando fore a ver a canicula, estava tudo seco e o ar era seco; como diz a Cristiane, isso poderia ter ajudado na desidratação do corpo do cão. E vou repetir que o tal Fila estava num canil, num pinhal, com agua e abrigo natural (as arvores); e faleceu de desidratação.

Obg Cristiane pela informação;

Abraços,
Pedro Almeida
Estranho...

Essa do clima humido não me convence.
Um cão não é um anfíbio.

Para combater a desidratação, a tendencia natural é beber água.

Será que o animal não padecia de qualquer problema não detectado na necrópsia?
É que ás vezes chega-se á causa da morte mas não ao que está por detrás.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Responder

Voltar para “Cães”