Já ando há algum tempo para publicar este post... Um desabafo, com sentimento de incerteza...
Tenho uma chihuahua bicolor (cinza e branca) com 1 ano, desde os seis meses comecei a notar que o pêlo cinza é mais fino e baço do que o pêlo branco.
A veterinária, nunca deu muita importância, mas aos 7 meses começaram a aparecer umas falhas de pêlo só nas zonas do pêlo cinza
.
A primeira hipotese colocada foi a alergia à picada da pulga, mas a vet aconselhou a fazer os testes a fungos e bactérias, deram negativo.
Mesmo assim a veterinário aconselhou a manter a ração Royal Canin para Chihuahua Junior, e receitou as capsulas de Omnicutis (oleo de salmão), durante pelo menos 2 meses.
Passado um mês e meio o pêlo da minha menina, estava igual... e voltei ao Veterinario.
A meio da consulta a veterinária, disse que poderia ser algo mais complicado de se tratar...

O diagnóstico foi displasia do pêlo, uma doença genética.... Entrei em pânico, fartei de de chorar.... nunca tinha ouvido falar em nada parecido, a vet disse que o pêlo cinza iria cair todo e ficaria só com o pêlo branco.
Não consegui, ficar descansada e pedi uma segunda opinião.
Voltamos ao inicio, testes aos acáros, testes aos fungos ... Os resultados voltaram a ser negativos.
O veterinário, disse-me que a maioria destes cães pequenos têm muita dificuldade na retenção de zinco, e aconselhou-me a manter as capsulas de Omnicutis, intrecalando com umas gotas de vitaminas.
E na realidade o pêlo começou a crescer...
Mas quando pareceu o cio, voltou tudo à estaca zero, perdeu o apetite, não comia nada... A veterinária aconselhou-me a mudar de ração, pois apesar da Royal Canin ser uma ração de nome e muita conceitoada, a qualidade não é a melhor.
Li vários tópicos aqui na Arca de Noé, sobre rações e as suas composições e obtei para uma ração relativamente nova, Wildfield de salmão e arence, pensando que iria ser uma optima escolha...
Comecei a transicção da mudança de ração, ao quarto dia, deixou de quer a ração da wildfield... Em desespero, experimentei de tudo, molhar a ração, juntar arroz cozido, dar-lhe à mão... Ficou sem comer 3 dias, por fim a veterinária aconselhou uma ração da Virbac Baby Small Toy, por ser uma ração de cachorrinho e mais gulosa.... na realidade ela começou a comer... mas as falhas de pêlo voltaram, são precisamente no mesmo lugar...
Estou a entrar em desespero, já não sei o que fazer, por fim comecei a dar-lhe há dois dias uma ração Pro Plan de salmão, não sei se irá melhorar, nem se quer se vai continuar a comer...
Alguém cá no forúm passou por algo do género????