Lucky-Será que alguém me pode ajudar?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Iva
Registado: quarta ago 07, 2002 2:30 pm

quinta ago 29, 2002 10:15 pm

Olá! Sou dona de um cachorrinho labrador de apenas três meses e como nunca tive um cão antes estou um bocado perdida sobre como ensinar-lhe certas coisas. Será que me podem ajudar?
O meu Lucky é um cão que, salvo raras excepções, e como é muito novo ainda está sempre por casa e queria que ele se habituasse a fazer as necessidades num determinado sítio? Como é que o posso fazer? Disseram-me também que existem um sprays atractivos, mas desconheço as marcas... E qual o material que devo colocar no sítio onde quero que ele faça as necessidades? Areia, terra, jornais???
Por favor ajudem-me!!! :?:
cucas
Membro
Registado: quarta jul 03, 2002 7:17 pm
Localização: Cocker Spaniel Miriam, 1 canário, Vasquinho e 5 gatos adoptados Chico,Chica,Tucha,Refilas,Chiquinha

quinta ago 29, 2002 10:31 pm

:lol: Olá Iva e parabéns para o seu novo amigo. qto as suas questões apenas lhe posso passar as minhas aventuras com a Miriam. Arranjei-lhe uma caminha e na casa de banho coloquei alguns jornais e depois de ela comer ou de brincar com ela, isto porque é nestas alturas que lhes dá a vontade de fazer um xixi ou um cócó colocava-a nos jornais as vezes tinha sorte, outras era mm no sitio onde estava o que eu notei é que nunca fez na sua caminha. Depois das vacinas todas comecei a leva-la á rua, onde chegava a andar uma duas horas até que a Miriam se decidi-se a fazer as necessidades e ai qdo isso acontecia (que era mais raro do que o pretendido...) fazia 'verdadeiras figuras' tipo, se ela fizesse alguma coisa batia palmas dizia que ela era linda fazia-lhe festas (algumas pessoas deviam de pensar que eu era doida mas) parecia um arraial!!!!!!mas a pouco e pouco a Miriam foi-se habituando e deixou de fazer em casa. Sei que se calhar é pouca a ajuda que lhe dou mas é de boa vontade.
Boa Sorte e Felicidades
cnunes
Membro
Registado: quarta jan 30, 2002 10:36 pm

quinta ago 29, 2002 10:59 pm

Olá Iva
Parabens pelo seu bébé.
Utilize jornais e coloque-os num sitio da casa +/- protegido de olhares (ás vezes eles teem vergonha) local esse que não deve de estar perto da comida nem da cama.
Não utilize produtos para lavar a casa que tenham amonia (lexivia, sonasol verde etc) utilize antes produtos tipo cif limão ou aqueles fabulosos com cheirinhos a flores etc etc.
O Único sitio que deve de lavar com lexivia é o que fica mesmo por baixo dos jornais.
A Amonia para o ofalto dos cães torna-se num chamariz para irem lá fazer um xixi e para nós dá-nos aquela sensação de cheirinho a limpo.....

Isto foi-me ensinado quando o Aries era bébé e o resultado foi que agindo assim em 48 horas ele aprendeu a ir fazer aos jornais.
Ainda hoje e agora ele á tem 6 anos quando eu utilizo lexivia para lavar alguma coisa em casa ele começa acheirar e se não ralho logo com ele, ele tenta largar uma pinguinha no sitio que foi acabado de lavar com lexivia.

Se elefizer fora do sitio ensope um jornal no xixi e ponha-o no sitio onde quer que ele faça.
Mostre-lhe o sitio e sempre que ele lá fizer faça-lhe elogios. Quando ele errar repreenda-o mas nunca lhe esfregue o focinho no xixi como há muitas pessoas que teem a mania de fazer.

Espero ter ajudado. Vá dando noticias.
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

quinta ago 29, 2002 11:35 pm

Olá Iva! :D
Desde já lhe dou os parabéns pelo seu cachorrinho!!!
Pois é... Como já foi dito os jornais são mesmo a melhor solução para habituar um cachorro a fazer as suas necessidades num único sítio. Este sítio não deve ser próximo da cama nem dos pratos do cachorro, pois instintivamente os cachorros preservam o seu "ninho" o mais limpo possível. Logo que tenha escolhido o local que lhe parece adequado para colocar os jornais, vai ter de "andar de olho" no seu cãozinho. Quando o apanhar a fazer um xixi ou cócó fora do sítio e logo após esta situação, aproxima-se do cachorro e num tom de voz firme mas sem nunca gritar diz-lhe "Aqui Não" ou "Feio", ao mesmo tempo que lhe aponta para a asneira cometida. Após isto, pega no cachorro e pousa-o em cima dos jornais. Como também já foi dito anteriormente, estas situações ocorrem mais a seguir às refeições e portanto será mais fácil controlá-lo.
Este treino deve ser contínuo para que o cão vá associando ideias positivas e negativas; é óbvio que quando apanhar o cachorro a fazer as necessidades em cima do jornal, aí não deve hesitar em aproximar-se do animal e felicitá-lo com um "Bonito" ou "Lindo" fazendo-lhe uma festa.
É importante dizer também que cada caso é um caso e eu, com o Bono (o meu canito) tive muita sorte neste aspecto, pois ele percebeu rapidamente a função dos jornais.
Bons treinos e vá contando os progressos !!! :D

Cumprimentos.
mindbullet
Membro Veterano
Registado: terça jan 22, 2002 11:50 am

sexta ago 30, 2002 9:50 am

Olá e parabens! :)

Vai ver que tem aí um amigo para toda a vida!

Nã vou adiantar muito em relação aos conselhos acima dados pelos outros membros.
A ideia é mesmo estar de olho nele e leva-lo a fazer num jornal.
Para ser sincero, isso não resultou lá muito bem com o Nubi. :(
Enquanto ele não podia sair à rua (até levar a última dose de vacina) fazia as necessidades mais ou menos onde calhava.
Cheguei ao ponto de forrar as divisões todas com jornais, ir reduzindo a área, etc, mas mesmo assim ainda fazia fora.
Contudo, assim que se apanhou na rua, no espaço de umas duas semanas deixou de fazer em casa.
Agora, para isso há que estar sempre de olho nele, e ao mínimo sinal (cheirar o chão, andar às voltas, etc) leva-lo à rua.
E como já foi aqui frisado, ralhar só mesmo quando o apanha em flagrante a fazer no sítio errado. Se for depois, esqueça, mais vale conformar-se e limpar.
E sim, fazer uma grande festa, recompensar, brincar,etc sempre que ele acerta. :)
Responder

Voltar para “Cães”