Cão com Esgana

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

terça mar 23, 2004 4:19 pm

Olá, a todos :)

Venho abrir este tópico na sequência do meu Tião ter estado internado durante 5 dias, ontem teve alta ... finalmente.

Ele apanhou esgana quando era bébé, não se sabe ao certo quando, e a semana passada teve novamente uma reactivação do virus, desta vez muito mais forte, tendo ele ficado internado com soro 24 horas.

6ª feira passada melhorou, sábado piorou novamente, domigo já estava melhorzinho e ontem finalmente saiu :D

O Tião é um organismo forte, opinião de vários vets, pois já conseguiu "ganhar " a este virus algumas vezes...

Gostava de saber, se algum forista teve ou tem algum cão com o virus da esgana, quais os sintomas que ele tinha ou tem e outras coisas que julgem importantes partilhar.

Esta é uma doença um bocado complicada para mim e como não conheço nenhum cão que a tenha tido, resolvi abrir este tópico.

Para já a opinião de vários vets, é que não o poderei juntar com nenhum outro cão. Mas há várias teorias em relação a este tema....

Desde já agradeço as vossas respostas ;)
sclourenco
Membro
Registado: terça set 30, 2003 3:37 pm

terça mar 23, 2004 4:27 pm

Olá Tchinho!

Há uns anitos atrás tive um cão que morreu com esgana, mas também tinha 18 aninhos...
Daquilo que me lembro, sei que ele tossia muito e deitava especturação, até ao ponto em que tossia e deitava sangue pela boca. Coitadinho, chegou mesmo ao limite e os meus avós mandaram-no abater... :( Tinha de ser, o bichinho estava mesmo mal.

É só disto que me lembro, até porque era pequenita na altura.
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

terça mar 23, 2004 5:09 pm

Os meus pais tiveram um cão, o Boby, e ele teve esgana, também quando era bebé.

Como eu também era bebé, não me lembro de nada.

Só sei o que os meus pais me contaram. O Boby esteve muito mal e quase morreu. No entanto curou-se e a doença nunca mais voltou.

De facto o Boby viveu até aos 19 anos, por isso tem coragem que o teu Tião ainda tem muitos anos felizes e saudáveis pela frente.

... No entanto eu pergunto uma coisa: Será normal a esgana voltar, estará o Tião a ter o melhor tratamento possível?
Tchinho
Membro Veterano

terça mar 23, 2004 5:19 pm

Sim, Guida_F, já fui com ele a vários vets, já lhes perdi a conta, para ter opiniões diferentes e nisso eles dizem todos a mesma coisa: O virus pode reactivar-se em qualquer altura, basta o sistema imunológico do cão estar mais em baixo.

O virus também poderá atacar de diferentes formas. No Tião, já foi até ao terceiro e último estágio da doença, ou seja, afectou-lhe a parte neurológica.
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

terça mar 23, 2004 7:50 pm

Olá!

Que coisa aborrecida!
Espero que o rapaz recupere totalmente.

Essa de o vírus reactivar de vez em quando para mim é novidade :o

Tive dois cães que tiveram esgana em cachorros e um morreu aos 11 anos envenenado :( o outro morreu de velhice aos 14 anos.

A minha avó teve um cão que teve também esgana nervosa e depois de se curar viveu saudável até aos 19 anos!

Nunca nenhum deles teve reincidivas...

Quanto a não o juntar com outros cães, deve ser por estar doente agora e poder transmitir a doença, mas quando estiver recuperado, em principio não haverá problema.

As melhoras do "piqueno"!

Susana
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

quarta mar 24, 2004 8:53 am

Lamento muito, Susana, as melhoras para o teu maluquinho, espero recupere totalmente.
Vá dando notícias, por favor.

Alicia
Tchinho
Membro Veterano

quarta mar 24, 2004 11:08 am

Obrigada a todos pelas vossas respostas :)

O Tião está a melhorar de dia para dia, ainda está muito, mas mesmo muito magrinho :( , pois ainda não pode comer muito, tem de ser devagarinho ;) .... mas já corre pelo quintal como antigamente, cansa-se é com facilidade, mas com o tempo tudo lá vai ao sítio ;)

Muitas lambidelas do Tião :p
Responder

Voltar para “Cães”