QUANTO TEMPO DAR ENTRE UM "RALHETE" E FAZER AS DITAS PAZES

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
lambao
Membro Júnior
Registado: terça ago 20, 2002 9:54 am

quinta ago 29, 2002 9:12 am

O meu cao e um cachorro e vai fazendo algumas asneiras, e as vzes e necessario dar-lhe umas palmadas, mas fico desesperada quando lhe bato e a minha vontade e fazer-lhe de seguida montes de festas, mas sei que ele assim não aprende.

Quando lhe dou umas palmadas tento sempre dar um espaço de 30 a 40 para voltar a fazer festas, embora ele depois me vire o focinho e nao me ligue nehuma.

Sera que estou a agir bem?

Obrigada
Adolfo
Membro
Registado: sábado ago 24, 2002 7:00 pm

quinta ago 29, 2002 9:21 am

:) caro lambao
o melhor metodo de educar um cao nao e bater...
o senhor tem que que o fazer ver que nao isso que se faz.
por exp (e assim que eu educo o meu sot e sempree me ensinaram assim porque os caes ressentem-se) se ele roi o movel o senhor com uma voz firme diz nao e dalhe cualker coisa um briquendo ossos para caes etc para o fazerver que e aquilo que ele tem que roer.
se fizer xixi etc ante que ele faça e pega nele e meta-o no jornal e nao o deixa sair enquanto elel nao fizer. Se ele fizer no jornal dalhe muitas festinhas e tente que ele perceba que fez bem.
ta a perceber?
deve de haver muita gente aqui neste forum que n concorda cmg. mas acredite que resulta.
:lol: felicidades e boa sorte parar o seu cao.
Adolfo
Membro
Registado: sábado ago 24, 2002 7:00 pm

quinta ago 29, 2002 9:25 am

caro lambao
o melhor metodo de educar um cao nao e bater...
o senhor tem que que o fazer ver que nao e isso que se faz.
por exp (e assim que eu educo o meu spot e sempre me ensinaram assim porque os caes ressentem-se) se ele roi o movel o senhor com uma voz firme diz nao e dalhe cualquer coisa um briquendo ossos para caes etc para o fazer ver que e aquilo que ele tem que roer.
se fizer xixi etc ante que ele faça pega nele e meta-o no jornal e nao o deixa sair enquanto elel nao fizer. Se ele fizer no jornal dalhe muitas festinhas e tente que ele perceba que fez bem.
ta a perceber?
deve de haver muita gente aqui neste forum que n concorda cmg. mas acredite que resulta.
felicidades e boa sorte parar o seu cao :)
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta ago 29, 2002 10:40 am

Nós, de vez em quando, damos umas palmadas nos quartos traseiros.
Ele parece que nem sente, mas percebe.
Nós baseámo-nos nas criancinhas.
As palmadas, por cima das fraldas, nem são sentidas (físicamente) mas são percebidas (moralmente).
Não se trata de bater ! Trata-se de dar um sinal claro e compreensível !
Só funciona se associado ao acto repreensível, de imediato !
De resto, pela minha reduzida experiência, se 2 mn depois entrar noutra, não tem importância - ele percebeu e registou.
Conosco tem funcionado.
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

quinta ago 29, 2002 11:36 am

Os cães raciocinam fundamentalmente com base no associativismo isto é , acção com reprimenda ou com recompensa.Por isso ,quer a reprimenda quer a recompensa deve ser dada logo após a acção do cão .Passado esse período, o cão não sabe a que se refere a reprimenda ou recompensa.
Eu evito sempre bater nos meus cães ,só mesmo em situações limites e apenas como reforço mais energico da reprimenda.O bater não funciona tanto pela dor física ( provavelmente ao bater no meu Boerboel eu é que fico aflito da mão pois ele físicamente pouco sente ) mas mais pelo efeito psicológico que o cão percepciona.
Após a reprimenda não é conveniente simultâneamente dar-lhe mimos pois confunde-o.Fica sem saber se o seu comportamento foi reprovável ou aprovável.Mas não é preciso ficarmos o dia todo carrancudos com o cão porque ele depressa esquece o acontecimento ( embora que não esqueça a nossa atitude de reprimenda ou elogio face áquela acção ).De preferível, no caso de o reprimirmos por uma acção ,convém aproveitar alguma outra acção que ele faça a seguir correcta para então o mimarmos. Assim estaremos sempre a demonstrar-lhe o que gostamos que ele faça e o que não gostamos.
Saudações
Aragao
Membro Veterano
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

quinta ago 29, 2002 1:26 pm

Eu bem gostava de poder dizer que o meu método de ensino é 100% baseado em recompensas, mas tal não é verdade. Existe uma componente de castigo, que vai lentamente diminuindo (felizmente).
Nesta altura, já retirei qualquer castigo (alem de um leve não ou uma leve sacudidela no pescoço) durante os treinos, só ainda havendo no dia-a-dia quando ele faz alguma asneira grande.

O castigo é mais psicológico que físico, se eu lhe batesse com força creio que doía mais a mim do que a ele... :)
Ainda hoje reparei nisso, pois ele estava deitado, como de costume em cima do gato e o este estava furiosamente a morder-lhe o lombo e o cachorro nem reparava! Quando reparou, foi porque sentiu cócegas e foi lá coçar com os dentes! (ai o gato conseguiu chamar-lhe a atenção ao morder-lhe perto do nariz :lol: )

Como o castigo é mais psicológico que outra coisa (não tenho nenhum interesse em magoar o cachorro) quando a asneira é muito grande, eu costumo coloca-lo numa zona fechada (nunca na casota dele) aonde ele não possa estar à minha beira. Isso para ele é o pior castigo.
Dependendo da gravidade da asneira (e da minha capacidade de resistir aos olhinhos dele :) ) normalmente não passa da meia hora. Assim que ele se esquece que está de castigo, este deixa de fazer sentido.
CMNogueira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:30 pm
Contacto:

quinta ago 29, 2002 2:23 pm

Viva,

Embora exista um conjunto de regras que de um modo geral servem de orientação para a educação básica de um cachorro, existem variantes que não estão no “manual” porque muitas vezes, cada caso é um caso.

Há metodos que resultam em alguns cães e não tem sucesso em outros. Contudo, a forma de aplicar esses mesmos métodos, também é muito importante para atingir um bom resultado.

Pessoalmente, penso que uma repreensão é uma repreensão. Não deve haver lugar a compensações ou arrependimentos (mesmo que tenhamos errado). Após um castigo, deve haver lugar à indiferença. O cão tenta brincar ou pedir festas, devemos ignorar. Não se deixe levar por aqueles olhares de partir o coração ao Dirty Harry. Mantenha esta postura durante largos minutos (10/15 minutos).

Quanto ao exemplo dado de roer os móveis, é minha opinião, que primeiro o cão deve ser repreendido e só mais tarde se deve dar algo para roer. Caso contrario pode haver lugar a uma errada associação de ideias: “Quando quiser um osso/atenção, vou roer a perna da mesa”.

Um amigo meu, tinha uma cadela com a qual estava a ter difuldades, em que fizesse as necessidades na rua. Utilizou, em excesso, o método da recompensa. Chegou uma altura em que a cadela “pedia” para ir à rua onde apenas fazia umas gotinhas e de seguida sentava-se logo à frente do dono, esperando uma guloseima.

Quanto a bater, salvo situações extremas, não é o método a adoptar. Uma boa sacudidela no pescoço a par de uma atitude autoritária, será mais que suficiente.
blue_kat
Membro Júnior
Registado: terça abr 02, 2002 11:02 am
Localização: Quase quase quase uma gatinha! so falta 1 semana :D

sexta ago 30, 2002 6:59 pm

as vossas dicas são realmente interessantes... eu tb tou numa de arranjar um cachorrito. :lol:
blue_kat
Membro Júnior
Registado: terça abr 02, 2002 11:02 am
Localização: Quase quase quase uma gatinha! so falta 1 semana :D

sexta ago 30, 2002 7:01 pm

as vossas dicas são realmente interessantes... eu tb tou numa de arranjar um cachorrito. :lol:
Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

sexta ago 30, 2002 7:11 pm

Olá.

Eu penso que beter não é de todo a melhor maneira de castigar um animal.

Ninguém gosta de levar pancada, pois não. Até porque, acho que eles não a "entendem" como castigo, por fazerem alguma asneira.

No meu caso particular, o meu cão quando era cachorro e fazia alguma, a pior coisa que eu lhe podia fazer, era mandá-lo para o "ninho" - casota.

Eles ou fim de alguns "nãos" já sabem o que podem e não podem fazer.

Basta um olhar, um som vocal e, aí está ele em linha.

Quando a asneira não é feita n/ presença, nem vale a pena fazer nada.

O cão não tem capacidade de associação temporal.

Mas o mais importante é, sabermos e termos paciência, senão, nós em crianças não faziamos asneiras!?
Responder

Voltar para “Cães”