Cães Tosquiados - Qual o tempo que leva a nascer o pelo, normalmente?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Oskarina
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 5:18 pm
Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....

quarta mar 24, 2004 5:25 pm

Olá!

No inicio de Fevereiro levei o Oskar á Vet para ser tosquido.

Fiquei desalentada quando o vi tosquiado, só me parecia um caniche gigante sem pelo nenhum :cry:

Para quem não sabe, o Oskar é um Serra de Aires.

Alguém me diz, por experiência, quanto leva o pelo a voltar a crescer até ficar do tamanho normal?

:cry:

Nota -Utilizo shampoo recomendado pela Vet para a raça.
sojo
Membro Veterano
Registado: quarta abr 24, 2002 5:10 pm

quarta mar 24, 2004 5:29 pm

O meu bubble foi tosquiado a ultima vez creio que em Setembro, e de momento tem o pelo do tamanho normal dele, aliás já vai brevemente á tosquia outra vez, no meu normalmente em 3 meses fica quase com o pêlo "inteiro", mas ao fim de 2 já está bem bonito ;)
Oskarina
Membro Veterano
Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....

quarta mar 24, 2004 5:33 pm

sojo Escreveu: O meu bubble foi tosquiado a ultima vez creio que em Setembro, e de momento tem o pelo do tamanho normal dele, aliás já vai brevemente á tosquia outra vez, no meu normalmente em 3 meses fica quase com o pêlo "inteiro", mas ao fim de 2 já está bem bonito ;)

O teu tb tem pelo grandito???

Já estou farta...... mas tive mesmo de o toskiar....apesar de o adorar!!!!
sandrape
Membro Veterano
Registado: quinta dez 20, 2001 2:35 pm

quarta mar 24, 2004 5:53 pm

olá :)

POIS! Eu tambem não gosto nada de ver as minhas tosquiadas, pelo menos logo nos primeiros meses, parecem uns frangos, mas o pêlo cresce depressa ao fim de 2/3 meses já parecem outras, mas o comprimento normal só ao fim de mais meses, e não sei se é impressão minha mas parece-me que cada vez que as tosquio o pêlo cresce mais bonito e fica mais comprido :o
Agora ando em pulgas a ver se o pêlo do Pastilha cresce foi cortado mesmo rente por causa das feridas que tinha, ainda tem muitas falhas mas mal posso esperar para ver o rapaz de cabeleira comprida!

Vais ver que o pêlo cresce num instante e bonito.

sandra p
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

quarta mar 24, 2004 6:02 pm

Pois, depende do tipo de pelo... mas um serra d'aires com pelo rapado....

Bom, para ser sincera, duvido que volte a crescer igual.... e para chegar a esse tamanho todo, para aí uns 6/7 meses....

Mas prepare-se porque é capaz de não vir igual!!!

Isto é um desabafo meu, mas tenho mm muita pena que as pessoas tosquiem os cães à máquina... não é para levarem a mal
Oskarina
Membro Veterano

quarta mar 24, 2004 6:10 pm

linda76 Escreveu: Pois, depende do tipo de pelo... mas um serra d'aires com pelo rapado....

Bom, para ser sincera, duvido que volte a crescer igual.... e para chegar a esse tamanho todo, para aí uns 6/7 meses....

Mas prepare-se porque é capaz de não vir igual!!!

Isto é um desabafo meu, mas tenho mm muita pena que as pessoas tosquiem os cães à máquina... não é para levarem a mal

pois é Linda!!!

Tb eu tenho pena!

Mas não tive opção, foi a Vetr que aconselhou, porque ele veio da Uz, e eu nao conseguia sequer fazer uma festa sem ficar la com os dedos presos!!!

Por acaso, nunca vi o nino a ser toskiado, porque a Asistente disse-me logo para ficar na sala de espera.
Nem sei se foi á maquina ou não....
sandrape
Membro Veterano
Registado: quinta dez 20, 2001 2:35 pm

quarta mar 24, 2004 6:16 pm

Mas porquê linda76, estraga o pêlo deles? ou só não se pode fazer nos serra d'aires?
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

quarta mar 24, 2004 6:16 pm

O problema de tosquiar a maquina (pelo menos nos cockers), e que o pelo quando volta a crescer vem mais forte e encaracolado. Perde aquele toque sedoso.

O Oscar, como tem uma vida muito activa e esta sempre molhado, leva uma tosquia curtinha, mas que leva a uma profissional meio dia a fazer.
Última edição por Nanico em quarta mar 24, 2004 6:23 pm, editado 1 vez no total.
linda76
Membro Veterano
Contacto:

quarta mar 24, 2004 6:22 pm

Acho que a nanico disse tudo....

Mas não acontece só nos cockers mas em todas as raças.... o pelo deixa de ser tão sedoso...
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

quarta mar 24, 2004 6:54 pm

linda76 Escreveu: Mas não acontece só nos cockers mas em todas as raças.... o pelo deixa de ser tão sedoso...
No caso dos Serra de Aires, isso não é exactamente um problema... eles não podem ter o pelo sedoso, mas cáprio (tipo pelo de cabra).

A minha menina foi tosquiada a meio de Agosto, pois ia para o Algarve comigo e ia passar os dias na praia e nunca mais secava, e alem disso estava com uma infecçãozita numa das patas. Ainda não está com o pelo com o comprimento que estava.
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
linda76
Membro Veterano
Contacto:

quarta mar 24, 2004 7:06 pm

Pois Ana, acho que para falar de Serra d'Aires..... a ana é a mais indicada!!!
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

quarta mar 24, 2004 7:16 pm

linda76 Escreveu: Pois Ana, acho que para falar de Serra d'Aires..... a ana é a mais indicada!!!
Pois :oops: :oops: Mas como referencia, é de evitar o corte do pelo, pelo menos completo, excepto por questões de higiene, como foi o caso, ou por doença.
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

quarta mar 24, 2004 10:55 pm

Eu tive um Serra d'Aires. Era um pulguento extremamente alérgico à picada da pulga. Que por causa das coleiras insecticidas o atacavam na cauda.

Assim, chegando Abril eu fazia-lhe uma tosquia à Cão d'Água (e entretanto ria-me com a confusão das pessoas em relação à sua raça).

Quanto mais tosquiado, mais depressa o novo pelo cresceu. Ao fim do 2º ano, já precisava ser tosquiado de 3 em 3 meses.

O pelo ficou sempre igual, nunca modificou nem a textura nem a ondulação.

Verdade que a pessoa que fazia a tosquia é uma óptima profissional. ;)
sojo
Membro Veterano
Registado: quarta abr 24, 2002 5:10 pm

quinta mar 25, 2004 9:51 am

Oskarina, o meu tem o pelo grande sim, é arraçado de cão d'água, e nunc anotei nele perder o toque sedoso muito pelo contrario. Mas para ficar com os canudos demora uns 6/7 meses, mas eu nunca deixo, por norma é tosquiado de 4 em 4 meses, ele coça-se muito e detesta que o escove, por isso vai mesmo de tosquia. Esta está a demorar mais tempo porque o inverno foi rigoroso, mas lá para a páscoa (3 semanas) já vai á tosquia, só não vai antes porque vamos acampar na páscoa e já sei que vem de lá uma lástima por isso vai no dia a seguir de voltarmos, tosquia e banhinho ;)
isabelnobre
Membro Veterano
Registado: sábado jan 25, 2003 1:09 am

quinta mar 25, 2004 9:49 pm

Oskarina Escreveu:
Por acaso, nunca vi o nino a ser toskiado, porque a Asistente disse-me logo para ficar na sala de espera.
Nem sei se foi á maquina ou não....
Muito provavelmente foi á maquina sim. A não ser que o pelo estaja em muito bom estado e que o dono peça para aparar, é sempre á maquina.
Por muitas razões a primeira porque é mais seguro porque só se as laminas tiverem uns dentes largos é que se pode cortar a pele do animal, já com a tesoura é mais complicado, é muito fácil ferir um cão (que salvo raras excepções, nunca estão quietos), assim sendo usa-se a maq. é muito mais seguro.
Em relação a ter ficado á espera é regra porque está provado que os cães se portam muito melhor se não estiverem os donos presentes, de preferencia nem os ouvirem ou cheirarem, tal como os miudos pequenos.
:lol:
O pelo do seu cão provavelmente só dqui a uns 6/7 meses é que vai voltar a ter o pelo que tinha, daqui a um mês ou dois erá ficar mais bonito. Mas há excepções há cães que o pêlo cresce muito mais depressa que outros. Irá sem dúvida perder o pêlo de bebé. Mas não irá ficar feio ;)
Se ele não gosta de pentear aconselho-a a fazer a tosquia de 4 em 4 meses, para não fazer nós e ter sempre um aspecto saudável, para não fazer dermatites por falta de escova e por falta de arejamento da pele causada pelos nós, mesmo até por causa da bicharada, pulgas e carraças.
Responder

Voltar para “Cães”