Como lidar com cães que saltam?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

terça mar 30, 2004 11:09 pm

Olá a todos :D

Eu tenho um pequeno "probleminha" com o Rugas :roll:
Quando eu vou passear com ele,ou mesmo quando chegam visitas a casa,o Rugas tem esta "mania" de saltar para as pessoas :oops:
Ora,isto não tem muita piada porque,e principalmente na rua onde passam pessoas que não o conhecem,algumas pessoas pensam que ele as vai morder,e, além disso, é aborrecido para mim ele incomodar as pessoas :(
Eu gostaria,se fosse possível,que me dessem algumas dicas para ultrapassar esta situação :?
É que já tentei repreênde-lo,inclusivé não o deixar chegar às pessoas,mas ele por vezes apanha-me distraída e lá consegue :p

Abraços a todos:
Rainbow
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quarta mar 31, 2004 12:21 am

Ignorar sempre. Se ele saltar nem sequer olhe para ele, durante muito tempo.
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quarta mar 31, 2004 1:07 am

Quando eu vou passear com ele,ou mesmo quando chegam visitas a casa,o Rugas tem esta "mania" de saltar para as pessoas
Ora,isto não tem muita piada porque,e principalmente na rua onde passam pessoas que não o conhecem,algumas pessoas pensam que ele as vai morder,e, além disso, é aborrecido para mim ele incomodar as pessoas
Ignorar sempre. Se ele saltar nem sequer olhe para ele, durante muito tempo.

:o :o :o se não olhar para ele durante muito tempo, ainda é capaz de esfrangalhar quem passa. a carlota tem essa péssima mania. eu puxo-a e repreendo-a, mas há quem diga - coitadinha! ! deixe lá. é tão querida. por isso, ela está uma mimalhadona. felizmente que é super meiga e simpática. mas também há quem não aprecie. eu acho que ela não tem nada de fazer isso.
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quarta mar 31, 2004 2:45 am

Atenção negativa... não deixa de ser atenção. O cão conseguiu o seu objectivo.

Agora façam como quiserem...
LindAlba
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta mar 31, 2004 7:50 am

Cabe a si controlar essa tendência.
Quem diz "deixe lá, coitadinho(a)" é capaz de se insurgir se ficar cheio(a) de lama das patas do saltitão.

Aqui ficam 2 tipos de sugestão:

1- SALTOS PARA SI
levante a perna ( :p não é brincadeira) quando o cão salta para si, de
forma a que ele embata no joelho, servindo este de barreira passiva
(não é dar joelhadas no animal, ok ??)
Em simultâneo, um "NÃO" ou um "PÁRA" sonoro e um gesto de
desaprovação .
Dou-lhe , vá lá, 2 semanas para ver resultados, mas tem de ser
coerente e não abrir excepções senão o cão não percebe patavina
do que se quer dele.

2- SALTOS PARA ESTRANHOS, NA VIA PÚBLICA
quem aqui está em falta é você !! Então não vai de coleira e
trela ?????????? Ou o cão é que conduz e você é arrastado ???
Ponha a coleira em estrangulador e, sempre que se cruze com
pessoas e sentir que o cão se prepara para saltar, dê-lhe "um toque"
(se for necessário, mesmo um puxão firme e único) acompanhado de
um "NÃO" ou "JUNTO", de forma a que ele se mantenha ao nível do
joelho esquerdo.

Se o cão manda, não acha que isso significará, mais cedo ou mais tarde, dissabores para si :?

Um abraço
<p><strong>Abra&ccedil;o do </strong><strong>M&aacute;rio J Santos</strong></p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><strong>"...de Lind'Alba"</strong></p>
Oskarina
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 5:18 pm
Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....

quarta mar 31, 2004 8:38 am

LindAlba Escreveu: Cabe a si controlar essa tendência.
Quem diz "deixe lá, coitadinho(a)" é capaz de se insurgir se ficar cheio(a) de lama das patas do saltitão.
2- SALTOS PARA ESTRANHOS, NA VIA PÚBLICA
quem aqui está em falta é você !! Então não vai de coleira e
trela ?????????? Ou o cão é que conduz e você é arrastado ???
Ponha a coleira em estrangulador e, sempre que se cruze com
pessoas e sentir que o cão se prepara para saltar, dê-lhe "um toque"
(se for necessário, mesmo um puxão firme e único) acompanhado de
um "NÃO" ou "JUNTO", de forma a que ele se mantenha ao nível do
joelho esquerdo.

Se o cão manda, não acha que isso significará, mais cedo ou mais tarde, dissabores para si ?

Um abraço
LinDalba, aqui está uma questão que eu até tenho vergonha de falar... :oops:

Mas o que raio é uma estranguladora????

Ja estou a ler esta palavra ha muito tempo, mas nunca ninguém me explicou o que é a dita cuja.

O Oskar usa o peitoral e a trela sempre, porque quando andava com a coleira e trela, nos primeiros tempos que o tive, ele puxava demasiado, ficando por vezes com falta de ar, até que eu decidi comprar um peitoral.
Até agora tudo bem, apesar de ele ter engordado um pouco e o peitoral me parecer estar justinho.

Pode explicar-me o que é mesmo uma estranguladora???

Já agora, não querendo abusar, mas os peitorais devem ficar folgados ou justos?

Obrigado
LindAlba
Membro Veterano

quarta mar 31, 2004 8:56 am

:D :D

Honestamente falando, ao termo peitoral (para além de outras coisas agradáveis) associo tal parafrenália a "arreio que auxilia o animal a puxar".
Se não for para isso (em cães para mushing) sempre considerei tais arreios uma parvoíce da moda, que apenas estimula a desobediência quando utilizados em substituição de uma coleira.
Desculpem lá a sinceridade :lol :lol:

Uma coleira estranguladora não é mais que uma coleira simples de elos metálicos (mais ou menos largos conforme o porte e pujança do animal).

Pode ser utilizada apenas para "guia" (se o mosquetão da trela enganchar nas duas argolas), ou como "estranguladora" (se o mosquetão da trela prender apenas numa argola, o que fará a coleira "fechar" sempre que o cão ou você puxarem).

Não se preocupe com o arfar, nenhum cão se suicida e certamente não o faria por estrangulamento ;) ;) (isso é para os humanos espertos).

Utilizada com discernimento , em conjunto com a trela e com o CONTROLE HUMANO (dominância) , uma coleira estranguladora é um precioso meio de condução e ensino.
Com o tempo e com o controle do cão, pode ser alternada a posição de "estrangulamento" com a de "guia" , mais cómoda para ambos.

OK ??
Espero ter ajudado
Abraço
Oskarina
Membro Veterano
Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....

quarta mar 31, 2004 9:04 am

LindAlba Escreveu: D D

Honestamente falando, ao termo peitoral (para além de outras coisas agradáveis) associo tal parafrenália a "arreio que auxilia o animal a puxar".
Se não for para isso (em cães para mushing) sempre considerei tais arreios uma parvoíce da moda, que apenas estimula a desobediência quando utilizados em substituição de uma coleira.
Desculpem lá a sinceridade lol lol

Uma coleira estranguladora não é mais que uma coleira simples de elos metálicos (mais ou menos largos conforme o porte e pujança do animal).

Pode ser utilizada apenas para "guia" (se o mosquetão da trela enganchar nas duas argolas), ou como "estranguladora" (se o mosquetão da trela prender apenas numa argola, o que fará a coleira "fechar" sempre que o cão ou você puxarem).

Não se preocupe com o arfar, nenhum cão se suicida e certamente não o faria por estrangulamento ;) ;) (isso é para os humanos espertos).

Utilizada com discernimento , em conjunto com a trela e com o CONTROLE HUMANO (dominância) , uma coleira estranguladora é um precioso meio de condução e ensino.
Com o tempo e com o controle do cão, pode ser alternada a posição de "estrangulamento" com a de "guia" , mais cómoda para ambos.

OK ??
Espero ter ajudado
Abraço

Obrigado.

Por acaso até foi a Vet dele que me aconselhou o peitoral :o

Acha qaue eu devo tentar usar isso??

Eu não tenho muitos problemas com o Oskar, mas que ás vezes ele me puxa muito, isso puxa.

O Oskar é um Serra de Aires, aconselha-me a usar a estranguladora nele??
Ele tem energia para dar e vender??
BeaRam
Membro
Registado: terça mar 09, 2004 5:06 pm

quarta mar 31, 2004 9:11 am

1. A técnica do joelho é muito boa. Mas é necessário que outros que não a dona a apliquem. Peça a amigos que o façam quando o cão lhes saltar.

2. Coleira é essencial, se for estraguladora é melhor. Eles não se esganam pode ter a certeza. é necessário saber colocá-la. Se o cão anda à sua esquerda a a coleira deve ser colocada de modo a que a mesma faça um P quando está de frente para o cão. É um bocado dificil de explicar. Se a resolver adquirir pergunte na loja como se coloca ou peça a alguém que ande com o cão em treino que a ajude.

E depois aplique os bons esticões quando quiser anular algum comportamento do cão.

Também me custou muito fazer isto à minha cadela. Mas hoje em dia é um prazer andar com ela na rua. Há uns meses atrás eu tinha os músculos dos braços todos "rebentados" e agora ando descontraída.

Espero que a tenha ajudado

Beijinhos,

Beatriz
LindAlba
Membro Veterano

quarta mar 31, 2004 9:19 am

:D :lol: :lol: :lol:

Desculpe......... :D :D

Nunca vi um Serra d'Aires com peitoral....
Mas só o imaginar a cena............ :lol: :D :D

Olhe, mesmo a sério, passe a usar coleira (no cão , 8) )

Se não gostar de coleiras de elos metálicos, há coleiras estranguladoras em cabedal que são muito cómodas e, para o seu tipo de cão, não dão cabo do pelo à roda do pescoço se ele puxa mesmo muito.

Mas um cão buliçoso e leve como o seu, de peitoral ....
Francamente .....
Você não tem culpa, desculpe o tom de gozo.
Quem não sabe é como quem não vê, não é ? E é de louvar a sua postura de perguntar para tirar dúvidas.

Há vets que se deveriam limitar à veterinária. Se calhar até lhe vendeu o arreio, não ??
:evil:
Oskarina
Membro Veterano

quarta mar 31, 2004 9:54 am

LindAlba Escreveu: D lol lol lol

Desculpe......... D D

Nunca vi um Serra d'Aires com peitoral....
Mas só o imaginar a cena............ lol D D

Olhe, mesmo a sério, passe a usar coleira (no cão , 8) )

Se não gostar de coleiras de elos metálicos, há coleiras estranguladoras em cabedal que são muito cómodas e, para o seu tipo de cão, não dão cabo do pelo à roda do pescoço se ele puxa mesmo muito.

Mas um cão buliçoso e leve como o seu, de peitoral ....
Francamente .....
Você não tem culpa, desculpe o tom de gozo.
Quem não sabe é como quem não vê, não é ? E é de louvar a sua postura de perguntar para tirar dúvidas.

Há vets que se deveriam limitar à veterinária. Se calhar até lhe vendeu o arreio, não ??
evil
Ai, ai, vocês são terriveis!!!

Como deve imaginar, só quero o melhor para ele ( por acaso o Dono da Clinica Vet, tb é dono da loja de animais, e claro, está, foi lá que comprei o peitoral).

Agora que o gajo está tosquiado, pensei que não lhe fizesse mal, mas sendo assim, sigo o seu conselho e ponho-lhe uma estranguladora de cabedal.

Coitadinho do meu bicho, a ser enganado pela medica dele!!!
:cry:

E ainda por cima, eu acho que o peitoral lhe fal comichão no peito, porque ele está sempre a coçar-se no mesmo sítio :o

Ja verifiquei e não é bicharoco nenhum......

Ai Ai

E o Lindalba aainda fica a pensar quie eu acredito no Pai Natal, seguindo eu as indicações da Vet á risca.

Claro que acreditei nela, bolas, ele é Veterinária, á partida deve saber o que é melhor para um animal!!

Obrigado :oops:

Já agora, não me dispensa uma foto duma estranguladora dessas de cabedal, para eu saber o que tenho de procurar??
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

quarta mar 31, 2004 10:13 am

LindAlba,claro que o meu cão vai de trela à rua ;)

E quando vejo uma pessoa a passar,seguro-o e não o deixo saltar :roll:

Mas às vezes lá me apanha distraída e consegue saltar um pouco :oops:

Acho que vou mesmo optar pela técnica de lhe dizer o não,e depois ignorá-lo ...

Obrigada a todos pelas dicas:

Rainbow
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
dred
Membro Veterano
Registado: sexta mai 23, 2003 6:41 pm

quarta mar 31, 2004 10:19 am

ola, eu com os meus caes era a mesma coisa, quando ia com os três a rua estavam sempre a saltar e a correr, cada vez que eles tentavam correr eu parava nem andava pra frente nem pra tras, eles depois ja andavam direitinhos, em questao ao saltar, diga-le que nao e mostre-le a mao, a mostrar que se prepara pra le bater mas nao le bata, eu fazia isso aos meus eles amuavam e deixavam de saltar, agora eu ja consigo passear com eles sossegada.
marta_vasques
Membro Veterano
Registado: quinta jan 29, 2004 12:40 pm

quarta mar 31, 2004 10:35 am

Olá a todos!

Ainda acerca das estranguladoras e dos peitorais...
Nós temos um Lab com quase 4 meses e sempre lhe pusemos coleira (sem ser estranguladora). Acontece que ele apanhou uma infecção na traqueia na semana passada, que tanto pode ter sido transmitida por outro cão como pode ter sido causada pela coleira... A vet aconselhou-nos o uso do peitoral, mas devo dizer que não seguimos essa indicação, porque sempre achámos que se perde o controlo do cão quando se usa essa espécie de arnês (que é precisamente preparado para ele puxar e o que se pretende é o contrário).
Resumindo, devemos considerar o uso do peitoral por causa da traqueia, continuamos com a coleira que ele tem (de nylon, tipo corda de alpinismo), ou optamos por uma estranguladora?
susanasaraiva
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2003 11:03 am
Localização: Juma;Shiva;Biggy;passaros e agora um porquinho da India
Contacto:

quarta mar 31, 2004 11:24 am

marta_vasques Escreveu: Resumindo, devemos considerar o uso do peitoral por causa da traqueia, continuamos com a coleira que ele tem (de nylon, tipo corda de alpinismo), ou optamos por uma estranguladora?
Oi Marta,
Ele é muito pequeno para estranguladora, eu durante uns tempos usei um peitoral na Juma e não lhe fez mal, mas quando já não aguentava com os puxões passei para a coleira e agora estou com a extranguladora, mas ela já tem 14 meses, e uma força... :roll:
Talvez não seja má ideia continuar com o peitoral até o problema da traqueia estar sarado, mas não passe já para a extranguladora, porque aquilo aperta mesmo ;)
Responder

Voltar para “Cães”