ajuda

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Gil
Membro
Registado: quarta fev 13, 2002 11:17 pm

quinta fev 14, 2002 10:02 am

Tenho lido bastante sobre esta raça, mas estou a ter dificuldades em vários aspectos, para os quais pedia a v/ ajuda:
- Qual a melhor forma de o educar para obrar e urinar em determinado sitio? Tenho tentado tudo o que me têm sugerido (jornais, cx c/ jornais, ñ limpar se porventura ele acerta no sitio,...) mas zero de resultado, faz indiscriminadamente.
- Estou a dar-lhe ração seca 4 x dia, devo acrescentar mais alguma coisa, leite por ex.? Independentemente de ter acabado de comer ou não, se tem oportunidade lá se vai a ração, tb seca, dos gatos, porquê? Será que a não gosta da dele?

desde já obg
Gil
Gil
Membro

quinta fev 14, 2002 10:39 am

faltou a 1ª parte da msg, sorry! cá vai.
Biba!
Desde sempre tive animais, e há uma semana adquiri um rott (8 semanas) uma vontade de há longos anos.
Tenho possibilidades de o criar em separado dos outros animais (2 gatos irmãos, 2 cadelas e 1 cão - excepto o cão todos vieram da rua), para educá-lo embora tenha visitas regulares ao resto do "zoo".
....
o resto na 1 msg
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quinta fev 14, 2002 2:56 pm

Oi!

Como o teu rottie ainda é bebé, não adianta muito tentares usares os jornais ou caixas, ele vai fazer as suas necessidades onde bem lhe apetecer. Assim que ele tiver as vacinas em dia ou se o puderes levar à rua sem que ele tenha contacto com outros animais, habitua-o desde já a fazer as necessidades na rua. E o uso dos jornais não é mesmo nada bom, pois ele assim pode habituar-se a fazer sempre em casa e nunca na rua, o que não é nada bom quando ele for adulto. Quanto à limpeza, é melhor limpares sempre que ele fizer as necessidades, pois os cães gostam de fazer as necessidades onde cheira a... necessidades...

Em relação à comida, nesta altura não te preocupes muito com a quantidade, penso que 4 vezes por dia é bom, nas não sei quais as necessidades de um rottie, em breve deverás ter outra resposta de alguém que tem um e assim poderás saber melhor o que dar. Mas com o meu pinscher enquanto não chegou aos 8 meses, tinha sempre o prato cheio para comer à vontade, mas ele fazia sempre muito exercício e nunca chegou a engordar mais do que devia, por isso agora és tu que também tens de relacionar a quantidade com a actividade.
E não lhe des leite. O estomago dos cães não é como o nosso e se ele beber leite do nosso, vais ter que fazer muito mais limpezas, se é que me percebes...

Não te esqueças que um rottie é um cão muito grande que se não tiver o exercício adequado e a comida adequada pode ficar obeso. Mas mais uma vez quanto a isso provavelmente terás respostas melhores de quem tem um...
angel
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta fev 14, 2002 4:19 pm

Não concordo quando diz, que se os ensinarmos a fazer no jornal, que se habituam e depois só fazem lá. Durante o tempo que os meus não poderam saír á rua, por não terem as vacinas completas, habituei-os ao jornal. Se não durante esse tempo onde fariam as necessidades?
Claro, que algumas vezes procuravam "sítios" novos e faziam na sala, etc.
Continuei insistindo e resultou.
Repare que quando começam a ír á rua, não quer dizer que a partir desse momento deixarão logo de fazer em casa, no jornal.
Assim que associam rua brincar e fazer necessidades, vão-se aguentando + tempo e procuram fazer na rua. Mas o jornal fica associado, e com o tempo claro, que começamos a tirar o jornal, e a partir daí sómente rua.
Mas os animais não ficam dependentes do jornal!
Quanto ao leite a dar aos cães neste caso, é completamente desnecessário dar o nosso leite, quando existem marcas de leite específicas para os animais. Durante os primeiros meses dei leite aos meus, leite em pó feito na altura, da royal canin( passo publicidade...), e eles além de gostarem não tiveram problemas de saúde, porque era especifico para eles.
Gil
Membro

quinta fev 14, 2002 6:45 pm

obg Kroz & Angel

Qt à quantidade, segundo as indicações na embalagem deveria-lhe dar bastante menos, mas não está gordo e tenho impressão que é mesmo o contrário. Cresceu nesta última semana mas não está aquela "bola" que chegou. Deverei deixar-lhe à descrição? Ou só aumentar?
Ele limpa o prato e pede mais, só que eu tenho bastante receio da gordura e o aumento das possibilidades de displasia.

Gil
siberia
Registado: domingo dez 30, 2001 9:33 pm

quinta fev 14, 2002 8:21 pm

Oi angel!

Eu no caso dos jornais falei sem experiencia, por isso obrigado por me corrigires e é a tua opinião que conta, claro.
Também não tinha conhecimento de leite para cães bebés, ao principio quando o meu Spot era bebé dei-lhe leite do nosso, pois não sabia que fazia mal, mas não levei muito tempo a aprender...

Gil, quanto à quantidade, como te disse não depende só do que diz a marca, depende das raças e da actividade do cão. Se ele corre muito, então pode comer um pouco mais, mas acoselha-te melhor sobre isto. Vê se obtens respostas de quem tenha um rottie ou então aconselha-te no criador ou veterinário. Eu dei-te o meu caso em particular, mas um minpin e um cão muito activo por isso pode sempre comer mais um pouco...
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quinta fev 14, 2002 8:28 pm

ERRRR... desculpem, a mensagem da "siberia" é minha... o pessoal nunca fecha as areas, ou seja não carregãm no sair e eu passo a vida a entrar na área de outros. Mas desta vez entrei na minha só que ao fazer um refresh da página isto deve ter saltado de área...
wreckless
Membro Veterano
Registado: quinta dez 13, 2001 10:19 am

sexta fev 15, 2002 12:24 am

Olá!
O meu metodo foi simples:
Arranjar um compartimento: "caixa para caes" e farripar jornais e mete-los la dentro. MEta o seu cao la e quando ele fizer as suas necessidades acaricie-o dizendo : "bonito bonito!"(tente fazer isto depois das horas de refeiçoes e quando ele acorda de uma soneca) eu axho que dara resultado porque quando ele tiver vontade de fazer ele ira a sua caixa!
espero ter ajudado
CMNogueira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:30 pm
Contacto:

sexta fev 15, 2002 12:46 am

Viva,

A alimentação do cachorro

A porção de ração, bem como a sua distribuição ao longo do dia, deve ser efectuada de acordo com o peso do animal e a idade do mesmo.

Entre os 3 e os 6 meses o cachorro deve comer várias vezes (3 a 5) ao dia, mas nunca em grande quantidade. Entre os seis e os dez meses, e consoante o critério que tiver utilizado anteriormente, o cachorro deve ver reduzido proporcionalmente o número de refeições (2 a 4), bem como a respectiva quantidade. A partir dos dez meses, deve manter em definitivo duas refeições por dia.

Verifique as características da ração que escolheu, uma vez que a mesma deve ser adequada para cachorro.

Caso não esteja convencido quanto às quantidades recomendadas, poderá ajustá-las um pouco acima ou abaixo do indicado.

Se lhe parece que o cachorro continua magro/gordo, aconselhe-se com o veterinário.

Hábitos de higiene

Ainda é cedo, 2 meses, para obter resultados em relação aos hábitos de higiene do seu cachorro. Contudo, deve começar desde já a treiná-los

Se utilizar jornais para o efeito, é recomendado substitui-los por novos. No entanto, deve deixar um pedaço do anterior por cima. Tente dar as refeições sempre no mesmo horário. Esteja atento, logo que o cachorro dê sinais que irá fazer as suas necessidades, leve-o para o local desejado. É um jogo de paciência...de muita paciência. Sempre que fizer no sítio que desejar, faça-lhe festas e dê uma guloseima.

Mesmo quando o começar a levar à rua, vão haver descuidos. Antes dos seis meses, não é fácil controlarem-se. Se aplicar um sistema de rotina, começará obter bons resultados.

Quando o levar à rua, numa fase inicial, não se esqueça:

Recompense-o sempre que fizer as suas necessidades.

Após fazer as necessidades, não o leve logo de seguida para casa. Continue o passeio.

Não esteja a olhar para ele com ansiedade para que faça. Pode inibi-lo.

Resumindo, ter um cão exige tempo e dedicação. Em cachorro, pode acrescentar uma grande dose de calma e paciência.

Obs. – Quais as recomendações do criador, já o consultou?

Tratem-nos sempre bem...sabem que merecemos!

Imagem
Magui
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2001 4:58 pm

sexta fev 15, 2002 12:47 am

Só um ponto que me "preocupou": perguntou se deveria deixar comida indiscriminadamente, NUNCA! A comida deverá ser pesada e dada ao animal repartida em 4 refeições diárias...a quantidade indicada para o seu amigo vem discrita na embalagem, veja onde diz idade e cães de raça grande e encontrará por baixo as gramas /dia que deverá dar ao cão.

Até aos 3 meses são aconselhadas 4 refeições diárias para cães desse porte. Dos 3 aos 6 meses passa para três refeições e depois para duas.

Enquanto o cão não pode ir à rua...terá de ter paciência e aguentar que ele faça as necessidades em casa...tente habituá-lo a um local...
Depois não será difícil habituá-lo a ir à rua....basta um pouco de determinação e paciência.....

Um abraço e boa sorte com o seu novo amigo!

Magui ;)
Kurika_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 10:11 am

sexta fev 15, 2002 1:49 am

CMNogueira, além de uma grande dose de calma e paciência, o Gil também vai precisar de algumas doses de líquido para limpar o chão !!! :lol:

No meu caso, não posso dar grandes conselhos, já que como tenho quintal, foi lá que habituei a Duda a fazer as necessidades. Depois ela própria associou o ar livre ás necessidades e agora faz na rua ou no quintal, enquanto que ao início apenas fazia no quintal.

Gil, o que lhe posso dizer é que não use detergentes com amoníaco para limpar o chão, pois o cheiro do amoníaco estimula-os a fazer ali as necessidades. E também que o deve levar à rua sempre depois de comer, de dormir e de brincar, pois são as alturas em que o cachorro tem mais vontade de fazer as suas necessidades.

Parabéns, Gil, pela nova companhia.
mindbullet
Membro Veterano
Registado: terça jan 22, 2002 11:50 am

terça fev 19, 2002 1:04 pm

Olá!
Eu só posso falar da minha (pouca) experiência com o meu cachorro.
Ele vai fazer 4 meses e ainda está na fase de transição entre o fazer dentro e fora de casa.

Só há coisa de uma semana e meia é que o levei à rua. Até aqui tinha andado a fazer em casa ou no quintal. Não achei nenhum método mais eficaz do que a minha total atenção aos seus movimentos ( e mesmo assim muitas vezes falha... :( ) e leva-lo para o quintal imediatamente quando vejo que ele está para fazer qualquer coisa.

Tem funcionado na maior parte das vezes, ao ponto de quando ele está com vontade, dirige-se para a porta da rua. Mas nem sempre funciona e há que aceitar isso. ele por vezes, sem mais nem menos (acreditem!) lá faz o seu xixi, mesmo à nossa frente no meio da brincadeira. Já cheguei a ve-lo fazer sentado! :)

Como ele bebe muita àgua (sem exagero deve beber mais de 2 litros por dia) então em cada 10m de brincadeira já sei que o tenho de levar lá fora.

Tenho contudo notado que ele faz cada vez menos dentro de casa, e resíduos sólidos (felizmente) só mesmo no quintal ou na rua.

Houve uma altura que ainda experimentei jornais, mas não achei um método prático, o que não quer dizer que não funcione! Com o Nubi é que não funcionou. É que os sinais que ele dava quando ia fazer qq coisa, por vezes eram rápidos demais para o levar para um sítio com jornais. E mesmo com os jornais ali ao pé metade das vezes falhava o "alvo".

O método que usei foi mesmo ir com ele em intervalos curtos de tempo ao quintal e dar-lhe qq coisa quando ele fazia as necessidades. Aos poucos ele vai aprendendo a aguentar-se uns segundinhos mais, e como tal já vou tendo tempo de leva-lo a correr lá para fora.

Não aconselho a ralhar com o cão, pelo menos enquanto ele for cachorrinho. É completamente inútil, ele vai continuar a fazer onde lhe apetece a ainda pode ficar traumatizado e depois começar a comer as fezes.

Sinais que o meu cão dá quando vai fazer qq coisa:

- sai do pé de mim (vai para a porta da rua)
- põe-se a cheirar o chão
- interrompe uma brincadeira

A seguir às refeições e quando acorda é mais que certo que vai fazer qq coisa. :)
Nem sempre é imediato, por vezes o logo são 5m. Há é que estar de olho nele.

Espero que tenha de alguma forma ajudado com o meu caso ;)

Saudações caninas!
Gil
Membro

segunda fev 25, 2002 9:06 pm

Antes de mais o "nosso" obg.
Limpeza: só de esfregona :lol:
Comer: tenho lhe dado cerca de 4x30g fora as escapadelas à ração dos gatos, e então se for do enlatado destes :p
mas, este fs de semana troquei-lhe as voltas e consegui colocar o comer destes (já agora Tareco I & II) fora do alcance...
ontem tudo ok, hoje parecia que estava possuido :?: , jantou mais e ainda dorme como um anjo...
Resultado: se todos forem como o meu rottie as indicações da embalagem ficam muito aquem das necessidades dele...
Estou a experimentar a ração é purina proplan desde há uns dias sendo já quase s/ misturas e parece-me que tudo ok.

Saudações
Gil
wreckless
Membro Veterano
Registado: quinta dez 13, 2001 10:19 am

segunda fev 25, 2002 9:08 pm

Sobre a raçao:
Sempre pode juntar comida enlatada para cao ke eles adoram!!!!
Responder

Voltar para “Cães”