terça fev 26, 2002 9:29 am
Olá a todos,
No fim de semana passado, também quando passeava junto à praia, andava um São Bernado solto enquanto o dono despreocupado surfava nas ondas. Aparentemente o cão estava 'entregue' aos cuidados dos amigos que estavam 'em terra', mas estes conversavam uns com os outros enquanto o cão circulava livremente. Ao aproximar-me da zona verifiquei que, nitidamente, o cão estava em posição de desafio e preparação para ataque e parei. Tentei distrair o meu cão para que ele não o olhasse e aceitasse o desafio, e enquanto isso pedi aos rapazes para prenderem o cão. Foi só então que eles repararam que estavam ali dois 'perigosos rottweilers' e, com grande frete seguraram o cão e afastaram-no. As pessoas que passavam estavam completamente à vontade perante um cão enorme que andava solto, mas algumas afastavam-se com olhar aterrado quando dois Rottweilers presos à trela passavam calmamente.
Caso 2, também neste fim de semana: Um labrador chocolate andava solto no pontão da Costa sem sequer ter coleira e veio a correr em direcção aos meus cães. Labradores e o meu Furst não são uma boa combinação ( já que ele já foi atacado por 2) e por isso ele fica logo alerta. O que aconteceu então? Lá estava eu a segurar dois Rottweilers completamente estressados, em pleno estrangulador, enquanto o Labrador cheirava daqui, cheirava dali e simplesmente não descolava! Os donos continuavam a andar calmamente e limitavam-se a chamar o 'bébé', que decerto deve ser um 'doce', e não faziam mais nada!
O que quero dizer com isto:
Qualquer pessoa tem o direito de passear sossegada sem ser incomodada, seja na praia na rua ou em qualquer outro lugar. Compreendo por isso que, embora por razões que do meu ponto de vista sejam discutíveis, algumas pessoas sintam receio de Rottweilers. Por essa razão, procuro andar sempre com os meus cães à trela e quando estão soltos e eu vejo alguém ao longe, e mesmo 'sabendo' que não farão mal, prendo-os de imediato. Compreendo que as pessoas não gostem, se intimidem, receiem, etc. e por isso procuro respeitá-las. No entanto EU também tenho os meus direitos! será que não posso passear os meus cães, devidamente condicionados, sem ter o receio constante de ser atacado por um cão solto, ou sem ser efectivamente atacado? Será que não posso andar descansado sem ser 'molestado' por um dos tais cães bonzinhos que não faz mal nenhum mas que anda à volta dos meus cães em provocação ou a tentar montá-los? Será que sou só eu que tenho de andar com trela, açaimo, jaulas, correntes, etc. ( estou a exagerar, claro!) e os 'bonzinhos' podem andar sem sequer ter uma coleira?
Caros amigos, não é a raça e nem sequer o porte que deve inspirar mais ou menos cuidados. Qualquer dono responsável deve ter constantemente o cão sob o seu controlo. Não são só as mordidas que causam acidentes ou que são razão para os cães andarem presos. Outros acidentes ( crianças que caiem com encontrões, carros que se despistam porque os cães se atravessam, ciclistas que caiem, etc..) podem acontecer, e mesmo o simples facto de que TODOS têm direito ao seu espaço e aos seus momentos de lazer, deveriam se razões mais do que suficientes.
Nota: isto são apenas dois exemplos práticos de coisas que efectivamente aconteceram comigo. Não tenho nada contra as raças envolvidas, mas sim contra os donos destes dois cães em concreto.