carraças/carrapatos e humanos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Aleacim
Membro Veterano
Registado: terça nov 11, 2003 9:14 pm
Localização: cão (yorkshire terrier - tó; rafeiro - santacomba; husky-caniche - tobias) gata (siamês - tareka)

domingo abr 18, 2004 2:49 pm

Neste periodo fala-se muito em carraças mas...os nossos animais tem as pipetas, as coleiras,... e nós??? andamos a passear com eles, andamos abraçados a eles e...corremos riscos.

Alguem sabe como se apanha a conhecida febre da carraça? através do cão ou mesmo da própria carraça?? (Neste ponto admito que sou ignorante).
E...não haverá nada (tipo vacina anti-gripe - neste caso anti-carraça ) :o que os humanos de risco (pessoas que andam muito com os animais e em sitios propicios as carraças) possam tomar como prevenção???
é que se isso continua assim temos de arranjar um frontline para pessoas.

Obrigada desde já a quem responder

Fiquem bem
Ana
isabelnobre
Membro Veterano
Registado: sábado jan 25, 2003 1:09 am

domingo abr 18, 2004 3:34 pm

Se os nossos cães estiverem protegidos, menos razão temos para nos preocuparmos, temos também aqueles produtos como o ectokill etc para colocar em casa e nos tapetes. Fora isso essa bicharada prefere cão e gato porque têm a temperatura mais elevada, gostam de quentinho! ;)

Mas também já conheci um sr que se recusou a comprar o frontline por achar que enquanto as pulgas estiverem no cão não vão para ele, e antes no cão que nele. ;)
Aleacim
Membro Veterano
Localização: cão (yorkshire terrier - tó; rafeiro - santacomba; husky-caniche - tobias) gata (siamês - tareka)

domingo abr 18, 2004 3:41 pm

Pois...o Sr embora tivesse com uma opção errada tinha uma ideia certa...
o meu cão tem o frontline. hoje foi a rua e não lhe encontrei carraças (embora a semana passada eu lhe tivesse encontrado dois...mas estava na altura de levar frontline de novo).
a verdade é que o meu cão não trouxe, mas o meu namorado que foi passear com ele quando chegou a casa tirou a t-shirt e tinha uma a passear-lhe nas costas.
foi um "escandalo"...dei um berro quando a vi que ele e o cão ficaram pasmados a olhar para mim. Era das pequenas e eu fui logo tirar...não estava presa a pele mas...IMAGINEM O TERROR :o :o :o
Então ponho frontline no cão e agora quem me traz carraças e o namorado :o :o :o

não sei se ela foi para ele directamente das ervas ou se foi para o cão e depois para ele...mas estou preocupada que chegue...
o melhor e por frontline no meu namorado...e em mim que ando a passear o cão também ;) ;) ;)

olha que o senhor até tinha razão ;) ;) ;)
Última edição por Aleacim em domingo abr 18, 2004 4:07 pm, editado 1 vez no total.
anarmila
Membro
Registado: sábado out 11, 2003 5:25 pm

domingo abr 18, 2004 4:02 pm

Aleacim Escreveu: o meu cão não troxe, mas o meu namorado que foi passear com ele quando chegou a casa tirou a t-shirt e tinha uma a passear-lhe nas costas.
foi um "escandalo"...dei um berro quando a vi que ele e o cão ficaram pasmados a olhar para mim. IMAGINEM O TERROR :o :o :o
Então ponho frontline no cão e agora quem me traz carraças e o namorado :o :o :o

:) :D :lol: :D :) :D :lol: :D
Aleacim
Membro Veterano

domingo abr 18, 2004 7:55 pm

tenho de por aqui um UPPPPPPP
a ver se alguem me responde...parace ter piada...mas é preocupante

fiquem bem
Ana
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

domingo abr 18, 2004 8:27 pm

Quando era miúda o meu pai apanhou a febre da carraça e o nosso cão de então andava protegido...

No entanto o meu pai tinha a mania de fazer festas a todos os cães que encontrava e por isso o foco infeccioso não terá sido o nosso cão.

O risco existe...... mas o que quer que lhe diga... quem corre por gosto não cansa...

Quem gosta de cães sabe os risco... e continua a gostar de cães ;)

... e a possibilidade de se morrer da febre da carraça é só de 3% 8)
Aleacim
Membro Veterano

domingo abr 18, 2004 8:30 pm

Guida__F Escreveu: Quando era miúda o meu pai apanhou a febre da carraça e o nosso cão de então andava protegido...

No entanto o meu pai tinha a mania de fazer festas a todos os cães que encontrava e por isso o foco infeccioso não terá sido o nosso cão.

O risco existe...... mas o que quer que lhe diga... quem corre por gosto não cansa...

Quem gosta de cães sabe os risco... e continua a gostar de cães ;)
eu concordo com isso...a minha duvida era se...para estes amantes incondicionais de cães...não haverá alguma coisa que os proteja...tipo vacina ou qualquer coisa assim ;) ;) ;)
mas já vi que não...o melhor mesmo é por frontline no meu pescoço ehehhe pode ser que dê resultado (atenção...estou brincando. senão ainda me internam por loucura).

fiquem bem
Ana
Guida__F
Membro Veterano

domingo abr 18, 2004 8:33 pm

Pode fazer um colar de Citronela e colocar ao pescoço :lol:
Aleacim
Membro Veterano

domingo abr 18, 2004 8:36 pm

Guida__F Escreveu: Pode fazer um colar de Citronela e colocar ao pescoço :lol:
pensei que a citronela fosse só para o mosquito...mas se der para as carraças já estou mais descançada ;) ;) ;)

Ana
Guida__F
Membro Veterano

domingo abr 18, 2004 8:39 pm

Bem, pelo menos dá para as pulgas ;)

Quanto a carraças... realmente não sei :oops:
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

domingo abr 18, 2004 9:23 pm

Bem... como devem saber existem algumas espécies de carraças (também chamadas de carrapatos em Espanha e no Brasil). Algumas são grandes, outras pequenas. Umas são mais ou menos especializadas no tipo de hospedeiros, outras são bastante generalistas. Há aquelas que parasitam apenas mamíferos de algumas espécies e aquelas que parasitam quase tudo o que aparece (quase todos os mamíferos, aves e mesmo répteis).
Nem todas as espécies de carraças parasitam o homem.
Eu que o diga. Por vezes frequento zonas em trabalho onde fico completamente coberto de carraças. Na maioria das vezes não me preocupo, pois já reconheço algumas espécies (embora não saiba os nomes científicos das mesmas) que não me "ferram" mesmo que se passeiem ás dezenas pelas minhas roupas.
No entanto, após já ter detectado algumas espécies que se "ferram" e bem, em mim, fico de alerta e mesmo depois de me "catar" no campo, ainda vai uma observação mais atenta no banho (já detectei alguns exemplares ferrados sempre pertencentes a 2 espécies).

Curiosamente NUNCA apanhei carraças através dos meus cães, embora haja espécies que parasitam tanto cães como humanos.

Penso que qualquer que seja a espécie de carraça, esta quando encontra um hospedeiro e se aloja, dificilmente se irá instalar noutro hospedeiro, sobretudo de outra espécie. ( Aqui a Elsa poderia dar uma ajudinha ;)
Até porque as doenças transmitidas pelas carraças pressupõem que estas possam parasitar mais do que um hospedeiro... ).

O que gostava de salientar aqui é o seguinte: Não entrem em pânico se encontrarem uma carraça no vosso cão. Dificilmente esta passará dele para vocês. É muito mais provável apanharem carraças quando dão passeios pelo campo (com ou sem cães) do que apanharem através dos canitos.
As carraças estão de alerta empoleiradas nas ervas ou arbustos prontas a se lançarem no primeiro potencial hospedeiro de sangue quente que passe por perto. Se a espécie for conciliável com o potencial hospedeiro em causa, tem todas as probabilidades de se alojar, se não, parte para outro.

Há a ter em conta que pelo menos 2 (daquilo que conheço) espécies que parasitam os cães, também podem parasitar o homem, ou seja, quando verificarem carraças a passear nos vossos cães na tentativa de se alojar, podem ter passado vocês mesmo nos mesmos locais onde eles passaram. Por isso convem inspeccionar o vosso corpo, não vá alguma se ter alojado (ou em vias de).

Uma coisa eu vos digo por experiência própria, das largas centenas de carraças que tenho apanhado no campo em muitos anos, apenas tive 5 filhas da mãe (se as contas não me falham) que se alojaram e que as tive que "sacar" por estarem já "ferradas". E nunca apanhei febre da carraça.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Aleacim
Membro Veterano

domingo abr 18, 2004 9:49 pm

Obrigada pela explicação...fico mais descansada.
..é que não foi muito bonito ver uma carraça a passear nas costas do meu namorado ;) depois disso já encontrei outra no cão...mas estava tonta, provavelmente do frontline.

já agora...nos Açores também há muito a tendencia para chamar carrapatos em vez de carraças (eu própria só passei a usar o termo carraça quando vim estudar para o "Continente").

fiquem bem
Ana
isabelnobre
Membro Veterano
Registado: sábado jan 25, 2003 1:09 am

segunda abr 19, 2004 12:00 am

É preciso ter em atenção que nem só nos cães vivem as carraças, elas não nascem dos cães não é?!
Ter em atenção a relva, erva , campos, etc.
Em miúda foi ao kartódromo de évora passar uma tarde, os capacetes andavam pelo chão, cheinho de ervas secas, claro que com a gana de andar nem sequer pensei muito nisso.
Mais tarde já na volta para casa parámos pela casa das bifanas em vendas novas :p (que por falar nisso já marchava), de repente senti uma ligeira comichão atrás da orelha, senti uma coisa e tirei-a, era uma carraça! Dei um grande grito, sempre achei as carraças uns bichos nogentos ainda hoje evito tocar-lhes, para as tirar uso uma pinça ou o bico da tesoura :? .

Resumindo e concluíndo, eu nesse dia não estive com cães nenhuns e no final do dia tinha a carraça atrás da minha orelha :evil: .

Mas nunca apanhei nenhuma cravada ou algo parecido com febre da carraça, deve ser da ruíndade que nada me pega!
DoraSeixas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 23, 2003 12:05 pm

segunda abr 19, 2004 10:47 am

Concordo plenamente qd dizem que as carraças são bichos nojentos :x :x , mas realmente nunca me tinha preocupado com o facto de elas "passarem" para nós :o

Como é a Missy que as trás da rua e quando caem para o chão já estão meio atordoadas :roll:
Aleacim
Membro Veterano

segunda abr 19, 2004 10:50 am

Pois...mas a verdade é que não sei se elas estão em maior número este ano ou se chegaram mais cedo mas aqui na zona já vem com as pessoas :o :o :o
Este ano parece que é tudo em grande número...só não tenho visto por cá é pulgas (também já me bastou o ano passado)

fiquem bem
Ana
Responder

Voltar para “Cães”