Bem... como devem saber existem algumas espécies de carraças (também chamadas de carrapatos em Espanha e no Brasil). Algumas são grandes, outras pequenas. Umas são mais ou menos especializadas no tipo de hospedeiros, outras são bastante generalistas. Há aquelas que parasitam apenas mamíferos de algumas espécies e aquelas que parasitam quase tudo o que aparece (quase todos os mamíferos, aves e mesmo répteis).
Nem todas as espécies de carraças parasitam o homem.
Eu que o diga. Por vezes frequento zonas em trabalho onde fico completamente coberto de carraças. Na maioria das vezes não me preocupo, pois já reconheço algumas espécies (embora não saiba os nomes científicos das mesmas) que não me "ferram" mesmo que se passeiem ás dezenas pelas minhas roupas.
No entanto, após já ter detectado algumas espécies que se "ferram" e bem, em mim, fico de alerta e mesmo depois de me "catar" no campo, ainda vai uma observação mais atenta no banho (já detectei alguns exemplares ferrados sempre pertencentes a 2 espécies).
Curiosamente NUNCA apanhei carraças através dos meus cães, embora haja espécies que parasitam tanto cães como humanos.
Penso que qualquer que seja a espécie de carraça, esta quando encontra um hospedeiro e se aloja, dificilmente se irá instalar noutro hospedeiro, sobretudo de outra espécie. ( Aqui a Elsa poderia dar uma ajudinha
Até porque as doenças transmitidas pelas carraças pressupõem que estas possam parasitar mais do que um hospedeiro... ).
O que gostava de salientar aqui é o seguinte: Não entrem em pânico se encontrarem uma carraça no vosso cão. Dificilmente esta passará dele para vocês. É muito mais provável apanharem carraças quando dão passeios pelo campo (com ou sem cães) do que apanharem através dos canitos.
As carraças estão de alerta empoleiradas nas ervas ou arbustos prontas a se lançarem no primeiro potencial hospedeiro de sangue quente que passe por perto. Se a espécie for conciliável com o potencial hospedeiro em causa, tem todas as probabilidades de se alojar, se não, parte para outro.
Há a ter em conta que pelo menos 2 (daquilo que conheço) espécies que parasitam os cães, também podem parasitar o homem, ou seja, quando verificarem carraças a passear nos vossos cães na tentativa de se alojar, podem ter passado vocês mesmo nos mesmos locais onde eles passaram. Por isso convem inspeccionar o vosso corpo, não vá alguma se ter alojado (ou em vias de).
Uma coisa eu vos digo por experiência própria, das largas centenas de carraças que tenho apanhado no campo em muitos anos, apenas tive 5 filhas da mãe (se as contas não me falham) que se alojaram e que as tive que "sacar" por estarem já "ferradas". E nunca apanhei febre da carraça.